Imprimir
Índice gráfico do sub-grupo





Air Bag - Caracteristicas construtivas
DESCRIÇÃO

O veículo é dotado de um sistema air bag e cintos de segurança com pré-tensionadores de controle eletrônico que podem ser:

- a "4 cargas" (de série);
- a "6 cargas" (opcional).

O de 4 cargas, em caso de choque frontal de uma certa gravidade, aciona os pré-tensionadores do cinto de segurança dianteiros e os air bag frontais.
O de 6 cargas, protege também em caso de batidas laterais de uma certa gravidade, acionando os air bag laterais.
No modo manual, através de um interruptor apropriado, é possível desativar o air bag frontal do lado do passageiro.

No modo automático, um sensor colocado no banco, desativa:

- o air bag frontal do lado do passageiro;
- o pré-tensionador do lado do passageiro;
- o air bag lateral do lado do passageiro.

O sistema é constituído dos seguintes componentes:

- central eletrônica de controle;
- air bag frontal do lado do motorista;
- air bag frontal do lado do passageiro;
- pré-tensionador do cinto dianteiro do lado do motorista;
- pré-tensionador do cinto direito do lado do passageiro;
- interruptor de desabilitação do air bag frontal do lado do passageiro;
- sensor de desabilitação automática do air bag frontal/lateral e pré-tensionador do lado do passageiro;
- sensor satélite para o air bag lateral do lado do motorista (quando existir);
- sensor satélite para o air bag lateral do lado do passageiro (quando existir);
- air bag lateral do lado do motorista (quando existir);
- air bag lateral do lado do passageiro (quando existir).

O sistema está interligado com:

- tomada de diagnose para a verificação do sistema com o Examiner ou outros sistemas de diagnose;
- lâmpada piloto no quadro de instrumentos para a sinalização de anomalias;
- lâmpada piloto no quadro de instrumentos para sinalização de desabilitação do air bag frontal do lado do passageiro.

Os componentes do sistema são interligados entre eles e com o resto do sistema elétrico através de um chicote facilmente reconhecível por estar envolvido por uma capa de cor amarela.

Quando são efetuadas operações no sistema air bag, é necessário observar escrupulosamente as normas de segurança prescritas. Para maiores detalhes, Ver conjunto 5580C - SISTEMA AIR BAG.


1. Central eletrônica de controle
2. Air bag frontal do lado do motorista
3. Air bag frontal do lado do passageiro
4. Pré-tensionador do cinto dianteiro do lado do motorista
5. Pré-tensionador do cinto direito do lado do passageiro
6. Interruptor de desabilitação do air bag frontal do lado do passageiro
7. Sensor de desabilitação automática do air bag frontal/lateral e pré-tensionador do lado do passageiro
8. Tomada de diagnose para verificação do sistema
9. Lâmpada piloto no quadrado instrumentos para sinalização de anomalias
10. Lâmpada piloto no quadro de instrumentos para sinalização da desabilitação do air bag frontal do lado do passageiro
11. Sensor satélite para o air bag lateral do lado do motorista (quando existir)
12. Sensor satélite para o air bag lateral do lado do passageiro (quando existir)
13. Air bag lateral do lado do motorista (quando existir)
14. Air bag lateral do lado do passageiro (quando existir)




Central elet. de controle p/sistema c/4 cargas


Características da central


A central é alimentada com 12V com a chave de ignição na posição MARCHA, mas também está em condições de funcionar ainda por cerca de 220 ms depois da interrupção da alimentação.
Isto só é possível graças à presença de um capacitor de reserva, o qual acumula energia elétrica suficiente para gerar o sinal de acionamento dos air bag frontais.
É, desta maneira, garantido o funcionamento do sistema também no caso em que o impacto determine uma queda de tensão no sistema. (ex. danos ou quebra da bateria, interrupção dos cabos de alimentação, etc.).
Durante o funcionamento do veículo, a central eletrônica efetua continuamente a diagnose do sistema, verificando a continuidade do circuito e de seus componentes.
Uma anomalia levantada é memorizada e contemporaneamente é acesa uma lâmpada piloto de "avaria do air bag" no quadro de instrumentos.

A memória de avarias pode ser consultada pela Assistência Técnica, ligando a aparelhagem de diagnose (Examiner ou S.D.C.) à tomada de diagnose, como descrito a seguir.
O microprocessador da central efetua complexos algoritmos de cálculo e controle sobre os sinais provenientes do sensor acelerométrico e determina o nível de severidade de um impacto. Em função do nível de severidade levantado, e com a permissão do sensor de segurança, envia um sinal de ativação aos air bag frontais.
Esta ordem de ativação é memorizada em uma memória apropriada de impactos, que contém as informações relativas à superação dos limites de intervenção e de permissão do sensor de segurança.




Central elet. de controle p/sistema c/6 cargas
Características da central

A central é alimentada com 12V com a chave de ignição na posição MARCHA, mas também está em condições de funcionar ainda por cerca de 220 ms depois da interrupção da alimentação.
Isto só é possível graças à presença de dois capacitores de reserva separados, os quais acumulam energia elétrica suficiente para gerar o sinal de acionamento dos air bag frontais e laterais.
É, desta maneira, garantido o funcionamento do sistema também no caso em que o impacto determine uma queda de tensão no sistema. (ex. danos ou quebra da bateria, interrupção dos cabos de alimentação, etc.).
Durante o funcionamento do veículo, a central eletrônica efetua continuamente a diagnose do sistema, verificando assim a continuidade do circuito e de seus componentes.
Uma anomalia levantada é memorizada e contemporaneamente é acesa uma lâmpada piloto de "avaria do air bag" no quadro de instrumentos.
A memória de avarias pode ser consultada pela Assistência Técnica, ligando a aparelhagem de diagnose (Examiner ou S.D.C.) à tomada de diagnose, como descrito a seguir.
O microprocessador da central efetua complexos algoritmos de cálculo e controle sobre os sinais provenientes do sensor acelerométrico e determina o nível de severidade de um impacto. Em função do nível de severidade levantado, e com a permissão do sensor de segurança, envia um sinal de ativação aos air bag.
Esta ordem de ativação é memorizada em uma memória apropriada de impactos, que contém as informações relativas à superação dos limites de intervenção e de permissão do sensor de segurança.




Air Bag frontal do lado do motorista
O air bag é um dispositivo de segurança passiva constituído de uma bolsa que, em caso de impacto frontal, enche-se automaticamente interpondo-se entre o corpo dos ocupantes do veículo e as estruturas da parte dianteira do habitáculo.
O módulo air bag do lado do motorista é colocado no centro do volante. Está montado sobre uma chapa móvel que permite assim o comando das buzinas.
A chapa fixada ao volante através de três parafusos, aloja uma caixa metálica que contém a bolsa dobrada e o dispositivo gerador de gás.
O gerador de gás é ativada eletronicamente através de um sinal proveniente da central eletrônica.
Desta maneira é disparada uma carga pirotécnica, a qual libera um g´as que se expande na bolsa, a qual tem a capacidade total de 55 litros.
O esvaziamento da bolsa - depois de ser enchida por causa do gás - é imediata, graças a permeabilidade do material de que é composta.
A tampa em plástico do módulo se abre no sentido programado, consentindo assim a saída completa da bolsa.





Air Bag frontal do lado do passageiro
Portinhola do módulo

Um portinhola espuma que está integrada ao painel porta-instrumentos permite a saída completa da bolsa que se enche.
Esta portinhola está vinculada ao painel porta-instrumentos por meio dos dois ganchos e duas travas com ruptura preestabelecida.
Esta é fixada também à travessa através de uma chapa e três cintas de retenção, que impedem que o enchimento da bolsa faça soltar a portinhola do painel porta-instrumentos.
Em caso de ativação do air bag, a portinhola abre-se para cima rompendo as duas travas, permitindo assim a saída completa da bolsa.

A portinhola pode ser removida do painel porta-instrumentos rompendo somente das duas travas, que devem em tal caso serem substituídas.




Air Bag lateral

É um dispositivo de segurança constituído de uma bolsa que, em caso de impacto lateral se enche automaticamente e protege a zona torácica e abdominal.
Os módulos air bag laterais estão colocados sobre o revestimento do encosto do banco sem alterar a estética.
Costuras especiais permitem a saída controlada da bolsa.
Em uma cobertura em plástico, posicionada sobre o revestimento do banco, está montada a proteção da bolsa para garantir as características dimensionais e de proteção.
Sobre o montante, estão instalados dois sensores satélites que contêm um acelerômetro eletrônico e um microprocessador capazes de reconhecerem a aceleração que se desenvolve durante um impacto lateral.

Funcionamento
No caso de impactos superiores a uma determinada gravidade, o sensor satélite interessado comunica o sinal à central.
Esta, com a permissão do sensor acelerométrico eletrônico transversal de segurança, envia um sinal de ativação do air bag lateral interessado ao impacto
Desta maneira é disparada uma carga pirotécnica, a qual libera um gás o qual se expande na bolsa, a qual tem capacidade total de cerca de 12 litros.
O esvaziamento da bolsa - depois de cheio por causa do gás - é imediato, graças a permeabilidade do material de que é composto.



Pretensionador





Lâmp. piloto sinaliz. de anomalias do sist.
Na partida (chave em MAR) a lâmpada piloto de "anomalia do air bag" de cor vermelha acende-se por cerca de 4 segundos (fase de autodiagnose inicial), depois apaga-se.
A lâmpada piloto permanece acesa ou acede-se durante a marcha normal do veículo nos seguintes casos:

- a central detecta uma anomalia no sistema air bag;
- a central detecta um impacto com a ativação do sistema, mesmo parcial (somente dos pré-tensionadores).
- a central detecta uma anomalia no circuito de ligação da própria lâmpada piloto.

Se a central levanta uma anomalia, pode em tais casos, desabilitar o sistema: portanto, o usuário é então obrigado, o mais rápido possível, conduzir-se ao posto de assistência técnica mais próximo para fazer a reparação do defeito, porque o sistema não está mais em condições de funcionar corretamente.

Uma vez sinalizada a anomalia, a lâmpada piloto permanece acesa até que o defeito não seja reparado e não seja cancelada a memória de erros através do Examiner ou outros instrumentos de diagnose.
Na partida (chave em MAR) a lâmpada piloto de " desabilitação do air bag do lado do passageiro" de cor alaranjada acende-se por cerca de 4 segundos:

- se a chave do interruptor manual de desabilitação do air bag frontal do lado do passageiro está em OFF, a lâmpada piloto permanece acesa;
- se ao contrário, a chave está na posição ON, a lâmpada lampeja por outros 4 segundos e depois apaga-se.

Se, com a chave em MAR, o sensor de desabilitação automática do air bag frontal do lado do passageiro assinala uma passagem da condição de "vazio" para "ocupado", a central comanda o lampejo da lâmpada piloto por 4 segundos.

Isto não acontece no caso oposto (passagem de "ocupado" para "vazio").

Na figura é mostrado o esquema lógico de acendimento da lâmpada piloto a partir da "chave na posição MAR".

A. Chave de desabilitação em OFF: banco vazio ou ocupado
B. Chave de desabilitação em ON: banco vazio, depois ocupado (T1), depois vazio novamente (T2)
C. Chave de desabilitação em ON: banco vazio, depois ocupado (T) entre 30 segundos
PASS, air bag frontal do lado do passageiro habilitado, ON, desabilitado OFF




Lâmp.piloto de desabil.do sist.air bag lado passag.
A central efetua uma contínua autodiagnose do funcionamento do sistema. Em particular:

- levanta e memoriza eventuais anomalias;
- reconhece os vários componentes e o tipo de defeito ocorrido;
- assinala o surgimento de tais anomalias por meio da respectiva lâmpada piloto no quadro de instrumentos:
- se for levantada uma anomalia do interruptor de desabilitação manual, este passa a ser considerado no estado de OFF, e portanto, fica desabilitado o funcionamento do air bag frontal do lado do passageiro.
- se for levantada uma anomalia do sensor de desabilitação automática, o comando é ainda enviado aos módulos segundo o funcionamento normal.

As anomalias memorizadas na central podem ser canceladas, depois que o defeito for reparado, por meio do Examiner ou outros instrumentos de diagnose.
As ativações do sistema após um impacto de certa gravidade também são memorizadas pela central.

As ativações do sistema após um impacto de considerada gravidade também são memorizadas pela central.
No caso de um impacto que tenha causado a ativação do sistema completo (air bag e pré-tensionadores) não é possível o cancelamento da memória da central, e portanto, esta deve ser sempre substituída.
No caso contrário de ativação somente dos pré-tensionadores, a memória pode ser cancelada por duas vezes. Somente no caso de uma terceira ativação, a central deve ser substituída.
No caso de ativação de um ou ambos os air bag laterais, a memória pode ser cancelada por duas vezes.
Somente no caso de uma terceira ativação, a central deve ser substituída.