Esquema elétrico Funcionamento Diagnóstico Imprimir
Índice gráfico do sub-grupo






Navegador - R.R. do quadro completo
REMOÇÃO

(A)
- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.

1 - Retirar e deslocar a moldura do porta-interruptores, acendedor de cigarros e a coifa da alavanca de marchas, sem desligar as respectivas conexões elétricas.

(B)
1 - Soltar os parafusos (1a) e remover a moldura de contorno da alavanca de marchas (1b) depois de tê-la tirado dos botões de fixação.

Texto referente à figura da próxima página.

1 - Soltar as duas presilhas de fixação, utilizando uma chave de fenda na abertura entre o painel e o quadro completo do navegador de bordo.
2 - Extrair o quadro do navegador de bordo o suficiente para desligar as conexões elétricas (2a).(2b), (2c), (2d), (2e) e (2f).
3 - Remover o quadro completo do navegador de bordo.







Moldura acabamento do navegador - R.R.
REMOÇÃO

(A)
1 - Retirar e deslocar a moldura do porta-interruptores, acendedor de cigarros e a coifa da alavanca de marchas, sem desligar as respectivas conexões elétricas.

(B)
1 - Soltar os parafusos (1a) e remover a moldura de contorno da alavanca de marchas (1b) depois de tê-la retirado dos botões de fixação.

(C)
1 - Soltar as duas presilhas de fixação, utilizando uma chave de fenda na abertura entre o painel e o quadro completo do navegador de bordo.
2 - Extrair o quadro do navegador de bordo o suficiente e remover a moldura depois de tê-la soltado manualmente das fixações.


RECOLOCAÇÃO

- Montar a moldura no quadro do navegador de bordo e pressionar até o encaixe das presilhas de fixação.
- Repor na sua sede o quadro completo com o navegador de bordo até encaixá-lo nas duas presilhas de fixação.
- Montar a moldura de contorno da alavanca de marchas fixando-a com os botões e os parafusos.
- Repor em sua sede a moldura porta-instrumentos, acendedor de cigarros e coifa da alavanca de marchas.








Leitor de CD - Remoção / Recolocação
REMOÇÃO

- Remover o suporte suporte dos componentes do navegador de bordo no porta-malas, seguindo instruções da próxima página.

1 - Na bancada, Soltar os parafusos (1a) e remover o leitor / carregador de CD (1b).


RECOLOCAÇÃO

- Montar o leitor/carregador de CD no suporte e fixá-lo com os respectivos parafusos.
- Recolocar o suporte suporte dos componentes do navegador de bordo no porta-malas, seguindo instruções da próxima página.







Suporte componentes do navegador - R.R.
REMOÇÃO

- Soltar os parafusos com porcas e remover o revestimento lateral esquerdo do porta-malas.
- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.
- Desligar as conexões elétricas do amplificador para circuito dos alto-falantes.

1 - Retirar as porcas e afastar o necessário o suporte dos componentes do navegador de bordo.

- Desligar a conexão elétrica do leitor/carregador de CD do sistema de navegação.
- Desligar as conexões elétricas do leitor/carregador de CD audio.

2 - Remover o suporte dos componentes do navegador de bordo completo.


RECOLOCAÇÃO

- Posicionar o suporte dos componentes do navegador de bordo completo.
- Ligar a conexão elétrica do leitor/carregador de CD audio.
- Ligar a conexão elétrica ao leitor/carregador de CD do sistema de navegação.
- Repor em sua sede o suporte dos componentes do navegador de bordo e fixá-lo com as respectivas porcas.
- Ligar as conexões elétricas ao amplificador para circuito dos alto-falantes.
- Ligar o terminal (-) da bateria.
- Montar o revestimento lateral esquerdo do porta-malas e fixá-lo com os respectivos parafusos com porca.







Antena do navegador - R.R.
REMOÇÃO

(A)
- Certificar-se de que a chave de ignição esteja em posição "STOP", em seguida desligar o terminal (-) da bateria.
- Remover a porta lateral dianteira - 7005A.
- Remover o pára-sol.
- Retirar o parafuso de fixação do pára-sol.
- Retirar o pára-sol desencaixando-o da retenção.
- Remover o grupo da luz interna dianteira.
- Utilizando a ferramenta 1.823.014.000, desencaixar o conjunto da luz interna.
- Desligar o conector elétrico e retirar a luz interna.
- Remover a luz interna na aleta do pára-sol.
- Utilizando a ferramenta 1.823.014.000, desencaixar o conjunto da luz interna.
- Desligar o conector elétrico e retirar a luz interna.
- Remover o moldura porta-interruptor do teto solar
- Utilizando a ferramenta 1.823.014.000, desencaixar o conjunto da luz interna.
- Desencaixar o interruptor do teto solar e retirar a caixa.
- Remover a luz interna traseira.
- Utilizando a ferramenta 1.823.014.000, desencaixar o conjunto da luz interna.
- Desligar o conector elétrico e retirar a luz interna.
- Remover o espelho retrovisor interno - 7065C.
- Remover o espelho retrovisor interno com dispositivo automático anti-reflexo - 7065C.
- Remover o revestimento do teto.
- Soltar os parafusos de fixação dos ganchos de sustentação da persiana do pára-sol traseiro. Soltar o para parafuso traseiro de fixação do teto.
- Afastar as extremidades superiores dos revestimentos das colunas traseiras e central do lado do motorista.
- Desencaixar as guarnições de contorno da porta do lado do motorista na parte do revestimento do teto.
- Proteger com fita adesiva os componentes que podem sofrer danos com a remoção.
- Abaixar os encostos dos bancos dianteiros e coloca-los para a frente.
- Soltar os parafusos localizados sob as luzes internas traseiras de fixação do teto.
- Soltar os parafusos dianteiros de fixação do teto no vão da luz interna.
- Retirar as fixações adesivas do teto e removê-lo pelo vão da porta dianteira direita.
- Remover o assento do banco único traseiro.
- Levantar a parte dianteira do assento liberando as fixações das respectivas sedes.
- Liberar o assento das fixações traseiras.
- Retirar o assento do habitáculo.
- Remover o encosto do banco traseiro.
- Retirar o parafuso de fixação do encosto à carroceria.
- Retirar o cinto de segurança traseiro.
- Levantar o encosto e soltar as travas.
- Remover o banco.
- Remover o disositivo (um) de encaixe do encosto do banco traseiro

1 - Desligar as conexões dos cabos da antena do navegador de bordo.

(B)
1 - Soltar a porca (1a) e remover a antena do navegador de bordo (1b) depois de ter soltado os respectivos cabos das presilhas de fixação.


RECOLOCAÇÃO

- Repor em sua sede a antena do navegador de bordo completa com os cabos e em seguida fixá-la com as respectivas porcas.
- Fixar os cabos da antena do navegador de bordo com as respectivas presilhas.
- Ligar as conexões dos cabos da antena do navegador de bordo.
- Montar o disositivo (um) de encaixe do encosto do banco traseiro esquerdo.
- Montar o encosto do banco traseiro.
- Montar o assento do banco único traseiro.
- Montar o revestimento do teto.
- Montar o espelho retrovisor interno com dispositivo automático anti-reflexo.
- Montar o espelho retrovisor interno.
- Montar o luz interna traseira.
- Montar o revestimento do montante central (um).
- Montar o elemento superior do revestimento do montante central.
- Montar o elemento inferior do revestimento do montante central.
- Montar o maçaneta de apóio no interior do habitáculo.
- Montar o moldura porta-interruptor do teto solar.
- Montar o luz interna na aleta do pára-sol.
- Montar o grupo da luz interna dianteira.
- Montar o aleta do pára-sol.
- Montar o porta lateral dianteira.








Navegador - Descrição do esquema
Índice da função

- DESCRIÇÃO
- ESQUEMA ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

DESCRIÇÃO

O sistema navegador permite alcançar uma meta pré-fixada por meio de instruções visíveis ou acústicas sem ter algum conhecimento do lugar de destino.
A posição instantânea do veículo é determinada através do sistema GPS (Global Positioning System) que elabora os sinais do satélite e os sinais provenientes dos vários sensores do veículo com os dados fornecidos pelo giroscópio integrado no calculador de navegação e os dados memorizados em um específico CD-ROM.
O sistema Navegador é gerenciado pelo sistema integrado de controle ICS (Integrated Control System) cujo painel de controle está instalado no console central.
No painel são colocados um display LCD a cores de 5" de matriz ativa, duas manoplas que permitem regular o volume das mensagens causticas e o contraste do display LCD e uma série de teclas que permitem ligar e controlar as seguintes funções ( de série ou disponíveis conforme pedido) do veículo:
- autorádio ou sistema Hi-Fi (AUDIO);
- telefone GSM (TEL);
- navegador (NAV);
- trip computer (TRIP);
- climatizador (CLIMA).

O display visualiza de vez em quando as informações no monitor relativa ao sistema selecionado, eventuais telas no munitor em cascata se apresentam sucessivamente em função das escolhas operadas.
Uma tela principal no munitor reassume sinteticamente as informações essenciais sobre o estado de todos os sistemas.
Para maiores detalhes relativas às modalidades de seleção e às indicações visualizadas, ver o manual de "USO E MANUTENÇÃO".

DESCRIÇÃO DE FUNCIONAMENTO

Através do display ICS E60 são visualizadas as funções do "navegador"e do "computador de bordo".
O dispositivo "navegador" com mapas rodoviários é gerenciado por uma centralina específica do navegador M90.
A função do "computador de bordo" é controlada pela mesma eletrônica do display E60 , que recebe as informações necessárias dos outros dispositivos do veículo.
A centralina do navegador M90 é alimentada diretamente pela bateria. (maxifuse CENTR do B5) - ao pino 14 - através do fusível F18 da centralina de derivação B1.
O pino 1 de N90 está na massa.
No pino 3 chega o sinal tacométrico proveniente do instrumento E50 - pino 6 do conector B.
No pino 4 chega o sinal de marcha-à-ré inserida ( ver Esquema elétrico E2022 LUZES DE MARCHA-À-RÉ).
A centralina M90 dialoga com o display ICS E60 através de várias linhas:
- no pino 2 recebe o sinal de ignição;
- os pinos 8, 9, 10, 22 e 23 gerenciam os sinais de vídeo;
- os pinos 13 e 26 gerencial os sinais de áudio;
- todas as outras informações são tracadas pelas linhas seriais saídas do pino 5 e 7.

A centralina M90 possui um sistema de autodiagnose que pode ser utilizada ligando-se o conector R10: a deste chegam os sinais através da linha serial de ligação entre a centralina M90 e o display ICS E60, que se liga - pino 1 do conector B - com R10.
A função de "computador de bordo" é controlada pela eletrônica do display E60, que elabora as informações que chegam dos vários sistemas e do grupo de comandos da climatização H80.
A linha de alimentação direta da bateria. ( maxifuse CENTR de B5) através do fusível F18 da centralina de derivação B1 e alimenta o display ICS E60 - aos pinos 13 e pino 26 do conector A.
A alimentação sob chave (INT/A) chega através do fusível F5 da centralina de derivação B1 ao pino 2 do conector B do display ICS E60.
Uma outra alimantação sob chave (15/54) chega através do fusível F7 da centralina de derivação B1 ao pino 3 do conector B de E60.
O grupo de comando da climatização H80 e o display ICS E60 se ligam com uma específica linha serial: pelo pino 8 de H80 ao pino 15 do conector B de E60.
Ao pino 4 do grupo de comandos da climatização H80 chega o sinal tacométrico proveniente do instrumento E50 - pino 6 do conector B. O mesmo sinal é enviado também ao display E60 - pino 24 do conector A.
Aos pinos 10 e 11 do grupo dos comandos da climatização H80 chagam os sinais do medidor do nível de combustível N40, que são elaborados para o cálculo dos consumos. ( trata-se dos mesmos sinais do indicador colocado no quadro de instrumento ( ver Esquema elétrico E4010 INSTRUMENTOS DE BORDO).
No pino 23 do conector A de E60 recebe, se a centralina de gerenciamento do motor M10 o prevê, um sinal relativo ao consumo de combustível.

COMPONENTES

Código do componente Denominação Referência do conjunto
B1 centralina de derivação 5505 A
B5 caixa MAXI FUSE
C34 massa ICS -
D1 conector dianteiro/painel
D23 conector painel i.e.
D25 conector painel / traseiro esquerdo
D90 conector ICS / painel
D91 conector ICS / traseiro esquerdo
E50 quadro de instrumentos 5560 B
E60 display ICS 5580 M
H1 comutador de ignição 5520 A
H80 comandos da climatização 5040 D
M10 centralina do motor 1056 B
M10 centralina do motor 1060 G
N40 eletrobomba de combustível 1040 A e medidor de nível
R10 conector múltiplo de diagnoses

LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

D23A M10 B5 E60AB H80 D90 E50 B1 D25A C34 H1 N40 M90






Ajuste do relógio
RELÓGIO DO ICS - AJUSTE DE HORAS

Para ajustar às horas do relógio do ICS seguir os procedimentos descritos abaixo:

(A) Selecionar no ICS a função "TRIP";

(B) Girar o botão 1 até a função "AJUSTAR", em seguida para confirmar pressionar o botão 1;

(C) Girar o botão 1 até a função "FECHA HORA", em seguida para confirmar pressionar o botão 1;

(D) Girar o botão 1 até a função "AJUSTAR", em seguida para confirmar pressionar o botão 1;

(E) Selecionar a função "AJUSTAR" através do botão 1, em seguida para confirmar pressionar o botão 1. Os dois primeiros dígitos da sequência correspondente às horas serão selecionados, para ajustar à hora desejada girar o botão 1 no sentido horário ou anti-horário. Para ajustar os dígitos correspondentes aos minutos pressionar o botão 1, em seguida girar o botão 1 no sentido horário ou anti-horário até os minutos desejados. Para ajustar os dígitos correspondentes aos segundos proceder conforme ajuste dos minutos.

(F) Para confirmar o ajuste girar o botão 1 até a função "ARRANCAR", em seguida para confirmar pressionar o botão 1;

(G) Girar o botão 1 até a função "RETORNA", em seguida para confirmar pressionar o botão 1. Para retornar ao "MENU" principal pressione a tecla "MAIN".

(H) Funções especiais do relógio:
Para selecionar as funções especiais, girar o botão 1 até a função desejado e pressiona-lo para confirmar.

1- TEMPORIZADO - Informa o horário em outros países, e informa através do GMT a diferenção do fuso horário em relação à hora programada.

2- VERANO - Acrese em uma hora o valor da hora programada, alterando o GMT para +1:00. Utilizar sempre no horário de verão para evitar alteração no relógio.

3- 12/24H - Informa às horas no sistema AM/PM ou 24 H.

4- TIEMPO SDR - Não disponível para a versão Brasil.