!Dados característicos
- Motorização 1.6 S.P.I (monomotronic)
Ciclo: OTTO a 4 tempos
Distribuição: Com
uma árvore de
cames no cabeçote
Tipo de alimentação:
Injeção - S.P.I
Ignição - Bosch
Monomotronic
Dados característicos
- Motorização 1.6 M.P.I (motronic)
Ciclo: OTTO a 4 tempos
Distribuição: A uma
árvore de
cames por cabeçote
Tipo de alimentação: Injeção - M.P.I
Ignição - Bosch
Dados característicos
- Motorizações 2.0 8V e 2.0 16V
Ciclo: OTTO a 4 tempos
Distribuição: Com duas árvores de cames no cabeçote
Balanceamento do motor: Com duas árvores contra-rotantes
Tipo de alimentação: Ignição-injeção Weber-Marelli(MPI)
Dados característicos
- Motorização 1.6 S.P.I (monomotronic)
Número de cilindros: 4
Camisa do cilindro
(diâmetro interno):
86,4 mm
Curso: 67,4 mm
Dados característicos
- Motorização 1.6 M.P.I (motronic)
Número de cilindros: 4
Camisa
do cilindro (diâmetro interno):
86,4 mm
Curso: 67,4 mm
Dados característicos
- Motorizações 2.0 8V e 2.0 16V
Número de cilindros: 4
Cilindros
(diâmetro): 84 mm
Curso:
90 mm
Dados característicos
- Motorização 1.6 S.P.I (monomotronic)
Cilindrada: 1581
Relação
de compressão: 9,2 + 0,1
- 0,2
Dados característicos
- Motorização 1.6 MPI (Motronic)
Cilindrada: 1580,7
Relação de compressão:
9,5 + 0,1
- 0,3
Dados característicos
- Motorizações 2.0 8V e 2.0 16V
Cilindrada:1995
Taxa
de compressão: 9,5 + - 0,15:1
Dados técnicos - Motorização
1.6 S.P.I (Monomotronic)
Volume tot. câmara combustão -
48,2cm3
kW (ABNT) 60,4
(CV) (ABNT) (82) Potência Máxima
Regime correspondente: 6000
ABNT - 13,3 daNm
ABNT - 13,0 kgm Torque máximo
Regime correspondente: 3000
Dados técnicos - Motorização
1.6 M.P.I (motronic)
Volume total câmara combustão -
48,2 cm3
KW (ABNT) 67,7
(CV) (ABNT) (92,0) Potência máxima
Regime correspondente: 5750
(ABNT) 13,6 daNm
(ABNT) 13,3 kgm Torque máximo
Regime correspondente: 3000
Dados técnicos - Motorização
2.0 8V
Volume câmara combustão - 58,67cm3
Potência Máx: ABNT - 80,3 kW
(109,1 CV) a 5750 r.p.m.
Torque Máx: ABNT - 15,7 daNm
(16kgm) a 2750 r.p.m.
Dados característicos
- Motorização 2.0 16V
Volume da câmara de combustão:
53,37 cm3
Potência máx.: ABNT 100,8Kw
(137,0 CV) a 6000 r.p.m
Torque máx.: ABNT 18,1daNm
(18,4Kgm) a 4500 r.p.m
MOTORIZAÇÃO: 1.6
S.P.I. MONOMOTRONIC
CURVAS CARACTERÍSTICAS DO MOTOR OBTIDAS COM O MÉTODO CEE
As curvas de potência
ilustradas são aquelas obtíveis com motores revisados e rodados,
sem ventilador, com silencioso de descarga e filtro de ar, ao nível do
mar.
CICLOS DE PROVA EM BANCADA DOS MOTORES REVISADOS
Na prova em bancada
dos motores revisados, não é recomendável colocar os motores
em rotação máxima, mas observar os dados rescritos na tabela; completar
a rodagem dos motores nos veículos.
Regime
Tempo em Carga do de
prova minutos freio
(R.P.M.)
800 a 1000 10' a vácuo
1500 10' a vácuo
2000 10' a vácuo
Medidas e acoplamentos
do bloco do motor - Motorização 1.6 S.P.I
MONOMOTRONIC
L 22,140 a 22,200 mm
Ø
1,2 e 3
54,507 a 54,520 mm
Medidas e Acoplamentos
do bloco do motor - Motorizações 2.0 8V e 2.0 16V
L 23,120 a 23,200 mm
Classe 1 - 56,717 a 56,723 mm
Ø Classe 2 - 56,723 a 56,729 mm
Classe 3 - 56,729 a 56,735 mm
Medidas e Acoplamentos
do bloco do motor - Motorização 1.6 S.P.I
MONOMOTRONIC
Ø1 38,700 a 38,730 mm
Ø2
35,036 a 35,066 mm
Medidas e acoplamentos
do bloco do motor - Motorização 1.6 S.P.I
86,400
a 86,450
Medidas e acoplamentos
do bloco do motor - Motorizações 2.0 8V e 2.0 16V
de
84,000 a 84,050
Medidas e acoplamentos
dos pistões - Motorização 1.6 S.P.I
MONOMOTRONIC
X - 20
A - 86,360 a 86,370
C - 86,380 a 86,390
E - 86,400 a 86,410
- 0,4
Medidas e acoplamentos
dos pistões - Motorizações 2.0 8V e 2.0 16V
X - 15,7
A - 83,950 a 83,960 mm
C - 83,970 a 83,980 mm
Ø E - 83,990 a 84,000 mm
Ø
FIAT - 0,4 mm
Diferença de peso
entre os pistões 1.6 S.P.I - Monomotronic
+ - 2,5 g
Diferença de peso
entre os pistões - Motorizações 2.0 8V e 2.0 16V
+ - 5 g
Medidas e acoplamentos
- pistão - Motorização 1.6 S.P.I
Pistão - camisa do cilindro
De 0,030 a 0,050 mm
Ø - Sede do pino do pistão:
1 - 21,996 a 21,999
2 - 21,999 a 22,002
Medidas e acoplamentos
- pistão - Motorizações 2.0 8V e 2.0 16V
Folga entre o pistão e o cilindro:
De 0,040 a 0,060 mm
Ø - Sede do pino do pistão:
1 - De 21,996 a 21,999 mm
2 - De 21,999 a 22,002mm
Medidas e acoplamentos
- Pino do pistão - Motorização 1.6 S.P.I
Ø - 1 - 21,991 a 21,994 mm
2 - 21,994 a 21,997 mm
0,2 mm
Pino do pistão - sede do pino
De 0,002 a 0,008 mm
Medidas e acoplamentos
- Pino do pistão - Motorizações 2.0 8V e 2.0 16V
1 - De 21,991 a 21,994 mm
2 - De 21,994 a 21,997mm
0,2
Folga entre o pino
do pistão e a sede de
0,002 a 0,008 mm
Medidas e acoplamentos
- Pistão - Motorização 1.6 S.P.I
Cavidades dos anéis elásticos
1 - De 1,535 a 1,555 mm
2 - De 1,760 a 1,780 mm
3 - De 3,020 a 3,040 mm
Medidas e acoplamentos
- Pistão - Motorizações 2.0 8V e 2.0 16V
Canaletas dos anéis
elásticos
1 - De 1,510 a 1,555 mm
2 - De 1,510 a 1,530 mm
3 - De 3,010 a 3,030 mm
Medidas e acoplamentos
- Anéis elásticos - Motorização 1.6 S.P.I
1 - De 1,475 a 1,490 mm
2 - De 1,728 a 1,740 mm
3 - De 2,975 a 2,990 mm
Ø FIAT - 0,4 mm
Medidas e acoplamentos
- Anéis elásticos - Motorizações 2.0 8V e 2.0 16V
1 - De 1,475 a 1,490 mm
2 - De 1,475 a 1,490 mm
3 - De 2,975 a 2,990 mm
Ø FIAT - 0,4 mm
Medidas e acoplamentos
- Anéis elásticos - Motorização 1.6 S.P.I
1
- De 0,045 a 0,080 mm
2 - De 0,040 a 0,072 mm
3 - De 0,030 a 0,065 mm
Medidas e acoplamentos
- Anéis elásticos - Motorizações 2.0 8V e 2.0 16V
Folga entre os anéis elásticos e a fenda.
1 - De 0,045 a 0,080 mm
2 - De 0,020 a 0,055 mm
3 - De 0,020 a 0,055 mm
Medidas e acoplamentos
- Anéis elásticos - Motorização 1.6 S.P.I
Abertura da extremidade dos anéis elásticos na camisa do cilindro.
1 - De 0,30 a 0,50 mm
2 - De 0,30 a 0,50 mm
3 - De 0,25 a 0,50 mm
Medidas e acoplamentos
- Anéis elásticos - Motorizações 2.0 8V e 2.0 16V
Abertura da extremidade dos anéis elásticos no cilindro.
1 - De 0,20 a 0,35 mm
2 - De 0,15 a 0,30 mm
3 - De 0,25 a 0,50 mm
Medidas e acoplamentos
- Biela - Motorização 1.6 S.P.I
Ø1 - Sede da bucha ou do pino do pé da biela.
De 23,939 a 23,972 mm
Ø2 - Sede dos casquilhos da biela.
De 48,630 a 48,646 mm
Medidas e acoplamentos
- Biela - Motorizações 2.0 8V e 2.0 16V
Ø1 - Sede da bucha ou do pino do pé da biela. De 24,998 a 25,021mm
Ø2 - Sede dos casquilhos da biela.
A - De 53,904 a 53,910mm
B - De 53,898 a 53,904mm
C - De 53,892 a 53,898mm
Medidas e acoplamentos
- Buchas do pé da biela - Motorização 1.6 S.P.I
Ø1 - 24,016 a 24,041
1
- 22,004 a 22,007
2 - 22,007 a 22,010
Medidas e acoplamentos
- Buchas do pé da biela - Motorizações 2.0 8V e 16V
Ø1 - De 25,065 a 25,090 mm
Ø2
-
1 - De 22,065 a 22,007 mm
2 - De 22,007 a 22,010 mm
Medidas e acoplamentos
- Motorizações 1.6 SPI, 2.0 8V e 2.0 16V
Pino do pistão Bucha do pé da biela -
0,010 a 0,016
Bucha do pé da biela Sede da bucha -
0,044 a 0,102
Medidas e acoplamentos
- Árvore de manivelas - Motorização 1.6 S.P.I
Munhão Ø1: 1 - De 50,790 a 50,800mm
2 - De 50,780 a 50,790mm
3 - -
Moente Ø2: A - De 45,513 a 45,523mm
B - De 45,503 a 45,513mm
C - -
Largura L: De 26,975 a 27,025mm
Medidas e acoplamentos
- Árvore de manivelas - Motorizações 2.0 8V e 16V
Munhão Ø1: 1 - De 52,998 a 53,004mm
2 - De 52,992 a 52,998mm
3 - De 52,986 a 52,992mm
Moente Ø2: A - De 50,799 a 50,805mm
B - De 50,793 a 50,799mm
C - De 50,787 a 50,793mm
Largura L: De 27,975 a 28,025mm
Medidas e acoplamentos
- Casquilhos do munhão - Motor 1.6 S.P.I
1 - De 1,840 a 1,844 mm
2 - De 1,845 a 1,849 mm
3 - -
Ø
FIAT - 0,254 - 0,508mm
Medidas e acoplamentos
- Rolamento - Motorização 2.0 8V e 16V
8V 1 - De 1,836 a 1,842 mm
L - 2 - De 1,848 a 1,848 mm
3 - De 1,848 a 1,854 mm
16V 1- De 1,838 a 1,844mm
2 - De 1,844 a 1,850 mm
3 - De 1,850 a 1,856 mm
Ø FIAT - 0,254 - 0,508 mm
Medidas e acoplamentos
- Motorização Motor. 1.6 S.P.I.
Casquilhos - munhões
De 0,019 a 0,050 mm
Medidas e acoplamentos
- Motorização 2.0 8V, 16V
Folga entre os casquilhos
e o munhão.
De 0,029 a 0,053 mm para 2.0 8V
De 0,025 a 0,049 mm para 2.0 16V
Medidas e acoplamentos
- Motorização 2.0 16V
Folga entre os casquilhos e o munhão:
De 0,025 a 0,049mm
Medidas e acoplamentos
- Casquilhos de biela - Motor. 1.6 S.P.I
A - De 1,535 a 1,541 mm
B - De 1,540 a 1,546 mm
C - -
Ø
FIAT - 0,254 - 0,508mm
Medidas e acoplamentos
- Casquilhos da biela - Motor. 2.0 8V e 2.0 16V
A - De 1,531 a 1,537mm
L - B - De 1,537 a 1,543mm
C - De 1,543 a 1,549mm
Ø
FIAT - 0,254 - 0,508 mm
Medidas e acoplamentos
- Motorização 1.6 S.P.I.
Folga entre os casquilhos e o moente:
De 0,025 a 0,063 mm
Medidas e acoplamentos
- Motorização 2.0 8V e 2.0 16V
Folga entre os casquilhos e o moente:
De 0,025 a 0,049 mm
Medidas e acoplamentos
- Semi-anéis de encosto Motor 1.6 S.P.I
Semi-anéis de encosto
S - De 2,310 a 2,360 mm
S
FIAT - 0,127 mm
Medidas e acoplamentos
- semi-anéis de encosto - Motor 2.0 8V e 2.0 16V
S= De 2,347 a 2,363mm
0,127mm
Medidas e acoplamentos
- Mancais do virabrequim - Motor. 1.6 S.P.I
De 0,055 a 0,265 mm
Medidas e acoplamentos
- Mancais do virabrequim - Motor 2.0 8V e 16V
Mancais da árvore de manivelas:
De 0,049 a 0,211mm
Medidas e acoplamentos
- Cabeçote - Motorização 2.0 16V
Suportes da árvore da distribuição.
Ø - De 28,545 a 28,570 mm
L - 19,520
a 19,570
Medidas e acoplamentos
- cabeçote - Motorização 2.0 8V
Sede dos mancais da árvore de distribuição
De 30,009 a 30,034mm
- De 45,800 a 45,825mm
- De 46,200 a 46,225mm
Medidas e acoplamentos
- Cabeçote - Motorizações 1.6 S.P.I
Volume da câmara de
combustão no cabeçote:
33,7 cm³
Medidas e acoplamentos
- Cabeçote - Motorização 2.0 8V
Volume da câmara de
combustão no cabeçote:
48,4 cm³
Medidas e acoplamentos
- cabeçote - Motorização 2.0 16V
Volume da câmara
de combustão no cabeçote:
42 cm3
Medidas e acoplamentos
- Cabeçote - Motorizações 2.0 8V e 16V
Sede das válvulas no cabeçote
De 37,000 a 37,025mm
Medidas e acoplamentos
- Cabeçote - Motorização 1.6 S.P.I
Sede da guia de válvula no cabeçote:
Ø - De 13,950 a 13,977 mm
Medidas e acoplamentos
- Cabeçote - Motorizações 2.0 8V e 16V
Sede da guia de válvula no cabeçote:
Ø - De 13,950 a 13,977 mm
Medidas e acoplamentos
- Cabeçote 1.6 S.P.I
Sede das válvulas
Admissão: 45° ± 15'
Escape: 45° ± 15'
L: 2,0 (aprox.)
Medidas e acoplamentos
- Cabeçote - Motorizações 2.0 8V e 16V
Sede da válvula:
45° + - 5'
45°
+ - 5'
L - aproximadamente 2 mm
Medidas e acoplamentos
- Guia da válvula - Motorização 1.6 S.P.I
De 8,022 a 8,040 mm
Admissão e escapamento: De 14,040 a 14,058 mm
FIAT
- 0,05 - 0,10 - 0,25 mm
Medidas e acoplamentos
- Guia da válvula - Motorização 2.0 8V
De 8,022 a 8,040 mm
Admissão: De 14,040 a 14,040 mm
Escapamento:
De 14,040 a 14,040 mm
Ø2 FIAT - 0,05 - 0,10 - 0,25 mm
Medidas e acoplamentos
- Guia da válvula - Motorização 2.0 16V
De (7,022 a 7,040mm)
Admissão: De 14,010 a 14,030mm
Escapamento: De 14,010 a 14,030mm
= 0,05 - 0,10 - 0,25mm
Medidas e acoplamentos
- Cabeçote - Motorização 1.6 S.P.I
Guia de válvula e a sede no cabeçote.
De 0,063 a 0,108 mm
Medidas e acoplamentos
- Cabeçote - Motorização 2.0 8V
Guia de válvulas
Sede no cabeçote.
De 0,063 a 0,108 mm
Medidas e acoplamentos
- Cabeçote - Motorização 2.0 16V
Guia de válvulas
Sede no cabeçote
De 0,033 a 0,080mm
Medidas e acoplamentos
- Válvulas - Motorização 1.6 S.P.I
Ø1 - De 7,974 a 7,992 mm
Ø2 - De 39,300 a 39,700 mm
45° 25' a 45° 35'
Ø1 - De 7,974 a 7,992 mm
Ø2 - De 30,850 a 31,150 mm
45° 25' a 45° 35'
Medidas e acoplamentos
- Válvulas - Motorização 2.0 8V
Ø1 - De 7,974 a 7,992 mm
Ø2 - De 43,300 a 43,700 mm
De 45° 25' a 45° a 35'
Ø1 - De 7,974 a 7,992 mm
Ø2 - De 35,850 a 36,450 mm
De 45° 25' a 45° 35'
Medidas e acoplamentos
- Válvulas - Motorização 2.0 16V
De 6,974 a 6,992mm
De 34,3 a 34,5mm
De 45° 25' a 45° 35'
De 6,974 a 6,992mm
De 28,300 a 28,500mm
De 45° 25' a 45° 35'
Medidas e acoplamentos
- Válvulas - Motorização 1.6 S.P.I.
Folga entre a válvula e a guia de válvula.
Admissão: De 0,030 a 0,066 mm
Escapamento:
De 0,030 a 0,066 mm
Medidas e acoplamentos
- Válvulas - Motorizações 2.0 8V e 16V
Folga entre a válvula e a guia de válvula.
Admissão: De 0,030 a 0,066 mm
Escapamento:
De 0,030 a 0,066 mm
Medidas e acoplamentos
- Mola interna da válvula - Motor. 1.6 S.P.I
Mola
interna da válvula:
P1 - De 14,1 a 15,1 daN
H1 - 31 mm
P2 - De 26,4 a 28,7 daN
H2 - 21,5 mm
Medidas e acoplamentos
- Mola interna da válvula - Motor. 2.0 8V e 16V
P1
- De 14,1 a 15,1daN
H1 - 31 mm
P2 - De 26,4 a 28,7 daN
H2 - 21,5 mm
Medidas e acoplamentos
- Mola externa da válvula - Motor. 1.6 S.P.I
Mola externa da válvula:
P1 - De 36,7 a 39,6 daN
H1 - 36 mm
P2 - De 55,9 a 60,8 daN
H2 - 26,5 mm
Medidas e acoplamentos
- Mola externa da válvula - Motor. 2.0 8V
P1 - De 36,7 a 39,6 daN
H1 - 36 mm
P2 - De 55,9 a 60,8 daN
H2 - 26,5 mm
Medidas e acoplamentos
- Órgãos da distribuição - Motor. 2.0 8V
Mancal da árvore de distribuição
Ø1 - De 29,944 a 29,960 mm
Ø2 - De 45,755 a 45,771 mm
Ø3 - De 46,155 a 46,171 mm
Medidas e acoplamentos
- Órgãos da distribuição - Motor. 2.0 16V
1 - -
2 - -
3 - -
= De 28,480 a 28,495mm
L = De 19,670 a 19,750mm
Medidas e acoplamentos
- Órgãos da distribuição - Motor. 1.6 S.P.I
Mancal da árvore de distribuição
Ø1 - De 29,944 a 29,960 mm
Ø2 - De 47,935 a 47,950 mm
Ø3 - De 48,135 a 48,150 mm
Ø4 - De 48,335 a 48,350 mm
Ø5 - De 48,535 a 48,550 mm
Medidas e acoplamentos
- Órgãos da distribuição - motorização1.6 S.P.I
Altura do came:
Admissão:
8,8 mm
Escapamento:
8,8 mm
Medidas e acoplamentos
- Órgãos da distribuição - motorização 2.0 8V
Altura do came:
Admissão:
10,033 mm
Escapamento:
10,033 mm
Medidas e acoplamentos
- Órgãos da distribuição - motorização 2.0 16V
Altura do came:
Admissão:
10,150mm
Escapamento:
10,150mm
Medidas e acoplamentos
- Órgãos da distribuição - Motorização 1.6 S.P.I
Suportes da árvore de distribuição no cabeçote superior
Ø1 - De 29,989 a 30,014 mm
Ø2 - De 47,980 a 48,005 mm
Ø3 - De 48,180 a 48,205 mm
Ø4 - De 48,380 a 48,405 mm
Ø5 - De 48,580 a 48,605 mm
Medidas e acoplamentos
- Tuchos hidráulicos - Motorização 1.6 S.P.I
Sede das válvulas no cabeçote
Ø
- De 37,000 a 37,025 mm
Medidas e acoplamentos
- Órgãos da distribuição - Motorização 1.6 S.P.I
Mancais da árvore de distribuição
Suportes do cabeçote superior
Ø1 - De 0,030 a 0,070 mm
Medidas e acoplamentos
- Órgãos da distribuição - Motorização 2.0 8V
Mancais da árvore da distribuição
Suportes do cabeçote superior
De 0,049 a 0,090
De 0,029 a 0,070
De 0,029 a 0,070
Medidas e acoplamentos
- Órgãos da distribuição - Motorização 2.0 16V
Mancais da árvore da distribuição
Sede
radial: De 0,050 a 0,090mm
axial: De 0,100 a 0,230mm
Medidas e acoplamentos
- Tuchos - Motorização 1.6 S.P.I
Ø
- De 36,975 a 36,995 mm
Medidas e acoplamentos
- Tuchos - Motorizações 2.0 8V e 16V
Válvulas
Ø - De 36,975 a 36,995 mm
Medidas e acoplamentos
- Tuchos - Motorização 1.6 S.P.I
Válvulas - Sede do cabeçote
De 0,005 a 0,050 mm
Medidas e acoplamentos
- Tuchos - Motorizações 2.0 8V e 16V
Válvulas - Sedes no cabeçote
De 0,005 a 0,050 mm
Medidas e acoplamentos
- Calço - Motorização 1.6 S.P.I
De 3,25 a 4,70 mm
Medidas e acoplamentos
- Calço - Motorizações 2.0 8V e 16V
De 3,25 a 4,70mm
Medidas e acoplamentos
- Distribuição - Motorização 1.6 S.P.I
Para controle da regulagem
Admissão: 0,80 mm
Escapamento: 0,80 mm
Ponto mecânico de funcionamento
Admissão: De 0,40 a 0,05 mm
Escapamento: De 0,50 a 0,05 mm
Medidas e acoplamentos
- Distribuição - Motorização 2.0 8V
Para controle:
- Ponto mecânico de
distribuição
Admissão: 0,80 mm
Escapamento: 0,80 mm
- Ponto mecânico de
funcionamento
Admissão: 0,40 + - 0,04 mm
Escapamento: 0,50 + - 0,03 mm
Medidas e acoplamentos
- Distribuição - Motorização 2.0 16V
Para controle:
- Ponto mecânico da
distribuição: Admissão:
0,80mm
Escapamento: 0,80mm
-Ponto mecânico de
funcionamento: Admissão:
0,45 + - 0,03mm
Escapamento: 0,50 + - 0,03mm
Medidas e acoplamentos
- Fase da distribuição - Motorização 1.6 S.P.I
Admissão:
A - Início antes do PMS - 7°
B - Fim antes do PMI - 35°
Escapamento:
C - Início antes do PMI - 37°
D - Fim antes do PMS - 5°
Medidas e acoplamentos
- Fase da distribuição - motor. 1.6 M.P.I (BR)
Admissão:
A - Início antes do PMS - 6°
B - Fim antes do PMI - 46°
Escapamento:
C - Início antes do PMI - 47°
D - Fim antes do PMS - 7°
Medidas e acoplamentos
- Fase da distribuição - Motorização 2.0 8V
Admissão:
A - Início antes do PMS - 7°
B - Fim antes do PMI - 52°
Escapamento:
C - Início antes do PMI - 53°
D - Fim antes do PMS - 6°
Medidas e acoplamentos
- Fase da distribuição - Motorização 2.0 16V
Admissão:
A - Início antes do PMS: 1°
B - Fim após o PMI: 45°
Escapamento:
A - Início antes do PMI: 42°
B - Fim após o PMS: 4°
Medidas e acoplamentos
- Árvore do comando auxiliar - Motor. 1.6 S.P.I
Sede das buchas da árvore de comando dos órgãos auxiliares
Ø1 - De 35,664 a 35,684 mm
Ø2
- De 32,000 a 32,020 mm
Medidas e acoplamentos
- Árvore do comando auxiliar - Motor. 1.6 S.P.I
Pinos da árvore de comando dos órgãos auxiliares
Ø1 - De 35,593 a 35,618 mm
Ø2
- De 31,940 a 31,960 mm
Medidas e acoplamentos
- Árvore do comando auxiliar 1.6 S.P.I
Interferência entre a bucha da árvore de comando auxiliar e a sede no bloco do motor.
- Deve sempre existir interferência -
Medidas e acoplamentos
- Árvore do comando auxiliar - Motor. 1.6 S.P.I
Pinos da árvore bucha
Ø1 - De 0,046 a 0,091 mm
Ø2
- De 0,040 a 0,080 mm
Medidas e acoplamentos
- Árvore do comando auxiliar - Motor. 2.0 8V e 16V
Comando das árvores contra-rotantes(nº 2) = mediante correia dentada
Bucha central das árvores contra-rotantes na sede
Ø1 - De 37,020 a 37,040 mm
Ø2 - De 40,089 a 40,129 mm
Medidas e acoplamentos
- Árvore de comando auxiliar - Motor. 2.0 8V e 16V
Rolamentos de esferas das árvores contra-rotantes
De 46,989 a 47,000mm
De 19,900 a 20,000mm
Medidas e acoplamentos
- Árvores Contra-rotantes - Motor. 2.0 8V e 16V
Mancal central das árvores contra-rotantes
De 36,945 a 36,960mm
Medidas e acoplamentos
- Árvores contra-rotantes - Motor. 2.0 8V e 16V
Mancais
das árvores contra-rotantes
De 19,980 a 19,993
Medidas e acoplamentos
- Árvores contra-rotantes - Motor 2.0 8V e16V
Sede dos rolamentos no bloco:
De 46,975 a 47,000mm
Sede da bucha no bloco:
De 39,979 a 40,009mm
Medidas e acoplamentos
- Árvores contra-rotantes - Motor 2.0 8V e 16V
Bucha da árvore
Sede no Bloco
De 0,080 a 0,140mm
* Sempre deve existir interferência
Medidas e acoplamentos
- Árvores Contra-rotantes - Motor. 2.0 8V e 16V
Mancal da árvore - Bucha
De 0,060 a 0,095mm
Medidas e acoplamentos
- Árvores contra-rotantes - Motor. 2.0 8V e 16V
Rolamentos de esferas
Sede no bloco
De +0,011 a -0,025mm
Medidas e acoplamentos
- Árvore contra-rotantes - Motor 2.0 8V e 16V
Mancais das árvores
Rolamentos de esferas
De +0,020 a -0,003mm
Lubrificação - Motorizações
2.0 8V e 2.0 16V
Entre a periferia das engrenagens e a tampa da bomba
De 0,080 a 0,186mm
Lubrificação - Motorização
2.0 8V e 2.0 16V
Entre o lado superior das engrenagens e a tampa da bomba
De 0,025 a 0,056mm
Lubrificação - Motorização
1.6 S.P.I
Pressão de funcionameto à temperatura de 100 °C a 4000/min:
4,6 bar
Regime mínimo:
1,5 bar
Lubrificação - Motorizações
2.0 8V e 2.0 16V
Pressão de funcionamento a 100 °C
Rotação mínina: > 1,5bar
a 4000 rpm: 4,6 bar
Lubrificação - Motorizações
1.6 SPI, 2.0 8V e 2.0 16V 1.6
SPI
P1- De 4,36 a 4,65 daN
H1- 22,5 mm
2.0 8V e 16V
P1 - De 11,3 a 12,1 daN
H1 - 35,3 mm
Lubrificação - Motorização
1.6 S.P.I
Folga entre a periferia das engrenagens e o corpo da bomba
De
0,110 a 0,180 mm
Lubrificação - Motorização
1.6 S.P.I
Entre o lado superior das engrenagens e a tampa da bomba
De 0,020 a 0,105 mm
Lubrificação - Motorização
1.6 S.P.I
Ø1
- Ø2 : De 0,010 a 0,050 mm
Lubrificação - Motorização
1.6 S.P.I
Ø1
- Ø2 : De 0,016 a 0,055 mm
Lubrificação - Motorização
1.6 S.P.I
Folga entre engrenagem
condutora e conduzida
0,31
mm
ARREFECIMENTO - MOTORES
1.6 SPI, 2.0 8V E 2.0 16V
Circuito de Arrefecimento:
A circulação do líquido
de arrefecimento é feita através de bomba centrífuga, radiador
e eletroventilador comandado por interruptor termostático.
Comando da bomba de arrefecimento: através de correia.
Pressão de controle
da vedação da instalação é de 0,98bar. O
controle da válvula de descarga na tampa do reservatório suplementar de
expansão é de 0,98bar
Arrefecimento - Motorização
1.6 S.P.I
Interruptor termostático para funcionamento do eletroventilador
De 90° a 94 °C
De
85° a 89 °C
Arrefecimento - Motorização
2.0 8V e 2.0 16V interruptor
termostático para funcionamento do ventilador
1º estágio: 85° a 89°C (85° a 89°C)*
2º estágio: (90° a 94°C)*
1º estágio: 90° a 94°C (90° a 94°C)*
2º estágio: (95° a 99°C)*
Arrefecimento - Motrizações
1.6 S.P.I
- Válvula termostática
do líquido de arrefecimento do motor Início
de abertura : 85° a 89°C
Abertura máxima :96°
a 100°C
Curso da válvula: >= 7,5 mm
- Folga de montagem
entre as palhetas do rotor e o corpo da bomba: 0,8
a 1,3 mm
Arrefecimento - Motorizações
2.0 8V e 2.0 16V
- Válvula termostática
do líquido de arrefecimento do motor Início
de abertura : 81° a 85°C
Abertura máxima : 89° a 93 °C
Curso da válvula: > = 7,5mm
- Folga de montagem
entre as palhetas do rotor e o corpo da bomba De
0,6 a 1mm