Imprimir
NOTA: Terminada a desmontagem do motor, é necessário fazer uma cuidadosa limpeza das partes desmontadas e verificação de sua integridade. a seguir encontram-se as instruções para os principais controles e medições a serem feitos, a fim de determinar a validade das peças para sua reutilização na remontagem. Também estão descritos os procedimento corretos para a remontagem e as ferramentas específicas necessárias para uma rápida montagem do motor.

NOTA: Terminada a desmontagem do motor, é necessário fazer uma cuidadosa limpeza das partes desmontadas e verificação de sua integridade. Nas páginas seguintes encontram-se as instruções para os principais controles e medições a serem feitos, a fim de determinar a validade das peças para sua reutilização na remontagem. Também estão descritos os procedimento corretos para a remontagem e as ferramentas específicas necessárias para uma rápida montagem do motor.


CILINDROS - BLOCO


NOTA: A deformação máxima do plano de apoio do cabeçote não deve ser superior a 0,1 mm. Controle do plano de apoio do
cabeçote mediante régua e calibre de folga.
1-Régua.



BUCHAS DA ÁRVORE DE COMANDO

AUXILIAR

Para a desmontagem da bucha externa, acoplar a ferramenta A.60478/2 na ferramenta A.60478/1 e apoiá-la sobre a bucha. Utilizando-se de um martelo, bater levemente sobre a ferramenta até extrair a bucha. Para 1500cc e 1600cc SEVEL, adotar as ferramentas A.60372/2 e A.60372/1 respectivamente.

Para a montagem ou desmontagem da bucha interna, utilizar a ferramenta A.60372/1, operando de maneira similar. Sediar as buchas da árvore de comando auxiliar sucessivamente com as ferramentas:
-A.60372/1-para a bucha interna da árvore de comando auxiliar;
-A.60372/2-para a bucha externa da árvore de comando auxiliar.

NOTA: Ao montar as buchas da árvore de comando auxiliar, verificar se os furos de lubrificação coincidem com os condutos de óleo do bloco.

BUCHA DA ENGRENAGEM DE COMANDO DA ÁRVORE DO DISTRIBUIDOR E BOMBA DE ÓLEO

Constatando alguma imperfeição na bucha da engrenagem de comando da árvore do distribuidor e bomba de óleo, substituí-la.

Para retirar e recolocar a bucha, empregar a ferramenta A.67019.

DADOS DE ACOPLAMENTO DA BUCHA DA ENGRENAGEM DE COMANDO DA ÁRVORE DO DISTRIBUIDOR E DA BOMBA DE ÓLEO:

-Diâmetro interno de acoplamento =16,016-16,037mm

-Diâmetro externo do corpo da engrenagem = 15,985-15,970mm

-Folga de montagem= 0,031-0,067mm


PRESSÃO DE COMPRESSÃO

Para medir a pressão dos motores, proceder da seguinte forma:
- Aquecer o motor.
- Instalar o manômetro na sede da vela do cilindro a ser controlado.
- Desligar o cabo da bobina.
- Abrir totalmente a borboleta de aceleração.
- Dar a partida no motor.
- Efetuar a leitura encontrada no manômetro após estabilização do "ponteiro" do mesmo.

OBSERVAÇÃO: É tolerável uma diferença de até 10% nos valores de compressão entre os cilindros de um mesmo motor.