NOTA: Terminada
a desmontagem do motor, é
necessário fazer uma cuidadosa limpeza das partes desmontadas
e verificação de sua integridade. a
seguir encontram-se as instruções para os principais controles
e medições a serem feitos, a fim de determinar
a validade das peças para sua reutilização na
remontagem. Também
estão descritos os procedimento corretos para
a remontagem e as ferramentas específicas necessárias
para uma rápida montagem do motor.
NOTA: Terminada
a desmontagem do motor, é
necessário fazer uma cuidadosa limpeza das partes desmontadas
e verificação de sua integridade. Nas
páginas seguintes encontram-se as instruções para
os principais controles e medições a serem feitos,
a fim de determinar a validade das peças para sua
reutilização na remontagem. Também
estão descritos os procedimento corretos para
a remontagem e as ferramentas específicas necessárias
para uma rápida montagem do motor.
CILINDROS - BLOCO
NOTA: A
deformação máxima do plano de
apoio do cabeçote não deve ser
superior a 0,1 mm. Controle
do plano de apoio do
cabeçote mediante
régua e calibre
de folga.
1-Régua.
BUCHAS DA ÁRVORE DE COMANDO
AUXILIAR
Para a desmontagem
da bucha externa,
acoplar a ferramenta A.60478/2
na ferramenta A.60478/1
e apoiá-la sobre a bucha.
Utilizando-se de um martelo,
bater levemente sobre a
ferramenta até extrair a bucha.
Para 1500cc e 1600cc SEVEL,
adotar as ferramentas A.60372/2
e A.60372/1 respectivamente.
Para a montagem ou
desmontagem da
bucha interna, utilizar a ferramenta
A.60372/1, operando de
maneira similar. Sediar
as buchas da árvore de comando
auxiliar sucessivamente com
as ferramentas:
-A.60372/1-para a
bucha interna da
árvore de comando auxiliar;
-A.60372/2-para a
bucha externa da
árvore de comando auxiliar.
NOTA: Ao
montar as buchas da árvore de
comando auxiliar, verificar se
os furos de lubrificação coincidem
com os condutos de óleo
do bloco.
BUCHA DA ENGRENAGEM
DE COMANDO DA ÁRVORE DO
DISTRIBUIDOR E BOMBA DE ÓLEO
Constatando alguma
imperfeição na bucha da engrenagem
de comando da árvore do distribuidor e
bomba de óleo, substituí-la.
Para retirar e recolocar
a bucha, empregar a ferramenta
A.67019.
DADOS DE ACOPLAMENTO
DA BUCHA DA ENGRENAGEM
DE COMANDO DA ÁRVORE DO
DISTRIBUIDOR E DA BOMBA DE ÓLEO:
-Diâmetro interno de acoplamento =16,016-16,037mm
-Diâmetro externo
do corpo da engrenagem = 15,985-15,970mm
-Folga de montagem= 0,031-0,067mm
PRESSÃO DE COMPRESSÃO
Para medir a pressão dos motores, proceder da seguinte forma:
- Aquecer o motor.
- Instalar o manômetro na sede da vela do cilindro a ser controlado.
- Desligar o cabo da bobina.
- Abrir totalmente a borboleta de aceleração.
- Dar a partida no motor.
- Efetuar a leitura
encontrada no manômetro após estabilização do "ponteiro" do mesmo.
OBSERVAÇÃO: É tolerável
uma diferença de até 10% nos valores de compressão entre
os cilindros de um mesmo motor.