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CAMISAS DOS CILINDROS E BLOCO

Controle e esquema para a medição das camisas dos cilindros

Levantar os valores máximos de ovalização, conicidade e desgaste das camisas dos cilindros. Inspecionar visualmente todas as superfícies de escorrimento. As camisas dos cilindros são selecionadas em classes de 0,01 mm: A - B - C - D - E

NOTA: As tolerâncias admitidas para a repassagem das camisas dos cilindros são: conicidade - diferença entre a 1ª e a 3ª medição: ± 0,005 mm; ovalização - diferença entre a e b: 0,05 mm. Em caso de repassagem, todas as camisas devem sofrer a mesma majoração.

CAMISAS DOS CILINDROS E BLOCO

Controle e esquema para a medição das camisas dos cilindros

Levantar os valores máximos de ovalização, conicidade e desgaste das camisas dos cilindros. Inspecionar visualmente todas as superfícies de escorrimento. As camisas dos cilindros são selecionadas em classes de 0,01 mm: A - B - C - D - E

NOTA: As tolerâncias admitidas para a repassagem das camisas dos cilindros são: conicidade - diferença entre a 1a. e a 3a. medição: ± 0,005 mm; ovalização - diferença entre a e b: 0,05 mm. Em caso de repassagem, todas as camisas devem sofrer a mesma majoração.



Localização dos pulverizadores para resfriamento dos pistões.

O bloco está equipado com quatro pulverizadores, dois dos quais são indicados pelas setas, alimentados diretamente pelos mancais.
Estes pulverizadores servem para resfriar e lubrificar os pistões e seus respectivos pinos.


Seleção das camisas dos cilindros com diâmetro normal.

As setas indicam as letras referentes à classe a que pertencem os cilindros.

Montagem dos tampões no bloco

A retirada dos tampões das câmaras de arrefecimento pode ser feita com um martelo normal de aço.

Antes da montagem dos tampões, passar vedante em suas superfícies de contato com o bloco.


Controle do plano de apoio do cabeçote mediante régua e espessímetro.

NOTA: O empenamento máximo do plano de apoio do cabeçote não deve ser superior a 0,1 mm.

Controle do plano de apoio do cabeçote mediante régua e espessímetro.

NOTA: O empenamento máximo do plano de apoio do cabeçote não deve ser superior a 0,1 mm.


A medida X adotada em produção é de 229 ± 0,07 mm.