Especificações Técnicas Torques de aperto Imprimir
Cabeçote - Desmontagem e Controles - Tempra SW

A) Sistematização do cabeçote, completa com os cabeçotes superiores, na ferramenta A-33493.

B) Desmontagem dos cabeçotes superiores, do cabeçote

C) NOTA: Desmontar o cabeçote superior girando-o para o lado externo, de forma a impedir a saída dos tuchos das respectivas sedes.

D) Desmontagem dos semi-cones, pratos, molas e válvulas.






1. Arruela plana
2. Prato inferior
3. Mola interna
4. Mola externa
5. Prato superior
6. Semi-cones de retenção da válvula




Cabeçote - Montagem - Tempra SW

A) Controle das sedes e montagem dos tuchos.
Se a sede dos tuchos estiver excessivamente desgastada, substituir o cabeçote superior.
Lubrificar as partes necessárias antes da montagem definitiva, com óleo de motor.

B) Montagem das juntas e cabeçotes superiores.

C) Torqueamento dos parafusos de fixação dos cabeçotes superiores.





Verificação do volume da câmara de combustão (48,3 cm³ para mot. 1995 i.e.)
Encher a bureta com óleo de motor VS 20 ou 30 e anotar a quantidade introduzida. Em seguida, deixar o óleo repousar na bureta por mais ou menos 10 minutos.
Após efetuar o enchimento da câmara de explosão, deixar o óleo repousar na bureta por mais ou menos 10 minutos.
Efetuar a medição do óleo restante: a diferença entre o conteúdo da bureta antes e após o enchimento da câmara, correspondente ao volume da mesma.




Polias de Comando das Árvores - Montagem - Tempra SW

Montagem provisória da polia de comando da árvore da distribuição.




Tampa das Válvulas - Montagem - Tempra SW

Montagem da tampa das válvulas