Cabeçote - Tempra 8V
Devido ao sistema de comando da distribuição, o cabeçote é dividido em três partes principais, sendo um
cabeçote inferior e dois superiores.
DESMONTAGEM
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NOTA: Na montagem, apertar estes parafusos com
um torque de 21,5 Nm (2,2 kgm).
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Remoção dos parafusos de fixação do cabeçote superior.
Remoção do cabeçote superior.
Remoção dos tuchos de válvulas.
Remoção do suporte do distribuidor.
Remoção da árvore de comando de válvulas.
Verificações
As superfícies dos munhões e dos cames da árvore de
comando de válvulas devem se apresentar lisas.Se
tiverem sinais de nrugamento ou arranhões é conveniente substituir a árvore.
Obs.: Toda vez que a árvore de comando de válvulas
for substituída, as pastilhas de regulagem da folga
devem ser substituídas, obrigatoriamente, por pastilhas novas a fim de evitar o desgaste do eixo.
Verificar se todos os furos e canais de lubrificação
dos munhões estão desobstruídos.
Verificar se as sedes da árvore de comando das válvulas não estão ovalizadas. Se a superfície das mesmas não estiverem lisas, deverá ser substituído o cabeçote.
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OBS.:
1) Durante a revisão, é oportuno substituir o
retentor de óleo.
2) Caso haja desgaste excessivo de algum
came,desmontar o motor e lavar completamente seus componentes e condutos internos, além de substituir o comando de
válvula e todas as pastilhas de regulagem.
Remoção da árvore de comando de válvulas.
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NOTA: Para montagem do retentor sobre a tampa,
lubrificar primeiramente com óleo o lábio do
retentor e montá-lo utilizando a ferramenta
A.33677 e o cabo A.70007.
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Montagem do retentor sobre a tampa da árvore de
comando de válvulas.
l- Ferramenta A.33677
2- Ferramenta A.70007
Para posicionar o eixo comando de válvulas no cabeçote, utilizar a ferramenta A.331 l 1.
Colocar sobre o bloco do motor a junta do cabeçote
com a inscrição "ALTO" ou "TOP" para cima.
Esta junta é construída com material especial e sofre
um processo de polimerização durante o funcionamento do motor e torna-se endurecida durante o uso.
Se a junta do cabeçote possuir, em alguma de suas
faces, marcas de graxa ou óleo, nestas regiões impregnadas não haverá polimerização e poderá haver
algum problema relacionado com a vedação do
conjunto.
Por esta razão evitar que, durante a lubrificação dos
parafusos de fixação do cabeçote haja excedente de
óleo que possa manchar a junta.