Imprimir Cabeçote - Tempra 8V

Devido ao sistema de comando da distribuição, o cabeçote é dividido em três partes principais, sendo um cabeçote inferior e dois superiores.


DESMONTAGEM
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NOTA: Na montagem, apertar estes parafusos com um torque de 21,5 Nm (2,2 kgm).
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Remoção dos parafusos de fixação do cabeçote superior.


Remoção do cabeçote superior.



Remoção dos tuchos de válvulas.


Remoção do suporte do distribuidor.


Remoção da árvore de comando de válvulas.

Verificações

As superfícies dos munhões e dos cames da árvore de comando de válvulas devem se apresentar lisas.Se tiverem sinais de nrugamento ou arranhões é conveniente substituir a árvore.

Obs.: Toda vez que a árvore de comando de válvulas for substituída, as pastilhas de regulagem da folga devem ser substituídas, obrigatoriamente, por pastilhas novas a fim de evitar o desgaste do eixo.

Verificar se todos os furos e canais de lubrificação dos munhões estão desobstruídos.

Verificar se as sedes da árvore de comando das válvulas não estão ovalizadas. Se a superfície das mesmas não estiverem lisas, deverá ser substituído o cabeçote.
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OBS.:
1) Durante a revisão, é oportuno substituir o
retentor de óleo.

2) Caso haja desgaste excessivo de algum came,desmontar o motor e lavar completamente seus componentes e condutos internos, além de substituir o comando de válvula e todas as pastilhas de regulagem.

Remoção da árvore de comando de válvulas.


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NOTA: Para montagem do retentor sobre a tampa, lubrificar primeiramente com óleo o lábio do retentor e montá-lo utilizando a ferramenta A.33677 e o cabo A.70007.
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Montagem do retentor sobre a tampa da árvore de comando de válvulas.

l- Ferramenta A.33677
2- Ferramenta A.70007

Para posicionar o eixo comando de válvulas no cabeçote, utilizar a ferramenta A.331 l 1.


Colocar sobre o bloco do motor a junta do cabeçote
com a inscrição "ALTO" ou "TOP" para cima. Esta junta é construída com material especial e sofre um processo de polimerização durante o funcionamento do motor e torna-se endurecida durante o uso.

Se a junta do cabeçote possuir, em alguma de suas
faces, marcas de graxa ou óleo, nestas regiões impregnadas não haverá polimerização e poderá haver algum problema relacionado com a vedação do conjunto.

Por esta razão evitar que, durante a lubrificação dos parafusos de fixação do cabeçote haja excedente de óleo que possa manchar a junta.