Cabeçote - Montagem - Tempra Turbo
Colocar sobre o bloco do motor a junta do cabeçote
com a inscrição "ALTO" ou "TOP" para cima.
Esta junta é construída com material especial e sofre
um processo de polimerização durante o funcionamento do motor e torna-se endurecida durante o uso.
Se a junta do cabeçote possuir, em alguma de suas
faces, marcas de graxa ou óleo, nestas regiões impregnadas não haverá polimerização e poderá haver
algum problema relacionado com a vedação do
conjunto.
Por esta razão evitar que, durante a lubrificação dos
parafusos de fixação do cabeçote haja excedente de
óleo que possa manchar a junta.
Quando da montagem do cabeçote no bloco, colocar
as polias das árvores de distribuição em fase, tomando-se o cuidado para que as válvulas não se toquem. Feito isto, coloque os quatro pistões alinhados
evitando-se assim o contato com as válvulas, o que
poderá danificá-las. Somente após estas operações,
deverá ser montado e torqueado(ver aperto do cabeçote) o cabeçote no bloco.
Com o cabeçote já montado, gire a árvore de manivelas pelo caminho mais curto até que a marca da polia
dentada coincida com a marca de 0°(zero grau) na
tampa do motor.
O aperto dos parafusos do cabeçote inferior deve ser
feito gradualmente na ordem indicada.
Antes de serem montados, os parafusos devem ser lubrificados, deixando-se o óleo escorrer por, pelo
menos, 30 minutos.
Inicialmente deverá ser dado um pré-torque de 39,2
Nm (4,0 kgm) em duas fases (2+2 kgm).
Em seguida apertar os parafusos com uma relação angular de 180° (meia volta), em duas fases de 90° (l/4 de volta), sempre na ordem indicada.

Após o motor n° 7651111
Após o motor n° 7651111 introduziu-se o parafuso de
perfil RIBE para a fixação do cabeçote, para estes modelos utilizar a chave especificada A-33145/1(7076681).
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NOTA: Substituir os parafusos após terem sido
montados/desmontados 4 vezes.
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- Fixar cabeçote em uma morsa, utilizando a ferramenta A-60491/16, observando que todos os tuchos já
tenham sido retirados, afim de evitar que os mesmos
caiam.
- Limpar cuidadosamente a câmara de explosão.
1- Ferramenta A-60491/16
- Fixar a placa de acrílico A-33494/16 sobre o cabeçote, e encher as câmaras de combustão com líquido
fino, (ex.: óleo de direção hidráulica) utilizando uma
bureta graduada; obtendo-se assim o volume das
mesmas.
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OBS.: - Caso fiquem bolhas de ar retidas, inclinar levemente o cabeçote, fazendo-as sair no furo
de introdução de óleo.
- Antes de fazer a leitura na bureta, raspar a
película de óleo retida na parede interna
da mesma, afim de que esta se junte a coluna
de óleo restante e forneça uma leitura correta
do volume deslocado.
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2 - Ferramenta A-33494/16