Junta do Cabeçote - Montagem - Tempra SW
NOTA: Colocar a junta do cabeçote no bloco, com a
palavra "ALTO" voltada para o operador.
A junta do cabeçote é do tipo ASTADUR.
Tal junta, por causa do material especial do
qual é composta, sofre um processo de
polimerização durante o funcionamento do
motor, de forma que se endurece
notavelmente durante o uso.
Cabeçote - Montagem - Tempra SW
A fim de que o ocorra a polimerização da junta do
cabeçote, é necessário:
- manter a junta lacrada na própria embalagem de
nylon;
- retirá-la da embalagem pouco antes da montagem;
- não lubrificar a junta ou sujá-la de óleo, tendo o
cuidado de que estejam bem limpas as superfícies
do cabeçote e do bloco.
APERTO DO CABEÇOTE
Esquema da ordem de aperto dos parafusos de
fixação do cabeçote ao bloco.
O procedimento para um correto aperto dos parafusos
de fixação do cabeçote, é o seguinte, observando
que para cada fase de aperto prescrito, a seqüência é
a indicada na figura ao lado:
- lubrificar os parafusos e as arruelas, e deixar
escorrer por pelo menos 30 minutos;
- colocar os parafusos com um toque de 2daNm;
- efetuar o torque dinamométrico com 4 daNm;
- com uma chave normal com alavanca, apertar
posteriormente os parafusos mediante uma rotação
angular de 180º em duas fases distintas (90º + 90º)
seguindo para cada uma delas, a ordem progressiva.
As guarnições ASTADUR são acoplados a parafusos
de fixação do cabeçote do tipo com aperto no limite
de torsão.
Este parafusos devem ser substituídos após utilizados
4 vezes.
Pré-aperto com chave dinanométrica, em das fases
(2 + 2 daNm), dos parafusos de fixação do cabeçote.
A) Montagem do reparo traseiro das polias de
comando das árvores da distribuição.
B) Montagem e aperto, mediante chave
dinamométrica, dos parafusos de fixação das polias
às relativas árvores da distribuição.
Aperto angular, em duas fases (90º + 90º), dos
parafusos de fixação do cabeçote.
NOTA: Com a adoção da guarnição ASTADUR, não é
mais necessário efetuar o aperto dos parafusos
do cabeçote após 1000 - 1500 Km de rodagem.