Distribuição - Componentes - Tempra 8V
Válvulas - Tempra 8V
DESMONTAGEM
Fixar o cabeçote à ferramenta A.33493.
1. Ferramenta A.33493
Utilizando a ferramenta A.60644, pressionar as molas
e remover as chavetas.
Remoção das válvulas
1.Ferramenta A.60644
2.Ferramenta A.33493
Molas das válvulas - Tempra 8V
Verificar as especificações de carga e deformação
com o aparelho Ap.5049 e confrontá-las com os dados
da figura abaixo.
Verificação de carga e deformação das molas das
válvulas.
1.Mola externa da válvula
2.Mola interna da válvula
3.Aparelho Ap. 5049
Retentores das válvulas - Tempra 8V
MONTAGEM
Para a montagem dos retentores nas guias, utilizar a
ferramenta A.6031312 e o guia que a acompanha.
Posicionar o guia sobre a guia de válvulas e inserir o
retentor manualmente.
Com a ferramenta A.6031312, introduzir completamente o retentor.
Montagem do retentor na guia de válvula.
1. Retentor
2. Guia de válvula
Certificar-se que o retentor ficou completamente introduzido.
Posicionamento do retentor de óleo.
1. Retentor de óleo
2. Guia de válvula
Árvore de comando das válvulas - Tempra 8V
ÁRVORE DE COMANDO DAS VÁLVULAS
Verificações
As superfícies dos munhões e dos cames da árvore de comando de válvulas devem
se apresentar lisas.Se tiverem sinais de enrugamento ou arranhões é conveniente
substituir a árvore.
Obs.: Toda vez que a árvore de comando de válvulas for substituída, as pastilhas
de regulagem da folga devem ser substituídas, obrigatoriamente, por pastilhas
novas a fim de evitar o desgaste do eixo.
Verificar se todos os furos e canais de lubrificação dos munhões estão desobstruídos.
Verificar se as sedes da árvore de comando das válvulas não estão ovalizadas. Se
a superfície das mesmas não estiverem lisas, deverá ser substituído o cabeçote.
________________________________________________________________________________________________________________
OBS.:
1) Durante a revisão, é oportuno substituir o retentor de óleo.
2) Caso haja desgaste excessivo de algum came,desmontar o motor e lavar
completamente seus componentes e condutos internos, além de substituir o comando de válvula e todas as pastilhas de regulagem.
________________________________________________________________________________________________________________
Verificações
As superfícies dos munhões e dos cames da árvore de comando de válvulas devem
se apresentar lisas.Se tiverem sinais de enrugamento ou arranhões é conveniente
substituir a árvore.
Verificar se todos os furos e canais de lubrificação dos munhões estão desobstruídos.
Verificar se as sedes da árvore de comando das válvulas não estão ovalizadas. Se
a superfície das mesmas não estiverem lisas, deverá ser substituído o cabeçote.
________________________________________________________________________________________________________________
OBS.:
1) Durante a revisão, é oportuno substituir o retentor de óleo.
2) Caso haja desgaste excessivo de algum came,desmontar o motor e lavar
completamente seus componentes e condutos internos, além de substituir a pastilha do came desgastado e o óleo do motor.
CONTROLES
Apoiar a árvore de comando das válvulas entre duas
contrapontas e verificar com o comparador A.95684
se a altura dos cames corresponde ao valor informado no subgrupo 100-00.
________________________________________________________________________________________________________________
OBS.: A excentricidade dos munhões deverá ser inferior a O,O2m.
________________________________________________________________________________________________________________
Verificação da excentricidade dos munhões da árvore
de comando das válvulas, mediante comparador decimal com pedestal magnético A.95684.
Pratos de regulagem e cames da árvore de distribuição - Tempra 8V
VERIFICAÇÃO E REGULAGEM DA FOLGA
Uma folga excessiva entre os cames e os pratos de regulagem provocará rumorosidade.
Se a folga for menor que o especificado, as válvulas
permanecerão ligeiramente abertas, comprometendo
a vida das sedes e podendo provocar um desgaste
prematuro nos cames.
A verificação da folga das válvulas deverá ser efetuada sempre com o motor frio. Atentar para que o came da árvore esteja posicionado opostamente ao prato de regulagem.
Com auxílio de um calibre de lâminas, verificar a
folga.
A regulagem da folga das válvulas é efetuada mediante a substituição dos pratos.
Como a tendência da folga das válvulas é reduzir
com o período de uso, aconselha-se, durante a regulagem, deixar que esta folga fique o mais próximo do
valor máximo.
1. Ferramenta A.60491
Para regulagem, proceder da seguinte maneira:
- Anotar o valor encontrado durante a verificação da
folga das válvulas.
- Girar o tucho de modo que um dos cortes que dá
acesso aos pratos de regulagem das válvulas fique
voltado para o operador.
- Utilizando a ferramenta A.60443, abaixar o tucho.
- Utilizando a ferramenta A.67055, travar o tucho para
retirar o prato de regulagem.
1. Ferramenta A.60443
2. Ferramenta A. 67055
- Remover o prato de regulagem utilizando as ferramentas A.33771 e A.87001.
- Medir a espessura do prato retirado.
- Para calcular a espessura do prato a ser instalado,
utilizar a seguinte fórmula:
Ec = fe - fp + Epr
onde:
Ec - espessura calculada
fe - folga encontrada
fp - folga máxima especificada (O,39 mm adm. e
O,44 mm desc.)
Epr - espessura do prato removido
1. Ferramenta A.87001
2. Ferramenta A.67055
3. Ferramenta A.33771
A espessura do prato a ser utilizado deverá ser igual
a espessura calculada. Caso não exista um prato com
a espessura calculada, utilizar outro com a espessura
imediatamente superior.
Exemplo: (controlando a folga da válvula de admissão
de um motor):
Folga encontrada (fe): O, l 7 mm - medida no motor,
com o cálibre de lâminas.
Folga máxima especificada: O,39 mm.
Espessura do prato que foi removido do motor: 4,25
mm.
Aplicando a fórmula, temos: Ec= 0,l 7- 0,39 + 4,25logo;
Ec= 4,03 mm.
Como não existe prato com espessura de 4,03 mm,
utilizar um de 4,05 mm de espessura.