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Distribuição - Componentes - Tempra 8V


Válvulas - Tempra 8V
DESMONTAGEM

Fixar o cabeçote à ferramenta A.33493.

1. Ferramenta A.33493


Utilizando a ferramenta A.60644, pressionar as molas e remover as chavetas.

Remoção das válvulas

1.Ferramenta A.60644
2.Ferramenta A.33493



Molas das válvulas - Tempra 8V

Verificar as especificações de carga e deformação com o aparelho Ap.5049 e confrontá-las com os dados da figura abaixo.

Verificação de carga e deformação das molas das válvulas.

1.Mola externa da válvula
2.Mola interna da válvula
3.Aparelho Ap. 5049


Retentores das válvulas - Tempra 8V
MONTAGEM

Para a montagem dos retentores nas guias, utilizar a ferramenta A.6031312 e o guia que a acompanha.

Posicionar o guia sobre a guia de válvulas e inserir o retentor manualmente.

Com a ferramenta A.6031312, introduzir completamen
te o retentor.

Montagem do retentor na guia de válvula.

1. Retentor
2. Guia de válvula



Certificar-se que o retentor ficou completamente introduzido.

Posicionamento do retentor de óleo.

1. Retentor de óleo
2. Guia de válvula


Árvore de comando das válvulas - Tempra 8V
ÁRVORE DE COMANDO DAS VÁLVULAS

Verificações

As superfícies dos munhões e dos cames da árvore de comando de válvulas devem se apresentar lisas.Se tiverem sinais de enrugamento ou arranhões é conveniente substituir a árvore.

Obs.: Toda vez que a árvore de comando de válvulas for substituída, as pastilhas de regulagem da folga devem ser substituídas, obrigatoriamente, por pastilhas novas a fim de evitar o desgaste do eixo.

Verificar se todos os furos e canais de lubrificação dos munhões estão desobstruídos.

Verificar se as sedes da árvore de comando das válvulas não estão ovalizadas. Se a superfície das mesmas não estiverem lisas, deverá ser substituído o cabeçote.
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OBS.:
1) Durante a revisão, é oportuno substituir o retentor de óleo.


2) Caso haja desgaste excessivo de algum came,desmontar o motor e lavar completamente seus componentes e condutos internos, além de substituir o comando de válvula e todas as pastilhas de regulagem.
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Verificações

As superfícies dos munhões e dos cames da árvore de comando de válvulas devem se apresentar lisas.Se tiverem sinais de enrugamento ou arranhões é conveniente substituir a árvore.

Verificar se todos os furos e canais de lubrificação dos munhões estão desobstruídos.

Verificar se as sedes da árvore de comando das válvulas não estão ovalizadas. Se a superfície das mesmas não estiverem lisas, deverá ser substituído o cabeçote.

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OBS.:
1) Durante a revisão, é oportuno substituir o retentor de óleo.


2) Caso haja desgaste excessivo de algum came,desmontar o motor e lavar completamente seus componentes e condutos internos, além de substituir a pastilha do came desgastado e o óleo do motor.


CONTROLES

Apoiar a árvore de comando das válvulas entre duas contrapontas e verificar com o comparador A.95684 se a altura dos cames corresponde ao valor informado no subgrupo 100-00.

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OBS.: A excentricidade dos munhões deverá ser inferior a O,O2m.
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Verificação da excentricidade dos munhões da árvore de comando das válvulas, mediante comparador decimal com pedestal magnético A.95684.



Pratos de regulagem e cames da árvore de distribuição - Tempra 8V
VERIFICAÇÃO E REGULAGEM DA FOLGA

Uma folga excessiva entre os cames e os pratos de regulagem provocará rumorosidade.
Se a folga for menor que o especificado, as válvulas permanecerão ligeiramente abertas, comprometendo a vida das sedes e podendo provocar um desgaste prematuro nos cames.

A verificação da folga das válvulas deverá ser efetu
ada sempre com o motor frio. Atentar para que o came da árvore esteja posicionado opostamente ao prato de regulagem.

Com auxílio de um calibre de lâminas, verificar a
folga.


A regulagem da folga das válvulas é efetuada mediante a substituição dos pratos.

Como a tendência da folga das válvulas é reduzir com o período de uso, aconselha-se, durante a regulagem, deixar que esta folga fique o mais próximo do valor máximo.

1. Ferramenta A.60491


Para regulagem, proceder da seguinte maneira:

- Anotar o valor encontrado durante a verificação da folga das válvulas.
- Girar o tucho de modo que um dos cortes que dá acesso aos pratos de regulagem das válvulas fique voltado para o operador.
- Utilizando a ferramenta A.60443, abaixar o tucho.

- Utilizando a ferramenta A.67055, travar o tucho para retirar o prato de regulagem.

1. Ferramenta A.60443

2. Ferramenta A. 67055



- Remover o prato de regulagem utilizando as ferramentas A.33771 e A.87001.
- Medir a espessura do prato retirado.
- Para calcular a espessura do prato a ser instalado, utilizar a seguinte fórmula:
Ec = fe - fp + Epr
onde:
Ec - espessura calculada
fe - folga encontrada
fp - folga máxima especificada (O,39 mm adm. e
O,44 mm desc.)
Epr - espessura do prato removido

1. Ferramenta A.87001
2. Ferramenta A.67055
3. Ferramenta A.33771

A espessura do prato a ser utilizado deverá ser igual a espessura calculada. Caso não exista um prato com a espessura calculada, utilizar outro com a espessura imediatamente superior.
Exemplo: (controlando a folga da válvula de admissão de um motor):

Folga encontrada (fe): O, l 7 mm - medida no motor,
com o cálibre de lâminas.

Folga máxima especificada: O,39 mm.
Espessura do prato que foi removido do motor: 4,25 mm.
Aplicando a fórmula, temos: Ec= 0,l 7- 0,39 + 4,25logo;
Ec= 4,03 mm.
Como não existe prato com espessura de 4,03 mm, utilizar um de 4,05 mm de espessura.