Está localizada abaixo
do porta-luvas. Para removê-la
retirar as quatro fixações com uma chave canhão de
10mm, soltando consequentemente o cabo massa fixado
no suporte da central. Logo após, desfazer a conexão
elétrica.
Localizado no corpo
de borboleta, controla a marcha lenta
a partir de comandos eletrônicos, partidos da central
de injeção.
Remoção:
remova as fixações indicadas, mediante chave TORX.
Recolocação:
seguir o processo
inverso, substituindo também o O'ring
de vedação. Após colocação, voltar o motor de
passo à posição inicial ligando e desligando a chave
de ignição por 20 vezes.
Montado no corpo de
borboleta, é encaixado no eixo da
borboleta aceleradora. Com a variação da posição
da borboleta, o sensor envia sinal à central de injeção,
reconhecendo o ângulo de abertura da borboleta
aceleradora.
O
Tempra l6V - G7 possui ignição estática, caracterizada
pela ausência do distribuidor, possui duas bobinas
de alta tensão (uma para cada dois cilindros).
Remoção:
- soltar os dois cabos
de alta tensão (A) e desligar o
conector elétrico (B);
- remover os quatro
parafusos de fixação no suporte,
mediante uma chave de fenda.
Recolocação:
- seguir processo inverso.
Especificações técnicas:
- bobina tipo BAE 800 AK;
- resistência do
enrolamento primário:495 a
605 miliOhms (medidos nos terminais (+) e (-);
- resistência do
enrolamento secundário: 6,66 a
8,14 KiloOhms (medido nos terminais de saída);
- tensão de saída: 15 a 20 kV;
- tensão de alimentação: 12 Vc.c.
ATÉ CHASSI 9122860
Posicione o motor
em pms (1° ou 4° cilindro), utilizando
a ferramenta A-33110. Nesta condição o centro do
sensor de rotação deverá estar alinhado com o início
do 20°dente da roda fônica, (conforme ilustração),
caso isso não ocorra efetuar a regulagem soltando
e deslocando o sensor.
OBS.: mantendo o motor
na condição anterior, a
folga entre o sensor e o dente deve ser de O,4
a 1,0mm.
A PARTIR DO CHASSI 9122861
Informamos que, a
fim de facilitar o correto posicionamento, os veículos a partir do chassi
9122861, possuem nova roda fônica com o n° de desenho 50005405, com alteração
no posicionamento da marca, antes localizada na entrada do 20° dente (fig.
1) e agora na saída do 20° dente, (fig 2). (Próxima figura)
Para a nova roda fônica,
o correto posicionamento do sensor de rotação e PMS consiste
em, após colocar o 1°ou 4° cilindro em PMS, alinhar o centro do sensor
com a marca existente
na roda fônica, sendo que a folga entre o sensor e o dente deve
ser de 0,4 a 1,0 mm.
Para os veículos SPI
e 16V recomendamos que em casos de substituição da roda fônica,
seja utilizada a nova peça n° 50005405. Lembramos que a nova roda fônica
não é intercambiável
com a peça n 7760061 utilizada nos motores 2000 TURBO.
VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO DE FUNCIONAMENTO
- Adaptadores A-95890/3 para os tubos de envio.
- Retire a pressão
residual do tubo de alimentação de
combustível, para tal desconecte a bomba de alimentação
e coloque o motor em funcionamento até
haver a parada por falta de combustível. Desconecte
a mangueira do tubo de distribuição instalando os
adaptadores.
- Instale o dispositivo
1895890000(MANÔMETRO PARA
VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL
BAV ORG.209),aperte as abraçadeiras de
modo a possibilitar a vedação do sistema de alimentação.
- Ligue novamente
a bomba de combustível, abra a
váIvula de passagem do dispositivo 1895890000, coloque
o motor em funcionamento e controle os valores
de pressão especificado para o modelo.
- Após o controle,
desligue o dispositivo do veículo
controlado e efetue novamente a ligação do sistema
de alimentação.