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Está localizada abaixo do porta-luvas. Para removê-la retirar as quatro fixações com uma chave canhão de 10mm, soltando consequentemente o cabo massa fixado no suporte da central. Logo após, desfazer a conexão elétrica.



Localizado no corpo de borboleta, controla a marcha lenta a partir de comandos eletrônicos, partidos da central de injeção.

Remoção:
remova as fixações indicadas, mediante chave TORX.

Recolocação:
seguir o processo inverso, substituindo também o O'ring de vedação. Após colocação, voltar o motor de passo à posição inicial ligando e desligando a chave de ignição por 20 vezes.



Montado no corpo de borboleta, é encaixado no eixo da borboleta aceleradora. Com a variação da posição da borboleta, o sensor envia sinal à central de injeção, reconhecendo o ângulo de abertura da borboleta aceleradora.




O Tempra l6V - G7 possui ignição estática, caracterizada pela ausência do distribuidor, possui duas bobinas de alta tensão (uma para cada dois cilindros).

Remoção:
- soltar os dois cabos de alta tensão (A) e desligar o conector elétrico (B);
- remover os quatro parafusos de fixação no suporte, mediante uma chave de fenda.

Recolocação:
- seguir processo inverso.

Especificações técnicas:

- bobina tipo BAE 800 AK;
- resistência do enrolamento primário:495 a 605 miliOhms (medidos nos terminais (+) e (-);
- resistência do enrolamento secundário: 6,66 a 8,14 KiloOhms (medido nos terminais de saída);
- tensão de saída: 15 a 20 kV;
- tensão de alimentação: 12 Vc.c.



ATÉ CHASSI 9122860
Posicione o motor em pms (1° ou 4° cilindro), utilizando a ferramenta A-33110. Nesta condição o centro do sensor de rotação deverá estar alinhado com o início do 20°dente da roda fônica, (conforme ilustração), caso isso não ocorra efetuar a regulagem soltando e deslocando o sensor.

OBS.: mantendo o motor na condição anterior, a folga entre o sensor e o dente deve ser de O,4 a 1,0mm.

A PARTIR DO CHASSI 9122861


Informamos que, a fim de facilitar o correto posicionamento, os veículos a partir do chassi 9122861, possuem nova roda fônica com o n° de desenho 50005405, com alteração no posicionamento da marca, antes localizada na entrada do 20° dente (fig. 1) e agora na saída do 20° dente, (fig 2). (Próxima figura)

Para a nova roda fônica, o correto posicionamento do sensor de rotação e PMS consiste em, após colocar o 1°ou 4° cilindro em PMS, alinhar o centro do sensor com a marca existente na roda fônica, sendo que a folga entre o sensor e o dente deve ser de 0,4 a 1,0 mm.

Para os veículos SPI e 16V recomendamos que em casos de substituição da roda fônica, seja utilizada a nova peça n° 50005405. Lembramos que a nova roda fônica não é intercambiável com a peça n 7760061 utilizada nos motores 2000 TURBO.





VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO DE FUNCIONAMENTO

- Adaptadores A-95890/3 para os tubos de envio.



- Retire a pressão residual do tubo de alimentação de combustível, para tal desconecte a bomba de alimentação e coloque o motor em funcionamento até haver a parada por falta de combustível. Desconecte a mangueira do tubo de distribuição instalando os adaptadores.



- Instale o dispositivo 1895890000(MANÔMETRO PARA VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL BAV ORG.209),aperte as abraçadeiras de modo a possibilitar a vedação do sistema de alimentação.

- Ligue novamente a bomba de combustível, abra a váIvula de passagem do dispositivo 1895890000, coloque o motor em funcionamento e controle os valores de pressão especificado para o modelo.
- Após o controle, desligue o dispositivo do veículo controlado e efetue novamente a ligação do sistema de alimentação.