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REMOÇÃO
Remover o conector do chicote elétrico
Remover os parafusos de fixação do debímetro.
Soltar as braçadeiras das mangueiras de ar.
Remover o debímetro.

RECOLOCAÇÃO
Seguir o processo inverso.

SENSOR DE TEMPERATURA - AR ASPIRADO

Localizado no debímetro.
Deve-se substituir o debímetro completo quando necessário.



Localizado na parede de serviço, comanda a central eletrônica e a bomba de combustível.

A- Relé da bomba de combustível.
B- Relé da central eletrônica.
C-Fusíveis (eletrobomba, sonda lambda e sistema de injeção).



REMOÇÃO
Desconectar o cabo massa da bateria.
Soltar o conector da central eletrônica.
Soltar todas as presilhas e braçadeiras envolvidas no chicote, soltando seus conectores.
Remover os suportes dos relés.
Deslocar o terminal positivo da caixa de derivação na parede de serviço.
Remover o chicote.

RECOLOCAÇÃO
Seguir processo inverso, observando a perfeita vedação na passagem do chicote no vão do motor para o interior do veículo.



REMOÇÃO
Desconectar o chicote elétrico da sonda.
Remover a sonda.

RECOLOCAÇÃO
Seguir o processo inverso, aplicando um torque de 5,0 à 6,0 Nm.



REMOÇÃO
Desconectar o chicote elétrico.
Remover o Sensor.

RECOLOCAÇÃO
Seguir processo inverso, aplicando um torque de 3,7 Nm.



REMOÇÃO
Desconectar o chicote elétrico
Remover o Sensor.

RECOLOCAÇÃO
Seguir processo inverso, aplicando um torque de 3,2 Nm.



REMOÇÃO
Soltar os conectores elétricos
Soltar a fixação da bobina em seu suporte.
Remover a bobina.

RECOLOCAÇÃO
Seguir processo inverso.



Funciona como um By-Pass entre a borboleta de aceleração, sendo comandada pela central eletrônica, otimizando quando necessário, a quantidade de ar nos períodos em que o veículo se encontra com motor frio ou quando do acionamento do ar condicionado.
Trata-se de um Atuador com um motor de corrente contínua síncrono, controlado pela central a uma frequência de 1OOHZ.

REMOÇÃO
Soltar o conector do chicote.
Soltar as mangueiras de ar.
Soltar as braçadeiras.
Remover o Atuador.

RECOLOCAÇÃO
Seguir processo inverso.



REMOÇÃO
Remover a proteção plástica das correias.
Remover o parafuso de fixação do Sensor.
Deslocar o Sensor e soltar a presilha do chicote.
Soltar o conector do chicote.
Remover o Sensor.

RECOLOCAÇÃO
Seguir processo inverso.
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OBS.: A folga entre o sensor e a roda fônica deve ser de 1 +/- 0,5 mm.
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Posicione o motor em fase.
Colocar o motor em P.M.S. utilizando a ferramenta A-33110.

Retire o sensor de rotação do suporte.



Colocar a ferramenta A-95116 no suporte, fixando-a na mesma posição do sensor, de modo que as referências da roda fônica/ferramenta fiquem alinhadas.



Apertar os parafusos de fixação do suporte com o cuidado de manter a ferramenta sempre apoiada contra a roda fônica.



Retirar a ferramenta, posicionando novamente o sensor no suporte.

Após a fixação do sensor, verificar com espessímetro a folga existente entre este e a roda fônica, que deverá estar compreendida entre 0,4 e 0,9 mm.