A PARTIR DO CHASSI
9122861
Informamos que, a
fim de facilitar o correto posicionamento, os veículos a partir do chassi
9122861, possuem nova roda fônica com o n° de desenho 50005405, com alteração
no posicionamento da marca, antes localizada na entrada do 20° dente (fig.
1) e agora na saída do 20° dente, (fig 2). (Próxima figura)
Para a nova roda fônica,
o correto posicionamento do sensor de rotação e PMS consiste
em, após colocar o 1°ou 4° cilindro em PMS, alinhar o centro do sensor
com a marca existente
na roda fônica, sendo que a folga entre o sensor e o dente deve
ser de 0,4 a 1,0 mm.
Para os veículos SPI
e 16V recomendamos que em casos de substituição da roda fônica,
seja utilizada a nova peça n° 50005405. Lembramos que a nova roda fônica
não é intercambiável
com a peça n 7760061 utilizada nos motores 2000 TURBO.
Disposição no vão
do motor dos principais componentes
do sistema de ignição/injeção G7 - SPI.
1. Sensor de pressão absoluta
2. Eletroinjetor
3. Sensor de temperatura do ar
4. Motor de passo
5. Sensor de posição da borboleta
6. Sensor de detonação
7. Eletroválvula interceptadora dos vapores
8. Sensor de rotação e PMS
9. Sensor de temperatura da água
10. Bobinas de ignição
REMOÇÃO
Soltar
a conexão do blow-by (A).
Retirar os parafusos de fixação da tomada de ar
Remover a tomada de
ar
Desconectar
as conexões de circulação de água no corpo
de borboleta (A e B) e o tubo de ligação do sensor
de pressão absoluta (C).
Soltar as abraçadeiras
de fixação das conexões de entrada
e saída de combustível (D e E). Durante a desmontagem,
direcionar a tubulação para um recipiente
contenedor de combustível.
Retirar os parafusos
de fixação do corpo de borboleta no
coletor de admissão.
Utilizar chave ALLEN 5 mm.
Retirar o corpo de borboleta
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OBS: tenha o cuidado
de não deixar cair arruelas ou
parafusos dentro das conexões do coletor de admissão.
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REMOÇÃO
Siga
os procedimentos descritos para remoção do corpo
de borboleta.
Utilizando a ferramenta
A-95140/1/2/3 (nº P & A 707
6374 - BAV 033), separar a tampa do corpo da borboleta.
Colocar a tampa do corpo de borboleta no suporte A.
Com o auxílio de uma
chave torx T20, retirar o parafuso
de fixação da trava do eletroinjetor.
Com o saca-injetor
(B), devidamente encaixado no fundo
da tampa, aplicar uma pequena pressão retirando
o injetor de combustível da tampa.
Com o injetor fora da tampa, retirar o o' ring superior.
Caso o o'ring inferior
não tenha se desprendido da tampa,
retirá-lo manualmente.
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OBS.: nunca utilize ferramentas nesta operação.
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RECOLOCAÇÃO
Umedecer
levemente o o'rings com vaselina neutra
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OBS. : na recolocação,
sempre utilizar o' rings novos,
além do parafuso e trava de fixação do eletroinjetor.
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Montar suavemente
o o'ring superior, lembrando-se de
colocá-lo de cima para baixo apoiando primeiro no
rebaixo do conector elétrico.
Após a colocação,
verificar o seu perfeito assentamento.
Montar o o'ring inferior
em seu alojamento na tampa do
corpo da borboleta.
Posicionar o injetor
de combustível de forma que o conector
do injetor fique direcionado para o regulador
de pressão.
Através de uma leve
pressão, recolocar o injetor na tampa.
Colocar a nova trava do injetor.
Aplicar pequena quantidade
de Loctite 277 na rosca do
novo parafuso.
Montar o parafuso
na tampa aplicando um torque de
18,4 a 26 kgf x cm.
Recolocar a tampa
no conjunto do corpo de borboleta.
REMOÇÃO
Siga
os mesmos procedimentos descritos para a remoção
do corpo da borboleta.
Retire o sensor de
temperatura do ar utilizando uma chave
torx T10.
RECOLOCAÇÃO
Siga
o processo inverso.
REMOÇÃO
Siga
os procedimentos descritos para remoção do corpo
de borboleta.
Com o corpo de borboleta
na bancada, remova as fixações
do sensor de posição da borboleta mediante chave
torx T20.
RECOLOCAÇÃO
Siga
o processo inverso
REMOÇÃO
Siga
os procedimentos descritos para a remoção do corpo
de borboleta.
Com o corpo de borboleta
na bancada, remova as fixações
do motor de passo mediante chave torx T20.
RECOLOCAÇÃO
Siga
o processo inverso, umedecendo o o'ring do motor
de passo com vaselina.
REMOÇÃO
Retire
o tubo de ligação ao conector de admissão.
Solte a conexão elétrica.
Retire os parafusos de fixação do sensor.
RECOLOCAÇÃO
Siga
o processo inverso.
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OBS.: não utilize
arruelas entre o sensor e bloco do
motor.
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REMOÇÃO
Solte
a conexão elétrica.
Retire o parafuso de fixação do sensor.
RECOLOCAÇÃO
Siga
o processo inverso, utilizando um torque de 2,5 kgf/m.
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OBS.: não utilize
arruelas entre o sensor e o bloco do
motor.
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REMOÇÃO
Erguer
o veículo.
Desconectar a conexão elétrica.
Utilizando uma chave
de boca de 19 mm, remover a sonda
Lamda.
RECOLOCAÇÃO
Posicionar
a ferramenta A- 60001/1 (chave de torqueamento
da Sonda Lambda).
Montar o torquímetro
na chave, aplicando o torque de 3,5
a 4,5 kgf/m.
Conectar os terminais da Sonda Lambda.
REMOÇÃO
Solte
as tubulações (A e B).
Desfaça a conexão elétrica.
Retire a eletroválvula
do suporte, deslocando-a no sentido
indicado.
RECOLOCAÇÃO
Siga o processo inverso.
Tipo: BAE 800 AK
Tensão de alimentação: 12 Vcc
Tensão de saída: 15- 20 kv
Resistência de enrolamento:
primário: 495 a 605 mili-Ohms
secundário: 6,66 a 8,14 kilo-Ohms
REMOÇÃO
Remova
as conexões elétricas e retire as fixações conforme
indicado.
RECOLOCAÇÃO
Siga
o processo inverso.
SENSOR DE TEMPERATURA
D' ÁGUA
REMOÇÃO
Desconectar
o chicote elétrico do sensor.
Remover o sensor utilizando
uma chave de boca de 19
mm.
RECOLOCAÇÃO
Operação
inversa, aplicando um torque de 0,5 kgf.
REMOÇÃO
Erguer o veículo e retirar a proteção das correias.
Soltar a conexão elétrica do sensor.
Soltar as fixações e extrair o sensor.
RECOLOCAÇÃO
Utilizando
o relógio comparador, posicionar o 1º cilindro
em P.M.S.; nesta ocasião, os sensores de rotação
e P.M.S. deverão estar posicionados na entrada so
20º dente.
A folga deverá ser de 0,4 a 1,0 mm.
REMOÇÃO
Está
localizada abaixo do porta-luvas.
Para removê-la, retirar
as quatro fixações com uma chave
canhão de 10 mm, soltando consequentemente o
cabo massa fixado no suporte da central. Logo após desfazer
a conexão elétrica.
RECOLOCAÇÃO
Siga
o processo inverso.