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Camisas dos cilindros e bloco - Controle
Controle e esquema para medição das camisas dos cilindros.
Levantar os valores máximos de ovalização, conicidade e desgaste das camisas dos cilindros. Inspecionar visualmente todas as superfícies de escorrimento.
As camisas dos cilindros são selecionadas em classes de 0,01mm:

A - B - C - D - E

NOTA: As tolerâncias admitidas para a repassagem das camisas dos cilindros são:
conicidade - diferença entre a 1ª e a 3ª medição ± 0,005 mm; ovalização - diferença entre a e b: 0,05 mm.
Em caso de repassagem, todas as camisas devem sofrer a mesma majoração.




A) Localização dos pulverizadores para resfriamento dos pistões.
O bloco está equipado com quatro pulverizadores, dois dos quais são indicados pelas setas, alimentados diretamente pelos mancais.
Estes pulverizadores servem para resfriar e lubrificar os pistões e seus respectivos pinos.

B) Seleção das camisas dos cilindros com diâmetro normal
As setas indicam as letras distintivas da classe a que pertencem os cilindros.



Tampões no Bloco - Montagem

A) A retirada dos tampões das câmaras de arrefecimento pode ser feita com um martelo normal de aço.

B) Antes da montagem dos tampões, passar vedante em suas superfícies de contato com o bloco.
Controle do plano de apoio do cabeçote mediante régua e espessímetro.

NOTA: O empenamento máximo do plano de apoio do cabeçote não deve ser superior a 0,1 mm.


Conjunto Bielas - Pistões
Desmontagem dos anéis elásticos.
Desmontagem do pino do pistão

NOTA: Os componentes, se não estiverem danificados, podem ser reutilizados, devendo, no entanto, ter o cuidado de marcar os componentes do mesmo grupo.


Pistões
Medição do diâmetro dos pistões.

Normais: selecionados em medida nominal como as camisas dos cilindros, em cinco classes de 0,01 mm:

A - B - C - D - E



De reposição, somente A - C sobre medida 0,4 mm, sem seleção de classe no diâmetro e de categoria do furo do pino.

* Número de indicação da categoria do pino do pistão
** Letra de indicação da classe a qual pertence o pistão

Letra de indicação da classe a qual pertence o pistão


Limpeza da cabeça do pistão.


Verificação da tolerância prescrita do peso dos pistões.

NOTA: As setas indicam as zonas onde deve-se retirar material para obtenção da igualdade de peso.


Controle da folga de acoplamento entre o pistão e a camisa do cilindro.


Pinos dos Pistões

A) Medição do diâmetro.
Os pinos normais são selecionados e marcados por categoria, para o acoplamento com os furos dos pistões.

B) O pino não deverá sair com facilidade.

C) O pino não encaixar-se mediante simples pressão

Condições para um correto acoplamento pino-pistão


Anéis Elasticos

A) Medição da espessura dos anéis elásticos.

B) Controle da folga de acoplamento entre os anéis elásticos e cavidades do pistão.

C) Controle e medição da folga entre as pontas dos anéis elásticos.




Bielas e Buchas das Bielas

A) Verificação da igualdade de pesos das bielas A seta indica a zona na qual é possível retirar material para obter-se a igualdade de peso das bielas.

B) Controle de alinhamento da biela.

C) Restabelecimento do alinhamento da haste da biela.

D) Desmontagem-montagem da bucha do pé da biela.

E) Repassagem da bucha colocada no pé da biela.



Biela-Pistão - Montagem do Conjunto
Acoplamento do conjunto biela-pistão.

Em caso de substituição da biela o número do cilindro ao qual pertence deve ser estampado na parte oposta das cavidades de retenção do semi-anéis.

* Número do cilindro ao qual pertence a biela.


Montagem do pino no conjunto biela-pistão.


Montagem dos anéis elásticos de retenção do pino do pistão.


Montagem e orientação dos anéis elásticos nos pistões.
Os anéis devem ser montados com a escrita "TOP" voltada para cima.
Após a montagem, orientar as extremidades dos anéis de forma que fiquem defasadas entre si; aproximadamente 120º.


Casquilhos de Bielas - Montagem
Montagem dos casquilhos de biela.

NOTA: Os casquilhos de biela são fornecidos minorados no diâmetro interno de 0,254 - 0,508 mm.
Não efetuar qualquer operação nos casquilhos. Certificar-se de que a sede da biela não esteja ovalizada. Em caso contrário, substituir a biela defeituosa. Limpar cuidadosamente as superfícies externas e as respectivas sedes no ato da montagem.


Esquema de montagem do conjunto biela-pistão e orientação no motor.

1. Zona de estampagem do número da camisa do cilindro ao qual pertence a biela.
A seta indica o sentido de rotação do motor, visto do lado do comando da distribuição.

1mm = Excentricidade do eixo do pistão.


Montagem do conjunto biela- pino- pistão na camisa do cilindro.

Lubrificar as partes necessárias antes da montagem definitiva com óleo do motor.


Aplicação do fio calibrado (plastigage) para levantamento da folga de montagem do pino da biela.


A seta indica o fio calibrado

Torqueamento, dos parafusos de fixação das capas de biela.


Verificação da folga do pino da biela mediante medidor adequado.

Lubrificar as partes necessárias com óleo de motor, antes da montagem definitiva.
Retorquear os parafusos de fixação das capas de biela.