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Distribuição - Defasagem - Tempra SW
Orientar as polias de comando das árvores da distribuição de forma que as marcas gravadas na parte traseira das polias estejam em correspondência com as marcas do reparo-traseiro e dos ressaltos dos cabeçotes superiores.

Girar a árvore de manivelas até que a marca de referência da engrenagem condutora esteja alinhada com a marca gravada na tampa dianteira.


NOTA: Verificar visualmente a cada 40.000 Km, as condições da correia dentada e substitui-la quando:

- estiver embebida de óleo ou de líquido refrigerante; - apresentar marcas de rachaduras ou dentes rompidos.
- esteja desfiada ou tenha o perfil dos dentes desgastado;

É necessário substituí-la na ocasião de intervenções assistenciais nas quais ela seja desmontada.


Montagem da correia dentada de comando das árvores da distribuição.

Montar a correia dentada, tendo o cuidado de verificar o correto acoplamento dos dentes em todas as polias dentadas.

NOTA: Durante a montagem da correia dentada, a fim de não comprometer a estrutura das fibras da própria correia, evitar de forma absoluta dobrá-la em ângulo vivo.


Correia Dentada - Reg. do Tensionamento - Tempra SW
Montar a ferramenta A-67045/1 o componente A-67045/2 e em seguida posicionar o peso a uma distância de 140 mm da haste milimetrada e travá-lo.

Aplicar a ferramenta obtida desta forma no tensor da correia, como ilustrado na figura e, agindo na articulação, orientar a haste milimetrada de forma que fique horizontal.
Colocar a correia dentada fazendo dois giros na árvore de manivelas no sentido de rotação e travar o parafuso de fixação do tensor da correia.

NOTA: Durante esta última fase, a haste milimetrada pode deslocar-se de sua posição horizontal; neste caso é necessário agir novamente na articulação, recolocando a haste milimetrada na posição original, e repetir a operação.

Montagem da ferramenta 1.860.745.100 no tensor da coreia.

Detalhe da montagem da ferramenta A-67045/2 no tensor da correia.


Torqueamento do parafuso de fixação do tensor da correia.


Montagem da bomba d’água e torqueamento dos relativos parafusos de fixação.

NOTA: As setas indicam a sedes de alojamento dos parafusos que serão montados posteriormente
enquanto é fixado o suporte no motor para bielinha.


Montagem da polia de comando das árvores de balanceamento dinâmico.

NOTA: Verificar a exata defasagem da distribuição e posicionar a polia de comando das árvores de
balanceamento dinâmico de forma que a marca de referência fique voltada para o alto.



Torqueamento do parafuso (com rosca esquerda) de fixação da polia de comando das árvores de balanceamento dinâmico.

Usar a ferramenta A-67029 de retenção do volante.


Posicionamento das árvores de balanceamento dinâmico.

A marca de referência colocada na polia da esquerda, deve ser alinhada com o ressalto localizado na bomba d’água.

A marca de referência localizada na polia da direita deve ser alinhada com a marca localizada na tampa de proteção da correia de comando das árvores de balanceamento dinâmico.


Montagem da correia de dentes duplos de comando das árvores de balanceamento dinâmico.


Correia Dent. de Dentes Duplos - Reg. Tensionamento - Tempra SW

A) Montar na ferramenta A-67045/1, o componente 1.860.745.400.
Em seguida, colocar o peso na distância de 205 mm na haste milimetrada e travá-lo.
Aplicar a ferramenta obtida desta forma, no tensor da correia, como ilustrado na figura e, agindo na articulação, orientar a haste milimetrada de forma que fique horizontal.
Colocar a correia dentada e dar giros na árvore de manivelas no sentido de rotação, e travar o parafuso de fixação da correia.

B) NOTA: Durante esta última fase, a haste milimetrada pode deslocar-se de sua posição vertical; neste caso, é necessário
agir novamente na articulação recolocando a haste na posição original e repetir a operação.
Montagem da ferramenta A-67045/1 no tensor da correia.

C) Detalhe da montagem da ferramenta 1.860.745.400 no tensor da correia.

D) Torqueamento do parafuso de fixação do tensor da correia.


A) Montagem da polia de comando da bomba d’água.

B) Torqueamento dos parafusos de fixação da polia de comando da bomba d’água.
Usar a ferramenta de retenção do volante A-67029.
Ao término da operação, retirar a ferramenta de retenção A-67029.


Montagem da tubulação da bomba d’água e torqueamento dos respectivos parafusos de fixação.

NOTA: A seta no detalhe indica o furo de alojamento do parafuso que será montado posteriormente uma vez que o mesmo fixa ao mesmo tempo a tubulação, a tampa lateral de proteção da correia, e o suporte de sustentação do cabo do sensor de giros do motor e do PMS.


A) Montagem do cárter lateral de proteção da distribuição.
NOTA: A seta indica o parafuso que deve ser apertado no torque de 2,5 daNm.

B) Montagem do suporte do motor com biela.
Apertar no torque de 2,5 daNm, os parafusos indicados pelas setas, que fixam simultaneamente
o suporte e a bomba d’água ao bloco.

C) Montagem do cárter inferior de proteção da bomba d’água.


Reparo Dianteiro - Montagem - Tempra SW
Montagem do reparo dianteiro da correia da distribuição.