Distribuição - Defasagem - Tempra SW
Orientar as polias de comando das árvores da
distribuição de forma que as marcas gravadas na
parte traseira das polias estejam em correspondência
com as marcas do reparo-traseiro e dos ressaltos dos
cabeçotes superiores.
Girar a árvore de manivelas até que a marca de
referência da engrenagem condutora esteja alinhada
com a marca gravada na tampa dianteira.
NOTA: Verificar visualmente a cada 40.000 Km, as
condições da correia dentada e substitui-la
quando:
- estiver embebida de óleo ou de líquido refrigerante;
- apresentar marcas de rachaduras ou dentes
rompidos.
- esteja desfiada ou tenha o perfil dos dentes
desgastado;
É necessário substituí-la na ocasião de intervenções
assistenciais nas quais ela seja desmontada.
Montagem da correia dentada de comando das
árvores da distribuição.
Montar a correia dentada, tendo o cuidado de
verificar o correto acoplamento dos dentes em todas
as polias dentadas.
NOTA: Durante a montagem da correia dentada, a
fim de não comprometer a estrutura das fibras
da própria correia, evitar de forma absoluta
dobrá-la em ângulo vivo.
Correia Dentada - Reg. do Tensionamento - Tempra SW
Montar a ferramenta A-67045/1 o componente
A-67045/2 e em seguida posicionar o peso a uma
distância de 140 mm da haste milimetrada e travá-lo.
Aplicar a ferramenta obtida desta forma no tensor da
correia, como ilustrado na figura e, agindo na
articulação, orientar a haste milimetrada de forma
que fique horizontal.
Colocar a correia dentada fazendo dois giros na
árvore de manivelas no sentido de rotação e travar o
parafuso de fixação do tensor da correia.
NOTA: Durante esta última fase, a haste milimetrada
pode deslocar-se de sua posição horizontal;
neste caso é necessário agir novamente na
articulação, recolocando a haste milimetrada
na posição original, e repetir a operação.
Montagem da ferramenta 1.860.745.100 no tensor da
coreia.
Detalhe da montagem da ferramenta A-67045/2 no
tensor da correia.
Torqueamento do parafuso de fixação do tensor da
correia.
Montagem da bomba d’água e torqueamento dos
relativos parafusos de fixação.
NOTA: As setas indicam a sedes de alojamento dos
parafusos que serão montados posteriormente
enquanto é fixado o suporte no motor para
bielinha.
Montagem da polia de comando das árvores de
balanceamento dinâmico.
NOTA: Verificar a exata defasagem da distribuição e
posicionar a polia de comando das árvores de
balanceamento dinâmico de forma que a
marca de referência fique voltada para o alto.
Torqueamento do parafuso (com rosca esquerda) de
fixação da polia de comando das árvores de
balanceamento dinâmico.
Usar a ferramenta A-67029 de retenção do volante.
Posicionamento das árvores de balanceamento
dinâmico.
A marca de referência colocada na polia da
esquerda, deve ser alinhada com o ressalto
localizado na bomba d’água.
A marca de referência localizada na polia da direita
deve ser alinhada com a marca localizada na tampa
de proteção da correia de comando das árvores de
balanceamento dinâmico.
Montagem da correia de dentes duplos de comando
das árvores de balanceamento dinâmico.
Correia Dent. de Dentes Duplos - Reg. Tensionamento - Tempra SW
A) Montar na ferramenta A-67045/1, o componente
1.860.745.400.
Em seguida, colocar o peso na distância de 205 mm
na haste milimetrada e travá-lo.
Aplicar a ferramenta obtida desta forma, no tensor
da correia, como ilustrado na figura e, agindo na
articulação, orientar a haste milimetrada de forma
que fique horizontal.
Colocar a correia dentada e dar giros na árvore de
manivelas no sentido de rotação, e travar o
parafuso de fixação da correia.
B) NOTA: Durante esta última fase, a haste
milimetrada pode deslocar-se de sua
posição vertical; neste caso, é necessário
agir novamente na articulação recolocando
a haste na posição original e repetir a
operação.
Montagem da ferramenta A-67045/1 no tensor da
correia.
C) Detalhe da montagem da ferramenta 1.860.745.400
no tensor da correia.
D) Torqueamento do parafuso de fixação do tensor
da correia.
A) Montagem da polia de comando da bomba d’água.
B) Torqueamento dos parafusos de fixação da polia
de comando da bomba d’água.
Usar a ferramenta de retenção do volante A-67029.
Ao término da operação, retirar a ferramenta de
retenção A-67029.
Montagem da tubulação da bomba d’água e
torqueamento dos respectivos parafusos de fixação.
NOTA: A seta no detalhe indica o furo de alojamento
do parafuso que será montado posteriormente
uma vez que o mesmo fixa ao mesmo tempo
a tubulação, a tampa lateral de proteção da
correia, e o suporte de sustentação do cabo do
sensor de giros do motor e do PMS.
A) Montagem do cárter lateral de proteção da
distribuição.
NOTA: A seta indica o parafuso que deve ser
apertado no torque de 2,5 daNm.
B) Montagem do suporte do motor com biela.
Apertar no torque de 2,5 daNm, os parafusos
indicados pelas setas, que fixam simultaneamente
o suporte e a bomba d’água ao bloco.
C) Montagem do cárter inferior de proteção da bomba
d’água.
Reparo Dianteiro - Montagem - Tempra SW
Montagem do reparo dianteiro da correia da
distribuição.