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Alimentação de Comb. - Controle Pressão - Tempra SW

Advertência
Os controles descritos a seguir devem ser feitos utilizando o Examiner com o qual é possível fazer fucionar a eletrobomba de combustível, deixando inalterada a instalação elétrica.

1ª Prova de controle do combustível
Ligações do manômetro no tubo de alimentação de combustível
- Desligar a tubulação proveniente do filtro do lado da alimentação do coletor de combustível dos injetores (ver ilustrações).
- Interpor entre a extremidade da tubulação desligada e o coletor de combustível dos injetores, o manômetro 1.895.890.000 (*) com ambos os registros
A e B na posição de abertura.

(*) Completar a ferramenta com um registro, adquirindo-o junto a um revendedor externo.


- Com auxílio do Fiat-Lancia Tester ligado à tomada (1), ativar o teste da bomba de combustível.
Quando não for disponível tal instrumento:
- Retirar o relé de comando da eletrobomba; ligar entre si os terminais 30 e 87 da base do relé mediante um cabo volante com um fusível de 10A interposto (ver figura abaixo.)
- O valor da pressão lida no manômetro deve estabilizar-se, em tais condições de prova 3 ± 0,2 bar.
- Caso a pressão resulte insuficiente ou excessiva, efetuar a prova sucessiva.


Prestar a máxima atenção ao ligar os terminais 30 e 87, uma vez que a ligação errada entre os terminais (30 e 85) poderia danificar irremediavelmente a unidade eletrônica de comando.
Se na 1ª prova (ver página anterior) o valor de pressão levantado for superior a 3 bar, é necessário:

- Desligar o tubo de retorno de combustível do regulador de pressão e substituí-lo provisoriamente por um tubo que chegue até um recipiente adequado para recolher o combustível;
- Acionar a eletrobomba (com o motor desligado, como descrito na página anterior), e em seguida ler o valor de pressão atingido no manômetro:
a. se atingir 3 bar, deve-se substituir a tubulação de retorno de combustível no reservatório porque deverá estar obstruída ou dobrada;
b. se superar 3 bar, deve-se substituir o regulador de pressão porque estará defeituoso.

2ª Prova

Verificação da pressão máxima de alimentação de combustível (ou eficiência da eletrobomba)
- fechar a alavanca A de comando do registro de combustível (na linha do manômetro ) e deixar aberta a alavanca B;
- acionar a eletrobomba com o motor desligado, como descrito anteriormente: a pressão deve atingir 4 bar e não superar 7,5 bar (calibragem da válvula de segurança da bomba);
- se a prova der resultado negativo, substituir a eletrobomba porque estará defeituosa;
- se o resultado da prova for positivo, enquanto na 1ª prova a pressão era insuficiente, substituir o regulador de pressão.

Atingida a pressão de 6,7 bar, é necessário interromper a alimentação na eletrobomba ou abrir o registro (A) para não danificar a flexibilidade da membrana do regulador de pressão.


3ª Prova
Controle da parte pneumática do regulador de pressão

Remontar o relé e colocar o motor em funcionamento em marcha lenta: deverá ser lido no manômetro um valor de pressão de aproximadamente 2,5 bar com ambas as alavancas de comando dos registros A e B na posição de abertura. Em caso contrário, o tubo de ligação do ar do regulador de pressão ao coletor de aspiração do motor estará furado, ou então o próprio regulador está defeituoso e deverá ser substituído.

4ª Prova
Controle da vedação dos eletroinjetores

Para controlar se ocorrem gotejamentos nos injetores, basta efetuar a ligação da 1ª (controle da pressão de regulagem), e em seguida acionar a eletrobomba com o motor desligado.
Atingida a pressão de regulagem, fechar a alavanca de comando do registro de combustível a montante do manômetro e ao mesmo tempo enfocar a tubulação de retorno de combustível ao reservatório; para tanto, utilizar um alicate, evitando danificar a tubulação.
Esta operação torna-se necessária entre um real vazamento dos injetores e uma vedação imperfeita da válvula de defluxo do regulador de pressão de combustível. Prosseguir a prova de vedação dos eletroinjetores como descrito a seguir:
- desligar a eletrobomba;
- observar se apenas estabilizada a pressão (ou seja, ligeiramente diminuída), permanece constante por cerca de 60 segundos.

Em caso contrário, existe um vazamento em um ou mais injetores ou em alguma conexão:
- Neste caso, fazer a retirada do coletor de combustível do coletor de aspiração, mantendo a ligação com o manômetro.
- Repetir a prova anterior deixando aberto o registro do manômetro.
- Após ter alimentado, com o motor desligado, a eletrobomba, observar visualmente se não existem gotejamentos em algum injetor ou alguma seção de ligação.

Substituir o eventual injetor gotejante e/ou restabelecer a vedação defeituosa da ligação onde ocorre o vazamento.