Alimentação de Comb. - Controle Pressão - Tempra SW
Advertência
Os controles descritos a seguir devem ser feitos
utilizando o Examiner com o qual é possível fazer
fucionar a eletrobomba de combustível, deixando
inalterada a instalação elétrica.
1ª Prova de controle do combustível
Ligações do manômetro no tubo de alimentação de
combustível
- Desligar a tubulação proveniente do filtro do lado
da alimentação do coletor de combustível dos
injetores (ver ilustrações).
- Interpor entre a extremidade da tubulação desligada
e o coletor de combustível dos injetores, o
manômetro 1.895.890.000 (*) com ambos os registros
A e B na posição de abertura.
(*) Completar a ferramenta com um registro,
adquirindo-o junto a um revendedor externo.
- Com auxílio do Fiat-Lancia Tester ligado à tomada
(1), ativar o teste da bomba de combustível.
Quando não for disponível tal instrumento:
- Retirar o relé de comando da eletrobomba; ligar
entre si os terminais 30 e 87 da base do relé
mediante um cabo volante com um fusível de 10A
interposto (ver figura abaixo.)
- O valor da pressão lida no manômetro deve
estabilizar-se, em tais condições de prova
3 ± 0,2 bar.
- Caso a pressão resulte insuficiente ou excessiva,
efetuar a prova sucessiva.
Prestar a máxima atenção ao ligar os terminais 30 e 87, uma vez que a ligação
errada entre os terminais (30 e 85) poderia danificar irremediavelmente a unidade
eletrônica de comando.
Se na 1ª prova (ver página anterior) o valor de pressão levantado for superior a
3 bar, é necessário:
- Desligar o tubo de retorno de combustível do regulador de pressão e substituí-lo
provisoriamente por um tubo que chegue até um recipiente adequado para
recolher o combustível;
- Acionar a eletrobomba (com o motor desligado, como descrito na página
anterior), e em seguida ler o valor de pressão atingido no manômetro:
a. se atingir 3 bar, deve-se substituir a tubulação de retorno de combustível no
reservatório porque deverá estar obstruída ou dobrada;
b. se superar 3 bar, deve-se substituir o regulador de pressão porque estará
defeituoso.
2ª Prova
Verificação da pressão máxima de alimentação de
combustível (ou eficiência da eletrobomba)
- fechar a alavanca A de comando do registro de
combustível (na linha do manômetro ) e deixar
aberta a alavanca B;
- acionar a eletrobomba com o motor desligado,
como descrito anteriormente: a pressão deve atingir
4 bar e não superar 7,5 bar (calibragem da válvula
de segurança da bomba);
- se a prova der resultado negativo, substituir a
eletrobomba porque estará defeituosa;
- se o resultado da prova for positivo, enquanto na
1ª prova a pressão era insuficiente, substituir o
regulador de pressão.
Atingida a pressão de 6,7 bar, é necessário
interromper a alimentação na eletrobomba ou abrir o
registro (A) para não danificar a flexibilidade da
membrana do regulador de pressão.
3ª Prova
Controle da parte pneumática do regulador de pressão
Remontar o relé e colocar o motor em funcionamento em marcha lenta: deverá ser
lido no manômetro um valor de pressão de aproximadamente 2,5 bar com ambas
as alavancas de comando dos registros A e B na posição de abertura. Em caso
contrário, o tubo de ligação do ar do regulador de pressão ao coletor de aspiração
do motor estará furado, ou então o próprio regulador está defeituoso e deverá ser
substituído.
4ª Prova
Controle da vedação dos eletroinjetores
Para controlar se ocorrem gotejamentos nos injetores, basta efetuar a ligação da
1ª (controle da pressão de regulagem), e em seguida acionar a eletrobomba com o
motor desligado.
Atingida a pressão de regulagem, fechar a alavanca de comando do registro de
combustível a montante do manômetro e ao mesmo tempo enfocar a tubulação de
retorno de combustível ao reservatório; para tanto, utilizar um alicate, evitando
danificar a tubulação.
Esta operação torna-se necessária entre um real vazamento dos injetores e uma
vedação imperfeita da válvula de defluxo do regulador de pressão de combustível.
Prosseguir a prova de vedação dos eletroinjetores como descrito a seguir:
- desligar a eletrobomba;
- observar se apenas estabilizada a pressão (ou seja, ligeiramente diminuída),
permanece constante por cerca de 60 segundos.
Em caso contrário, existe um vazamento em um ou mais injetores ou em alguma
conexão:
- Neste caso, fazer a retirada do coletor de combustível do coletor de aspiração,
mantendo a ligação com o manômetro.
- Repetir a prova anterior deixando aberto o registro do manômetro.
- Após ter alimentado, com o motor desligado, a eletrobomba, observar
visualmente se não existem gotejamentos em algum injetor ou alguma seção de
ligação.
Substituir o eventual injetor gotejante e/ou restabelecer a vedação defeituosa da
ligação onde ocorre o vazamento.