Marcha Lenta - Controle e Regulagem - Tempra SW
Antes de efetuar a regulagem da marcha lenta,
verificar o estado das tubulações de ligação entre:
- o coletor de aspiração e o sensor de pressão
absoluta;
- o regulador de pressão de combustível e o coletor
de aspiração;
- a tabulação de depressão do servofreio;
- as tabulações de ar da válvula eletromagnética de
regulagem automática da marcha lenta (V.A.E.)
A regulagem da marcha lenta do motor é efetuada
com o motor em temperatura de funcionamento, ou
seja, quando o eletroventilador do circuito de
arrefecimento entrou em funcionamento pelo menos
duas vezes.
A regulagem da marcha lenta é efetuada com o
eletroventilador desligado e sem outros utilizadores
ligados (vidro traseiro, condicionador, faróis, etc.).
Se o eletroventilador entrar em funcionamento durante a regulagem, não operar
até que se desligue completamente.
Desligar o conector da válvula eletromagnética (V.A.E.) e verificar se a marcha
lenta está entre 850 ± 30 rpm.
Se esta rotação não estiver correta, agir no parafuso de regulagem (by-pass) da
marcha lenta (2) (parafusando-o para diminuir e desparafusando-o para aumentar)
até colocá-lo no valor prescrito 850 ± 30 rpm.
Religar o conector da válvula eletromagnética de regulagem automática da
marcha lenta (V.A.E.): a rotação de funcionamento do motor deverá se auto-regular
em 850 ± 30 rpm sem oscilações de velocidade.
Sensor da Válvula Borboleta - Reg. Posic. - Tempra SW
Afrouxar os parafusos (1) que fixam o sensor ao corpo
da borboleta, girar o sensor até o fim de curso em
ambos os sentidos e aliviá-lo.
As duas molas (a interna do sensor e de retorno da
válvula borboleta), em contraposição entre si,
determinam a exata posição do sensor.
NOTA: O controle do exato posicionamento do sensor
da válvula borboleta, é realizável na fase de
dignóstico com a utilização do Fiat -Lancia
Tester.
Sensor de Pressão Absoluta - Tempra SW
Válvula V.A.E. de Controle Marcha Lenta - Tempra SW
Intervenções corretivas
Se a marcha lenta não ficar regular, fazer as seguintes operações:
- Verificar se a posição do potenciômetro da válvula borboleta e o valor do CO a
montante da descarga catalítica estão conforme os valores prescritos.
- Verificar e eliminar eventuais infiltrações de ar no coletor de aspiração (por volta
do corpo da borboleta)
- Verificar e se necessário eliminar a impregnação da válvula reguladora da
marcha lenta (V.A.E.).
- Fazer a regulagem do motor e verificar/restabelecer a eficiência da instalação de
injeção-ignição I.A.W. 4U3.P8 com o Fiat-Lancia Tester.
Não realizar intervenções na porca auto-travante colocada no pino central da
eletroválvula de regulagem da marcha lenta V.A.E.; a mesma foi utilizada para
catalizar a válvula na fábrica e, se sofrer intervenções, será variado seu
funcionamento correto.
Não intervir por nenhuma razão no parafuso anti-golpes (9) que foi calibrado para
a fluxação, durante a produção.