Funcionamento Imprimir
Marcha Lenta - Controle e Regulagem - Tempra SW

Antes de efetuar a regulagem da marcha lenta, verificar o estado das tubulações de ligação entre:
- o coletor de aspiração e o sensor de pressão absoluta;
- o regulador de pressão de combustível e o coletor de aspiração;
- a tabulação de depressão do servofreio;
- as tabulações de ar da válvula eletromagnética de regulagem automática da marcha lenta (V.A.E.)

A regulagem da marcha lenta do motor é efetuada com o motor em temperatura de funcionamento, ou seja, quando o eletroventilador do circuito de arrefecimento entrou em funcionamento pelo menos duas vezes.
A regulagem da marcha lenta é efetuada com o eletroventilador desligado e sem outros utilizadores ligados (vidro traseiro, condicionador, faróis, etc.).


Se o eletroventilador entrar em funcionamento durante a regulagem, não operar até que se desligue completamente.

Desligar o conector da válvula eletromagnética (V.A.E.) e verificar se a marcha lenta está entre 850 ± 30 rpm.
Se esta rotação não estiver correta, agir no parafuso de regulagem (by-pass) da marcha lenta (2) (parafusando-o para diminuir e desparafusando-o para aumentar) até colocá-lo no valor prescrito 850 ± 30 rpm.
Religar o conector da válvula eletromagnética de regulagem automática da marcha lenta (V.A.E.): a rotação de funcionamento do motor deverá se auto-regular em 850 ± 30 rpm sem oscilações de velocidade.

Sensor da Válvula Borboleta - Reg. Posic. - Tempra SW

Afrouxar os parafusos (1) que fixam o sensor ao corpo da borboleta, girar o sensor até o fim de curso em ambos os sentidos e aliviá-lo.
As duas molas (a interna do sensor e de retorno da válvula borboleta), em contraposição entre si, determinam a exata posição do sensor.

NOTA: O controle do exato posicionamento do sensor da válvula borboleta, é realizável na fase de dignóstico com a utilização do Fiat -Lancia Tester.


Sensor de Pressão Absoluta - Tempra SW


Válvula V.A.E. de Controle Marcha Lenta - Tempra SW
Intervenções corretivas

Se a marcha lenta não ficar regular, fazer as seguintes operações:

- Verificar se a posição do potenciômetro da válvula borboleta e o valor do CO a montante da descarga catalítica estão conforme os valores prescritos.
- Verificar e eliminar eventuais infiltrações de ar no coletor de aspiração (por volta do corpo da borboleta)
- Verificar e se necessário eliminar a impregnação da válvula reguladora da marcha lenta (V.A.E.).
- Fazer a regulagem do motor e verificar/restabelecer a eficiência da instalação de injeção-ignição I.A.W. 4U3.P8 com o Fiat-Lancia Tester.

Não realizar intervenções na porca auto-travante colocada no pino central da eletroválvula de regulagem da marcha lenta V.A.E.; a mesma foi utilizada para catalizar a válvula na fábrica e, se sofrer intervenções, será variado seu funcionamento correto.

Não intervir por nenhuma razão no parafuso anti-golpes (9) que foi calibrado para a fluxação, durante a produção.