Carburador - Componentes
Filtro de ar
REMOÇÃO
Soltar os parafusos de fixação do elemento filtrante e
o parafuso de fixação da tomada de ar (próximo à
tampa de proteção da correia dentada).
Soltar os parafusos de fixação da tomada de ar ao
carburador.
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ATENÇÃO: Remover cuidadosamente a tomada de ar,
desconectando os tubos localizados na
parte inferior da mesma, evitando-se assim, a ruptura das conexões.
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Para a recolocação, proceder de maneira inversa.
Ferramenta para regulagem da marcha lenta
Tempra 8V gasolina
Instruções de uso:
1- Certifique-se que o motor se encontra em condição
de funcionamento normal para tal deixe o eletroventilador entrar em funcionamento pelo menos
03 vezes;
2- instale no veículo um tacômetro e um aparelho de
"CO". Verifique os valores impostados para certificar-se da necessidade da regulagem;
3- soltar da chapa de sustentação o terminal de ligação do solenóide de saída de vapor da cuba;
4- com o auxílio da ferramenta A-33277 agir no parafuso de regulagem da marcha lenta, procurando
sempre obter o máximo de curso da ferramenta,
levando o giro até encostar a mesma no carburador ou no alternador, para facilitar nova pega. Efetuar esta operação até alcançar o valor de rotação estipulado para o modelo;
5- certifique-se que o valor de "CO" se encontra dentro dos valores recomendados para o modelo.
Estando fora do especificado, efetuar a regulagem do nível de "CO". Proceda como instruções
do manual de reparações;
6- após a checagem dos novos valores impostados
lacre o parafuso de mistura conforme instruções
do manual. Desconecte o tacômetro e o aparelho
de "CO";
7- instale novamente o terminal de ligação do solenóide no suporte.
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NOTA: Durante a regulagem deve-se desconsiderar
os valores lidos durante o funcionamento do
eletro-ventilador.
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Regulagem marcha lenta / Índice de CO
Antes de iniciar a operação deverá ser verificado o
seguinte:
1- Que não há vazamentos na tubulação de descarga.
A entrada adicional de oxigênio mascara o valor
indicado no display do equipamento;
2- O afogador deverá estar desacionado bem como o
sistema de ar condicionado e aquecimento interno
do habitáculo;
3- O motor deverá estar na temperatura normal de
funcionamento. Para tal faça uma rodagem com o
veículo até que o eletroventilador entre em funcionamento por pelo menos duas vezes;
4- O motor deverá estar com o avanço inicial de ignição, velas e demais componentes conforme as especificações;
5 - não deverá haver indícios de queima de óleo
(fumaça na descarga).
Após feitas estas verificações proceder da seguinte
maneira:
- colocar o analisador de CO em condições de trabalho conforme instruções dos BAV's específicos de
apresentação do equipamento e instalar a sonda na
saída do escapamento.
Para os veículos com CONVERSOR CATALíTlCO, a
sonda deverá ser instalada no adaptador com "by
pass", construído conforme BAV ORGANIZAÇÃO
COMPORTAMENTO DO PRODUTO n° 20, que deverá
estar rosqueado no lugar do parafuso existente na
tubulação de descarga entre o motor e o conversor
catalítico.
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OBS:Informações sobre o Conversor Catalítico podem
ser obtidas no BAV ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO DO PRODUTO n° 035.
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- Regular a rotação de marcha lenta de acordo com o
tipo de motor em análise, quando o motor do eletroventilador estiver desligado, atuando no parafuso de
abertura da borboleta do carburador.
- Atuar no parafuso da mistura, existente na base do
carburador até que o índice de CO indicado pelo
analisador estabilize entre 1,0 a 2,0.
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ATENÇÃO: Este índice somente poderá ser lido/registrado quando o eletroventilador estiver
desligado pois o funcionamento do mesmo
provoca um descontrole no índice de CO.
- Ao se atuar no parafuso de mistura para corrigir o índice de CO poderá haver
uma modificação na rotação de marcha lenta.
Se isto ocorrer atue novamente no parafuso de abertura da borboleta do carburador para correção da rotação e depois atue no parafuso de correção do índice de
CO.
Estas operações deverão ser efetuadas até que se tenha a rotação de marcha lenta
e o índice de CO dentro dos limites especificados.
- Após a regulagem da marcha lenta e correção do índice de CO, lacrar o parafuso da mistura com o lacre n 4387683 (cor azul).
- Logo após, ligar uma mangueira com vácuo do coletor de admissão na cápsula
de correção da marcha lenta. Verificar se a rotação está entre 1 350 ± 50 rpm.
Caso isso não ocorra, atuar no parafuso de correção da rotação de marcha lenta da
cápsula até atingir esta faixa.
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ATENÇÃO:Enunciamos a seguir algumas operações que, se executadas, provocarão danos irreparáveis ao CONVERSOR CATALÍTICO.
- Desligar um cabo de vela ou de bobina durante o funcionamento do
motor ou qualquer outro procedimento que provocar uma queima incompleta de combustível.
- Forçar o motor a iniciar o funcionamento empurrando ou rebocando o
veículo com engate simultâneo do câmbio (TRANCO).
- Desligar a chave de ignição com o veículo engrenado e em movimento.
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Dados necessários para regulagem do motor:
a) MOTOR 2000 cc - gasolina
- Avanço inicial (APMS)
- Rotação de marcha lenta
- Velas de ignição:
- Abertura dos eletrodos das velas
b) MOTOR 2OOOcc - álcool
- Avanço inicial (AMPS)
- Rotação de marcha lenta:
- Velas de ignição:
- Abertura dos eletrodos das velas:
5' (Ignição Marelli) - (c/avanço a vácuo desconectado)
850 +/-50 rpm
BPR5ES/BP5ES (NGK) - WR6DC (BOSCH)
O,7 - O,8 mm
12' - (c/avanço a vácuo desconectado)
850 +/- 50 rpm
BPR7ES/BP7ES (NGK)
O,7 - O,8 mm
Limpeza de carburadores - Ultrasom
Para utilização do aparelho de limpeza de carburadores por ultra-som, observar os
seguintes procedimentos:
01) PREPARAÇÃO E ABASTECIMENTO DO LÍQUIDO DE LIMPEZA
1.1- Prepare o líquido adicionando 1.0 litro de TITAN SU 103 para cada 7.0 litros
de água.
1.2- Coloque as partes do carburador a serem limpas na Cesta e a seguir coloque a
cesta na cuba do aparelho (para desmonte do carburador siga os procedimentos indicados no tópico PREPARAÇÃO PARA A LIMPEZA DO CARBURADOR,
descrito a seguir).
1.3- Adicione o líquido de limpeza até atingir ± 2 cm da borda da cuba.
1.4- Remova a cesta com as peças e ligue o gerador por 10 min., para a mistura do
líquido.
1.5- Ligue o aquecimento e regule o termostato para a temperatura de 7O°C.
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OBS.:
- Os procedimentos dos ítens 1.2 e 1.3 são necessários para evitar o transbordamento do líquido devendo ser seguidos toda vez em que o líquido for
substituído.
- Usar sempre a proporção de 7.1 (água/TITAN SU 103) na preparação do líquido para a limpeza de carburadores.
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02) SUBSTITUIÇÃO DO LÍQUlDO
Troque o líquido de limpeza após 06 carburadores limpos com a solução. Armazene o líquido escoado em recipientes adequados, para que após certa quantidade
possa tratá- lo e jogá-lo fora.
OBS.: Após acumular 20 litros do líquido sujo, adicione O.80 litro de ácido clorídrico a 30% para neutralização do líquido (tratamento de efluentes)para ser
lançado na rede de esgoto.
03) PREPARAÇÃO DO CARBURADOR PARA LIMPEZA
3.1- Remova o carburador do motor conforme as instruções do manual de reparações.
3.2- Remova do carburador os seguintes elementos, procedendo a avaliação dos
itens retirados conforme instruções do manual de reparações.
3.2.1- Gargulantes, respiros e tubos misturadores.
3.2.2- Bóia
3.2.3- Válvula da bóia.
3.2.4- Válvulas eletromagnéticas (solenóides) de marcha lenta, alívio de injeção,
aeração na cuba e entrada de combustível.
3.2-5- Cápsula desafogadora.
3.2.6- Cápsula de acionamento do 2°estágio (se existente)
3.2.7- Bomba de aceleração (verifique o diafragma).
3.2-8- Válvula de máxima (verifique o diafragma)
3.2.9- Agulha da marcha lenta (parafuso da mistura).
3.3- Faça uma pré-limpeza do corpo, da tampa e da base com um "pincel" com
gasolina ou querosene, principalmente nas borboletas. Utilize um pincel de
boa qualidade que não solte as cerdas.
3.4- Aplique micro óleo ( WD 40, CAR 80 ) nos eixos das borboletas e acione-as
até que o movimento seja livre.
3.5- Calce as borboletas para que permaneçam abertas.
3.6- Coloque o corpo, a tampa, a base e os componentes desmontados na cesta.
04) LIMPEZA DO CARBURADOR
4.1- Verifique se a lâmpada piloto do equipamento de ultra-som está apagada,
indicando que a temperatura ideal de trabalho (7O°C) foi atingida.
4.2- Coloque a cesta com as peças a serem limpas na cuba do tanque.
4.3- Ligue o gerador.
4.4- Aguarde 30 min., desligue o gerador, destampe o tanque e remova a cesta.
4.5- Aplique micro óleo nos eixos das borboletas e acione-as várias vezes.
4.6- Execute a montagem do carburador dispondo de novas juntas e efetue as calibragens obedecendo a tabela do manual de reparações.
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NOTA: O líquido para limpeza a ser utilizado é TITAN SU 103 produzido pela
Gessy Lever, concentrado, solúvel em água, não volátil, com elementos
inibidores da corrosão. Este produto é distribuído pelo fornecedor do equipamento de ultra-som. A Assistência Técnica é realizada pelo fabricante
nas instalações da fábrica.
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DADOS DO FORNECEDOR
CRYSROTEC - COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA.
AV. PADRE ANCHIETA, 679 - SALA 05
TEL.: (011) 445-1773
09891/420 - SÃO BERNARDO DO CAMPO - SÃO PAULO
Afrouxamento do conjunto da cápsula
INTERVENÇÃO EM CAMPO
Visando eliminar o inconveniente em referência proceder da seguinte forma:
- Remover o carburador de preferência com o motor
"frio" (temperatura ambiente).
- Retirar os parafusos de fixação do suporte que prende o conjunto da cápsula no corpo do carburador
conforme desenho:
PARAFUSOS DE FIXAÇÃO DO SUPORTE DA CÁPSULA
DO AR CONDICIONADO
Aplicar adesivo químico (Loctite 277 cor vermelho) em
quantidade adequada, obedecendo recomendações
Loctite, na rosca dos parafusos.
- Recolocar os parafusos fixando o suporte com a
cápsula, no corpo do carburador. Durante a fixação deve-se pressionar o conjunto para baixo visando eliminar folga existente entre os furos do
suporte e os parafusos, evitando assim o possível
deslocamento do suporte, comprometendo a regulagem final.
- Aplicar um torque de 0,4 a 0,5 kgm para aperto dos
parafusos.
- Remontar o carburador.
REGULAGEM
- Regular a marcha lenta e C.O.
- Regular a cápsula conforme folha 4 grupo 102- 04
deste manual.
Consumo de água do sistema de arrefecimento do motor
Tempra álcool
Intervenção em campo
Para detectar o inconveniente acima descrito, verificar se não existe nenhum vazamento nas conexões das mangueiras, junta do coletor de admissão etc...
Não sendo detectada nenhuma anomalia, proceder a verificação da estanqueidade
do carburador conforme descrito abaixo:
- Retirar o carburador.
- Reapertar os parafusos de fixação do conjunto da flange (base) no corpo do
carburador, com torque de O,25 a O,30 kgm.
- Obstruir o tubo de entrada de água da flange, para que não ocorram vazamentos
durante a realização do teste, conforme ilustração:
Tempra álcool
- Imergir o carburador em um recipiente com água.
- Aplicar ar comprimido com uma pressão de 1,5 kgf/cm², utilizando a bomba
n° A.95362 no tubo de entrada de água no corpo do carburador, durante um tempo de 10 segundos, conforme ilustração.
- Verificar a existência de vazamentos pela formação de bolhas entre a base e o
corpo.
NOTA: Na eventualidade de não constatação de vazamentos, o incoveniente não
é o carburador. Averiguar no motor outras causas.
PROCEDIMENTOS DE CORREÇÃO
- Caso seja detectado vazamento entre a base e corpo do carburador proceder da
seguinte forma:
- Desmontar a base do carburador, retirando os parafusos de fixação.
- Limpar as superfícies de vedação (superfícies de contato da flange e corpo, junta e alojamento do oring), certificando-se da ausência de sujeiras, rebarbas, resíduos líquidos, etc...
- Montar o oring n° 7076955 e a junta n° 7076051
- Montar os componentes e executar novo teste de vazamento, para comprovar a
perfeita vedação.