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Filtro de ar


REMOÇÃO

Soltar os parafusos de fixação do elemento filtrante e o parafuso de fixação da tomada de ar (próximo à tampa de proteção da correia dentada).



Soltar os parafusos de fixação da tomada de ar ao carburador.
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ATENÇÃO: Remover cuidadosamente a tomada de ar, desconectando os tubos localizados na parte inferior da mesma, evitando-se assim, a ruptura das conexões.
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Para a recolocação, proceder de maneira inversa.


Ferramenta para regulagem da marcha lenta

Tempra 8V gasolina

Instruções de uso:

1- Certifique-se que o motor se encontra em condição de funcionamento normal para tal deixe o eletroventilador entrar em funcionamento pelo menos 03 vezes;

2- instale no veículo um tacômetro e um aparelho de "CO". Verifique os valores impostados para certificar-se da necessidade da regulagem;

3- soltar da chapa de sustentação o terminal de ligação do solenóide de saída de vapor da cuba;

4- com o auxílio da ferramenta A-33277 agir no parafuso de regulagem da marcha lenta, procurando sempre obter o máximo de curso da ferramenta, levando o giro até encostar a mesma no carburador ou no alternador, para facilitar nova pega. Efetuar esta operação até alcançar o valor de rotação estipulado para o modelo;

5- certifique-se que o valor de "CO" se encontra dentro dos valores recomendados para o modelo.
Estando fora do especificado, efetuar a regulagem do nível de "CO". Proceda como instruções do manual de reparações;

6- após a checagem dos novos valores impostados lacre o parafuso de mistura conforme instruções do manual. Desconecte o tacômetro e o aparelho de "CO";

7- instale novamente o terminal de ligação do solenóide no suporte.

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NOTA: Durante a regulagem deve-se desconsiderar os valores lidos durante o funcionamento do eletro-ventilador.
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Regulagem marcha lenta / Índice de CO

Antes de iniciar a operação deverá ser verificado o seguinte:

1- Que não há vazamentos na tubulação de descarga. A entrada adicional de oxigênio mascara o valor
indicado no display do equipamento;
2- O afogador deverá estar desacionado bem como o sistema de ar condicionado e aquecimento interno
do habitáculo;
3- O motor deverá estar na temperatura normal de funcionamento. Para tal faça uma rodagem com o
veículo até que o eletroventilador entre em funcionamento por pelo menos duas vezes;
4- O motor deverá estar com o avanço inicial de ignição, velas e demais componentes conforme as especificações;
5 - não deverá haver indícios de queima de óleo (fumaça na descarga).

Após feitas estas verificações proceder da seguinte maneira:

- colocar o analisador de CO em condições de trabalho conforme instruções dos BAV's específicos de apresentação do equipamento e instalar a sonda na saída do escapamento.

Para os veículos com CONVERSOR CATALíTlCO, a sonda deverá ser instalada no adaptador com "by pass", construído conforme BAV ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO DO PRODUTO n° 20, que deverá estar rosqueado no lugar do parafuso existente na tubulação de descarga entre o motor e o conversor catalítico.

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OBS:Informações sobre o Conversor Catalítico podem ser obtidas no BAV ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO DO PRODUTO n° 035.
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- Regular a rotação de marcha lenta de acordo com o tipo de motor em análise, quando o motor do eletroventilador estiver desligado, atuando no parafuso de abertura da borboleta do carburador.
- Atuar no parafuso da mistura, existente na base do carburador até que o índice de CO indicado pelo analisador estabilize entre 1,0 a 2,0.

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ATENÇÃO: Este índice somente poderá ser lido/registrado quando o eletroventilador estiver desligado pois o funcionamento do mesmo
provoca um descontrole no índice de CO.



- Ao se atuar no parafuso de mistura para corrigir o índice de CO poderá haver uma modificação na rotação de marcha lenta.
Se isto ocorrer atue novamente no parafuso de abertura da borboleta do carburador para correção da rotação e depois atue no parafuso de correção do índice de CO.

Estas operações deverão ser efetuadas até que se tenha a rotação de marcha lenta
e o índice de CO dentro dos limites especificados.
- Após a regulagem da marcha lenta e correção do índice de CO, lacrar o parafuso da mistura com o lacre n 4387683 (cor azul).
- Logo após, ligar uma mangueira com vácuo do coletor de admissão na cápsula de correção da marcha lenta. Verificar se a rotação está entre 1 350 ± 50 rpm.
Caso isso não ocorra, atuar no parafuso de correção da rotação de marcha lenta da cápsula até atingir esta faixa.

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ATENÇÃO:Enunciamos a seguir algumas operações que, se executadas, provocarão danos irreparáveis ao CONVERSOR CATALÍTICO.

- Desligar um cabo de vela ou de bobina durante o funcionamento do motor ou qualquer outro procedimento que provocar uma queima incompleta de combustível.

- Forçar o motor a iniciar o funcionamento empurrando ou rebocando o veículo com engate simultâneo do câmbio (TRANCO).

- Desligar a chave de ignição com o veículo engrenado e em movimento.
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Dados necessários para regulagem do motor:

a) MOTOR 2000 cc - gasolina
- Avanço inicial (APMS)
- Rotação de marcha lenta
- Velas de ignição:
- Abertura dos eletrodos das velas

b) MOTOR 2OOOcc - álcool
- Avanço inicial (AMPS)
- Rotação de marcha lenta:
- Velas de ignição:
- Abertura dos eletrodos das velas:

5' (Ignição Marelli) - (c/avanço a vácuo desconectado)
850 +/-50 rpm
BPR5ES/BP5ES (NGK) - WR6DC (BOSCH)
O,7 - O,8 mm

12' - (c/avanço a vácuo desconectado)
850 +/- 50 rpm
BPR7ES/BP7ES (NGK)
O,7 - O,8 mm



Limpeza de carburadores - Ultrasom
Para utilização do aparelho de limpeza de carburadores por ultra-som, observar os seguintes procedimentos:

01) PREPARAÇÃO E ABASTECIMENTO DO LÍQUIDO DE LIMPEZA

1.1- Prepare o líquido adicionando 1.0 litro de TITAN SU 103 para cada 7.0 litros de água.
1.2- Coloque as partes do carburador a serem limpas na Cesta e a seguir coloque a cesta na cuba do aparelho (para desmonte do carburador siga os procedimentos indicados no tópico PREPARAÇÃO PARA A LIMPEZA DO CARBURADOR, descrito a seguir).
1.3- Adicione o líquido de limpeza até atingir ± 2 cm da borda da cuba.
1.4- Remova a cesta com as peças e ligue o gerador por 10 min., para a mistura do líquido.
1.5- Ligue o aquecimento e regule o termostato para a temperatura de 7O°C.

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OBS.:
- Os procedimentos dos ítens 1.2 e 1.3 são necessários para evitar o transbor
damento do líquido devendo ser seguidos toda vez em que o líquido for substituído.
- Usar sempre a proporção de 7.1 (água/TITAN SU 103) na preparação do líquido para a limpeza de carburadores.
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02) SUBSTITUIÇÃO DO LÍQUlDO

Troque o líquido de limpeza após 06 carburadores limpos com a solução. Armazene o líquido escoado em recipientes adequados, para que após certa quantidade possa tratá- lo e jogá-lo fora.

OBS.: Após acumular 20 litros do líquido sujo, adicione O.80 litro de ácido clorídrico a 30% para neutralização do líquido (tratamento de efluentes)para ser lançado na rede de esgoto.

03) PREPARAÇÃO DO CARBURADOR PARA LIMPEZA

3.1- Remova o carburador do motor conforme as instruções do manual de reparações.
3.2- Remova do carburador os seguintes elementos, procedendo a avaliação dos itens retirados conforme instruções do manual de reparações.
3.2.1- Gargulantes, respiros e tubos misturadores.
3.2.2- Bóia
3.2.3- Válvula da bóia.
3.2.4- Válvulas eletromagnéticas (solenóides) de marcha lenta, alívio de injeção, aeração na cuba e entrada de combustível.
3.2-5- Cápsula desafogadora.
3.2.6- Cápsula de acionamento do 2°estágio (se existente)
3.2.7- Bomba de aceleração (verifique o diafragma).
3.2-8- Válvula de máxima (verifique o diafragma)
3.2.9- Agulha da marcha lenta (parafuso da mistura).
3.3- Faça uma pré-limpeza do corpo, da tampa e da base com um "pincel" com gasolina ou querosene, principalmente nas borboletas. Utilize um pincel de boa qualidade que não solte as cerdas.
3.4- Aplique micro óleo ( WD 40, CAR 80 ) nos eixos das borboletas e acione-as até que o movimento seja livre.
3.5- Calce as borboletas para que permaneçam abertas.
3.6- Coloque o corpo, a tampa, a base e os componentes desmontados na cesta.

04) LIMPEZA DO CARBURADOR

4.1- Verifique se a lâmpada piloto do equipamento de ultra-som está apagada, indicando que a temperatura ideal de trabalho (7O°C) foi atingida.
4.2- Coloque a cesta com as peças a serem limpas na cuba do tanque.
4.3- Ligue o gerador.
4.4- Aguarde 30 min., desligue o gerador, destampe o tanque e remova a cesta.
4.5- Aplique micro óleo nos eixos das borboletas e acione-as várias vezes.
4.6- Execute a montagem do carburador dispondo de novas juntas e efetue as calibragens obedecendo a tabela do manual de reparações.

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NOTA: O líquido para limpeza a ser utilizado é TITAN SU 103 produzido pela Gessy Lever, concentrado, solúvel em água, não volátil, com elementos inibidores da corrosão. Este produto é distribuído pelo fornecedor do equipamento de ultra-som. A Assistência Técnica é realizada pelo fabricante nas instalações da fábrica.
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DADOS DO FORNECEDOR

CRYSROTEC - COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA.
AV. PADRE ANCHIETA, 679 - SALA 05
TEL.: (011) 445-1773
09891/420 - SÃO BERNARDO DO CAMPO - SÃO PAULO

Afrouxamento do conjunto da cápsula

INTERVENÇÃO EM CAMPO

Visando eliminar o inconveniente em referência proceder da seguinte forma:

- Remover o carburador de preferência com o motor "frio" (temperatura ambiente).

- Retirar os parafusos de fixação do suporte que prende o conjunto da cápsula no corpo do carburador conforme desenho:

PARAFUSOS DE FIXAÇÃO DO SUPORTE DA CÁPSULA DO AR CONDICIONADO

Aplicar adesivo químico (Loctite 277 cor vermelho) em quantidade adequada, obedecendo recomendações Loctite, na rosca dos parafusos.

- Recolocar os parafusos fixando o suporte com a
cápsula, no corpo do carburador. Durante a fixação deve-se pressionar o conjunto para baixo visando eliminar folga existente entre os furos do suporte e os parafusos, evitando assim o possível deslocamento do suporte, comprometendo a regulagem final.
- Aplicar um torque de 0,4 a 0,5 kgm para aperto dos parafusos.
- Remontar o carburador.

REGULAGEM

- Regular a marcha lenta e C.O.
- Regular a cápsula conforme folha 4 grupo 102- 04 deste manual.




Consumo de água do sistema de arrefecimento do motor
Tempra álcool
Intervenção em campo

Para detectar o inconveniente acima descrito, verificar se não existe nenhum vazamento nas conexões das mangueiras, junta do coletor de admissão etc...

Não sendo detectada nenhuma anomalia, proceder a verificação da estanqueidade do carburador conforme descrito abaixo:

- Retirar o carburador.

- Reapertar os parafusos de fixação do conjunto da flange (base) no corpo do carburador, com torque de O,25 a O,30 kgm.

- Obstruir o tubo de entrada de água da flange, para que não ocorram vazamentos durante a realização do teste, conforme ilustração:



Tempra álcool
- Imergir o carburador em um recipiente com água.

- Aplicar ar comprimido com uma pressão de 1,5 kgf/cm², utilizando a bomba n° A.95362 no tubo de entrada de água no corpo do carburador, durante um tempo de 10 segundos, conforme ilustração.

- Verificar a existência de vazamentos pela formação de bolhas entre a base e o corpo.


NOTA: Na eventualidade de não constatação de vazamentos, o incoveniente não é o carburador. Averiguar no motor outras causas.





PROCEDIMENTOS DE CORREÇÃO


- Caso seja detectado vazamento entre a base e corpo do carburador proceder da seguinte forma:

- Desmontar a base do carburador, retirando os parafusos de fixação.

- Limpar as superfícies de vedação (superfícies de contato da flange e corpo, junta e alojamento do oring), certificando-se da ausência de sujeiras, rebarbas, resíduos líquidos, etc...

- Montar o oring n° 7076955 e a junta n° 7076051

- Montar os componentes e executar novo teste de vazamento, para comprovar a perfeita vedação.