Emissões poluentes - Cont.concentração - Tempra SW
Procedimento para controle com analisador dos gases de descarga
Para a ligação com a instrumentação de controle, referir-se a quanto evidenciado
na figura, e em seguida proceder de acordo com a seqüência indicada:
1. Retirar a tampa ou porca situada na tubulação a montante do catalisador.
2. Ligar a sonda de um CO -Tester oportunamente calibrado.
3. Dar partida no motor e colocá-lo na temperatura de trabalho.
4. Verificar se a rotação em marcha lenta é 850 ± 30 giros/min.
5. Desligar o cabo do sinal da sonda lambda e certificar-se de que o terminal do
lado da central não está à massa.
6. Verificar se a concentração de CO e HC está compreendida no campo previsto
(ver tabela na página anterior).
Caso contrário, fazer a regulagem do CO agindo no parafuso do trimmer até
colocar o valor no campo previsto na tabela.
Procedimento de controle com o Fiat -Lancia Tester
1. Ligar, com o motor desligado, o Fiat -Lancia Tester.
2. Fazer o procedimento de colóquio entre o Tester e a central de injeção-ignição.
3. Com o motor na temperatura de trabalho, sem cargas ligadas e sonda Lambda
ligada, verificar se a rotação em marcha lenta é aquela prevista.
4. Selecionar a visualização da variável de controle Lambada.
5. Verificar se o indicador do controle Lambda no visualizador encontra-se no
interior do campo de tolerância delimitado de (+) e (-) com "OK" no centro. Caso
contrário, fazer a regulagem do CO agindo no parafuso do trimmer até colocar o
indicador de controle Lambda próximo de OK (entre o campo + e - observando
no visualizador)
Se durante a regulagem do CO a rotação de marcha lenta variar do valor prescrito,
repetir a regulagem como descrito anteriormente.
Ilustração na próxima página.
Se, embora com as várias regulagens do CO, o valor não entrar nos limites
prescritos com o parafuso do trimmer completamente acionado, é necessário
verificar:
1. o correto funcionamento da sonda Lambda, com a utilização do Fiat-Lancia
Tester;
2. a presença de infiltrações de ar na zona circunstante à sede da sonda Lambda;
3. o funcionamento do sistema de injeção-ignição (de forma particular: estado de
desgaste das velas de ignição, a pressão do combustível e o correto
funcionamento dos eletroinjetores, etc.) ;
4. o correto funcionamento do potenciômetro (trimmer) ;
5. Verificar, nas mesmas condições , se a concentração dos HC é inferior a
500 p.p.m.
Não atingindo tais valores, fazer a regulagem do motor, verificando
particularmente:
- o ângulo de avanço da ignição (correto posicionamento do sensor de giros e PMS)
- as folgas das válvulas
- a defasagem da distribuição
Ilustração na próxima página.
Controle da concentração de Co e HC na descarga
O levantamento da concentração dos óxidos de carbono (CO) e dos
hidrocarbonetos não queimados (HC) na descarga é efetuado colocando a sonda
de um tester, oportunamente calibrado, na extremidade do tubo de descarga a não
menos de 30 cm conforme na figura.
Se a forma da parte terminal do tubo de descarga não permitir a completa
introdução da sonda, é necessário adicionar um adequado tubo de prolongamento
que garanta a vedação na zona de junção.
1. Verificar se os valores das concentrações de CO e dos HC em marcha lenta são
os prescritos (ver tabela).
2. Caso o valor dos HC esteja fora dos limites prescritos, e o valor levantado
anteriormente a montante do catalisador estava correto, os parâmetros
motorísticos devem ser considerados corretos e portanto a causa da anomalia
deve ser procurada na pouca eficiência do catalisador.