Sist. recircul. gases escape (BLOW BY) - Tempra
Durante o movimento dos pistões, as superfícies de
contato, entre as paredes dos cilindros e dos anéis,
são reduzidas e somando-se as altas pressões na
câmara de combustão, uma parte dos gases produzidos na mesma, passa ao cárter.
Por outro lado, os vapores de óleo, antes de se condensarem no bloco do motor, são aspirados pelo
coletor de admissão.
O sistema de recirculação atua mediante emprego
de um separador líquido-vapor, conectado ao filtro
de ar por uma mangueira, e de uma válvula, acionada pela haste da borboleta de aceleração do carburador.
O separador divide o óleo líquido dos vapores. Estes
vapores são enviados ao filtro de ar e à válvula, por
uma mangueira e o óleo líquido, depositado nas paredes internas do separador, escoa ao cárter por outro tubo.
A válvula de aspiração é constituída por um anel,
com um canal semicircular, ligado à haste de comando da borboleta de aceleração do carburador.
O anel, denominado obturador oscilante, comunica
o duto de entrada dos gases ao coletor de admissão
dependendo da posição da borboleta.
Com o motor em marcha-lenta, a borboleta se fecha
e uma pequena parte dos gases, atravessa o orifício
calibrado da válvula e entra no coletor de admissão.
Com o motor à regime, a borboleta se abre; parte
dos gases entram pelo canal da válvula e são
aspirados pelo coletor de admissão, o restante é
aspirado diretamente pelo filtro de ar.
1. Vareta de nível de óleo
2. Tubo de condução de vapores de óleo do
separador ao carburador
3. Separador líquido/vapor de óleo
OBS: Consumo máximo de óleo previsto para o
motor 2.0 é de 800 ml / 1000 km.
NOTA: Periodicamente faz-se necessária a limpeza e
lavagem dos condutores do sistema de recirculação dos gases e vapores (Blow-By), do
carburador com a respectiva válvula de aspiração e da escova anti-chamas.