Bomba de óleo
Para remover a bomba de óleo, deverão ser removidas todas as correias, a polia do motor e a engrenagem da árvore de manivelas.
A bomba de óleo encontra-se na tampa dianteira do
motor.
Remoção da bomba de óleo.
VERIFICAÇÕES
Para desmontagem e montagem da tampa da bomba
de óleo, utilizar uma ferramenta a percussão.
Desmontagem da tampa da bomba de óleo.
Controlar a folga entre a sede e a engrenagem conduzida da bomba de óleo.
A folga deverá estar entre 0,080 e 0,l 86 mm.
Controle da folga entre sede e engrenagem conduzida.
Controlar a folga entre o plano de apoio da tampa
da bomba e a face superior da engrenagem da bomba, que deverá estar entre 0,025 e 0,056 mm.
Caso a folga seja maior que o especificado,substituir
a bomba de óleo.
Controle da folga entre plano e face superior da engrenagem.
Verificar se a mola da válvula de regulagem da
pressão do não está quebrada e se ainda conserva
suas características de elasticidade. A pressão da mola
deverá ser verificada através do aparelho Ap. 5049,
confrontando os dados obtidos, com os da ilustração
ao lado. A carga mínima admitida para um comprimento de 36 mm é de 73,99 N (7,55 kg).
Especificações principais a serem verificadas na mola
da válvula de pressão do óleo.
A pressão do óleo lubrificante deve ser 3,4 - 4,9 bar
(3,5 - 5,0 kg/cm,), a 471rad/s (4500 rpm), à temperatura
de 100 C- a verificação é feita com o manômetro
A.60162. Substituir o interruptor de pressão de óleo
pela conexão 2. Em seguida fixar na mesma o flexível 1 do manômetro A.60162. Ligar o motor, aguardando que o eletroventilador do veículo ligue, pelo menos, uma vez e, em seguida, verificar se a pressão
corresponde à prescrita.
1. Flexível
2. Conexão
3. Manômetro A.60162
Filtro de óleo
Devido a importância da lubrificação do motor, o filtro
de óleo deve ter excelente desempenho.
Por isto a substituição do filtro deve ser rigorosamente
efetuada nos períodos prescritos.
Para remover o filtro, utilizar a ferramenta A.60300
Antes de montar o novo filtro, lubrificar a junta de
vedação com óleo de motor e rosqueá-lo manualmente no respectivo suporte.
Quando a junta tocar a base do suporte, rosquear
mais 3/4 de volta.
Acionar o motor e verificar se não há vazamentos.
O filtro de óleo é equipado com uma válvula que permite passagem de óleo sem filtrá-lo caso o mesmo
fique obstruído.
NOTA: Substituir o filtro de óleo com o motor aquecido.