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Bomba de óleo

Para remover a bomba de óleo, deverão ser removidas todas as correias, a polia do motor e a engrenagem da árvore de manivelas.

A bomba de óleo encontra-se na tampa dianteira do motor.

Remoção da bomba de óleo.


VERIFICAÇÕES

Para desmontagem e montagem da tampa da bomba de óleo, utilizar uma ferramenta a percussão.

Desmontagem da tampa da bomba de óleo.


Controlar a folga entre a sede e a engrenagem conduzida da bomba de óleo.
A folga deverá estar entre 0,080 e 0,l 86 mm.

Controle da folga entre sede e engrenagem conduzida.



Controlar a folga entre o plano de apoio da tampa da bomba e a face superior da engrenagem da bomba, que deverá estar entre 0,025 e 0,056 mm.
Caso a folga seja maior que o especificado,substituir a bomba de óleo.

Controle da folga entre plano e face superior da engrenagem.


Verificar se a mola da válvula de regulagem da pressão do não está quebrada e se ainda conserva suas características de elasticidade. A pressão da mola deverá ser verificada através do aparelho Ap. 5049, confrontando os dados obtidos, com os da ilustração ao lado. A carga mínima admitida para um comprimento de 36 mm é de 73,99 N (7,55 kg).

Especificações principais a serem verificadas na mola da válvula de pressão do óleo.


A pressão do óleo lubrificante deve ser 3,4 - 4,9 bar (3,5 - 5,0 kg/cm,), a 471rad/s (4500 rpm), à temperatura de 100 C- a verificação é feita com o manômetro A.60162. Substituir o interruptor de pressão de óleo pela conexão 2. Em seguida fixar na mesma o flexível 1 do manômetro A.60162. Ligar o motor, aguardando que o eletroventilador do veículo ligue, pelo menos, uma vez e, em seguida, verificar se a pressão corresponde à prescrita.

1. Flexível
2. Conexão
3. Manômetro A.60162



Filtro de óleo
Devido a importância da lubrificação do motor, o filtro de óleo deve ter excelente desempenho.
Por isto a substituição do filtro deve ser rigorosamente efetuada nos períodos prescritos.

Para remover o filtro, utilizar a ferramenta A.60300

Antes de montar o novo filtro, lubrificar a junta de vedação com óleo de motor e rosqueá-lo manualmente no respectivo suporte.
Quando a junta tocar a base do suporte, rosquear mais 3/4 de volta.

Acionar o motor e verificar se não há vazamentos.

O filtro de óleo é equipado com uma válvula que permite passagem de óleo sem filtrá-lo caso o mesmo fique obstruído.

NOTA: Substituir o filtro de óleo com o motor aquecido.