Inter. termostático do eletroventilador - Troca - Tempra
1 - Remover o filtro de ar, para tal:
-- Desprender o tubo entre o filtro e a tomada de ar do carburador. Desconectar a
tomada de ar quente.
-- Desconectar a cinta de contenção do filtro.
-- Desconectar a tomada de vácuo de acionamento do thermac.
2 - Desconectar o chicote do interruptor termostático.
3 - Observar a temperatura da água. Espere resfriar se estiver quente.
4 - Com o auxílio da ferramenta A-20133 e de um cabo de força; substitua o interruptor de acionamento do eletro-ventilador, torqueando a peça substituída com
um valor de 3,5 kgm
5 - Monte as partes desmontadas em ordem inversa à desmontagem.
IMPORTANTE: Para a troca do interruptor Tempra álcool, proceder conforme instrução acima, desconsiderando o ítem 1.
Interruptor termostático - Tempra
TEMPRA MY 96
O interruptor termostático foi reposicionado e está localizado na face dianteira do radiador, lado direito.
REMOÇÃO / RECOLOCAÇÃO
1- Remover a grade frontal do radiador.
2- Remover o grupo ótico dianteiro direito, (GR.554-01)
3- Remover a sirene do alarme antifurto do suporte (A)
descolocando-a para o lado.
4- Retirar a buzina e suporte (B).
5- Desconectar o chicote (C) do interruptor.
- Observar a temperatura da água e deixar esfriar se
estiver quente.
- Mediante a chave de boca 30mm retirar o interruptor
termostático.
Para recolocação seguir o processo inverso, torqueando a peça com 3,5 Kgm.
Kit assitencial de temperatura - Com condicionador - Tempra
TEMPRA T.T. COM AR CONDICIONADO E INJEÇÃO ANTERIORES AO CHASSI 9149753
Fazer uma análise prévia de todo o sistema de arrefecimento, verificando os ítens
abaixo mencionados:
- correto funcionamento do interruptor termostático;
- correto funcionamento dos eletroventiladores (1ª e 2ª velocidade);
- Presença de vazamentos (bomba d’água, radiador, mangueiras e caixa de ar);
- obstrução do radiador.
Após a análise do sistema de arrefecimento, deverão ser substituídos os eventuais
componentes danificados e/ou defeituosos que forem encontrados, e logo a seguir,
deverá ser feita a aplicação do Kit assistencial de temperatura.
O Kit assistencial consiste em um conjunto de peças que modificam a posição do
interruptor termostático e alteram o sistema elétrico para permitir que, ao se
desligar a chave de ignição, o funcionamento dos eletroventiladores seja
interrompido.
Intervenções na parte mecânica
Estando o veículo com o motor frio, efetuar as seguintes operações:
- remover o filtro de ar;
- drenar todo o líquido do sistema de arrefecimento;
- desconectar o chicote do interruptor termostático;
- remover o interruptor termostático e aplicar em seu respectivo furo o tampão de
nº de desenho 10275040 e a arruela de nº de desenho 4085631, com um torque de
3,5 kgfm (ilustração 01).
- remover a mangueira superior do radiador e cortá-la em conformidade com as
ilustrações 02,03,04, dependendo do modelo do veículo.
- aplicar a conexão de nº de desenho 50007793 na mangueira superior do radiador
entre os cortes indicados nas figuras 02, 03 e 04. Colocar as abraçadeiras de nº
de desenho 13387970, fixando previamente o interruptor termostático retirado do
veículo com um torque de 3,5 kgfm;
- remontar a mangueira superior do radiador com a conexão aplicada.
Finalmente, executar o enchimento do sistema de arrefecimento com 50% de água
+ 50% de PARAFLU ECOTECH e efetuar a sangria do sistema para eliminar as
eventuais bolhas de ar presentes no circuito.
Sistema elétrico - Intervenções - Tempra
O sistema elétrico do veículo deverá sofrer as alterações descritas a seguir:
- instalar o relé de 50A (peça 07) na base porta-relés do chicote 50007976 (peça05)
e fixá-la no suporte para relés, localizado abaixo da caixa porta-fusíveis;
- remover as fixações da caixa porta-fusíveis e puxá-la para a frente, de modo a
ter acesso à sua parte traseira.
A ligação do chicote do relé de 50 A deverá ser feita da seguinte maneira:
- ligar uma via do Terminal 86 (2 vias, cabo vermelho) na alimentação + 15
(positivo sob chave) do fusível 17 (serviços) mediante conector electro-tape
(peça 08);
- ligar a massa o terminal 85 do relé de cabo preto, utilizando o cabo massa da
central das travas elétricas.
Aplicar conector electro-tape (peça 08);
- transferir para o vão do motor o restante dos cabos (terminais 30, 87 e 86 2ª via),
utilizando o orifício de passagem do chicote da caixa de ar condicionado
localizado atrás da caixa porta-fusíveis. Para facilitar a passagem do chicote,
retirar a moldura plástica que recobre o mecanismo do limpador de pára-brisa e o
reservatório do mesmo;
- conduzir o chicote para o vão do motor utilizando a passagem da tubulação de
gás do ar condicionado, localizada na parede de serviço. O chicote deverá
passar por debaixo do suporte da bateria, até a unidade de comando do ar
condicionado, onde deverá ser ligado o restante dos cabos;
- ligar o terminal 86 do relé (cabo vermelho com terminal aplicado) no pino 1 do
conector de 7 vias da unidade de comando do ar condicionado. Para isto, retirar o
terminal anterior, cortando-o e isolando-oposteriormente;
- soltar a porca de fixação dos terminais olhais na unidade de comando do ar
condicionado, retirando o cabo cinza ali instalado, cortando o olhal e aplicando o
terminal, conector e luva que acompanha o kit e conectá-la com o cabo cinza
(terminal 87 do relé);
- ligar na unidade de comando do ar condicionado o terminal 30 (cabo azul) com
olhal, na porca de fixação, substituindo o cabo cinza anteriormente retirado.
Obs.: quando o interruptor termostático for reposicionado, deverá ser usado como
extensão o chicote complementar nº 7527401. Nestes casos, cortar o conector do
interruptor termostático no chicote e aplicar o conector e terminais que
acompanham este chicote (peça 09).
No final da instalação do kit, o eletroventilador deverá funcionar somente quando
a chave de ignição estiver ligada.
CODIFICAÇÃO DE GARANTIA HÍBRIDA
Tipo de garantia: 0,5
Código de mão-de-obra: 1088Y00
Código de local: 104.09.320
Código de inconveniente: 01
Tempo de mão-de-obra:1.0
SIGI
Tipo de garantia: A 02
Código de mão-de-obra: 1048A10 (0.30)
1088E24 (0.40)
1088D14 (0.20)
1088E00 (0.10)
Código local: 1088E24-1-AC
Kit assitencial de temperatura - Sem condicionador - Tempra
TEMPRA T.T COM INJEÇÃO ELETRÔNICA E SEM AR CONDICIONADO
Deverão ser feitas as seguintes intervenções nos veículos Tempra sem ar
condicionado quando da instalação do Kit assistencial de temperatura.
Depois de realizar o reposicionamento do interruptor termostático e a instalação do
complemento do chicote, a parte elétrica do veículo deverá sofrer alterações
conforme a ilustração e a sequência descritas
Bomba d'água - Tempra
DESMONTAGEM
Para desmontagem da bomba d'água, atuar nos
parafusos indicados.
NOTA: Na remontarem apertar os parafusos de fixação da bomba com um torque de 23 NM ( 2,4
kgm).
A folga entre o rotor e a carcaça da bomba deverá
estar entre O,8 a 1,0 mm.
Verificação da folga entre o rotor e a carcaça da bomba.
Válvula termostática - Tempra
A válvula termostática encontra-se na parte superior
traseira do cabeçote.
Para desmontagem remover a conexão.
Logo após remover a válvula.
Sist. circulação d'água no coletor admissão - Tempra
Do chassi 9000001 até 9011968
O líquido de arrefecimento é enviado através da
bomba d'água para o cabeçote do motor. Após circular pelo cabeçote, é enviado ao coletor de admissão
através de dutos internos que ligam o cabeçote ao
mesmo. Em seguida é enviada através de um tubo de
borracha ao tubo de entrada d'água na bomba, sendo
assim reiniciado o circuito.
Do chassi 9011969 em diante
O líquido de arrefecimento é enviado através da bomba d'água para o cabeçote do motor. Após circular
pelo cabeçote, é enviado ao coletor de admissão
através de um tubo de borracha pois FORAM ELIMINADOS OS DUTOS INTERNOS QUE LIGAVAM O CA-
BEÇOTE AO COLETOR. Após circular pelo coletor, o
líquido é enviado ao tubo de entrada d'água na
bomba, através de outro tubo de borracha e é reiniciado o circuito.