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Inter. termostático do eletroventilador - Troca - Tempra

1 - Remover o filtro de ar, para tal:

-- Desprender o tubo entre o filtro e a tomada de ar do carburador. Desconectar a tomada de ar quente.

-- Desconectar a cinta de contenção do filtro.

-- Desconectar a tomada de vácuo de acionamento do thermac.

2 - Desconectar o chicote do interruptor termostático.

3 - Observar a temperatura da água. Espere resfriar se estiver quente.

4 - Com o auxílio da ferramenta A-20133 e de um cabo de força; substitua o interruptor de acionamento do eletro-ventilador, torqueando a peça substituída com um valor de 3,5 kgm

5 - Monte as partes desmontadas em ordem inversa à desmontagem.

IMPORTANTE: Para a troca do interruptor Tempra álcool, proceder conforme instrução acima, desconsiderando o ítem 1.


Interruptor termostático - Tempra
TEMPRA MY 96

O interruptor termostático foi reposicionado e está localizado na face dianteira do radiador, lado direito.


REMOÇÃO / RECOLOCAÇÃO

1- Remover a grade frontal do radiador.
2- Remover o grupo ótico dianteiro direito, (GR.554-01)
3- Remover a sirene do alarme antifurto do suporte (A) descolocando-a para o lado.
4- Retirar a buzina e suporte (B).
5- Desconectar o chicote (C) do interruptor.


- Observar a temperatura da água e deixar esfriar se estiver quente.

- Mediante a chave de boca 30mm retirar o interruptor termostático.

Para recolocação seguir o processo inverso, torqueando a peça com 3,5 Kgm.


Kit assitencial de temperatura - Com condicionador - Tempra
TEMPRA T.T. COM AR CONDICIONADO E INJEÇÃO ANTERIORES AO CHASSI 9149753
Fazer uma análise prévia de todo o sistema de arrefecimento, verificando os ítens abaixo mencionados:

- correto funcionamento do interruptor termostático;
- correto funcionamento dos eletroventiladores (1ª e 2ª velocidade);
- Presença de vazamentos (bomba d’água, radiador, mangueiras e caixa de ar);
- obstrução do radiador.

Após a análise do sistema de arrefecimento, deverão ser substituídos os eventuais componentes danificados e/ou defeituosos que forem encontrados, e logo a seguir, deverá ser feita a aplicação do Kit assistencial de temperatura.

O Kit assistencial consiste em um conjunto de peças que modificam a posição do interruptor termostático e alteram o sistema elétrico para permitir que, ao se desligar a chave de ignição, o funcionamento dos eletroventiladores seja interrompido.







Intervenções na parte mecânica

Estando o veículo com o motor frio, efetuar as seguintes operações:
- remover o filtro de ar;
- drenar todo o líquido do sistema de arrefecimento;
- desconectar o chicote do interruptor termostático;
- remover o interruptor termostático e aplicar em seu respectivo furo o tampão de nº de desenho 10275040 e a arruela de nº de desenho 4085631, com um torque de 3,5 kgfm (ilustração 01).



- remover a mangueira superior do radiador e cortá-la em conformidade com as ilustrações 02,03,04, dependendo do modelo do veículo.



- aplicar a conexão de nº de desenho 50007793 na mangueira superior do radiador entre os cortes indicados nas figuras 02, 03 e 04. Colocar as abraçadeiras de nº de desenho 13387970, fixando previamente o interruptor termostático retirado do veículo com um torque de 3,5 kgfm;

- remontar a mangueira superior do radiador com a conexão aplicada.

Finalmente, executar o enchimento do sistema de arrefecimento com 50% de água + 50% de PARAFLU ECOTECH e efetuar a sangria do sistema para eliminar as eventuais bolhas de ar presentes no circuito.



Sistema elétrico - Intervenções - Tempra
O sistema elétrico do veículo deverá sofrer as alterações descritas a seguir:

- instalar o relé de 50A (peça 07) na base porta-relés do chicote 50007976 (peça05) e fixá-la no suporte para relés, localizado abaixo da caixa porta-fusíveis;

- remover as fixações da caixa porta-fusíveis e puxá-la para a frente, de modo a ter acesso à sua parte traseira.

A ligação do chicote do relé de 50 A deverá ser feita da seguinte maneira:

- ligar uma via do Terminal 86 (2 vias, cabo vermelho) na alimentação + 15 (positivo sob chave) do fusível 17 (serviços) mediante conector electro-tape (peça 08);

- ligar a massa o terminal 85 do relé de cabo preto, utilizando o cabo massa da central das travas elétricas.
Aplicar conector electro-tape (peça 08);

- transferir para o vão do motor o restante dos cabos (terminais 30, 87 e 86 2ª via), utilizando o orifício de passagem do chicote da caixa de ar condicionado localizado atrás da caixa porta-fusíveis. Para facilitar a passagem do chicote, retirar a moldura plástica que recobre o mecanismo do limpador de pára-brisa e o reservatório do mesmo;

- conduzir o chicote para o vão do motor utilizando a passagem da tubulação de gás do ar condicionado, localizada na parede de serviço. O chicote deverá passar por debaixo do suporte da bateria, até a unidade de comando do ar condicionado, onde deverá ser ligado o restante dos cabos;

- ligar o terminal 86 do relé (cabo vermelho com terminal aplicado) no pino 1 do conector de 7 vias da unidade de comando do ar condicionado. Para isto, retirar o terminal anterior, cortando-o e isolando-oposteriormente;

- soltar a porca de fixação dos terminais olhais na unidade de comando do ar condicionado, retirando o cabo cinza ali instalado, cortando o olhal e aplicando o terminal, conector e luva que acompanha o kit e conectá-la com o cabo cinza (terminal 87 do relé);
- ligar na unidade de comando do ar condicionado o terminal 30 (cabo azul) com olhal, na porca de fixação, substituindo o cabo cinza anteriormente retirado.

Obs.: quando o interruptor termostático for reposicionado, deverá ser usado como extensão o chicote complementar nº 7527401. Nestes casos, cortar o conector do interruptor termostático no chicote e aplicar o conector e terminais que acompanham este chicote (peça 09). No final da instalação do kit, o eletroventilador deverá funcionar somente quando a chave de ignição estiver ligada.


CODIFICAÇÃO DE GARANTIA HÍBRIDA

Tipo de garantia: 0,5
Código de mão-de-obra: 1088Y00
Código de local: 104.09.320
Código de inconveniente: 01
Tempo de mão-de-obra:1.0


SIGI

Tipo de garantia: A 02
Código de mão-de-obra: 1048A10 (0.30)
1088E24 (0.40)
1088D14 (0.20)
1088E00 (0.10)
Código local: 1088E24-1-AC



Kit assitencial de temperatura - Sem condicionador - Tempra
TEMPRA T.T COM INJEÇÃO ELETRÔNICA E SEM AR CONDICIONADO

Deverão ser feitas as seguintes intervenções nos veículos Tempra sem ar condicionado quando da instalação do Kit assistencial de temperatura.

Depois de realizar o reposicionamento do interruptor termostático e a instalação do complemento do chicote, a parte elétrica do veículo deverá sofrer alterações conforme a ilustração e a sequência descritas



Bomba d'água - Tempra
DESMONTAGEM

Para desmontagem da bomba d'água, atuar nos parafusos indicados.

NOTA: Na remontarem apertar os parafusos de fixação da bomba com um torque de 23 NM ( 2,4 kgm).



A folga entre o rotor e a carcaça da bomba deverá estar entre O,8 a 1,0 mm.

Verificação da folga entre o rotor e a carcaça da bomba.



Válvula termostática - Tempra
A válvula termostática encontra-se na parte superior traseira do cabeçote.

Para desmontagem remover a conexão.



Logo após remover a válvula.



Sist. circulação d'água no coletor admissão - Tempra
Do chassi 9000001 até 9011968

O líquido de arrefecimento é enviado através da
bomba d'água para o cabeçote do motor. Após circular pelo cabeçote, é enviado ao coletor de admissão através de dutos internos que ligam o cabeçote ao mesmo. Em seguida é enviada através de um tubo de
borracha ao tubo de entrada d'água na bomba, sendo assim reiniciado o circuito.


Do chassi 9011969 em diante

O líquido de arrefecimento é enviado através da bomba d'água para o cabeçote do motor. Após circular pelo cabeçote, é enviado ao coletor de admissão através de um tubo de borracha pois FORAM ELIMINADOS OS DUTOS INTERNOS QUE LIGAVAM O CA-
BEÇOTE AO COLETOR. Após circular pelo coletor, o líquido é enviado ao tubo de entrada d'água na bomba, através de outro tubo de borracha e é reiniciado o circuito.