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Nos motores a explosão, além das forças que agem na cabeça dos pistões, provocadas pelos gases em expansão, também agem:

- forças centrífugas de inércia, originadas das massas rotantes;
- forças de inércia alteradas de 1ª e 2ª ordem, originadas das massas dotadas de movimento alternado.

O balanceamento do motor tem o objetivo de eliminar as vibrações que tais
desequilíbrios geram durante seu funcionamento.

Os desequilíbrios produzidos pelas forças centrífugas e pelas alternadas de inércia
de 1ª ordem, são eliminadas contrabalanceando oportunamente o motor.

O desequilíbrio provocado pelas forças alternadas de inércia de 2ª ordem, nos motores a 4 cilindros em linha, geralmente não são eliminadas, mas deixa-se para os suportes do motor a função de absorvê-las parcialmente.

No entanto, neste motor foi adotado um dispositivo capaz de anular as vibrações causadas pelas forças acima citadas. O dispositivo constitui-se de duas árvores, com massa excêntrica, contra -rotantes uma em relação a outra, localizadas no bloco do motor.

O movimento das árvores de balanceamento dinâmico foi obtido mediante uma
correia especial de dentes duplos, e um conjunto de engrenagens que permitem obter uma velocidade dupla e um perfeito sincronismo em relação à árvore de manivelas.



Representação das forças alternadas de inércia de 2ª ordem e das massas balanceadoras nas principais posições de funcionamento.


Peças componentes das árvores de balanceamento dinâmico.