Nos motores a explosão, além das forças que agem na cabeça dos pistões,
provocadas pelos gases em expansão, também agem:
- forças centrífugas de inércia, originadas das massas rotantes;
- forças de inércia alteradas de 1ª e 2ª ordem, originadas das massas dotadas de
movimento alternado.
O balanceamento do motor tem o objetivo de eliminar as vibrações que tais
desequilíbrios geram durante seu funcionamento.
Os desequilíbrios produzidos pelas forças centrífugas e pelas alternadas de inércia
de 1ª ordem, são eliminadas contrabalanceando oportunamente o motor.
O desequilíbrio provocado pelas forças alternadas de inércia de 2ª ordem, nos
motores a 4 cilindros em linha, geralmente não são eliminadas, mas deixa-se para
os suportes do motor a função de absorvê-las parcialmente.
No entanto, neste motor foi adotado um dispositivo capaz de anular as vibrações
causadas pelas forças acima citadas. O dispositivo constitui-se de duas árvores,
com massa excêntrica, contra -rotantes uma em relação a outra, localizadas no
bloco do motor.
O movimento das árvores de balanceamento dinâmico foi obtido mediante uma
correia especial de dentes duplos, e um conjunto de engrenagens que permitem
obter uma velocidade dupla e um perfeito sincronismo em relação à árvore de
manivelas.
Representação das forças alternadas de inércia de 2ª
ordem e das massas balanceadoras nas principais
posições de funcionamento.
Peças componentes das árvores de balanceamento
dinâmico.