Pedal da embreagem - Tempra
Para remoção do pedal de embreagem, soltar
primeiramente o cabo do pedal. Para isso, deslocar
a trava plástica 1 para trás, desbloqueando o cabo.
Em seguida mover o pedal para cima, como indica
a seta e o cabo para trás (afrouxando-o para facilitar
a retirada). Retirar a trava de retenção existente
no eixo do lado oposto ao pedal.
Desmontagem/montagem do pedal de embreagem.
Pedal - Regulagem do curso - Tempra
-Fixar o cabo na alavanca de comando, colocando
a esfera, a arruela (com a concavidade voltada
para fora da alavanca). Prender com a porca A e
acionar o pedal de 3 a 4 vezes para permitir o assentamento.
1- Caso o veículo possua tapete de borracha sobre
o carpete, este deverá ser retirado para a execução da regulagem.
2- Utilizando uma régua graduada em milímetros,
posicioná-la no meio do pedal de embreagem e
pressioná-la contra o carpete.
3- Pressionar o pedal de embreagem certificando
que o mesmo atingiu o fim de curso.
4- Liberar em seguida o pedal de embreagem,
deixando-o na sua posição de repouso (totalmente
liberado 2).
5- Verificar que o curso "X" esteja compreendido
entre 160 e 165mm.
6- Caso a regulagem esteja correta colocar a contra-porca B, caso contrário regular novamente o curso
através da porca A, seguindo o mesmo procedimento de verificação.
D = Lubrificar com graxa, tipo ZETA Z, fornecida pela
TUTELA.
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NOTA: 0 uso de tapetes adicionais sob o pedal de embreagem reduz o seu curso útil.
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Colar da embreagem - Tempra
0 colar não deve apresentar interferência de rotação
ou rumorosidade, devendo ser substituído em caso
contrário.
- Aplicar graxa TUTELA ZETA 2 entre o rolamento
e o guia.
- Lubrificar a extremidade da árvore primária com a
graxa Unimoly R50/10 (KLUBER).
A bucha deverá ser substituída se for constatada folga excessiva no eixo do garfo.
Desmontagem/montagem da alavanca de comando da embreagem.
Na montagem da embreagem no volante do motor, acentragem do disco deve ser feita utilizando a ferramenta A.33210.
NOTA: Os parafusos de fixação da embreagem
ao volante do motor, devem ser apertados
com chave dinamométrica a um torque de
16 Nm (1,6 kgm).
1. Ferramenta A.33210
FERRAMENTA
1 - Fixar a guia do colar na ferramenta A-57016 c/
parafusos, montando o conjunto na morsa.
2 - Com o uso de uma chave de fenda, extrair o retentor defeituoso.
MONTAGEM
1 - Posicionar o retentor no punção da ferramenta
A-57016, conforme indicado na fotografia.
2 - Pressionar o retentor contra a guia do colar, fixando-o com uso de prensa hidráulica.
Obs: Dever-se-á tomar cuidado com a carga utilizada
na prensa hidráulica para a fixação do retentor, pois
um excesso de carga poderá danificar o retentor
assim como a guia.
Suporte pedais embreagem - Substituição - Tempra
TEMPRA TURBO CHASSI N° 9070506 A 9118509
Os veículos pertencentes à ilha de chassi acima
deverão ser adequados com a substituição do suporte
dos pedais e do pedal de embreagem.
Kit para reposição
Número
Suporte dos pedais + pedais de embreagem 1379
Preenchimento da S.G.
. Código de local: 33101215
. Tipo de Garantia: 05
. Incoveniente: 01
. Operação: 3330Y08
. Tempo para substituição: 2.0*
. Tempo total de substituição do suporte e pedal
Sistema embr. hidráulica - Nova numeração - Tempra
TEMPRA TURBO
Informamos nova numeração da pedaleira do Tempra
Turbo (2 e 4 portas)
Pedal de embreagem completo ............................................ 50005303
Pino de fixação do pedal de freio/embreagem ......................... 50000984
Suporte dos pedais completo .............................................. 50005315
Guia inferior p/ mola compl. do pedal de embreagem ................ 50005335
A modificação consiste em adotar uma nova pedaleira em substituição à atual,
com o objetivo de evitar deformação do conjunto e do pedal de embreagem,
provocada pela elevada carga de acionamento do pedal, prejudicando o engate.
Sangria sist.hidr. comando da embr. - Tempra
Sempre que for efetuada qualquer operação no
sistema hidráulico de comando da embreagem,
faz-se necessário efetuar a sangria, a fim de expelir
o ar do sistema.
Para tanto, conectar um tubo flexível a conexão,
localizada no cilindro auxiliar próximo ao câmbio,
cuidando de não deixar nenhuma impureza no
local. Colocar a outra extremidade em um recipiente conforme ilustração. Pressionar o pedal de
embreagem por três vezes segurando-o no fundo
no terceiro acionamento.
Com o auxílio de uma
chave de 7 mm, desapertar a conexão, para saída
de ar no circuito. Apertar novamente a conexão e
puxar com a mão o pedal de embreagem, colocando-o na posição original. Esperar alguns segundos e repetir esta operação até que pare de sair
bolhas de ar pela tubulação de sangria.
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ATENÇÃO:
- Não reutilizar o fluído recuperado
no recipiente.
- Durante o processo de sangria
manter sempre o nível do reservatório
acima do mínimo.
- Operar com atenção afim de evitar
que o fluído entre em contato com a
pintura danificando-a.
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