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Caixa de Mudanças - Tempra SW
Seqüência de operação

Colocar o veículo sobre o elevador de duas colunas. (Atenção para o correto posicionamento dos apoios sob o veículo).

Proceder do seguinte modo:

- Desligar o cabo de massa da bateria.
- Retirar a roda dianteira lado câmbio.

Montar a ferramenta para sustentação do conjunto motopropulsor. (A ferramenta A-70526 também poderá ser utilizada).



- Elevar o veículo de maneira que seja possível a extração do câmbio pela parte inferior do vão do motor.

1 - Desconectar o cabo do interruptor de marcha-à-ré.
2 - Desconectar o cabo massa do câmbio.
3 - Desconectar o cabo de embreagem do câmbio.
4 - Desconectar o cabo de velocímetro.





A) Remover os tirantes de seleção e drenar o óleo do conjunto câmbio.

B) Soltar os parafusos de fixação que prendem o braço tensor e o braço oscilante à carroceria (lado câmbio); soltar também a extremidade da barra estabilizadora no braço oscilante.

Não é necessário desmontar a suspensão do lado motor para retirada do conjunto câmbio.

C) Soltar a junta homocinética do flange. (Lado esquerdo).


A) Soltar o suporte de fixação do câmbio à carroceria a ao motor.

B) Remover suporte inferior do motopropulsor (lado câmbio).

C) Remover os parafusos e porcas de fixação do câmbio ao bloco e retirar o câmbio utilizando a ferramenta 1870600000.



A) Montar os rolamentos dianteiros das árvores primária e secundária e o imã em sua sede.

NOTA: Os rolamentos devem ser substituídos se apresentarem trincas ou sinais de desgaste excessivo.

B) Montar o conjunto da caixa do diferencial no suporte da caixa de mudanças.

C) Montar o conjunto das árvores primária e secundária, simultaneamente.


Eixos e Garfos - Tempra SW



A) Montar o eixo intermediário de marcha-à-ré.

Para montá-lo, basta inverter as operações de
desmontagem do mesmo, fornecidas anteriormente.

B) Montar, com auxílio de uma ponta imantada, os pinos de segurança em suas sedes. Em seguida montar a haste de comando de engate de 5ª marcha e marcha-à-ré, e o garfo de 3ª e 4ª marchas simultaneamente.

C) Montar a haste de comando de 3ª e 4ª marchas, posicionando o pino de segurança no eixo, antes de colocá-lo em sua sede.





A) Montar o garfo e a haste de comando de 1ª e 2ª marchas. Para facilitar a montagem, mover alternadamente a haste de comando da 3ª e 4ª marchas, como indica a seta.

B) Apertar os parafusos de fixação dos garfos nas respectivas hastes do garfo da engrenagem intermediária de marcha-à-ré.

C) Posicionar os garfos em "ponto morto" (nenhuma marcha engatada).



Engrenar apenas a 2ª marcha.

Montar na carcaça da caixa de mudanças, o conjunto da haste de seleção de marchas, invertendo a ordem das operações de desmontagem, descrita anteriormente.

Instalar a carcaça da caixa de mudanças.

Mantendo a haste de seleção de marchas para cima, como indicado na figura, verificar através da abertura do rolamento (indicada pela seta), se a alavanca de seleção de marchas se introduz na sede do garfo da 1ª e 2ª marchas.


Montada a carcaça da caixa de mudanças, instalar os parafusos de fixação da mesma ao suporte da caixa de mudanças, iniciando o aparafusamento manualmente.

Em seguida, com o auxílio de um torquímetro,
apertá-los a um torque de 2,5 kgm.

Instalar os anéis elásticos dos rolamento traseiros das árvores primária e secundária e, em seguida, instalar a placa intermediária.


Instalar o dispositivo "retém de engrenamento".