Caixa de Mudanças - Tempra SW
Seqüência de operação
Colocar o veículo sobre o elevador de duas colunas.
(Atenção para o correto posicionamento dos apoios
sob o veículo).
Proceder do seguinte modo:
- Desligar o cabo de massa da bateria.
- Retirar a roda dianteira lado câmbio.
Montar a ferramenta para sustentação do conjunto
motopropulsor. (A ferramenta A-70526 também poderá
ser utilizada).
- Elevar o veículo de maneira que seja possível a
extração do câmbio pela parte inferior do vão do
motor.
1 - Desconectar o cabo do interruptor de marcha-à-ré.
2 - Desconectar o cabo massa do câmbio.
3 - Desconectar o cabo de embreagem do câmbio.
4 - Desconectar o cabo de velocímetro.
A) Remover os tirantes de seleção e drenar o óleo do
conjunto câmbio.
B) Soltar os parafusos de fixação que prendem o
braço tensor e o braço oscilante à carroceria
(lado câmbio); soltar também a extremidade da
barra estabilizadora no braço oscilante.
Não é necessário desmontar a suspensão do lado
motor para retirada do conjunto câmbio.
C) Soltar a junta homocinética do flange. (Lado
esquerdo).
A) Soltar o suporte de fixação do câmbio à carroceria
a ao motor.
B) Remover suporte inferior do motopropulsor (lado
câmbio).
C) Remover os parafusos e porcas de fixação do
câmbio ao bloco e retirar o câmbio utilizando a
ferramenta 1870600000.
A) Montar os rolamentos dianteiros das árvores
primária e secundária e o imã em sua sede.
NOTA: Os rolamentos devem ser substituídos se
apresentarem trincas ou sinais de desgaste
excessivo.
B) Montar o conjunto da caixa do diferencial no
suporte da caixa de mudanças.
C) Montar o conjunto das árvores primária e
secundária, simultaneamente.
Eixos e Garfos - Tempra SW
A) Montar o eixo intermediário de marcha-à-ré.
Para montá-lo, basta inverter as operações de
desmontagem do mesmo, fornecidas
anteriormente.
B) Montar, com auxílio de uma ponta imantada, os
pinos de segurança em suas sedes. Em seguida
montar a haste de comando de engate de 5ª
marcha e marcha-à-ré, e o garfo de 3ª e 4ª marchas
simultaneamente.
C) Montar a haste de comando de 3ª e 4ª marchas,
posicionando o pino de segurança no eixo, antes
de colocá-lo em sua sede.
A) Montar o garfo e a haste de comando de 1ª e 2ª
marchas. Para facilitar a montagem, mover
alternadamente a haste de comando da 3ª e 4ª
marchas, como indica a seta.
B) Apertar os parafusos de fixação dos garfos nas
respectivas hastes do garfo da engrenagem
intermediária de marcha-à-ré.
C) Posicionar os garfos em "ponto morto" (nenhuma
marcha engatada).
Engrenar apenas a 2ª marcha.
Montar na carcaça da caixa de mudanças, o conjunto
da haste de seleção de marchas, invertendo a ordem
das operações de desmontagem, descrita
anteriormente.
Instalar a carcaça da caixa de mudanças.
Mantendo a haste de seleção de marchas para cima,
como indicado na figura, verificar através da abertura
do rolamento (indicada pela seta), se a alavanca de
seleção de marchas se introduz na sede do garfo da
1ª e 2ª marchas.
Montada a carcaça da caixa de mudanças, instalar os
parafusos de fixação da mesma ao suporte da caixa
de mudanças, iniciando o aparafusamento
manualmente.
Em seguida, com o auxílio de um torquímetro,
apertá-los a um torque de 2,5 kgm.
Instalar os anéis elásticos dos rolamento traseiros das
árvores primária e secundária e, em seguida, instalar
a placa intermediária.
Instalar o dispositivo "retém de engrenamento".