Cambio - Todas as versões exceto turbo
DESMONTAGEM
Utilizando um extrator a percussão e a ferramenta
A.33274, retirar a "ponteira de ligação da planetária
com a semi-árvore intermediária".
1 - Ferramenta A-33274
Retirar o pinhão de comando do velocímetro e o interruptor da luz de marcha-à-ré.
Retirar também o suporte do eixo de comando das
marchas.
1. Pinhão de comando do velocímetro.
2. Interruptor de luz de marcha-à-ré.
3. Suporte do eixo de comando das marchas.
TEMPRA MY96
Retirar o pinhão de comando do velocímetro e a luva de
fixação do cabo do inibidor de ré.
Retirar também o suporte do eixo de comando das
marchas.
1 - Pinhão de comando do velocímetro.
2 - Luva de fixação do cabo do inibidor de marcha-à-ré.
3 - Suporte do eixo de comando das marchas.
Retirar os parafusos de fixação da tampa de proteção do conjunto de 5ª marcha e, em seguida, a tampa.
Retirar o parafuso de fixação do garfo de comando
da 5ª marcha.
Descravar as porcas de fixação das árvores primária
e secundária e deslocar manualmente a luva de engate, engatando a 5ª marcha e introduzir outra marcha qualquer.
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NOTA: 0 engate simultâneo das marchas produz
o travamento das árvores secundária e primária, afim de poder afrouxar as porcas
de fixação das engrenagens da 5ª marcha.
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Antes da remoção de todo o conjunto de 5ª marcha,
já com as porcas de fixação frouxas, recolocar a luva
de engate em posição neutra afim de evitar a perda
dos roletes e/ou molas ao serem arremessados para
fora devido a força das molas de posicionamento.
Em seguida remover as porcas de fixação das engrenagens, a luva de engate, o garfo, o cubo, o anel
sincronizador e as engrenagens de 5ª marcha.
Retirar o parafuso e a placa intermediária de retenção dos rolamentos traseiros das árvores.
Desmontar os anéis elásticos de retenção dos rolamentos traseiros, da seguinte forma:
utilizando um alicate de bicos divergentes, abrir as
extremidades do anel e com uma chave de fenda,
deslocar o anel de sua sede no rolamento.
Tempra 8V a partir do n° 20900 e Tempra 16V
Retirar o dispositivo "retém de engrenamento".
Para os câmbios de 19 kgm (Tempra 8V), a partir do
n° 20900, o conjunto "retém de engrenamento" foi
modificado, passando a apresentar a mola, esfera,
tampão, e guia já incorporados em um único conjunto.
Todos os câmbios de 21 kgm (Tempra 16V) já apresentam este novo conjunto retém de engrenamento.
Retirar os parafusos de fixação da carcaça da caixa
de mudanças ao suporte da mesma (inclusive os parafusos localizados no vão da embreagem).
Retirar também o parafuso de fixação da árvore de
marcha-à-ré.
Remover a carcaça da caixa de mudanças, e durante a remoção, acionar a alavanca de comando
das marchas no sentido indicado ao lado. Se a carcaça oferecer resistência à sua remoção, fazer uma
alavanca com chave de fenda, na saliência prevista.
Retirar os parafusos de fixação dos garfos da 1ª/2ª e
3ª/4ªmarchas. Retirar as hastes de comando da 1ª/2ª,
3ª/4ª e o garfo de comando da 1ª/2ª marchas. Em seguida, retirar simultaneamente a haste de comando
da 5ª marcha e o garfo da 3ª/4ª marchas.
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OBS.: Na retirada da haste de comando da 3ª/ 4ª marchas, atentar para a existência um pino de
segurança em sua extremidade, afim de evitar
sua possível perda.
Desmontar o garfo, o eixo e a engrenagem de
marcha-à-ré. Para retirar o conjunto, puxar o eixo
para cima.
Com auxílio de uma ponta imantada, retirar os pinos
de segurança das hastes de comando de engate
das marchas.
Retirar simultaneamente o conjunto das árvores primária e secundária.
Retirar o diferencial.
Retirar o imã e eliminar eventuais resíduos ferrosos.
Utilizando um alicate de bicos divergentes, retirar a
trava do conjunto do garfo de comando da embreagem. Em seguida, retirar a alavanca de fixação
do cabo de embreagem e a bucha localizada entre o garfo e o suporte da caixa de mudanças.
OBS.: A bucha deverá ser substituída sempre que
o eixo apresentar folga excessiva.
Caso seja constatado vazamento de óleo através
da tampa dianteira da árvore primária, deverá ser
substituída a mesma.
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ATENÇÃO: Sempre que for removida a tampa
dianteira da árvore primária, proceder
assim:
- tampa montada originalmente com junta:
substituir a junta.
- tampa montada originalmente com sigilante:
montar c/ sigilante DOW CORNING R-780.
Tampas montadas originalmente com junta não poderão ser montadas com sigilante,
e vice-versa.
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Para se retirar o retentor da tampa (flange) de retenção da caixa do diferencial (lado câmbio), utilizar
a ferramenta A.33021 e para colocá-lo, utilizar a ferramenta A.33238.
Para retirar e recolocar a pista externa do rolamento cônico do diferencial (lado do câmbio), utilizar a
ferramenta A.33023.
Com a ferramenta A-33021, retirar o retentor do diferencial (lado do motor), localizado no suporte da caixa de mudanças e recolocá-lo com a ferramenta A.33238.
Para se retirar a pista externa do rolamento cônico
do diferencial, localizado no suporte da caixa de mudanças (lado do motor), utilizar a ferramenta A.33021,
e para recolocá-lo utilizar a ferramenta A.33023.
Com uma chave apropriada, retirar o parafuso tipo
"RIBE" que fixa o conjunto da haste de seleção de
marchas.
Utilizando o punção genérico, retirar o pino de fixado
da alavanca de comando das marchas.
Soltar a fixação da haste de seleção de marchas,
na parte superior da caixa de mudanças.
Ao desmontar o conjunto da haste de seleção de
marchas, atentar para a existência de uma trava
que fixa o conjunto da mola superior. Para ter acesso a trava, comprimir a mola superior através da bucha intermediária e retirar a trava com um alicate de
bicos divergentes.
Retirando-se a haste de seleção de marchas, tem-se
acesso ao dispositivo guia para introdução da marcha-à-ré.
Após a desmontagem, verificar os componentes
quanto a existência de sinais de desgaste excessivo,
deformações, etc.
Caixa de mudanças - Todas as versões exceto turbo
Instalar na caixa de mudanças, o suporte e fixar o
conjunto na coluna giratória.
Utilizando um extrator a percussão e a ferramenta
A.33274, retirar a “ponteira de ligação da planetária com
semi-árvore intermediária”.
TEMPRA MY96
Retirar o pinhão de comando do velocímetro e a luva de
fixação do cabo do inibidor de ré.
Retirar também o suporte do eixo de comando das
marchas.
1 - Pinhão de comando do velocímetro.
2 - Luva de fixação do cabo do inibidor de marcha-à-ré.
3 - Suporte do eixo de comando das marchas.
TEMPRA MY96
Retirando-se a haste de seleção de marchas, tem-se
acesso ao dispositivo guia para introdução da marcha-à-ré.
Após a desmontagem, verificar os componentes
quanto a existência de sinais de desgaste exessivo,
deformações, etc.
MONTAGEM
Montar os rolamentos dianteiros das árvores primária
e secundária e o imã em sua sede.
OBS.: Os rolamentos devem ser substituídos se
apresentarem trincas ou sinais de desgaste
excessivo.
Montar o conjunto da caixa diferencial no suporte da
caixa de mudanças.
Montar o conjunto das árvores primária e secundária,
simultaneamente.
Árvore secundária - Todas as versões exceto turbo
DESMONTAGEM
Para desmontagem do conjunto da árvore secundária, utilizar um extrator de 2 ou 3 pernas, conforme
disponibilidade.
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OBS.: 0 conjunto não deverá ser desmontado utilizando-se a prensa devido a existência de
uma trava no mesmo (item 7 na figura do
conjunto desmembrado).
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Ao prender o conjunto na morsa, não esquecer de
colocar mordentes afim de não danificar a árvore.
Retirar o espaçador das engrenagens de 3ª e 4ª marchas.
Retirar as engrenagens de 3ª e 2ª marchas.
Retirar o anel sincronizador de 2ª marcha.
Utilizando um alicate de bicos divergentes, retirar o
anel trava que prende o cubo e a engrenagem de 1ª
marcha.
Retirar todo o conjunto sincronizador e engrenagem
de 1ª marcha.
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OBS: Caso seja necessário, utilizar um extrator para retirar o conjunto sincronizador e a engrenagem de 1ª marcha. No momento da retirada fazê-lo, sempre cuidadosamente, para que
não se percam os roletes e/ou molas, ao
serem arremessados para fora devido a
força das molas de posicionamento.
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Após a desmontagem, verificar cuidadosamente os
seguintes itens:
BUCHAS E ENGRENAGENS:
Os dentes, engrenagens e flancos, assim como os
dentes do sincronizador, não devem apresentar
sinais de desgaste excessivo ou rompimento. Verificar também se as superfícies de contato das buchas e as superfícies internas das engrenagens não
apresentam ranhuras ou sinais de desgaste excessivo.
CUBO E LUVA DE ENGATE DAS MARCHAS:
Verificar se os cubos e respectivas luvas de engate
da 1ª/2ª marchas não apresentam rompimento e o
acoplamento entre ambos seja correto, sem engripamento, e não apresentam desgaste excessivo. Caso contrário, deve ser feita a substituição dos componentes.
ROLAMENTOS:
Os rolamentos deverão ser substituídos sempre que
apresentarem sinais de desgaste excessivo.
OBS.: Antes de serem montados, os componentes
deverão ser lubrificados com óleo de caixa de
mudanças.
Para montagem dos conjuntos sincronizadores, seguir
as intruções anteriores.
Para montagem do conjunto das engrenagens da árvore secundária, adotar o seguinte procedimento:
- Fixar a árvore pelo lado do pinhão, em uma morsa.
- Instalar a gaiola com os roletes da engrenagem de
1° marcha.
Instalar a engrenagem de 1ª marcha.
Montar o conjunto sincronizador de 1ª e 2ª marchas e
posicioná-lo na árvore secundária.
Instalar o anel elástico de retenção, posicionando-o
na cava existente na árvore secundária, após o cubo do sincronizador.
Instalar a gaiola com os roletes da engrenagem de
2ª marcha.
Instalar a engrenagem de 2ª marcha.
Instalar a engrenagem de 3ª marcha, tomando o cuidado de encaixar corretamente os dentes internos da
engrenagem com as estrias existentes na árvore.
Instalar o espaçador.
Instalar a engrenagem de 4ª marcha, tomando o cuidado de encaixar corretamente os dentes internos da
engrenagem com as estrias existentes na árvore.
Instalar a pista interna do rolamento traseiro, utilizando a ferramenta A.33216.
1 - Punho intercambiável A - 70007
2 - Ferramenta A-33216
SEQUÊNCIA DE MONTAGEM DA ÁRVORE PRIMÁRIA
ÁRVORE PRIMÁRIA
ATENÇÃO: Antes de serem montados, os componentes deverão ser lubrificados com
óleo de caixa de mudanças.
Para montagem dos sincronizadores, seguir instruções anteriores.
Para montagem das engrenagens na árvore primária, proceder da seguinte forma:
- Fixar a árvore, pelo lado com ponta estriada.
Instalar a gaiola com os roletes da engrenagem de 3ª
marcha.
lnstalar a engrenagem de 3ª marcha.
Instalar o conjunto sincronizador de 3ª e 4ª machas.
Instalar a pista interna do rolamento da engrenagem
de 4ª marcha.
Instalar a gaiola com os roletes da engrenagem de 4ª
marcha.
Instalar a engrenagem de 4ª marcha.
Instalar a "semi pista interna" do rolamento traseiro
da árvore primária, com a ferramenta A.33216. Instalar uma das gaiolas com as respectivas esferas e, em
seguida, posicionar a pista externa do rolamento, de
forma que o sulco externo (sede do anel trava) fique
voltado para o lado da engrenagem de 5ª marcha.
Instalar a outra gaiola com as respectivas esferas,
com a ferramenta A.33216. Posicionar a outra "semi
pista interna" do rolamento traseiro da árvore primária.
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OBS.: Antes de proceder a montagem do rolamento traseiro da árvore primária, verificar minuciosamente se não há sinais de desgaste
anormal/excessivo, superaquecimento, etc.,na
pista externa, interna e esferas do mesmo.
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1 - Ferramenta A.33216
Montar o eixo intermediário de marcha-à-ré. Para
montá-lo, basta inverter as operações de desmontagem do mesmo, fornecidas anteriormente.
Montar, com auxílio de uma ponta imantada, os pinos
de segurança em suas sedes. Em seguida, montar a
haste de comando de engate de 5ª marcha e marcha-à-ré, e o garfo de 3ª e 4ª marchas simultaneamente.
Montar a haste de comando de 3ª e 4ª marchas,
posicionando o pino de segurança no eixo, antes de
colocá-lo em sua sede.
Montar o garfo e a haste de comando de 1ª e 2ª marchas. Para facilitar a montagem, mover alternadamente a haste de comando da 3ª e 4ª marchas, como
indica a seta.
Apertar os parafusos de fixação dos garfos nas respectivas hastes do garfo da engrenagem intermediária de marcha-à-ré.
Posicionar os garfos em "ponto morto" (nenhuma
marcha engatada).
Engrenar apenas a 2ª marcha.
Montar na carcaça da caixa de mudanças, o conjunto
da haste de seleção de marchas, invertendo a ordem
das operações de desmontagem, descrita anteriormente.
Árvore primária - Todas as versões exceto turbo
DESMONTAGEM
Para desmontagem do conjunto da árvore primária, utilizar um extrator de 2 ou 3 pernas, conforme
disponibilidade ou utilizar a prensa.
Ao prender o conjunto na morsa, não se esquecer
de colocar mordentes entre a morsa e a árvore primária afim de não danificá-la (caso seja utilizado o
extrator). No caso de se utilizar a prensa, posicionar
a árvore na chapa de apoio A.55062 e aplicar a carga sobre a ponta da árvore.
ATENÇÃO: Após retirar a árvore, a separação dos
componentes do conjunto móvel deverá
ser feita cuidadosamente devido a existência de roletes no sincronizador de
3ª e 4ª marchas. Estes roletes são posicionados através de molas e poderá
ser arremessados para fora do conjunto.
Na desmontagem do eixo de marcha-à-ré, retirar
o pino que trava o conjunto, com alicate e para recolocá-lo, posicioná-lo, na mesma e bater levemente
até que este se aloje corretamente.
Para retirar a bucha da engrenagem de marcha-à-ré,
utilizar a ferramenta A-33191 e para posicioná-la em
sua sede, utilizar a ferramenta A-33191 e finalizar a
operação acertando o diâmetro interno da bucha
(depois de montada na engrenagem) com o alar-
gador genérico.
Após desmontados os conjuntos da árvore primária
e eixo de marcha-à-ré, verificar se as engrenagens
não apresentam dentes rompidos ou sinais desgaste excessivo. Em caso de veículos com muita
quilometragem, é aconselhável a substituição da árvore primária completa, além da substituição de todas as engrenagens da árvore secundária.
Verificar também se as passagens de óleo 1 da árvore estão desobstruídas.
Retirar a pista interna do rolamento dianteiro da árvore primária, sendo que a pista interna do rolamento
traseiro também será removida quando o conjunto
for levado à prensa. E para recolocar ambas, utilizar a ferramenta A.33216.
1. Punho intercambiável A.70007
2. Ferramenta A.33216
Sist. sincronização Borg Warner - Todas versões exc. turbo
Uma vez desmontado o conjunto sincronizador, realizar uma verificação minuciosa em cada componente afim de detectar sinais de desgaste anormal
e/ou excessivo. Verificar se os cubos e suas respectivas luvas de engate não apresentam deformações
nos dentes, e se o acoplamento de ambas não apresenta endurecimento.
Para desmontagem dos sincronizadores, agir da seguite forma:
a) montar um dos anéis sincronizadores e a luva de
engate no cubo, conforme figura 1 (vide verso).
b) com auxílio de uma chave de fenda fina, comprimir a mola na respectiva sede efetuando a montagem do "rolete", conforme figuras 2A e 2B (vide
verso).
c) montar o segundo anel sincronizador no conjunto, conforme figura 3 (vide verso).