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Eixo da 5ª velocidade - Tempra Turbo

Desmontagem das porcas de fixação da 5ª velocidade, desmontagem do cubo, garfo e luva de engate e engrenagens da 5ª velocidade.
Antes de retirar a porca da árvore secundária, posicione a luva de engate na posição de ponto morto, afim de evitar a perda dos roletes do sincronizador.


Desmontagem do flange de retenção dos rolamentos posteriores.


Desmontagem dos anéis elásticos de retenção dos rolamentos posteriores.
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NOTA: Para retirar os anéis elásticos de retenção dos rolamentos posteriores, alinhar as suas aberturas como mostrado na figura.
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Desmontagem da tampa das molas e esferas do dispositivo retém engrenamento das hastes de seleção das marchas.

Retirar as molas e esferas.



Desmontagem da carcaça do câmbio.

As setas indicam os parafusos a serem retiradas.


Carcaça do câmbio - Tempra Turbo

Desmontagem

Afrouxar os parafusos que fixam a bucha à carcaça do câmbio afim de desacoplar a extremidade da alavanca de comando das marchas das extremidades de engate.

Deslocar a árvore de comando das marchas no sentido indicado pela seta, e em seguida retirar a carcaça de câmbio.


Desmontagem da alavanca de engate da marcha-à-ré.


Desmontagem do parafuso de fixação do garfo de comando da 1ª e 2ª velocidades.


Desmontagem da haste e garfo de comando da 1ª e 2ª velocidades.


Desmontagem da haste e garfo de comando da 3ª e 4ª velocidades.


Desmontagem do parafuso de fixação do garfo de comando da marcha-à-ré e 5ª velocidade.


Desmontagem das hastes e garfo de comando 3ª e 4ª velocidades, marcha-à-ré e 5ª velocidade.


Desmontagem das cápsulas de segurança.


Desmontagem da árvore e engrenagem da marcha-à-ré.

Desmontagem do conjunto árvore primária e árvore secundária.


Desmontagem dos flanges de retenção da caixa do diferencial (lado câmbio e lado motor).


Desmontagem da tampa do diferencial.

As setas indicam os parafusos e as porcas a serem retirados.


Desmontagem do conjunto diferencial.

A seta indica o imã a ser retirado e limpo de eventuais resíduos ferrosos.


Desmontagem / montagem do garfo e árvore de comando do rolamento de embreagem


A bucha deve ser substituída toda vez que a árvore de comando do garfo apresentar folga excessiva.


Desmontagem / montagem da tampa da árvore primária

NOTA: A tampa completa com o retentor deve ser substituída toda vez que forem observados vazamentos de óleo do câmbio.





Controle do suporte da caixa de marchas ao motor, semi-carcaça, tampa posterior e tampa do diferencial.

A semi-carcaça, a tampa posterior, o suporte da caixa de marchas e a tampa do diferencial não devem apresentar rachaduras nas sedes dos rolamentos. As hastes não devem estar desgastadas ou danificadas. As superfícies de contato devem estar planas.

Suporte da caixa de marchas.


Semi-carcaça de câmbio


Tampa do diferencial


Tampa posterior do câmbio


Extração do rolamento posterior e engrenagem conduzida da 4ª velocidade da árvore secundária.

Ferramentas:

1840005001 e 1840005302


Desmontagem das engrenagens conduzidas da 3ª e 2ª velocidades e espaçador.


Desmontagem do anel elástico de retenção do cubo de engate da 1ª e 2ª velocidades, engrenagem da marcha-à-ré (parte externa)e engrenagem da árvore secundária, com a ferramenta 1881101000.


Extração do cubo de engate de 1ª e 2ª velocidades, engrenagem da marcha-à-ré ( parte externa ) e engrenagem da 1ª velocidade da árvore secundária.

A mesma operação de desmontagem pode ser feita na prensa.

Ferramentas: 1840005002 e 1840005306


Desmontagem do anel elástico de retenção do rolamento anterior da árvore secundária.


Extração do rolamento anterior da árvore secundária.

Ferramentas: 1846001000 e 1846017000


Árvore secundária

Quando for necessária a substituição da árvore secundária, é necessário substituir também a coroa dentada


ÁRVORE PRIMÁRIA DA DESMONTAGEM

Extração do rolamento posterior e engrenagem condutora da 4ª velocidade da árvore primária.

Ferramentas: 1840005001 e 1840005301


Extração da engrenagem condutora da 3ª velocidade e luva de engate completo com o cubo de engate da 3ª e 4ª velocidades da árvore primária.

Ferramentas: 1840005002 e 1840005303


Extração, na prensa, do rolamento anterior da árvore primária.


Ferramentas 1846001000 e 1846017000


Verificação da árvore primária.

Verificar se as engrenagens não apresentam sulcos ou desgaste excessivo nos dentes.

Em caso de rodagem elevada, é aconselhável, na ocasião de substituição da árvore primária, substituir também todas as engrenagens da árvore secundária.




CONTROLE DOS COMPONENTES DO CONJUNTO SINCRONIZADOR

O anel sincronizador não deve apresentar marcas de desgaste acentuadas ou ovalização na superfície interna.

É aconselhável substituir sempre o sincronizador quando este apresentar estas ca
racterísticas.

Verificar se nos cubos e relativas buchas de engate não existem sulcos e o desliza
mento entre as duas ocorra sem folga excessiva ou grinpamentos. Os dentes internos das luvas não devem apresentar desgaste, caso contrário, as luvas deverão ser substituídas.
Verificar as condições das molas de pressão e dos roletes e, se necessário, substituí-los.



ENGRENAGENS/BUCHAS

Os dentes das engrenagens e os dentes laterais de engate (coroa de sincronização) não devem apresentar sulcos ou desgates excessivos.
Verificar também se as superfícies internas das engrenagens não apresentam marcas de grimpamento ou desgaste anormais.

CUBOS/LUVAS

Verificar se os cubos e as relativas luvas de engate da 1° e 2° velocidades não apresentam qualquer sulco e o deslizamento entre as duas ocorra sem folga excessiva ou grimpamentos. Os dentes internos das luvas não devem apresentar desgaste, caso contrário, as luvas deverão ser substituídas.

ROLAMENTOS

Os rolamentos devem ser substituídos toda vez que apresentarem riscos, folga excessiva ou desgaste.

Lubrificar as partes que forem necessárias com óleo de câmbio, antes da montagem definitiva.

Montagem do rolamento anterior e seu respectivo anel elástico de retenção na árvore secundária.

Para a correta montagem do rolamento anterior, é necessário uso de uma ferramenta com as dimensões e a forma indicadas na figura abaixo.


Montagem do rolamento de roletes, engrenagem conduzida da 1ª velocidade e respectivo cubo da luva de engate da 1ª e 2ª velocidade.

Para a correta montagem do cubo, é necessário o uso de uma ferramenta com as dimensões e a forma indicadas na figura abaixo.


Montagem do anel elástico de retenção do cubo, molas dos roletes e luva de engate da 1ª e 2ª velocidades e engrenagem da marcha-à-ré (parte externa).


Para evitar a perda das molas e dos roletes de sincronização, é necessário posicionar a luva de engate na posição de ponto morto.

Montar os três roletes de sincronização entre as molas colocadas no cubo e as cavidades existentes na luva de engate da 1ª e 2ª velocidades, utilizando uma chave de fenda.


Montagem do anel sincronizador da 2ª velocidade e engrenagem conduzida da 2ª velocidade.


Montagem da engrenagem conduzida da 3ª velocidade e espaçador.


Montagem da engrenagem condutora da 4ª velocidade.


Montagem do rolamento posterior na árvore secundária.

Para a correta montagem do rolamento posterior, é
necessário o uso de uma ferramenta com as dimensões e a forma indicadas na figura abaixo.




ENGRENAGENS/BUCHAS

Os dentes das engrenagens e os dentes laterais de engate (coroa de sincronização) não devem apresentar sulcos ou desgaste excessivo.

Verificar também se as superfícies internas das engrenagens não apresentam marcas de grimpamento ou desgaste anormal.

CUBOS/LUVAS
Verificar se os cubos e as relativas luvas de engate de 3°, 4° e 5° velocidades não apresentam qualquer sulco, e o deslizamento entre as duas ocorra sem folga excessiva ou grimpamentos. Os dentes internos das luvas não devem apresentar des-
gaste acentuado, caso contrário, as luvas deverão ser substituídas.

ROLAMENTOS
Os rolamentos devem ser substituídos toda vez que apresentarem riscos, folga excessiva ou desgaste.

Montagem do rolamento anterior, rolamento de roletes e engrenagens condutora da 3ª velocidade, na árvore primária.

Para a correta montagem do rolamento anterior, é necessário o uso da ferramenta com as dimensões e a forma indicadas na figura abaixo.


Montagem do anel sincronizador da 3ª velocidade, cubo da luva de engate da 3ª e 4ª velocidades, molas dos roletes de engate da 3ª e 4ª velocidades.


Para evitar a perda das molas e dos roletes de sincronização, é necessário posicionar a luva de engate na posição de ponto morto.

Montar os três roletes de sincronização entre as molas colocadas no cubo e as cavidades existentes na luva de engate da 3ª e 4ª velocidades, utilizando uma chave de fenda.


Montagem da bucha da engrenagem condutora da 4ª velocidade e anel sincronizador da 4ª velocidade.

Para a correta montagem da bucha da engrenagem condutora da 4ª velocidade, é necessário o uso de uma ferramenta com as dimensões e a forma indicadas na figura abaixo.


Montagem dos rolamentos de roletes e engrenagem condutora da 4° velocidade.


Rolamento Posterior

Verificar se a pista, o anel interno e as esferas não apresentam riscos, pontos de superaquecimento ou desgaste excessivo; caso seja constatado qualquer um desses inconvenientes deverá ser substituído o rolamento posterior completo.


Montagem do anel interno, da gaiola e da coroa de esferas (anterior).

Para a correta montagem é necessário o uso de uma ferramenta com as dimensões e a forma indicadas na figura abaixo.

Montagem da pista interna do rolamento posterior.


Montagem do anel interno, da gaiola e da coroa de esferas (posterior), e da bucha da engrenagem condutora da 5ª velocidade.

Para a correta montagem dos componentes acima é necessário o uso de uma ferramenta com as dimensões e forma indicadas na figura abaixo.




DESMONTAGEM E CONTROLES

Desmontagem dos rolamentos de roletes da carcaça do diferencial.

Os rolamentos devem ser substituídos toda vez que apresentarem riscos, pontos de superaquecimento ou desgaste excessivo.

Ferramentas: 1840005001 e 1875017000


Desmontagem da engrenagem do contaquilômetro.


Desmontagem da coroa da carcaça do diferencial e desmontagem da semi-carcaça do diferencial.

Em caso de elevado desgaste é aconselhável que, quando for necessário a substituição da coroa, seja também substituído o pinhão de árvore secundária.

1- Marcas de referência para o acoplamento das semi-carcaças.


Demontagem do pino porta-satélite, com o pino elástico de retenção já extraído.


A árvore porta-satélite não deve apresentar grimpamentos, desgaste ou folga excessiva na semi-carcaça.

Os satélites e as planetárias não devem apresentar rompimentos ou desgaste nas superfícies de trabalho.


DETERMINAÇÃO E CONTROLE DA FOLGA ENTRE PLANETÁRIAS E SATÉLITES

Montar na semi-carcaça, a planetária e o anel de regulagem (desmontado anteriormente), o pino porta-satélites e o relativo pino de retenção.

Montar um relógio comparador de base magnética com o apalpador do comparador em contato com a coroa circular plana da planetária (como indicado na figura no alto, à direita).

Introduzir duas chaves de fenda nos furos da semi-
carcaça e movimentar a planetária.

Verificar se a folga existente é igual ou menor que 0,10 mm. Caso contrário, colocar um anel de espessura adequada.


Os anéis de regulagem são fornecidos para reposição nas seguintes espessuras:

1,00 - 1,10 - 1,20 - 1,40 mm


NOTA: A medição deve ser feita em quatro pontos defasados de 90°.



Montar a segunda planetária e o anel de regulagem (montado anteriormente).

Travar a planetária nesta posição.


Montar um relógio comparador de base magnética no
flange, com o apalpador do comparador em contato com o anel de regulagem (como ilustrado na figura no alto).

Calibrar o comparador e zerá-lo. Posicionar o comparador calibrado desta forma na outra semi-carcaça, com o apalpador em contato com o flange, como ilustrado na figura, e verificar se a folga existente é igual ou menor que 0,10 mm.

Caso a folga seja maior que 0,10 mm, colocar um anel
de regulagem de espessura adequada.

Ferramentas : 1840005001, 1840005301 e 1840005501


Os anéis de regulagem são fornecidos para reposição com as seguintes espessuras:

1,00 - 1,10 - 1,20 - 1,40 mm

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NOTA: Os anéis de regulagem montados nas planetárias devem ser de mesma espessura.
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Lubrificar as partes necessárias com óleo de câmbio.
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NOTA: A medição deverá ser feita em 4 pontos defasados de 90° .
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Torque: 9 daNm
MONTAGEM

Montagem e aperto da coroa e das semi-carcaças do diferencial.

Certificar-se de que as marcas de referência das semi-carcaças coincidam.


Montagem do rolamento de roletes na carcaça do diferencial.


Montagem da engrenagem do contaquilômetro e rolamento de roletes na carcaça do diferencial.

Ferramenta: 1875017000


HASTES E GARFOS

Controle das hastes

As hastes não devem apresentar deformações ou desgaste nas sedes das esferas dos estágios de posição. Além disto devem deslizar livremente sem folga excessiva entre suas sedes.

Controle dos garfos

Os garfos não devem apresentar deformações ou desgaste nas superfícies em contato com as luvas de engate.



Montagem dos pinos de segurança.


Montagem dos conjuntos das árvores primárias e secundárias.


Montagem da árvore e engrenagem da marcha-à-ré.

A engrenagem de marcha-à-ré deve ser montada de modo que os dentes de engate fiquem voltados para baixo.


Montagem da haste, garfo e extremidade de engate da 3ª e 4ª velocidades.


Montagem da haste e extremidade de comando da 5ª velocidade e marcha-à-ré.


Montagem do parafuso de fixação da extremidade de comando da 5ª velocidade na sua haste.


Montagem da haste e garfo da 1ª e 2ª velocidades.

Para agilizar a montagem, movimentar alternadamente a haste de comando da 3ª e 4ª velocidades, como indicado pelas setas.


Montagem da alavanca e garfo de comando da engrenagem da marcha-à-ré.


Montagem da carcaça do câmbio.

Afastar a árvore de comando das marchas, no sentido indicado pela seta, para favorecer o encaixe da extremidade da alavanca de comando das marchas nas extremidades de engate.

Passar nas superfícies de contato entre o suporte de união e a carcaça do câmbio, o vedante adesivo LOCTITE (573).


Montagem da carcaça do câmbio e aperto dos parafusos de fixação da bucha à carcaça do câmbio.

As setas indicam os parafusos a serem montados.


Montagem das esferas e molas da posição das hastes de comando da marchas.

A seta indica a mola com o diâmetro do fio maior, montada na haste de comando da 5ª velocidade.


Montagem dos anéis elásticos de retenção dos rolamentos.

Para facilitar a montagem dos anéis elásticos, dispor suas aberturas frontalmente como indicado na figura.


Montagem da chapa de retenção dos rolamentos posteriores.


Montagem da engrenagem conduzida da 5ª velocidade na árvore secundária.


Montagem do rolamento de roletes da engrenagem condutora da 5ª velocidade na bucha (colocada na árvore primária).


Montagem da engrenagem condutora da 5ª velocidade no rolamento de roletes.


Montagem do anel sincronizador na engrenagem condutora da 5ª velocidade.


Montagem do cubo de engate da 5ª velocidade.


Montagem das molas de sincronização no cubo da luva de engate da 5ª velocidade.


Montagem da luva de engate e garfo de comando da 5ª velocidade.


Montar os três roletes de sincronização, entre as molas colocadas no cubo e os encaixes existentes na luva de engate da 5ª velocidade, usando uma chave de fenda.


Para evitar a perda das molas e dos roletes de sincronização é necessário colocar a luva de engate na posição de ponto morto.

Montagem do flange de retenção dos roletes e molas do sincronizador da 5ª velocidade.

Os números localizados no alto, à esquerda das ilustrações, indicam a ordem progressiva das operações.


Torque: 15 daNm

Aperto das porcas de fixação das engrenagens das árvores primária e secundária.


Cravamento das porcas de fixação das engrenagens das árvores primária e secundária.

As porcas de fixação das engrenagens devem ser substituídas toda vez que for necessário sua desmontagem.

Ferramentas A74140/1 e 1874140005


Montagem do parafuso de retenção do garfo de comando da 5ª velocidade.