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Caixa de mudanças - Tempra SW

A) Instalar na caixa de mudança, o suporte e fixar o conjunto na coluna giratória.

B) 1 - Suporte A-33112
Utilizando um extrator a percussão e a ferramenta A-33274, retirar a "ponteira de ligação da planetária com a semi-árvore intermediária".

C) 1 - Ferramenta A-33274
Retirar o pinhão de comando do velocímetro e o interruptor da luz de marcha-à-ré.
Retirar também o suporte do eixo de comando das marchas.

1 - Pinhão de comando do velocímetro
2 - Interruptor de marcha-à-ré.
3 - Suporte do eixo de comando das marchas.



Retirar os parafusos de fixação da tampa de proteção do conjunto de 5ª marcha e, em seguida, a tampa.
Retirar o parafuso de fixação do garfo de comando da 5ª marcha.
Descravar as porcas de fixação das árvores primária e secundária e deslocar manualmente a luva de engate, engatando a 5ª marcha e introduzir outra marcha qualquer.

NOTA: O engate simultâneo das marchas produz o travamento das árvores secundária e primária, afim de poder afrouxar as porcas de fixação das engrenagens da 5ª marcha.




A) Antes da remoção de todo o conjunto de 5ª marcha já com as porcas de fixação frouxas, recolocar a luva de engate em posição neutra afim de evitar a perda dos roletes e/ou molas, ao serem arremessados para fora devido a força das molas de posicionamento. Em seguida remover as porcas de fixação das engrenagens, a luva de engate, o garfo, o cubo, o anel sincronizador e as engrenagens de 5ª marcha.

B) Retirar o parafuso e a placa intermediária de

retenção dos rolamentos traseiros das árvores.


Retirar o dispositivo "retém de engrenamento"

Para os câmbios de 19 kgm (Tempra 8V), a partir do nº 20900, o conjunto "retém de engrenamento" foi modificado, passando a apresentar a mola, esfera, tampão, e guia já incorporados em um único conjunto.

Todos os câmbios de 21 Kgm (Tempra 16V) já
apresentam este novo conjunto retém de engrenamento.


Retirar os parafusos de fixação da carcaça da caixa de mudanças ao suporte da mesma (inclusive os parafusos localizados no vão da embreagem).
Retirar também o parafuso de fixação da árvore de marcha-à-ré.


Remover a carcaça da caixa de mudanças, e durante a remoção, acionar a alavanca de comando das marchas no sentido indicado ao lado. Se a carcaça oferecer resistência à sua remoção, fazer uma alavanca com chave de fenda, na saliência prevista.


A) Retirar os parafusos de fixação dos garfos da 1ª/2ª e 3ª/ 4ª marchas. Retirar as hastes de comando da 1ª/2ª, 3ª/4ª e o garfo de comando 1ª/2ª marchas.

Em seguida, retirar simultaneamente a haste de comando da 5ª marcha e o garfo da 3ª/4ª marchas.

NOTA: Na retirada da haste de comando da 3ª/4ª marchas, atentar para a existência de um pino de segurança em sua extremidade, afim de evitar sua possível perda.

B) Desmontar o garfo, o eixo e a engrenagem de marcha-à-ré. Para retirar o conjunto, puxar o eixo para cima.



A) Com o auxílio de uma ponta imantada, retirar os pinos de segurança das hastes de comando de engate das marchas.

B) Retirar simultaneamente o conjunto das árvores primária e secundária.

Retirar o diferencial.
Retirar o imã e eliminar eventuais resíduos ferrosos.


Utilizando um alicate de bicos divergentes, retirar a trava do conjunto do garfo de comando da embreagem. Em seguida retirar a alavanca de fixação do cabo de embreagem e a bucha localizada entre o garfo e o suporte da caixa de mudanças.

A bucha deverá ser substituída sempre que o eixo apresentar folga excessiva.


Caso seja constatado vazamento de óleo através da tampa dianteira da árvore primária, deverá ser substituída a mesma.

Sempre que for removida a tampa dianteira da árvore primária, proceder assim:
- tampa montada originalmente com junta: substituir a junta;
- tampa montada originalmente com sigilante: montar c/ sigilante DOW CORNING R-780.

Tampas montadas originalmente com junta não poderão ser montadas com sigilante, e vice-versa.


A) Para se retirar o retentor da tampa (flange) de retenção da caixa do diferencial (lado câmbio), utilizar a ferramenta A-33021 e para colocá-lo, utilizar a ferramenta A-33238.

B) Para retirar e recolocar a pista externa do rolamento cônico do diferencial (lado do câmbio), utilizar a ferramenta A-33023.


A) Com a ferramenta A-33021, retirar o retentor do diferencial (lado do motor), localizado no suporte da caixa de mudanças e recolocá-lo com a ferramenta A-33238.

B) Para se retirar a pista externa do rolamento cônico do diferencial, localizado no suporte da caixa de mudanças (lado do motor), utilizar a ferramenta A-33021, e para recolocá-lo utilizar a ferramenta A-33023.

C) Com uma chave apropriada, retirar o parafuso tipo "RIBE" que fixa o conjunto da haste de seleção de marchas.


A) Utilizando o punção genérico, retirar o pino de fixação da alavanca de comando das marchas.

B) Soltar a fixação da haste de seleção de marchas, na parte superior da caixa de mudanças. Ao desmontar o conjunto da haste de seleção de marchas, atentar para a existência de uma trava que fixa o conjunto da mola superior. Para ter acesso a trava, comprimir a mola superior através da bucha intermediária e retirar a trava com um alicate de bicos divergentes.




Retirando-se a haste de seleção das marchas, tem-se acesso ao dispositivo guia para introdução da
marcha-à-ré.

Após a desmontagem, verificar os componentes quanto a existência de sinais de desgaste excessivo, deformações, etc.






Seção longitunal do conjunto da caixa do diferencial


A) Montar os rolamentos dianteiros das árvores primária e secundária e o imã em sua sede.

NOTA: Os rolamentos devem ser substituídos se
apresentarem trincas ou sinais de desgaste excessivo.

B) Montar o conjunto da caixa do diferencial no suporte da caixa de mudanças.

C) Montar o conjunto das árvores primária e secundária, simultaneamente.


Árvore Primária - Tempra SW


1 - Árvore primária
2 - Rolamento a roletes da engrenagem da 3ª velocidade.
3 - Engrenagem condutora da 3ª velocidade.
4 - Anel sincronizador da 3ª velocidade.
5 - Cubo sincronizador da 3ª - 4ª velocidades.
6 - Luva de engate da 3ª- 4ª velocidades.
7 - Anel sincronizador da 4ª velocidade.
8 - Molas de trava da 3ª - 4ª velocidades
9 - Roletes de trava do cubo da 3ª - 4ª velocidades.
10 - Bucha da engrenagem condutora da 4ª velocidades.
11 - Rolamento a roletes da engrenagem condutora da 4ª velocidade.
12 - Engrenagem condutora da 4ª velocidade.
13 - Anel elástico.
14 - Rolamento traseiro.
15 - Bucha da engrenagem condutora da 5ª velocidade.
16 - Rolamento a roletes da engrenagem condutora da 5ª velocidade.
17 - Mola de trava do cubo do sincronizador da 5ª velocidade
18 - Roletes de trava do cubo da 5ª velocidade.
19 - Engrenagem condutora da 5ª velocidade.
20 - Anel sincronizador da 5ª velocidade.
21 - Cubo do anel sincronizador da 5ª velocidade.
22 - Luva de engate do anel sincronizador da 5ª velocidade.
23 - Arruela de retenção das molas e roletes da 5ª velocidade.
24 - Porca de fixação do conjunto de engrenagens da árvore primária.

Para desmontagem do conjunto da árvore primária, utilizar um extrator de 2 ou 3 pernas, conforme disponibilidade ou utilizar a prensa.
Ao prender o conjunto na morsa, não se esquecer de colocar mordentes entre a morsa e a árvore primária a fim de não danificá-la (caso seja utilizado o extrator).

No caso de se utilizar a prensa, posicionar a árvore
na chapa de apoio A-55062 e aplicar a carga sobre a ponta da árvore.


NOTA: Após retirar a árvore, a separação dos componentes do conjunto móvel deverá ser feita cuidadosamente devido a existência de
roletes no sincronizador de 3ª e 4ª marchas. Estes roletes são posicionados através de molas e poderão ser arremessados para fora
do conjunto.



Na desmontagem do eixo de marcha-à-ré, retirar o pino que trava o conjunto com alicate, e para recolocá-lo, posicioná-lo na mesma e bater levemente até que este se aloje corretamente.


Para retirar a bucha da engrenagem de marcha-à-ré, utilizar a ferramenta A-33191 e para posicioná-la em sua sede, utilizar a ferramementa A-33191 e finalizar a operação acertando o diâmetro interno da bucha (depois de montada na engrenagem ) com o alargador genérico.



Após desmontados os conjuntos da árvore primária o eixo de marcha-à-ré, verificar se as engrenagens não apresentam dentes rompidos ou sinais de desgaste excessivo. Em caso de veículos com muita quilometragem, é aconselhável a substituição de
todas as engrenagens da árvore secundária.

Verificar também se as passagens de óleo (1) da árvore estão desobstruídas.



Retirar a pista interna do rolamento dianteiro da árvore primária, sendo que a pista interna do rolamento traseiro também será removida quando o conjunto for levado à prensa. E para recolocar ambas, utilizar a ferramenta a A-33216.

1 - Punho intercambiável A-70007
2 - Ferramenta A-33216



Antes de serem montados, os componentes deverão ser lubrificados com óleo de caixa de mudanças.

Para montagem dos sincronizadores, seguir instruções anteriores.
Para montagem das engrenagens na árvore primária, proceder da seguinte forma:
- fixar a árvore pelo lado com ponta estriada.


A) Instalar a gaiola com os roletes da engrenagem de 3ª marcha.

B) Instalar a engrenagem de 3ª marcha.

C) Instalar o conjunto sincronizador de 3ª e 4ª marchas.


A) Instalar a pista interna do rolamento da engrenagem de 4ª marcha.

B) Instalar a gaiola com os roletes da engrenagem de 4ª marcha.

C) Instalar a engrenagem de 4ª marcha.


Instalar a "semi pista interna" do rolamento traseiro da árvore primária, com a ferramenta A-33216 .
Instalar uma das gaiolas com as respectivas esferas e, em seguida, posicionar a pista externa do rolamento, de forma que o sulco externo (sede do anel trava) fique voltado para o lado da engrenagem de 5ª marcha.


Instalar a outra gaiola com as respectivas esferas, com a ferramenta A-33216. Posicionar a outra "semi pista interna" do rolamento traseiro da árvore primária.

Antes de proceder a montagem do rolamento traseiro da árvore primária, verificar minuciosamente se não há sinais de desgaste anormal/excessivo, superaquecimento, etc., na pista externa, interna e esferas do mesmo.

1 - Ferramenta A-33216


Sist. sincr. "BORG WARNER" (1ª/2ª, 3ª/4ª e 5ª) - Tempra SW

Uma vez desmontado o conjunto sincronizador, realizar uma verificação minuciosa em cada componente a fim de detectar sinais de desgaste anormal e/ou excessivo.
Verificar se os cubos e sua respectivas luvas de engate não apresentam deformações nos dentes, e se o acoplamento de ambas não apresenta endurecimento.

1 - Engrenagens
2 - Luva de engate
3 - Anéis sincronizadores
4 - Cubo
5 - Mola posicionada nos roletes
6 - Roletes



Para desmontagem dos sincronizadores, agir da seguinte forma:
a) montar um dos anéis sincronizadores e a luva de engate no cubo, conforme figura 1
b) com auxílio de uma chave de fenda fina, comprimir a mola na respectiva sede efetuando a montagem do "rolete", conforme figuras 2A e 2B
c) montar o segundo anel sincronizador no conjunto, conforme figura 3.



Eixos e Garfos do comando de marchas - Tempra SW


A) Montar o eixo intermediário de marcha-à-ré.

Para montá-lo, basta inverter as operações de desmontagem do mesmo, fornecidas anteriormente.

B) Montar, com auxílio de uma ponta imantada, os pinos de segurança em suas sedes. Em seguida montar a haste de comando de engate de 5ª marcha e marcha-à-ré, e o garfo de 3ª e 4ª marchas simultaneamente.

C) Montar a haste de comando de 3ª e 4ª marchas, posicionando o pino de segurança no eixo, antes de colocá-lo em sua sede.



A) Montar o garfo e a haste de comando de 1ª e 2ª marchas. Para facilitar a montagem, mover alternadamente a haste de comando da 3ª e 4ª marchas, como indica a seta.

B) Apertar os parafusos de fixação dos garfos nas respectivas hastes do garfo da engrenagem intermediária de marcha-à-ré.

C) Posicionar os garfos em "ponto morto" (nenhuma marcha engatada).



Engrenar apenas a 2ª marcha.

Montar na carcaça da caixa de mudanças, o conjunto da haste de seleção de marchas, invertendo a ordem das operações de desmontagem, descrita anteriormente.

Instalar a carcaça da caixa de mudanças. Mantendo a haste de seleção de marchas para cima, como indicado na figura, verificar através da abertura do rolamento (indicada pela seta), se a alavanca de seleção de marchas se introduz na sede do garfo da
1ª e 2ª marchas.


Montada a carcaça da caixa de mudanças, instalar os parafusos de fixação da mesma ao suporte da caixa de mudanças, iniciando o aparafusamento manualmente.

Em seguida, com o auxílio de um torquímetro, apertá-los a um torque de 2,5 kgm. Instalar os anéis elásticos dos rolamento traseiros das árvores primária e secundária e, em seguida, instalar a placa intermediária.


Instalar o dispositivo "retém de engrenamento".