Caixa de mudanças - Tempra SW
A) Instalar na caixa de mudança, o suporte e fixar o
conjunto na coluna giratória.
B) 1 - Suporte A-33112
Utilizando um extrator a percussão e a ferramenta
A-33274, retirar a "ponteira de ligação da planetária
com a semi-árvore intermediária".
C) 1 - Ferramenta A-33274
Retirar o pinhão de comando do velocímetro e o
interruptor da luz de marcha-à-ré.
Retirar também o suporte do eixo de comando das
marchas.
1 - Pinhão de comando do velocímetro
2 - Interruptor de marcha-à-ré.
3 - Suporte do eixo de comando das marchas.
Retirar os parafusos de fixação da tampa de proteção
do conjunto de 5ª marcha e, em seguida, a tampa.
Retirar o parafuso de fixação do garfo de comando
da 5ª marcha.
Descravar as porcas de fixação das árvores primária
e secundária e deslocar manualmente a luva de
engate, engatando a 5ª marcha e introduzir outra
marcha qualquer.
NOTA: O engate simultâneo das marchas produz o
travamento das árvores secundária e primária,
afim de poder afrouxar as porcas de fixação
das engrenagens da 5ª marcha.
A) Antes da remoção de todo o conjunto de 5ª marcha
já com as porcas de fixação frouxas, recolocar a
luva de engate em posição neutra afim de evitar a
perda dos roletes e/ou molas, ao serem
arremessados para fora devido a força das molas
de posicionamento. Em seguida remover as porcas
de fixação das engrenagens, a luva de engate, o
garfo, o cubo, o anel sincronizador e as
engrenagens de 5ª marcha.
B) Retirar o parafuso e a placa intermediária de
retenção dos rolamentos traseiros das árvores.
Retirar o dispositivo "retém de engrenamento"
Para os câmbios de 19 kgm (Tempra 8V), a partir do
nº 20900, o conjunto "retém de engrenamento" foi
modificado, passando a apresentar a mola, esfera,
tampão, e guia já incorporados em um único
conjunto.
Todos os câmbios de 21 Kgm (Tempra 16V) já
apresentam este novo conjunto retém de
engrenamento.
Retirar os parafusos de fixação da carcaça da caixa
de mudanças ao suporte da mesma (inclusive os
parafusos localizados no vão da embreagem).
Retirar também o parafuso de fixação da árvore de
marcha-à-ré.
Remover a carcaça da caixa de mudanças, e durante
a remoção, acionar a alavanca de comando das
marchas no sentido indicado ao lado. Se a carcaça
oferecer resistência à sua remoção, fazer uma
alavanca com chave de fenda, na saliência prevista.
A) Retirar os parafusos de fixação dos garfos da 1ª/2ª
e 3ª/ 4ª marchas. Retirar as hastes de comando da
1ª/2ª, 3ª/4ª e o garfo de comando 1ª/2ª marchas.
Em seguida, retirar simultaneamente a haste de
comando da 5ª marcha e o garfo da 3ª/4ª marchas.
NOTA: Na retirada da haste de comando da 3ª/4ª
marchas, atentar para a existência de um pino
de segurança em sua extremidade, afim de
evitar sua possível perda.
B) Desmontar o garfo, o eixo e a engrenagem de
marcha-à-ré. Para retirar o conjunto, puxar o eixo
para cima.
A) Com o auxílio de uma ponta imantada, retirar os
pinos de segurança das hastes de comando de
engate das marchas.
B) Retirar simultaneamente o conjunto das árvores
primária e secundária.
Retirar o diferencial.
Retirar o imã e eliminar eventuais resíduos
ferrosos.
Utilizando um alicate de bicos divergentes, retirar a
trava do conjunto do garfo de comando da
embreagem. Em seguida retirar a alavanca de
fixação do cabo de embreagem e a bucha localizada
entre o garfo e o suporte da caixa de mudanças.
A bucha deverá ser substituída sempre que o eixo
apresentar folga excessiva.
Caso seja constatado vazamento de óleo através da
tampa dianteira da árvore primária, deverá ser
substituída a mesma.
Sempre que for removida a tampa dianteira da árvore
primária, proceder assim:
- tampa montada originalmente com junta: substituir
a junta;
- tampa montada originalmente com sigilante: montar
c/ sigilante DOW CORNING R-780.
Tampas montadas originalmente com junta não
poderão ser montadas com sigilante, e vice-versa.
A) Para se retirar o retentor da tampa (flange) de
retenção da caixa do diferencial (lado câmbio),
utilizar a ferramenta A-33021 e para colocá-lo,
utilizar a ferramenta A-33238.
B) Para retirar e recolocar a pista externa do
rolamento cônico do diferencial (lado do câmbio),
utilizar a ferramenta A-33023.
A) Com a ferramenta A-33021, retirar o retentor do
diferencial (lado do motor), localizado no suporte
da caixa de mudanças e recolocá-lo com a
ferramenta A-33238.
B) Para se retirar a pista externa do rolamento
cônico do diferencial, localizado no suporte da
caixa de mudanças (lado do motor), utilizar a
ferramenta A-33021, e para recolocá-lo utilizar a
ferramenta A-33023.
C) Com uma chave apropriada, retirar o parafuso tipo
"RIBE" que fixa o conjunto da haste de seleção de
marchas.
A) Utilizando o punção genérico, retirar o pino de
fixação da alavanca de comando das marchas.
B) Soltar a fixação da haste de seleção de marchas,
na parte superior da caixa de mudanças.
Ao desmontar o conjunto da haste de seleção de
marchas, atentar para a existência de uma trava
que fixa o conjunto da mola superior. Para ter
acesso a trava, comprimir a mola superior através
da bucha intermediária e retirar a trava com um
alicate de bicos divergentes.
Retirando-se a haste de seleção das marchas, tem-se
acesso ao dispositivo guia para introdução da
marcha-à-ré.
Após a desmontagem, verificar os componentes
quanto a existência de sinais de desgaste excessivo,
deformações, etc.
Seção longitunal do conjunto da caixa do diferencial
A) Montar os rolamentos dianteiros das árvores
primária e secundária e o imã em sua sede.
NOTA: Os rolamentos devem ser substituídos se
apresentarem trincas ou sinais de desgaste
excessivo.
B) Montar o conjunto da caixa do diferencial no
suporte da caixa de mudanças.
C) Montar o conjunto das árvores primária e
secundária, simultaneamente.
Árvore Primária - Tempra SW
1 - Árvore primária
2 - Rolamento a roletes da engrenagem da 3ª velocidade.
3 - Engrenagem condutora da 3ª velocidade.
4 - Anel sincronizador da 3ª velocidade.
5 - Cubo sincronizador da 3ª - 4ª velocidades.
6 - Luva de engate da 3ª- 4ª velocidades.
7 - Anel sincronizador da 4ª velocidade.
8 - Molas de trava da 3ª - 4ª velocidades
9 - Roletes de trava do cubo da 3ª - 4ª velocidades.
10 - Bucha da engrenagem condutora da 4ª velocidades.
11 - Rolamento a roletes da engrenagem condutora da 4ª velocidade.
12 - Engrenagem condutora da 4ª velocidade.
13 - Anel elástico.
14 - Rolamento traseiro.
15 - Bucha da engrenagem condutora da 5ª velocidade.
16 - Rolamento a roletes da engrenagem condutora da 5ª velocidade.
17 - Mola de trava do cubo do sincronizador da 5ª velocidade
18 - Roletes de trava do cubo da 5ª velocidade.
19 - Engrenagem condutora da 5ª velocidade.
20 - Anel sincronizador da 5ª velocidade.
21 - Cubo do anel sincronizador da 5ª velocidade.
22 - Luva de engate do anel sincronizador da 5ª velocidade.
23 - Arruela de retenção das molas e roletes da 5ª velocidade.
24 - Porca de fixação do conjunto de engrenagens da árvore primária.
Para desmontagem do conjunto da árvore primária,
utilizar um extrator de 2 ou 3 pernas, conforme
disponibilidade ou utilizar a prensa.
Ao prender o conjunto na morsa, não se esquecer de
colocar mordentes entre a morsa e a árvore primária
a fim de não danificá-la (caso seja utilizado o
extrator).
No caso de se utilizar a prensa, posicionar a árvore
na chapa de apoio A-55062 e aplicar a carga sobre a
ponta da árvore.
NOTA: Após retirar a árvore, a separação dos
componentes do conjunto móvel deverá ser
feita cuidadosamente devido a existência de
roletes no sincronizador de 3ª e 4ª marchas.
Estes roletes são posicionados através de
molas e poderão ser arremessados para fora
do conjunto.
Na desmontagem do eixo de marcha-à-ré, retirar o
pino que trava o conjunto com alicate, e para
recolocá-lo, posicioná-lo na mesma e bater levemente
até que este se aloje corretamente.
Para retirar a bucha da engrenagem de
marcha-à-ré, utilizar a ferramenta A-33191 e para
posicioná-la em sua sede, utilizar a ferramementa
A-33191 e finalizar a operação acertando o diâmetro
interno da bucha (depois de montada na
engrenagem ) com o alargador genérico.
Após desmontados os conjuntos da árvore primária o
eixo de marcha-à-ré, verificar se as engrenagens não
apresentam dentes rompidos ou sinais de desgaste
excessivo. Em caso de veículos com muita
quilometragem, é aconselhável a substituição de
todas as engrenagens da árvore secundária.
Verificar também se as passagens de óleo (1) da
árvore estão desobstruídas.
Retirar a pista interna do rolamento dianteiro da
árvore primária, sendo que a pista interna do
rolamento traseiro também será removida quando o
conjunto for levado à prensa. E para recolocar ambas,
utilizar a ferramenta a A-33216.
1 - Punho intercambiável A-70007
2 - Ferramenta A-33216
Antes de serem montados, os componentes deverão
ser lubrificados com óleo de caixa de mudanças.
Para montagem dos sincronizadores, seguir
instruções anteriores.
Para montagem das engrenagens na árvore primária,
proceder da seguinte forma:
- fixar a árvore pelo lado com ponta estriada.
A) Instalar a gaiola com os roletes da engrenagem de
3ª marcha.
B) Instalar a engrenagem de 3ª marcha.
C) Instalar o conjunto sincronizador de 3ª e 4ª
marchas.
A) Instalar a pista interna do rolamento da
engrenagem de 4ª marcha.
B) Instalar a gaiola com os roletes da engrenagem
de 4ª marcha.
C) Instalar a engrenagem de 4ª marcha.
Instalar a "semi pista interna" do rolamento traseiro
da árvore primária, com a ferramenta A-33216 .
Instalar uma das gaiolas com as respectivas esferas e,
em seguida, posicionar a pista externa do rolamento,
de forma que o sulco externo (sede do anel trava)
fique voltado para o lado da engrenagem de 5ª
marcha.
Instalar a outra gaiola com as respectivas esferas,
com a ferramenta A-33216. Posicionar a outra
"semi pista interna" do rolamento traseiro da árvore
primária.
Antes de proceder a montagem do rolamento traseiro
da árvore primária, verificar minuciosamente se não
há sinais de desgaste anormal/excessivo,
superaquecimento, etc., na pista externa, interna e
esferas do mesmo.
1 - Ferramenta A-33216
Sist. sincr. "BORG WARNER" (1ª/2ª, 3ª/4ª e 5ª) - Tempra SW
Uma vez desmontado o conjunto sincronizador,
realizar uma verificação minuciosa em cada
componente a fim de detectar sinais de desgaste
anormal e/ou excessivo.
Verificar se os cubos e sua respectivas luvas de
engate não apresentam deformações nos dentes, e
se o acoplamento de ambas não apresenta
endurecimento.
1 - Engrenagens
2 - Luva de engate
3 - Anéis sincronizadores
4 - Cubo
5 - Mola posicionada nos roletes
6 - Roletes
Para desmontagem dos sincronizadores, agir da
seguinte forma:
a) montar um dos anéis sincronizadores e a luva de
engate no cubo, conforme figura 1
b) com auxílio de uma chave de fenda fina, comprimir
a mola na respectiva sede efetuando a montagem
do "rolete", conforme figuras 2A e 2B
c) montar o segundo anel sincronizador no conjunto,
conforme figura 3.
Eixos e Garfos do comando de marchas - Tempra SW
A) Montar o eixo intermediário de marcha-à-ré.
Para montá-lo, basta inverter as operações de
desmontagem do mesmo, fornecidas
anteriormente.
B) Montar, com auxílio de uma ponta imantada, os
pinos de segurança em suas sedes. Em seguida
montar a haste de comando de engate de 5ª
marcha e marcha-à-ré, e o garfo de 3ª e 4ª marchas
simultaneamente.
C) Montar a haste de comando de 3ª e 4ª marchas,
posicionando o pino de segurança no eixo, antes
de colocá-lo em sua sede.
A) Montar o garfo e a haste de comando de 1ª e 2ª
marchas. Para facilitar a montagem, mover
alternadamente a haste de comando da 3ª e 4ª
marchas, como indica a seta.
B) Apertar os parafusos de fixação dos garfos nas
respectivas hastes do garfo da engrenagem
intermediária de marcha-à-ré.
C) Posicionar os garfos em "ponto morto" (nenhuma
marcha engatada).
Engrenar apenas a 2ª marcha.
Montar na carcaça da caixa de mudanças, o conjunto
da haste de seleção de marchas, invertendo a ordem
das operações de desmontagem, descrita
anteriormente.
Instalar a carcaça da caixa de mudanças.
Mantendo a haste de seleção de marchas para cima,
como indicado na figura, verificar através da abertura
do rolamento (indicada pela seta), se a alavanca de
seleção de marchas se introduz na sede do garfo da
1ª e 2ª marchas.
Montada a carcaça da caixa de mudanças, instalar os
parafusos de fixação da mesma ao suporte da caixa
de mudanças, iniciando o aparafusamento
manualmente.
Em seguida, com o auxílio de um torquímetro,
apertá-los a um torque de 2,5 kgm.
Instalar os anéis elásticos dos rolamento traseiros das
árvores primária e secundária e, em seguida, instalar
a placa intermediária.
Instalar o dispositivo "retém de engrenamento".