Carcaça do câmbio - Todas as versões exceto turbo
Instalar a carcaça da caixa de mudanças.
Mantendo a haste de seleção de marchas para cima,
como indicado na figura, verificar através da abertura do rolamento (indicada pela seta), se a alavanca de seleção de marchas se introduz na sede do
garfo da 1ª e 2ª marchas.
Montada a carcaça da caixa de mudanças, instalar os parafusos de fixação da mesma ao suporte
da caixa de mudanças, iniciando o aparafusamento
manualmente. Em seguida, com auxílio de um torquímetro, apertá-los a um torque de 2,5 kgm.
Instalar os anéis elásticos dos rolamentos traseiros
das árvores primária e secundária e, em seguida, instalar a placa intermediária.
Instalar o dispositivo "retém engrenamento".
REGULAGEM DO DIFERENCIAL
(DETERMINAÇÃO DO CALÇO)
Para determinar a espessura "S" dos anéis de regulagem da pré-carga dos rolamentos laterais do diferencial, proceder da seguinte forma:
1) Aplicar na pista externa do rolamento (lado do
câmbio), uma carga de 450 kg. Durante a aplicação da carga, girar o diferencial para favorecer o
assentamento dos rolamentos.
2) Utilizando um relógio comparador e a ferramen ta A.95655, medir a profundidade entre o plano
de apoio da tampa de retenção e a parte externa
do rolamento (medida "P").
1. Caixa de mudanças
2. Ferramenta A. 95655
3. Parte externa do rolamento lateral da coroa
3) Determinar a altura do flange de retenção diferencial (medida "H").
1. Tampa de retenção do rolamento lateral.
Para se obter a espessura "S" do calço a ser utilizado,
usar a seguinte fórmula:
S = P - H + 0,12
onde: 0,12 é um número fixo correspondente à interferência prescrita para o assentamento e a pré-carga
dos rolamentos laterais do diferencial.
Uma vez determinada a espessura do calço a ser utilizado, posicioná-lo sobre o rolamento.
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OBS.: Caso não seja disponível para reposição, um
anel com a espessura calculada, montar no
diferencial um anel com espessura imediatamente superior.
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Instalar o flange e apertar os parafusos de fixação
com um torque de 2,5 kgm.
Montar a engrenagem de 5ª marcha na árvore secundária, bem como a porca de fixação do conjunto.
Montar a pista interna e a gaiola com os roletes do
rolamento da engrenagem de 5ª marcha na árvore
primária.
Em seguida, montar o conjunto sincronizador (cubo,
luva, anel sincronizador, molas e roletes). Instalar a
arruela de retenção dos roletes do sincronizador e a
porca de fixação do conjunto da árvore primária.
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ATENÇÃO: Ao instalar a luva, instalar também o
garfo de engate da 5ª marcha.
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Apertar as porcas de fixação do conjunto das árvores
primária e secundária, com um torque de 12,0 kgm.
Em seguida cravar as duas porcas com a ferramen
ta A.74140.
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ATENÇÃO: 1) As porcas de fixação do conjunto
primário e secundário, deverão ser
substituídos toda vez que forem removidas.
2) Para torquear as porcas, travar o
câmbio da mesma forma feita para
retirá-las.
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Apertar o parafuso de fixação do garfo de 5ª marcha.
Montar a tampa traseira da caixa de mudanças.
Montar o pinhão de comando do velocímetro, o interruptor de marcha-à-ré e o suporte do eixo de comando das marchas.
Apertar o parafuso de fixação da árvore de marcha-à-ré à carcaça da caixa de mudanças, com um torque de 3,5 kgm.
OBS.: Caso haja dificuldade de colocação do parafuso de fixação da árvore à carcaça, movimentar a árvore pelo lado do suporte da caixa
de mudanças (vão da embreagem).
Montar a tampa dianteira da árvore primária.
Instalar o garfo de comando da embreagem no
suporte da caixa de mudanças.
Para instalá-lo, inverter as operações descritas anteriormente para a desmontagem do mesmo.
Instalar, em seguida, o rolamento de embreagem.