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Diferencial (Determinação do Calço) - Tempra SW

A) Para determinar a espessura "S" dos anéis de regulagem da pré carga dos rolamento laterais do diferencial, proceder da seguinte forma:

1) Aplicar na pista externa do rolamento (lado do câmbio), uma carga de 450 kg. Durante a aplicação da carga, girar o diferencial para favorecer o assentamento dos rolamentos;

B) 2) Utilizando um relógio comparador e a ferramenta A-95655, medir a profundidade entre o plano de apoio da tampa de retenção e a
parte externa do rolamento (medida "P");

1 - Caixa de mudanças
2 - Ferramenta A-95655
3 - Parte externa do rolamento lateral da coroa


A) 3) Determinar a altura do flange de retenção do diferencial (medida "H").

B) 1 - Tampa de retenção do rolamento lateral.


Para se obter a espessura "S" do calço a ser utilizado, usar a seguinte fórmula;

S = P - H + 0,12

onde: 0,12 é um número fixo correspondente á interferência prescrita para o assentamento e a pré-carga dos rolamentos laterais do diferencial.

Uma vez determinada a espessura do calço a ser utilizado, posicioná-lo sobre o rolamento.

A) NOTA: Caso não seja disponível para reposição um anel com a espessura calculada, montar no diferencial um anel com espessura
imediatamente superior.

B) Instalar o flange e apertar os parafusos de fixação com um torque de 2,5 kgm.



Montar a engrenagem de 5ª marcha na árvore secundária, bem como a porca de fixação do conjunto.
Montar a pista interna e a gaiola com os roletes do rolamento da engrenagem de 5ª marcha na árvore primária.


Em seguida, montar o conjunto sincronizador (cubo, luva, anel sincronizador, molas e roletes). Instalar a arruela de retenção dos roletes do sincronizador e a porca de fixação do conjunto da árvore primária.

Ao instalar a luva, instalar também o garfo de engate da 5ª marcha.



Apertar as porcas de fixação do conjunto da árvores primárias, com um torque de 12,0 kgm. Em seguida cravar as duas porcas com a ferramenta A-74140.

1) As porcas de fixação do conjunto primário e secundário, deverão ser substituídas toda vez que forem removidas.
2) Para torquear as porcas, travar o câmbio da mesma forma feita para retirá-las.


A) Apertar o parafuso de fixação do garfo de 5ª marcha.

B) Montar a tampa traseira da caixa de mudanças.

C) Montar o pinhão de comando do velocímetro, o interruptor de marcha-à-ré e o suporte do eixo de comando das marchas.


A) Apertar o parafuso de fixação da árvore de marcha-à-ré à carcaça da caixa de mudanças, com um torque de 3,5 Kgm.

NOTA: Caso haja dificuldade de colocação do parafuso de fixação da árvore à carcaça, movimentar a árvore pelo lado do suporte da
caixa de mudanças ( vão da embreagem).

B) Montar a tampa dianteira da árvore primária.

C) Instalar o garfo de comando da embreagem no suporte da caixa de mudanças. para instalá-lo, inverter as operações descritas anteriormente para a desmontagem do mesmo.

Instalar, em seguida, o rolamento da embreagem.