DESMONTAGEM
Os rolamentos cônicos
do diferencial deverão ser substituídos
sempre que apresentarem sinais de desgaste
prematuro/excessivo, trincas, rumorosidade,
etc.
Para retirar os rolamentos
cônicos, utilizar um extrator
de 2 ou 3 pernas, conforme disponibilidade.
Para utilizar o extrator,
apoiá-lo sobre a ferramenta A.33023,
após posicioná-lo sobre o diferencial.
Para retirar a coroa
do corpo do diferencial, prendê-lo em
uma morsa e soltar os parafusos que fixam a mesma.
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OBS.: Em caso de substituição
da coroa, em veículos
com quilometragem elevada, é aconselhável
que seja substituído também, o pinhão, evitando-se
assim que o conjunto se torne rumoroso.
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Para se retirar a
engrenagem de comando do velocímetro
do corpo do diferencial, utilizar o extrator de 2 ou
3 pernas, apoiando-se sobre a ferramenta A.33023.
Para retirar os componentes
internos da caixa diferencial,
proceder da seguinte maneira:
Retirar o pino elástico
de retenção do eixo porta satélites,
utilizando alicate.
Retirar o eixo porta
satélites, utilizando um punção de
bronze.
Pelo orifício maior,
que dá acesso à parte interna da caixa
diferencial, retirar as 2 engrenagens satélites, e as
2 engrenagens planetárias, bem como suas respectivas
arruelas de encosto.
Uma vez desmontada
a caixa diferencial, verificar atenciosamente
cada componente a fim de identificar sinais
de superaquecimento, desgaste excessivo, trincas,
dentes rompidos, etc. Caso seja constatada qualquer
anomalia, aconselha-se substituir as 2 engrenagens
satélite e as 2 engrenagens planetárias, a fim de evitar
que o conjunto se torne rumoroso.
Para a montagem dos
componentes internos da caixa diferencial,
posicionar inicialmente as planetárias juntamente
com as respectivas arruelas de encosto em sua
sede. Em seguida, posicionar as satélites juntamente
com as arruelas de encosto nas aberturas da caixa
diferencial e girar o conjunto até que as mesmas
se alojem na posição correta. Instalar o eixo porta
satélites. Conferir, tanto as planetárias quanta as satélites,
se estão posicionadas corretamente. Caso isso
não ocorra, retirar o eixo porta satélites, reposicionar
as satélites, girar novamente o conjunto até que as
engrenagens internas ocupem a posição correta.
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OBS.: As engrenagens
planetárias são montadas na
caixa diferencial sem as arruelas de regulagem,
consequentemente, não é possível regular
a folga entre satélites e planetárias.
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lnstalar o pino elástico
de retenção do eixo porta satélites,
posicionando-o em sua sede e batendo levemente
com um martelo, até que o pino se posicione corretamente.
Utilizando um forno
elétrico , aquecer a engrenagem de
comando do velocímetro por aproximadamente 15 minutos,
a uma temperatura de 200°. Em seguida, posicionar
a engrenagem na caixa diferencial de forma
que o maior chanfro interno fique voltado para o lado
da coroa do diferencial.
Instalar a coroa na
caixa diferencial e apertar os parafusos
de fixação com um torque de 9,0 kgm.
Com a ferramenta A.33023,
instalar o rolamento cônico
do diferencial.
1- Ferramenta A. 33023