Imprimir
Árvore Secundária - Tempra SW



1 - Rolamento dianteiro a roletes da árvore secundária
2 - Árvore secundária e pinhão
3 - Rolamento de roletes da engrenagem da 1ª velocidade
4 - Engrenagem conduzida da 1ª velocidade
5 - Anel sincronizador da 1ª velocidade
6 - Cubo do sincronizador da 1ª velocidade, mola e chaveta da luva de engate
7 - Anel elástico de retenção
8 - Engrenagem deslizante da 1ª - 2ª velocidades
9 - Rolamento a roletes da engrenagem da 2ª velocidade
10 - Anel sincronizador da 2ª velocidade
11 - Engrenagem conduzida da 2ª velocidade
12 - Engrenagem conduzida da 3ª velocidade
13 - Luva espaçadora entre a 3ª - 4ª velocidades
14 - Engrenagem da 4ª velocidade
15 - Rolamento traseiro da árvore secundária
16 - Engrenagem conduzida da 5ª velocidade
17 - Porca trava do conjunto de engrenagem da árvore secundária



Desmontagem da árvore secundária

Para desmontagem do conjunto da árvore secundária, utilizar um extrator de 2 ou 3 pernas, conforme disponibilidade.

NOTA: O conjunto não deverá ser desmontado utilizando-se da prensa, devido a existência de uma trava no mesmo (item 7 na figura do conjunto desmembrado).

Ao prender o conjunto na morsa, não se esquecer de colocar mordentes a fim de não danificar a árvore.




A) Retirar o espaçador das engrenagens de 3ª e 4ª marchas.
Retirar as engrenagens de 3ª e 2ª marchas.

B) Retirar o anel sincronizador de 2ª marcha.



Utilizando um alicate de bicos divergentes retirar o anel trava que prende o cubo e a engrenagem de 1ª marcha.



Retirar todo o conjunto sincronizador e engrenagem de 1ª marcha.

NOTA: Caso seja necessário, utilizar um extrator para retirar o conjunto sincronizador e a engrenagem de 1ª marcha. No momento da retirada fazê-lo sempre cuidadosamente, para que não se percam os roletes e/ou molas, ao serem arremessadas para fora devido a força das molas de posicionamento.
Após a desmontagem, verificar cuidadosamente os seguintes itens:

BUCHAS E ENGRENAGENS:
os dentes, engrenagens e flancos, assim como os dentes do sincronizador, não devem apresentar sinais de desgaste excessivo ou rompimento. Verificar também se as superfícies de contato das buchas e as superfícies internas das engrenagens não apresentam ranhuras ou sinais de desgaste excessivo.

CUBO E LUVA DE ENGATE DAS MARCHAS:
verificar se os cubos e respectivas luvas de engate da 1ª/2ª marchas não apresentam rompimento e o acoplamento entre ambos seja correto, sem engripamento, e não apresentam desgaste excessivo.
Caso contrário, deve ser feita a substituição dos componentes.

ROLAMENTOS:
os rolamentos deverão ser substituídos sempre que apresentarem sinais de desgaste excessivo.



NOTA: Antes de serem montados, os componentes deverão ser lubrificados com óleo de caixa de mudanças.

Para montagem dos conjuntos sincronizadores, seguir as instruções anteriores.

Para montagem do conjunto das engrenagens da árvore secundária adotar o seguinte procedimento:
- fixar a árvore pelo lado do pinhão, em uma morsa.
- instalar a gaiola com os roletes da engrenagem de 1ª marcha.





A) Instalar a engrenagem de 1ª marcha.

B) Montar o conjunto sincronizador de 1ª e 2ª marcha e posicioná-lo na árvore secundária.
Instalar o anel elástico de retenção, posicionando-o na cava existente na árvore secundária, após o cubo do sincronizador.

C) Instalar a gaiola com os roletes da engrenagem de 2ª marcha.





A) Instalar a engrenagem de 2ª marcha.


B) Instalar a engrenagem de 3ª marcha, tomando o cuidado de encaixar corretamente os dentes internos da engrenagem com as estrias existentes na árvore.

C) Instalar o espaçador.




A) Instalar a engrenagem de 4ª marcha, tomando o cuidado de encaixar corretamente os dentes internos da engrenagem com as estrias existente na árvore.

B) Instalar a pista interna do rolamento traseiro, utilizando a ferramenta A-33216.

1 - Punho intercambiável A-70007
2 - Ferramenta A-33216


Caixa de Mudanças - Tempra SW





A) Montar os rolamentos dianteiros das árvores primária e secundária e o imã em sua sede.

NOTA: Os rolamentos devem ser substituídos se apresentarem trincas ou sinais de desgaste excessivo.

B) Montar o conjunto da caixa do diferencial no suporte da caixa de mudanças.

C) Montar o conjunto das árvores primária e secundária, simultaneamente.


Eixos e Garfos - Tempra SW






A) Montar o eixo intermediário de marcha-à-ré.
Para montá-lo, basta inverter as operações de desmontagem do mesmo, fornecidas anteriormente.

B) Montar, com auxílio de uma ponta imantada, os pinos de segurança em suas sedes. Em seguida montar a haste de comando de engate de 5ª marcha e marcha-à-ré, e o garfo de 3ª e 4ª marchas simultaneamente.

C) Montar a haste de comando de 3ª e 4ª marchas, posicionando o pino de segurança no eixo, antes de colocá-lo em sua sede.





A) Montar o garfo e a haste de comando de 1ª e 2ª marchas. Para facilitar a montagem, mover alternadamente a haste de comando da 3ª e 4ª marchas, como indica a seta.

B) Apertar os parafusos de fixação dos garfos nas respectivas hastes do garfo da engrenagem intermediária de marcha-à-ré.

C) Posicionar os garfos em "ponto morto" (nenhuma marcha engatada).



Engrenar apenas a 2ª marcha.
Montar na carcaça da caixa de mudanças, o conjunto da haste de seleção de marchas, invertendo a ordem das operações de desmontagem, descrita anteriormente.

Instalar a carcaça da caixa de mudanças.
Mantendo a haste de seleção de marchas para cima, como indicado na figura, verificar através da abertura do rolamento (indicada pela seta), se a alavanca de seleção de marchas se introduz na sede do garfo da 1ª e 2ª marchas.



Montada a carcaça da caixa de mudanças, instalar os parafusos de fixação da mesma ao suporte da caixa de mudanças, iniciando o aparafusamento manualmente.
Em seguida, com o auxílio de um torquímetro, apertá-los a um torque de 2,5 kgm.
Instalar os anéis elásticos dos rolamento traseiros das árvores primária e secundária e, em seguida, instalar a placa intermediária.



Instalar o dispositivo "retém de engrenamento".