Árvore Secundária - Tempra SW
1 - Rolamento dianteiro a roletes da árvore secundária
2 - Árvore secundária e pinhão
3 - Rolamento de roletes da engrenagem da 1ª velocidade
4 - Engrenagem conduzida da 1ª velocidade
5 - Anel sincronizador da 1ª velocidade
6 - Cubo do sincronizador
da 1ª velocidade, mola e chaveta da luva de
engate
7 - Anel elástico de retenção
8 - Engrenagem deslizante da 1ª - 2ª velocidades
9 - Rolamento a roletes da engrenagem da 2ª velocidade
10 - Anel sincronizador da 2ª velocidade
11 - Engrenagem conduzida da 2ª velocidade
12 - Engrenagem conduzida da 3ª velocidade
13 - Luva espaçadora entre a 3ª - 4ª velocidades
14 - Engrenagem da 4ª velocidade
15 - Rolamento traseiro da árvore secundária
16 - Engrenagem conduzida da 5ª velocidade
17 - Porca trava do
conjunto de engrenagem da árvore secundária
Desmontagem da árvore secundária
Para desmontagem do
conjunto da árvore secundária, utilizar
um extrator de 2 ou 3 pernas, conforme disponibilidade.
NOTA: O conjunto não
deverá ser desmontado
utilizando-se da prensa, devido a existência
de uma trava no mesmo (item 7 na figura do
conjunto desmembrado).
Ao prender o conjunto
na morsa, não se esquecer de
colocar mordentes a fim de não danificar a árvore.
A) Retirar o espaçador
das engrenagens de 3ª e 4ª
marchas.
Retirar as engrenagens de 3ª e 2ª marchas.
B)
Retirar o anel sincronizador de 2ª marcha.
Utilizando um alicate
de bicos divergentes retirar o anel
trava que prende o cubo e a engrenagem de 1ª marcha.
Retirar todo o conjunto
sincronizador e engrenagem de
1ª marcha.
NOTA: Caso seja necessário,
utilizar um extrator para
retirar o conjunto sincronizador e a
engrenagem de 1ª marcha. No momento da
retirada fazê-lo sempre cuidadosamente, para
que não se percam os roletes e/ou molas, ao
serem arremessadas para fora devido a força
das molas de posicionamento.
Após a desmontagem, verificar cuidadosamente os seguintes itens:
BUCHAS E ENGRENAGENS:
os dentes, engrenagens
e flancos, assim como os dentes do sincronizador, não devem
apresentar sinais de desgaste excessivo ou rompimento. Verificar também
se as superfícies
de contato das buchas e as superfícies internas das engrenagens não
apresentam ranhuras ou sinais de desgaste excessivo.
CUBO
E LUVA DE ENGATE DAS MARCHAS:
verificar se os cubos
e respectivas luvas de engate da 1ª/2ª marchas não apresentam
rompimento e o acoplamento entre ambos seja correto, sem engripamento,
e não apresentam desgaste excessivo.
Caso contrário, deve ser feita a substituição dos componentes.
ROLAMENTOS:
os rolamentos deverão
ser substituídos sempre que apresentarem sinais de desgaste
excessivo.
NOTA: Antes de serem
montados, os componentes
deverão ser lubrificados com óleo de caixa de
mudanças.
Para montagem dos
conjuntos sincronizadores, seguir as
instruções anteriores.
Para montagem do conjunto
das engrenagens da árvore
secundária adotar o seguinte procedimento:
- fixar a árvore pelo lado do pinhão, em uma morsa.
- instalar a gaiola
com os roletes da engrenagem de
1ª marcha.
A) Instalar a engrenagem
de 1ª marcha.
B) Montar o conjunto
sincronizador de 1ª e 2ª marcha
e posicioná-lo na árvore secundária.
Instalar o anel elástico
de retenção,
posicionando-o na cava existente na árvore
secundária, após o cubo do sincronizador.
C) Instalar a gaiola
com os roletes da engrenagem
de 2ª marcha.
A) Instalar a engrenagem de 2ª marcha.
B) Instalar a engrenagem
de 3ª marcha, tomando o
cuidado de encaixar corretamente os dentes
internos da engrenagem com as estrias existentes
na árvore.
C) Instalar o espaçador.
A) Instalar a engrenagem
de 4ª marcha, tomando o
cuidado de encaixar corretamente os dentes
internos da engrenagem com as estrias existente
na árvore.
B) Instalar a pista
interna do rolamento traseiro,
utilizando a ferramenta A-33216.
1 - Punho intercambiável A-70007
2 - Ferramenta A-33216
Caixa de Mudanças - Tempra SW
A) Montar os rolamentos
dianteiros das árvores
primária e secundária e o imã em sua sede.
NOTA: Os rolamentos
devem ser substituídos se
apresentarem trincas ou sinais de desgaste
excessivo.
B) Montar o conjunto
da caixa do diferencial no
suporte da caixa de mudanças.
C) Montar o conjunto
das árvores primária e
secundária, simultaneamente.
Eixos e Garfos - Tempra SW
A) Montar o eixo intermediário de marcha-à-ré.
Para montá-lo, basta
inverter as operações de
desmontagem do mesmo, fornecidas
anteriormente.
B) Montar, com auxílio
de uma ponta imantada, os
pinos de segurança em suas sedes. Em seguida
montar a haste de comando de engate de 5ª
marcha e marcha-à-ré, e o garfo de 3ª e 4ª marchas
simultaneamente.
C) Montar a haste
de comando de 3ª e 4ª marchas,
posicionando o pino de segurança no eixo, antes
de colocá-lo em sua sede.
A) Montar o garfo
e a haste de comando de 1ª e 2ª
marchas. Para facilitar a montagem, mover
alternadamente a haste de comando da 3ª e 4ª
marchas, como indica a seta.
B) Apertar os parafusos
de fixação dos garfos nas
respectivas hastes do garfo da engrenagem
intermediária de marcha-à-ré.
C) Posicionar os garfos
em "ponto morto" (nenhuma
marcha engatada).
Engrenar apenas a 2ª marcha.
Montar na carcaça
da caixa de mudanças, o conjunto da
haste de seleção de marchas, invertendo a ordem das
operações de desmontagem, descrita anteriormente.
Instalar a carcaça da caixa de mudanças.
Mantendo a haste de
seleção de marchas para cima, como
indicado na figura, verificar através da abertura do
rolamento (indicada pela seta), se a alavanca de seleção
de marchas se introduz na sede do garfo da 1ª
e 2ª marchas.
Montada a carcaça
da caixa de mudanças, instalar os parafusos
de fixação da mesma ao suporte da caixa de
mudanças, iniciando o aparafusamento manualmente.
Em seguida, com o
auxílio de um torquímetro, apertá-los
a um torque de 2,5 kgm.
Instalar os anéis
elásticos dos rolamento traseiros das árvores
primária e secundária e, em seguida, instalar a
placa intermediária.
Instalar o dispositivo "retém de engrenamento".