Tubulação Hidráulica - Tempra SW
Desmontagem/montagem da tubulação flexível e
conexão elétrica do sensor de desgaste das pastilhas
dos freios (indicada pela seta).
Pinça dos Freios - Tempra SW
Desmontagem/montagem das pinças dos freios.
Os parafusos de fixação do corpo da pinça são
autotravantes e devem ser sempre substituídos toda
vez que forem soltos ou afrouxados.
Desmontagem/montagem das pastilhas.
Retirada - Recolocação do suporte da pinça.
Antes de fazer a recolocação do suporte de
sustentação da pinça, verificar se as coifas de
borracha, estão em bom estado. Caso contrário,
devem ser substituídas.
Desmontagem/montagem do disco do freio.
Na remontagem, eliminar as eventuais marcas de
ferrugem para garantir a perfeita perpendicularidade
do disco em relação ao cubo.
Desmontagem/montagem da conexão flexível e
parafuso de sangria.
NOTA: O flexível não deve apresentar inchações ou
desfiamentos, sob pena de sua substituição.
É recomendável substituir ambos os flexíveis.
Desmontagem do pistão e coifa de proteção
A desmontagem do pistão do corpo da pinça é obtida
dirigindo um jato de ar comprimido no furo de
chegada do líquido dos freios.
Controle dos componentes do conjunto da pinça.
O pistão e o corpo da pinça não devem apresentar
marcas de abrasão ou engripamento.
Caso contrário
é necessário substituir a pinça completa com o pistão.
De qualquer forma é necessário substituir a coifa de
proteção e a guarnição de vedação.
Certificar-se
também de que o parafuso de sangria não esteja
obstruído.
1 - Parafuso de fixação do corpo da pinça
2 - Pastilhas
3 - Parafuso de sangria
4 - Corpo da pinça
5 - Coifa de proteção
6 - Coifas de borracha
7 - Suporte de sustentação da pinça
8 - Retentor
Para a lavagem dos componentes metálicos usar uma
solução de água quente com detergente FIAT LDC.
Montagem da guarnição de vedação e pistão no
corpo da pinça.
Lubrificar as partes interessadas com líquido dos
freios, antes da montagem definitiva.
Discos do Freios - Controle - Tempra SW
Controle e medição do disco
A espessura mínima admissível do disco do freio
devido ao desgaste, é de 18,20 mm. Se o valor for
inferior, o disco deve ser substituído. Em caso de
deterioramento ou riscos profundos, as superfícies
do disco do freio podem ser repassadas mediante
retificadora. Ao término da operação, a espessura do
disco do freio não deve ser inferior a 18,55mm.
Controle da centragem do disco do freio em relação
ao eixo de rotação
Devendo substituir somente as pastilhas,
recomenda-se verificar se o empeno não supera o
valor de 0,15mm.
Tal valor é levantado a 2 mm do diâmetro externo do
disco.
Pastilhas - Controle - Tempra SW
Controle das pastilhas
As pastilhas devem ser substítuidas quando a
espessura do material de atrito resultar inferior a
1,5 mm.
Controlar para que em cada dupla de rodas sejam
montadas pastilhas do mesmo tipo.