Freio a Disco - Tempra SW
A) Desmontagem /montagem da tubulação flexível.
Retirar a trava de retenção (1).
B) Para a desmontagem - montagem da tubulação
flexível, utilizar a chave 18556132000.
C) Para facilitar a operação de desmontagem do
cabo do freio de estacionamento, afrouxar o
esticamento do próprio cabo agindo no parafuso
indicado.
D) Soltar o cabo do freio de estacionamento
Desmontagem/montagem da pinça do freio.
Os parafusos de fixação do corpo da pinça são
autotravantes e devem ser substituídos toda vez que
forem soltos ou afrouxados
Fazer a sangria da instalação hidráulica.
NOTA: Após substituir as pinças do freio, fazer a
regulagem do freio de estacionamento.
Desmontagem/montagem das pastilhas
NOTA: Antes de posicionar as novas pastilhas,
é necessário colocar o pistão da pinça
completamente para dentro, girando-o no
sentido horário.
Fazer também a regulagem do freio de
estacionamento.
Desmontagem/montagem do suporte de sustentação
da pinça
Antes de recolocar o suporte de sustentação da
pinça, verificar se as coifas de borracha estão em
boas condições. Em caso contrário, fazer sua
substituição.
Na remontagem, lembrar-se de interpor a chapinha
(1) entre os parafusos e o suporte de sustentação.
Pinça dos Freios - Tempra SW
Desmontagem/montagem da tubulação flexível e
parafuso de sangria
NOTA: O flexível não deve apresentar inchações
ou desfiamentos, sob pena de sua
substituição.
É recomendável substituir os flexíveis.
Desmontagem do pistão e coifa de proteção
Para a desmontagem do pistão, utilizar a ferramenta
1856133000.
Desmontagem da guarnição de vedação.
Controle dos componentes do conjunto da pinça.
O pistão e o corpo da pinça não devem apresentar
marcas de abrasão ou engrimpamento. Em caso
contrário é necessário substituir a pinça completa
com o pistão.
De qualquer forma, é sempre necessário substituir a
coifa de proteção e a guarnição de vedação.
Certificar-se também de que o parafuso de sangria
não esteja obstruído.
Para a lavagem dos componentes metálicos usar uma
solução de água quente com detergente FIAT LDC.
1 - Suporte de sustentação da pinça
2 - Parafuso de sangria
3 - Corpo da pinça
4 - Guarnição de vedação
5 - Coifa de proteção
6 - Guarnições frenantes
7 - Chapinha (espaçador)
Montagem do pistão no corpo da pinça.
Para a montagem do pistão, utilizar a ferramenta
1856133000.
Antes de montar o pistão no corpo da pinça,
posicionar a coifa de proteção na parte traseira
do mesmo.
Lubrificar as partes interessadas com líquido dos
freios, antes da montagem definitiva.
Reenchimento da pinça do freio.
Após revisar a pinça do freio e antes de efetuar a
recolocação no veículo, deve ser feito seu
reenchimento operando da seguinte maneira:
- afrouxar o parafuso de sangria;
- colocar a extremidade de um tubo transparente no
furo do parafuso de sangria;
- utilizando um recipiente normal com líquido dos
freios, colocar o mesmo na pinça até que as
bolhas de ar saiam pelo furo roscado onde se liga
a tubulação flexível do freio;
- apertar o parafuso de sangria.
Disp. Automático Regulagem da Folga - Tempra SW
DISPOSITIVO AUTOMÁTICO DE REGULAGEM DA FOLGA ENTRE AS GUARNIÇÕES
FRENANTES E OS DISCOS DOS FREIOS TRASEIROS E DO FREIO DE
ESTACIONAMENTO
No pistão das pinças dos freios traseiros existe um dispositivo que permite a
regulagem automática da distância entre o disco e a guarnição de atrito. Tal
dispositivo é constituído de: um parafuso mestre (2) que tem possibilidade de girar
sobre a árvore (5). somente no sentido de avançamento para a ação da mola tipo
taça (4) e, por uma árvore (5) sobre a qual é parafusado o parafuso mestre (2).
Esta árvore não pode girar estando vinculada ao corpo da pinça do freio pela
segurança (6).
Entre a árvore e o parafuso mestre foi feito um acoplamento roscado (de quatro
princípios) com uma folga (A) de valor pré-estabelecido.
Durante a frenagem, o pistão de comando(1), empurrado pela pressão hidráulica,
desloca-se para a guarnição frenante com o parafuso mestre(2), sendo o mesmo
vinculado ao pistão pelo anel de segurança (3) e pela mola tipo taça (4).
Quando a guarnição frenante está excessivamente desgastada, a folga axial (A),
mesmo se recuperada, não é suficiente para absorver, por si só, todo o curso do
pistão de comando (1). O parafuso mestre (2) então se distancia momentaneamente
de seu ponto de contato com o pistão (1) mas sob ação da mola tipo taça (4) faz
girar o parafuso mestre (2) na árvore (5) até fazê-la retornar em contato com o
pistão de comando (1).
Quando se aciona o freio do estacionamento, o esforço mecânico se transmite à
biela (7) pela alavanca de comando e portanto através do acoplamento
árvore-parafuso mestre, chega até o pistão de comando (1) e deste às guarnições
frenantes.
O parafuso mestre (2) e portanto o pistão de comando (1) em conjunto com o
parafuso, não podem girar, sendo o pistão provido de acoplamentos obrigatórios
que durante a ação de frenagem estão engatados na chapinha da guarnição
frenante.
Seção do cilindro da pinça do freio traseiro
1 - Pistão 5 - Árvores
2 - Parafuso mestre 6 - Segurança
3 - Anel de segurança 7 - Bielinha
A - Folga entre parafuso mestre e árvore
Guarnições Frenantes - Controle - Tempra SW
Controle das guarnições frenantes.
As guarnições frenantes devem ser substituídas
quando a espessura do material de atrito for inferior
a 1,5mm.
Verificar se em cada dupla de rodas sejam montadas
guarnições frenantes do mesmo tipo.
Disco do Freio - Tempra SW
Na remontagem, eliminar eventuais marcas de
ferrugem para garantir a perfeita perpendicularidade
do disco em relação ao cubo.
A) Controle e medição do disco.
A espessura mínima admissível do disco do freio
devido ao desgaste é de 9,20mm. Se o valor for
inferior, o disco deve ser substituído. Em caso de
deterioramento ou de riscos profundos, as
superfícies do disco do freio podem ser repassadas
mediante retificadora. Após o término da operação,
a espessura do disco do freio não deve ser inferior
a 10,10 mm.
B) Controle da centragem do disco em relação ao
eixo de rotação.
Devendo substituir a somente as guarnições
frenantes, recomenda-se controlar se o empeno
não seja superior a 0,15mm. Tal valor é levantado
a 2 mm do diâmetro externo do disco.
C) Componentes do sistema frenante.
Guanições Frenantes - Substituição - Tempra SW
Para a substituição das guarnições frenantes,
proceder da seguinte maneira:
- soltar os parafusos de fixação da pinça do freio no
suporte de sustentação;
- posicionar a pinça do freio de forma adequada;
- retirar as guarnições frenantes;
- empurrar o pistão da pinça para dentro e montar a
pinça do freio;
- fazer a regulagem do freio de estacionamento.
NOTA: Os parafusos de fixação do corpo da pinça são
autotravantes e devem ser substituídos toda
vez que forem soltos ou afrouxados.