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Freio a Disco - Tempra SW

A) Desmontagem /montagem da tubulação flexível.

Retirar a trava de retenção (1).

B) Para a desmontagem - montagem da tubulação flexível, utilizar a chave 18556132000.

C) Para facilitar a operação de desmontagem do cabo do freio de estacionamento, afrouxar o esticamento do próprio cabo agindo no parafuso indicado.

D) Soltar o cabo do freio de estacionamento


Desmontagem/montagem da pinça do freio.

Os parafusos de fixação do corpo da pinça são autotravantes e devem ser substituídos toda vez que forem soltos ou afrouxados

Fazer a sangria da instalação hidráulica.

NOTA: Após substituir as pinças do freio, fazer a regulagem do freio de estacionamento.



Desmontagem/montagem das pastilhas

NOTA: Antes de posicionar as novas pastilhas, é necessário colocar o pistão da pinça completamente para dentro, girando-o no sentido horário.

Fazer também a regulagem do freio de estacionamento.


Desmontagem/montagem do suporte de sustentação da pinça

Antes de recolocar o suporte de sustentação da pinça, verificar se as coifas de borracha estão em boas condições. Em caso contrário, fazer sua substituição.

Na remontagem, lembrar-se de interpor a chapinha (1) entre os parafusos e o suporte de sustentação.


Pinça dos Freios - Tempra SW
Desmontagem/montagem da tubulação flexível e parafuso de sangria

NOTA: O flexível não deve apresentar inchações ou desfiamentos, sob pena de sua substituição.

É recomendável substituir os flexíveis.



Desmontagem do pistão e coifa de proteção

Para a desmontagem do pistão, utilizar a ferramenta 1856133000.



Desmontagem da guarnição de vedação.


Controle dos componentes do conjunto da pinça.

O pistão e o corpo da pinça não devem apresentar marcas de abrasão ou engrimpamento. Em caso contrário é necessário substituir a pinça completa com o pistão.

De qualquer forma, é sempre necessário substituir a coifa de proteção e a guarnição de vedação.

Certificar-se também de que o parafuso de sangria
não esteja obstruído.

Para a lavagem dos componentes metálicos usar uma solução de água quente com detergente FIAT LDC.

1 - Suporte de sustentação da pinça
2 - Parafuso de sangria
3 - Corpo da pinça
4 - Guarnição de vedação
5 - Coifa de proteção
6 - Guarnições frenantes
7 - Chapinha (espaçador)


Montagem do pistão no corpo da pinça.

Para a montagem do pistão, utilizar a ferramenta
1856133000.

Antes de montar o pistão no corpo da pinça, posicionar a coifa de proteção na parte traseira do mesmo.

Lubrificar as partes interessadas com líquido dos freios, antes da montagem definitiva.



Reenchimento da pinça do freio.

Após revisar a pinça do freio e antes de efetuar a recolocação no veículo, deve ser feito seu reenchimento operando da seguinte maneira:

- afrouxar o parafuso de sangria;

- colocar a extremidade de um tubo transparente no furo do parafuso de sangria;

- utilizando um recipiente normal com líquido dos freios, colocar o mesmo na pinça até que as bolhas de ar saiam pelo furo roscado onde se liga a tubulação flexível do freio;

- apertar o parafuso de sangria.


Disp. Automático Regulagem da Folga - Tempra SW
DISPOSITIVO AUTOMÁTICO DE REGULAGEM DA FOLGA ENTRE AS GUARNIÇÕES
FRENANTES E OS DISCOS DOS FREIOS TRASEIROS E DO FREIO DE ESTACIONAMENTO

No pistão das pinças dos freios traseiros existe um dispositivo que permite a regulagem automática da distância entre o disco e a guarnição de atrito. Tal dispositivo é constituído de: um parafuso mestre (2) que tem possibilidade de girar sobre a árvore (5). somente no sentido de avançamento para a ação da mola tipo taça (4) e, por uma árvore (5) sobre a qual é parafusado o parafuso mestre (2).

Esta árvore não pode girar estando vinculada ao corpo da pinça do freio pela segurança (6).

Entre a árvore e o parafuso mestre foi feito um acoplamento roscado (de quatro princípios) com uma folga (A) de valor pré-estabelecido.

Durante a frenagem, o pistão de comando(1), empurrado pela pressão hidráulica, desloca-se para a guarnição frenante com o parafuso mestre(2), sendo o mesmo vinculado ao pistão pelo anel de segurança (3) e pela mola tipo taça (4).

Quando a guarnição frenante está excessivamente desgastada, a folga axial (A), mesmo se recuperada, não é suficiente para absorver, por si só, todo o curso do pistão de comando (1). O parafuso mestre (2) então se distancia momentaneamente de seu ponto de contato com o pistão (1) mas sob ação da mola tipo taça (4) faz girar o parafuso mestre (2) na árvore (5) até fazê-la retornar em contato com o pistão de comando (1).

Quando se aciona o freio do estacionamento, o esforço mecânico se transmite à biela (7) pela alavanca de comando e portanto através do acoplamento árvore-parafuso mestre, chega até o pistão de comando (1) e deste às guarnições frenantes.

O parafuso mestre (2) e portanto o pistão de comando (1) em conjunto com o parafuso, não podem girar, sendo o pistão provido de acoplamentos obrigatórios que durante a ação de frenagem estão engatados na chapinha da guarnição frenante.

Seção do cilindro da pinça do freio traseiro

1 - Pistão 5 - Árvores
2 - Parafuso mestre 6 - Segurança
3 - Anel de segurança 7 - Bielinha

A - Folga entre parafuso mestre e árvore


Guarnições Frenantes - Controle - Tempra SW
Controle das guarnições frenantes.

As guarnições frenantes devem ser substituídas quando a espessura do material de atrito for inferior a 1,5mm.
Verificar se em cada dupla de rodas sejam montadas guarnições frenantes do mesmo tipo.


Disco do Freio - Tempra SW

Na remontagem, eliminar eventuais marcas de ferrugem para garantir a perfeita perpendicularidade do disco em relação ao cubo.


A) Controle e medição do disco.

A espessura mínima admissível do disco do freio
devido ao desgaste é de 9,20mm. Se o valor for inferior, o disco deve ser substituído. Em caso de deterioramento ou de riscos profundos, as superfícies do disco do freio podem ser repassadas mediante retificadora. Após o término da operação, a espessura do disco do freio não deve ser inferior a 10,10 mm.

B) Controle da centragem do disco em relação ao eixo de rotação. Devendo substituir a somente as guarnições frenantes, recomenda-se controlar se o empeno não seja superior a 0,15mm. Tal valor é levantado a 2 mm do diâmetro externo do disco.

C) Componentes do sistema frenante.



Guanições Frenantes - Substituição - Tempra SW

Para a substituição das guarnições frenantes, proceder da seguinte maneira:

- soltar os parafusos de fixação da pinça do freio no suporte de sustentação;
- posicionar a pinça do freio de forma adequada;
- retirar as guarnições frenantes;
- empurrar o pistão da pinça para dentro e montar a pinça do freio;
- fazer a regulagem do freio de estacionamento.

NOTA: Os parafusos de fixação do corpo da pinça são autotravantes e devem ser substituídos toda vez que forem soltos ou afrouxados.