Freio traseiro - Tempra
Soltar totalmente a regulagem do cabo do freio de
estacionamento.
Retirar o tampão obturador do espelho de freio.
Com uma chave de fendas, mover a alavanca da
sapata traseira no sentido indicado pela seta para
que a mesma se desloque para trás, criando desta
forma, uma folga maior entre as lonas de freio e o
tambor, possibilitando a sua remoção.
Retirar os dois parafusos de fixação do tambor de freio ao cubo e removê-lo.
ADVERTÊNCIA: Nunca aplique golpes de martelo ou similar no tambor de freio
durante a sua desmontagem/montagem pois, caso contrário poderá
empená-lo.
Montar a ferramenta A.72257 para retenção dos pistões do cilindro de freio.
Retirar a mola inferior das sapatas de freio.
Retirar a mola de retorno do dispositivo auto-regulador.
Retirar a mola superior de retorno das sapatas.
Retirar as molas e os pinos de fixação das sapatas.
Retirar a sapata direita e o dispositivo auto-regulador.
Na bancada, retirar a mola de fixação do dispositivo
auto-regulador à sapata.
Componentes do freio traseiro.
1 .Sapatas de freio
2. Mola inferior de retenção das sapatas
3. Pinos de retenção das sapatas
4. Dispositivo auto-regulador
5. Mola superior das sapatas
A seta indica a arruela-trava que deve ser substituída
todas às vezes que a sapata for substituída.
Tambor de freio - Tempra
Verificar se o tambor apresenta ranhuras ou
excentricidade. Em caso positivo, retificá-lo. Durante a retífica, não aumentar o diâmetro interno
mais que 0,8 mm.
Sapatas - Tempra
A espessura mínima admitida das lonas é de
1,5 mm.