Torques de aperto Funcionamento Imprimir
Freio traseiro - Tempra

Soltar totalmente a regulagem do cabo do freio de estacionamento.
Retirar o tampão obturador do espelho de freio.


Com uma chave de fendas, mover a alavanca da sapata traseira no sentido indicado pela seta para que a mesma se desloque para trás, criando desta forma, uma folga maior entre as lonas de freio e o tambor, possibilitando a sua remoção.


Retirar os dois parafusos de fixação do tambor de freio ao cubo e removê-lo.

ADVERTÊNCIA: Nunca aplique golpes de martelo ou similar no tambor de freio durante a sua desmontagem/montagem pois, caso contrário poderá empená-lo.



Montar a ferramenta A.72257 para retenção dos pistões do cilindro de freio.


Retirar a mola inferior das sapatas de freio.


Retirar a mola de retorno do dispositivo auto-regulador.


Retirar a mola superior de retorno das sapatas.


Retirar as molas e os pinos de fixação das sapatas.


Retirar a sapata direita e o dispositivo auto-regulador.

Na bancada, retirar a mola de fixação do dispositivo auto-regulador à sapata.



Componentes do freio traseiro.

1 .Sapatas de freio
2. Mola inferior de retenção das sapatas
3. Pinos de retenção das sapatas
4. Dispositivo auto-regulador
5. Mola superior das sapatas

A seta indica a arruela-trava que deve ser substituída todas às vezes que a sapata for substituída.


Tambor de freio - Tempra

Verificar se o tambor apresenta ranhuras ou excentricidade. Em caso positivo, retificá-lo. Durante a retífica, não aumentar o diâmetro interno mais que 0,8 mm.


Sapatas - Tempra

A espessura mínima admitida das lonas é de 1,5 mm.