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Central eletrônica de comando - Tempra



TEMPRA 16V / TURBO
REMOÇÃO E RECOLOCAÇÃO
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NOTA: Antes da remoção da central de comando desligar o cabo negativo da bateria.
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Remover o parafuso de fixação da tampa plástica



- Desconectar os tubos de freio e o conector elétrico indicado.



- Retirar as porcas de fixação da central ao suporte;
- Remover a central de comando.


Efetuar a sangria do sistema hidráulico após a recolocação da central, da seguinte maneira:

1° - Pinça de freio dianteira lado esquerdo
2° - Pinça de freio dianteira lado direito
3° - Pinça de freio traseira lado esquerdo
4° - Pinça de freio traseira lado direito

Central eletrônica/hidráulica removida.


Sensores de rotação - Rodas dianteiras - Tempra



REMOÇÃO - RECOLOCAÇÃO
Para remoção dos sensores desligar as conexões:
- Para sensores das rodas dianteiras, localizadas no vão do motor junto às caixas das rodas.


Sensores de rotação das rodas traseiras - Tempra



REMOÇÃO E RECOLOCAÇÃO:
Para remoção dos sensores desligar as conexões localizadas abaixo do assento do banco traseiro.



Para recolocação dos sensores é necessário controlar a folga entre este e a roda tônica.
- para sensores das rodas dianteiras:
1,0 a 1,2mm.
- para sensores das rodas traseiras:
0,7 a 1,2mm.
A folga deve ser verificada utilizando um espessímetro.
Caso não esteja dentro do especificado, montar calços de regulagem conforme a necessidade, entre o sensor e sua base de apoio.
Espessura do calço de regulagem: 0,2mm

Medição da folga no sensor da roda dianteira.



Medição da folga do sensor da roda dianteira.


Frenagem do veículo - Tempra

FRENAGEM DO VEÍCULO

No uso cotidiano estamos habituados a apertar o pedal do freio em função da redução de velocidade que desejamos obter. Com a superfície de uma estrada limpa e enxuta, normalmente não são verificados maiores problemas, sendo que é possível exercer fortes pressões antes que o pneu tenda a derrapar.

Por outro lado, se o asfalto e os pneus não estiverem em perfeito estado, mantemos instintivamente maiores distãncias de segurança, prevendo um alongamento de parada, devido a problemas físicos de aderência, bem como de sensíveis dificuldades para dosa, de modo ideal, a força frenante.

Se, por acaso, nos encontrássemos em sistuações imprevisíveis, tais como desuniformidade da superfície da estrada, frenagens no limite de aderência da superfície ou mesmo frenagem de emergência, seria extremamente difícil controlar o veículo, com a consequente perda de direcionalidade e o prolongamento dos espaços de frenagem.

Tudo isto por um simples motivo: deslizamento das rodas em frenagem e, portanto, impossibilidade do pneu absorver as forças laterais que agem sobre o mesmo.

SISTEMA FRENANTE ABS 2E

Este dispositivo foi concebido para:

- garantir durante a frenagem uma melhor estabilidade e possibilidade de controle do veículo nas condições mais difíceis ( por exemplo, em condições de baixa aderência do piso da estrada, estrada de terra ou estrada irregular);
- otimizar o espaço de frenagem , desfrutando o máximo de aderência possível.
No uso cotidiano estamos habituados a apertar o pedal do freio em função da redução de velocidade que desejamos obter. Com a superfície de uma estrada limpa e enxuta, normalmente não são verificados maiores problemas, sendo que é possível exercer fortes pressões antes que o pneu tenda a derrapar.

Por outro lado, se o asfalto e os pneus não estiverem em perfeito estado, mantemos instintivamente maiores distãncias de segurança, prevendo um alongamento de parada, devido a problemas físicos de aderência, bem como de sensíveis dificuldades para dosa, de modo ideal, a força frenante.

Se, por acaso, nos encontrássemos em sistuações imprevisíveis, tais como desuniformidade da superfície da estrada, frenagens no limite de aderência da superfície ou mesmo frenagem de emergência, seria extremamente difícil controlar o veículo, com a consequente perda de direcionalidade e o prolongamento dos espaços de frenagem.

Tudo isto por um simples motivo: deslizamento das rodas em frenagem e, portanto, impossibilidade do pneu absorver as forças laterais que agem sobre o mesmo.

SISTEMA FRENANTE ABS 2E

Este dispositivo foi concebido para:

- garantir durante a frenagem uma melhor estabilidade e possibilidade de controle do veículo nas condições mais difíceis ( por exemplo, em condições de baixa aderência do piso da estrada, estrada de terra ou estrada irregular);
- otimizar o espaço de frenagem , desfrutando o máximo de aderência possível.