Central eletrônica de comando - Tempra
TEMPRA 16V / TURBO
REMOÇÃO E RECOLOCAÇÃO
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NOTA: Antes da remoção
da central de comando
desligar o cabo negativo da bateria.
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Remover o parafuso
de fixação da tampa plástica
- Desconectar os tubos
de freio e o conector elétrico
indicado.
- Retirar as porcas de fixação da central ao suporte;
- Remover a central de comando.
Efetuar a sangria
do sistema hidráulico após a recolocação
da central, da seguinte maneira:
1° - Pinça de freio dianteira lado esquerdo
2° - Pinça de freio dianteira lado direito
3° - Pinça de freio traseira lado esquerdo
4° - Pinça de freio traseira lado direito
Central eletrônica/hidráulica
removida.
Sensores de rotação - Rodas dianteiras - Tempra
REMOÇÃO - RECOLOCAÇÃO
Para
remoção dos sensores desligar as conexões:
- Para sensores das
rodas dianteiras, localizadas no
vão do motor junto às caixas das rodas.
Sensores de rotação das rodas traseiras - Tempra
REMOÇÃO E RECOLOCAÇÃO:
Para
remoção dos sensores desligar as conexões localizadas
abaixo do assento do banco traseiro.
Para recolocação dos
sensores é necessário controlar a
folga entre este e a roda tônica.
- para sensores das rodas dianteiras:
1,0 a 1,2mm.
- para sensores das rodas traseiras:
0,7 a 1,2mm.
A folga deve ser verificada
utilizando um espessímetro.
Caso não esteja dentro
do especificado, montar calços
de regulagem conforme a necessidade, entre o sensor
e sua base de apoio.
Espessura do calço de regulagem: 0,2mm
Medição da folga no
sensor da roda dianteira.
Medição da folga do
sensor da roda dianteira.
Frenagem do veículo - Tempra
FRENAGEM DO VEÍCULO
No uso cotidiano estamos
habituados a apertar o pedal do freio em função da redução
de velocidade que desejamos obter. Com a superfície de uma estrada limpa e
enxuta, normalmente
não são verificados maiores problemas, sendo que é possível exercer
fortes pressões antes que o pneu tenda a derrapar.
Por outro lado, se
o asfalto e os pneus não estiverem em perfeito estado, mantemos instintivamente
maiores distãncias de segurança, prevendo um alongamento de parada,
devido a problemas físicos de aderência, bem como de sensíveis dificuldades
para dosa, de modo
ideal, a força frenante.
Se, por acaso, nos
encontrássemos em sistuações imprevisíveis, tais como desuniformidade
da superfície da estrada, frenagens no limite de aderência da superfície
ou mesmo frenagem
de emergência, seria extremamente difícil controlar o veículo, com
a consequente perda de direcionalidade e o prolongamento dos espaços de
frenagem.
Tudo isto por um simples
motivo: deslizamento das rodas em frenagem e, portanto,
impossibilidade do pneu absorver as forças laterais que agem sobre o mesmo.
SISTEMA FRENANTE ABS 2E
Este dispositivo foi concebido para:
- garantir durante
a frenagem uma melhor estabilidade e possibilidade de controle
do veículo nas condições mais difíceis ( por exemplo, em condições de baixa
aderência do piso
da estrada, estrada de terra ou estrada irregular);
- otimizar o espaço de frenagem , desfrutando o máximo de aderência possível.
No uso cotidiano estamos
habituados a apertar o pedal do freio em função da redução
de velocidade que desejamos obter. Com a superfície de uma estrada limpa e
enxuta, normalmente
não são verificados maiores problemas, sendo que é possível exercer
fortes pressões antes que o pneu tenda a derrapar.
Por outro lado, se
o asfalto e os pneus não estiverem em perfeito estado, mantemos instintivamente
maiores distãncias de segurança, prevendo um alongamento de parada,
devido a problemas físicos de aderência, bem como de sensíveis dificuldades
para dosa, de modo
ideal, a força frenante.
Se, por acaso, nos
encontrássemos em sistuações imprevisíveis, tais como desuniformidade
da superfície da estrada, frenagens no limite de aderência da superfície
ou mesmo frenagem
de emergência, seria extremamente difícil controlar o veículo, com
a consequente perda de direcionalidade e o prolongamento dos espaços de
frenagem.
Tudo isto por um simples
motivo: deslizamento das rodas em frenagem e, portanto,
impossibilidade do pneu absorver as forças laterais que agem sobre o mesmo.
SISTEMA FRENANTE ABS 2E
Este dispositivo foi concebido para:
- garantir durante
a frenagem uma melhor estabilidade e possibilidade de controle
do veículo nas condições mais difíceis ( por exemplo, em condições de baixa
aderência do piso
da estrada, estrada de terra ou estrada irregular);
- otimizar o espaço
de frenagem , desfrutando o máximo de aderência possível.