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Central hidr./identif. conectores/bornes - Tempra SW




A) Central hidráulica
A central hidráulica incorpora os seguintes elementos:
1 - 4 válvulas eletromagnéticas
2 - Bomba de recuperação de duplo circuito
3 - Relé de comando da válvulas eletromagnéticas
4 - Relé de comando da bomba de recuperação

B) Identificação das saídas da central hidráulica

HR = para a pinça traseira direita
HL = para a pinça traseira esquerda
VR = para a pinça dianteira direita
VL = para a pinça dianteira esquerda




A) Identificação dos bornes dos relés na central hidráulica

B) Identificação dos bornes no conector da central hidráulica.


Preparação para reparação - Tempra SW

A central hidráulica não pode ser revisada e em caso de defeito comprovado, deve ser integralmente substituída. Somente os relés podem ser substituídos.
A central é fornecida como reposição enchida com líquido dos freios e com as eletroválvulas na posição aberta. Portanto, a operação de sangria e reenchimento da instalação frenante é análoga à da instalação frenante tradicional.

Sensores de número de giros - Tempra SW




A) Posicionamento do sensor do número de giros das rodas dianteiras.

B) Posicionamento do sensor dos giros das rodas traseiras.
As rodas fônicas das rodas dianteiras são montadas a pressão nas juntas homocinéticas do lado da roda, enquanto os das rodas traseiras são montados a pressão nos cubos das rodas.




A) Posicionamento da roda fônica da roda dianteira

B) Posicionamento da roda fônica da roda traseira



A distância descrita no item "Específicações" não é regulável e, portanto, se for encontrado um valor do entreferro fora da tolerância, verificar a integridade do sensor e da roda fônica.

1 - Sensor do número de giros
2 - Conexão elétrica


Proteção contra as sobretensões - Tempra SW




Relé de comando principal e de proteção contra as sobretensões
O relé de comando principal tem a função de alimentar tanto a central eletrônica quanto os relés da central hidráulica. O mesmo tem em seu interior um fusível de proteção do dispositivo e um diodo zener para proteção contra as sobretensões.

Terminal Cor do cabo Destinação do relé
87 GN Para o terminal 2 da central hidráulica

GN Para o terminal 1 da central eletrônica

15 C Através da conexão 105 para o comutador de ignição

31 N Massa (vão de bagagens do lado direito 80A)

30 R Para o fusível volante (104) de 10A, para proteção do dispositivo


A.B.S. - Esquema elétrico - Tempra SW










Legenda do esquema elétrico

15 - Massa da bateria
17 - Bateria
26 - Nó de derivação
29 - Conexão de massa eletrônica do painel/motor
31 - Motor de partida
39 - Central interconectiva
50 - Quadro de instrumentos
M. Indicador ótico de avaria do dispositivo antitravamento ABS
51 - Comutador de ignição
68 - Interruptor de sinalização de parada do veículo
80A - Massa traseira direita
104 - Fusível de proteção do circuito antitravamento
105 - Junta do circuito antitravamento
110 - Junta do circuito do cabo de sinalização de recarga
112 - Sensor na roda dianteira esquerda
113 - Sensor na roda dianteira direita
114 - Sensor na roda traseira esquerda
115 - Sensor na roda traseira direita
116 - Grupo hidráulico
117 - Relé do antitravamento
118 - Central do antitravamento


Dispositivo A.B.S. - Tempra SW




Central Hidráulica - Tempra SW




Retirada-recolocação do filtro de ar.


Reservatório Líquido e Tampa dos Relés - Tempra SW




Antes da desmontagem do reservatório, descarregar o líquido dos freios.




A) Antes de montar a central hidráulica, desligar o pólo negativo da bateria.
Desligamento do conector múltiplo da central hidráulica

B) Desmontagem/montagem das tubulações dos freios da central hidráulica.





A) Desmontagem/montagem das tubulações dos freios da central hidráulica.

B) Retirada-recolocação da central hidráulica.
Sangria do ar da instalação hidráulica.

C) Vista do conjunto da central hidráulica.


Central Eletrônica - Tempra SW





A) Levantamento do assento do banco traseiro para acesso à central.

B) Retirada-recolocação da armação com suporte completo com a central eletrônica do veículo.

C) Separação da central eletrônica da armação do suporte.


Sensores de Giros - Tempra SW





A) Retirada-recolocação dos sensores de giros das rodas dianteiras e traseiras.

B) Retirada-recolocação dos conectores dos sensores de giros das rodas dianteiras.

C) Retirada-recolocação da instalação dos sensores de giros das rodas traseiras.


Roda Fônica/Sensores - Contr. Entreferro - Tempra SW





A) Controle do valor do entreferro entre o sensor do número de giros e a roda fônica na junta homocinética.
O entreferro não é regulável uma vez que não são fornecidos espaçadores para a operação. Portanto, se for encontrado um valor fora da tolerância prescrita, verificar a integridade do sensor e dos dentes da roda fônica.

B) Controle do valor do entreferro entre o sensor do número de giros e a roda fônica no cubo da roda.

C) O entreferro não é regulável uma vez que não são fornecidos espaçadores para a operação. Portanto, se for encontrado um valor fora da tolerância prescrita, verificar a integridade do sensor e dos dentes da roda fônica.

Esquema da colocação correta do espessímetro para o controle do entreferro entre o sensor do número de giros e roda fônica.


Prescrições do A.B.S. - Tempra SW

Antes de fazer trabalhos de solda com soldadores elétricas, deve-se desligar o conector da central eletrônica.
Durante eventuais operações de pintura, a central eletrônica não pode ser submetida, mesmo por curto período, à temperatura de 95º e por um tempo mais prolongado (cerca de 2 horas) à temperatura máxima de 85ºC.
Após retirar e recolocar a bateira, os terminais devem ser apertados perfeitamente.
Antes de retirar a central hidráulica, deve-se desligar o cabo negativo da bateria.
Componentes da instalação elétrica do dispositivo de antitravamento das rodas, fornecidos como reposição .


Componentes de instalação elétrica - Tempra SW