Central hidr./identif. conectores/bornes - Tempra SW
A) Central hidráulica
A central hidráulica
incorpora os seguintes
elementos:
1 - 4 válvulas eletromagnéticas
2 - Bomba de recuperação de duplo circuito
3 - Relé de comando da válvulas eletromagnéticas
4 - Relé de comando da bomba de recuperação
B) Identificação das saídas da central hidráulica
HR = para a pinça traseira direita
HL = para a pinça traseira esquerda
VR = para a pinça dianteira direita
VL = para a pinça
dianteira esquerda
A) Identificação dos
bornes dos relés na central
hidráulica
B) Identificação dos
bornes no conector da central
hidráulica.
Preparação para reparação - Tempra SW
A central hidráulica
não pode ser revisada e em caso de defeito comprovado, deve ser
integralmente substituída. Somente os relés podem ser substituídos.
A central é fornecida
como reposição enchida com líquido dos freios e com as eletroválvulas
na posição aberta. Portanto, a operação de sangria e reenchimento da
instalação frenante é análoga à da instalação frenante tradicional.
Sensores de número de giros - Tempra SW
A) Posicionamento
do sensor do número de giros das
rodas dianteiras.
B) Posicionamento
do sensor dos giros das rodas
traseiras.
As rodas fônicas das
rodas dianteiras são montadas a
pressão nas juntas homocinéticas do lado da roda, enquanto
os das rodas traseiras são montados a pressão
nos cubos das rodas.
A) Posicionamento da roda fônica da roda dianteira
B) Posicionamento
da roda fônica da roda traseira
A distância descrita
no item "Específicações" não é regulável
e, portanto, se for encontrado um valor do entreferro
fora da tolerância, verificar a integridade do
sensor e da roda fônica.
1 - Sensor do número de giros
2 - Conexão elétrica
Proteção contra as sobretensões - Tempra SW
Relé de comando principal
e de proteção contra as sobretensões
O relé de comando
principal tem a função de alimentar
tanto a central eletrônica quanto os relés da
central hidráulica. O mesmo tem em seu interior um
fusível de proteção do dispositivo e um diodo zener
para proteção contra as sobretensões.
Terminal
Cor do cabo Destinação
do relé
87 GN Para o terminal
2 da central
hidráulica
GN Para o terminal
1 da central
eletrônica
15 C Através da conexão
105 para
o comutador de
ignição
31 N Massa (vão de
bagagens do
lado direito 80A)
30 R Para o fusível
volante (104)
de 10A, para
proteção do dispositivo
A.B.S. - Esquema elétrico - Tempra SW
Legenda do esquema elétrico
15 - Massa da bateria
17 - Bateria
26 - Nó de derivação
29 - Conexão de massa eletrônica do painel/motor
31 - Motor de partida
39 - Central interconectiva
50 - Quadro de instrumentos
M. Indicador ótico de avaria do dispositivo antitravamento ABS
51 - Comutador de ignição
68 - Interruptor de sinalização de parada do veículo
80A - Massa traseira direita
104 - Fusível de proteção do circuito antitravamento
105 - Junta do circuito antitravamento
110 - Junta do circuito do cabo de sinalização de recarga
112 - Sensor na roda dianteira esquerda
113 - Sensor na roda dianteira direita
114 - Sensor na roda traseira esquerda
115 - Sensor na roda traseira direita
116 - Grupo hidráulico
117 - Relé do antitravamento
118 - Central do antitravamento
Dispositivo A.B.S. - Tempra SW
Central Hidráulica - Tempra SW
Retirada-recolocação
do filtro de ar.
Reservatório Líquido e Tampa dos Relés - Tempra SW
Antes da desmontagem
do reservatório, descarregar o
líquido dos freios.
A) Antes de montar
a central hidráulica, desligar o
pólo negativo da bateria.
Desligamento do conector
múltiplo da central
hidráulica
B) Desmontagem/montagem
das tubulações dos
freios da central hidráulica.
A) Desmontagem/montagem
das tubulações dos
freios da central hidráulica.
B) Retirada-recolocação da central hidráulica.
Sangria do ar da instalação hidráulica.
C) Vista do conjunto
da central hidráulica.
Central Eletrônica - Tempra SW
A) Levantamento do
assento do banco traseiro para
acesso à central.
B) Retirada-recolocação
da armação com suporte
completo com a central eletrônica do veículo.
C) Separação da central
eletrônica da armação do
suporte.
Sensores de Giros - Tempra SW
A) Retirada-recolocação
dos sensores de giros das
rodas dianteiras e traseiras.
B) Retirada-recolocação
dos conectores dos sensores
de giros das rodas dianteiras.
C) Retirada-recolocação
da instalação dos sensores
de giros das rodas traseiras.
Roda Fônica/Sensores - Contr. Entreferro - Tempra SW
A) Controle do valor
do entreferro entre o sensor do
número de giros e a roda fônica na junta
homocinética.
O entreferro não
é regulável uma vez que não são
fornecidos espaçadores para a operação. Portanto,
se for encontrado um valor fora da tolerância
prescrita, verificar a integridade do sensor e dos
dentes da roda fônica.
B) Controle do valor
do entreferro entre o sensor do
número de giros e a roda fônica no cubo da roda.
C) O entreferro não
é regulável uma vez que não são
fornecidos espaçadores para a operação. Portanto,
se for encontrado um valor fora da tolerância
prescrita, verificar a integridade do sensor e dos
dentes da roda fônica.
Esquema da colocação
correta do espessímetro para o controle do entreferro entre o sensor do número
de giros e roda fônica.
Prescrições do A.B.S. - Tempra SW
Antes de fazer trabalhos
de solda com soldadores elétricas, deve-se desligar o conector
da central eletrônica.
Durante eventuais
operações de pintura, a central eletrônica não pode ser submetida,
mesmo por curto período, à temperatura de 95º e por um tempo mais prolongado
(cerca de 2 horas) à temperatura máxima de 85ºC.
Após retirar e recolocar a bateira, os terminais devem ser apertados perfeitamente.
Antes de retirar a central hidráulica, deve-se desligar o cabo negativo da bateria.
Componentes da instalação
elétrica do dispositivo de antitravamento das rodas, fornecidos
como reposição .
Componentes de instalação elétrica - Tempra SW