Imprimir
Suspensão dianteira - Tempra


REMOÇÃO

Componentes a serem removidos:

-Porca de fixação da junta homocinética ao cubo.

Utilizar soquete 36mm cônico em conjunto com re
dução 3/4" / 1/2"
____________________________________________________________________________________________________
NOTA: A porca de fixação da junta homocinética ao cubo, uma vez removida DEVE ser substituída.
____________________________________________________________________________________________________


-Pinça de freio.


-Ponteira da caixa de direção.

Utilizar a ferramenta A.47035 tomando o cuidado para não danificar a coifa.


-Parafusos de fixação da bucha elástica do braço oscilante à carroçeria.

1.Bucha elástica
2.Braço oscilante


-Parafusos de fixação da bucha elástica do braço tensor à carroçeria.

1.Bucha elástica
2.Braço oscilante


-Porcas de fixação da cobertura do coxim da extremidade da barra estabilizadora.

1.Barra estabilizadora
2.Cobertura do coxim
3.Coxim


- Porcas de fixação do coxim superior de fixação do amortecedor à carroçeria.


- Conjunto da suspensão dianteira esquerda.

RECOLOCAÇÃO
Para recolocação da suspensão, inverter a seqüência das operações executadas para remoção. Antes do aperto definitivo dos parafusos e porcas, apoiar o veículo no solo ou elevador de 4 colunas e balançá-lo pelo pára-choques para que haja um assentamento
prévio das suspensões.

Após a montagem conferir o alinhamento do veículo.


Apertar a porca de fixação da junta homocinética ao cubo com torque de 280 Nm (28,0 kgm).


Travar a porca de fixação da junta homocinética ao cubo.


O travamento da porca deve apresentar-se conforme mostrado na figura ao lado.


Mola helicoidal e amortecedor - Tempra
DESMONTAGEM - MONTAGEM

Utilize a ferramenta A.33022 para comprimir a mola.

Afim de facilitar esta operação, utilize a aba existente
na mesma para fixá-la na morsa e opere os parafusos de acionamento com uma catraca ou ferramenta pneumática.


Após montar a ferramenta A.33022 na mola, utilize uma chave adequada em conjunto com uma chave ALLEN 7mm e retire a porca de fixação superior do coxim ao amortecedor.


Somente Tempra 8V

Após a remoção do coxim superior, da mola helicoidal, do batente e coifa de proteção, retire a tampa superior da carcaça do amortecedor.


Para remoção do amortecedor, utilize a ferramenta A.33022 para fixar a carcaça e a ferramenta A.33222 para retirar a porca superior de fixação do amortecedor a carcaça.

l- Ferramenta A.33022
2- Ferramenta A.33222


Amortecedor dianteiro removido.


MONTAGEM

Para montagem do conjunto inverta a seqüência das operações executadas para desmontagem. Para torquear a porca de fixação superior do amortecedor, utilizar a ferramenta A.33018.

ATENÇÃO:
- Apertar a porca superior de fixação do
amortecedor à carcaça com torque de 200 Nm (20,0 kgm)
- O coxim sup. de fix. do amortecedor deve estar posicionado corretamente sobre a mola helicoidal observando-se o seu sentido de montagem em relação à carroçeria, conforme mostra a figura, pois, os mesmos são específicos para o lado direito e esquerdo.
-Devido ao novo valor do cáster especificado para o Tempra MY 95(8V e l6V) eTempra Turbo, o posicionamento do coxim em relação à carroceria é distinto conforme figura.
- Toda porca autotravante uma vez removida, deve ser substituída.



Coxim superior para os amortecedores - Tempra
A PARTIR DO CHASSI 9102700
Foram adotados para os modelos em referência um novo coxim com inclusão de identificação do lado de montagem nos coxins.

Coxim lado direito ........................... 50002358 (LD)
Coxim lado esquerdo....................... 50002357 (LE)

Suspensão dianteira/traseira - Nova - Tempra
MODEL YEAR "98"

SUSPENSÃO DIANTEIRA

Adotado novo sistema de fixação das extremidades da barra estabilizadora, através de tirantes ligados ao corpo do amortecedor dianteiro.

Adotados novos amortecedores dianteiros, com calibragem específica.

Adotada nova barra estabilizadora.

Adotadas molas da versão "HLX" para a versão "SX".

Adotada nova porca de fixação do cubo da roda.

Adotado novo suporte do cabo sensor de rotações do sistema de freios ABS.

SUSPENSÃO TRASEIRA

Adotada nova travessa posterior.

Adotados novos amortecedores traseiros, com calibragem específica.

Adotada nova porca de fixação do cubo da roda.

Adotada nova calota do cubo da roda.

Otimização da geometria da suspensão.

REPOSIÇÃO

Para reposição dos novos ítens, consultar o "IPG" 049/97 de 22.10.97.

NOTA:

Os valores de alinhamento de direção não sofreram nenhuma alteração.
O torque a ser aplicado nas fixações dos tirantes é de 70 Nm (7,0 Kgm), os demais torques não sofreram
nenhuma alteração.