Cubo da Roda Dianteira - Tempra SW
A) Retirada da porca de fixação do cubo da roda
dianteira à manga de eixo.
B) Desmontagem-montagem dos parafusos
auto-travantes da pinça de freio.
Os parafusos de fixação do corpo da pinça devem
ser substituídos sempre, toda a vez que são
afrouxados ou apertados.
C) Desmontagem-montagem do suporte da pinça do
freio.
Após desmontar o suporte de fixação da pinça do
freio, recolocar o conjunto no vão antipoeira sem
desligar a tubulação do freio.
A) Desmontagem-montagem do suporte da pinça do
freio.
Após desmontar o suporte de sustentação da pinça
do freio, recolocar o conjunto no vão antipoeira
sem desligar a tubulação do freio.
B) Desmontagem-montagem do reparo antipoeira.
Retirada do terminal esférico do tirante lateral da
direção.
Desmontagem-montagem do montante do conjunto
do amortecedor.
Desmontagem-montagem do braço oscilante do
montante.
Montante e Cubo da Roda - Tempra SW
Vista dianteira e traseira do montante completo com
o cubo.
Desmontagem, mediante prensa, do cubo do
montante.
Deslocamento inicial do anel interno do rolamento
do cubo.
Extração do anel interno do rolamento do cubo.
NOTA: Após a remoção do anel interno do rolamento,
verificar a existência de rebarbas no cubo da
roda. Em caso positivo, removê-las utilizando
lima ou lixa.
Seção longitudinal do conjunto do cubo dianteiro e
do freio a disco.
1. Cubo da roda
2. Disco de freio
3. Montante
4. Rolamento a esfera
5. Junta homocinética
A) Desmontagem do anel elástico de retenção do
anel externo do rolamento do montante.
B) Desmontagem na prensa do anel externo do
rolamento do montante.
Montante completo.
Verificar se as superfícies internas não apresentam
traços de engripamento, se os braços não sofreram
choques visíveis e se não apresentam sinais de
rompimentos; caso contrário, o montante completo
deverá ser substituído.
Rolamento no Montante - Tempra SW
A montagem pode ser efetuada, já seja na prensa, ou
utilizando a ferramenta 1870007000.
Montar em seguida o anel elástico de retenção do
rolamento.
Montagem na prensa, do cubo no rolamento no
montante.
Colocar o anel interno do rolamento mediante um
cilindro (1) de diâmetro adequado.
Peças e Componentes - Tempra SW
PEÇAS COMPONENTES DA SUSPENSÃO DIANTEIRA, FORNECIDAS COMO
REPOSIÇÃO
Peças de fixação superior do amortecedor
Verificar se as peças não apresentam anomalias tais a prejudicar sua eficiência.
Amortecedor
Encontrando anomalias no amortecedor, o mesmo deve ser substituído
integralmente.
Mola helicoidal
Certificar-se de que não apresenta rachaduras e deformações tais a prejudicar sua
eficiência.
NOTA: As molas helicoidais são subdivididas mediante uma faixa de tinta sobre a
espira central de cor amarela ou verde. A montagem deve ser feita com
molas da mesma categoria.
Braço oscilante
Verificar se o braço oscilante não está deformado, se o terminal esférico não
apresenta folga excessiva, se a coifa de proteção não está danificada e se as
buchas elásticas não estão deterioradas, sob pena de substituição do braço
oscilante completo.
1. Amortecedor
2. Mola helicoidal
3. Suporte de união do amortecedor à carroceria
4. Espaçador
5. Tampão de borracha
6. Batente e tampão de fim de curso
7. Montante
8. Braço oscilante
9. Junta homocinética
10. Anel elástico de retenção do rolamento (11)
11. Rolamento a esfera
12. Cubo da roda
13. Porca de retenção do cubo da roda
Cubo da Roda - Tempra SW
Operar da seguinte maneira para uma correta
montagem:
1. utilizar sempre uma porca nova;
2. fazer uma cuidadosa limpeza da ponta roscada do
semi-eixo, mediante escova metálica e ar
comprimido;
3. limpar as partes roscadas da nova porca e da ponta
roscada do semi-eixo, com papel absorvente
(descartável) umedecido com álcool ou eptana;
4. colocar a nova porca, apertando-a no torque
prescrito.
Cravação da porca de fixação dos cubos das rodas
dianteiras.
Para a cravação da porca:
1. cravar a porca mediante o punção indicado na
figura 1 (o punção deve ser construído no local,
respeitando as quotas indicadas no desenho,
obtendo-o do artigo USAG 362 ou similar);
2. o rebatimento do colarinho deve ser efetuado no
entalhe do cubo do lado oposto ao do aperto da
porca, de forma que a ponta de segurança torne-se
mais resistente ao desparafusamento acidental
(ver a fig. 2).
Fazer também : ajuste das rodas dianteiras
Suspensão Dianteira - Tempra SW