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Cubo da Roda Dianteira - Tempra SW

A) Retirada da porca de fixação do cubo da roda dianteira à manga de eixo.

B) Desmontagem-montagem dos parafusos auto-travantes da pinça de freio. Os parafusos de fixação do corpo da pinça devem ser substituídos sempre, toda a vez que são afrouxados ou apertados.

C) Desmontagem-montagem do suporte da pinça do freio.

Após desmontar o suporte de fixação da pinça do
freio, recolocar o conjunto no vão antipoeira sem desligar a tubulação do freio.


A) Desmontagem-montagem do suporte da pinça do freio.

Após desmontar o suporte de sustentação da pinça
do freio, recolocar o conjunto no vão antipoeira sem desligar a tubulação do freio.

B) Desmontagem-montagem do reparo antipoeira.


Retirada do terminal esférico do tirante lateral da direção.


Desmontagem-montagem do montante do conjunto do amortecedor.


Desmontagem-montagem do braço oscilante do montante.


Montante e Cubo da Roda - Tempra SW
Vista dianteira e traseira do montante completo com o cubo.


Desmontagem, mediante prensa, do cubo do montante.


Deslocamento inicial do anel interno do rolamento do cubo.

Extração do anel interno do rolamento do cubo.



NOTA: Após a remoção do anel interno do rolamento, verificar a existência de rebarbas no cubo da roda. Em caso positivo, removê-las utilizando lima ou lixa.

Seção longitudinal do conjunto do cubo dianteiro e
do freio a disco.

1. Cubo da roda
2. Disco de freio
3. Montante
4. Rolamento a esfera
5. Junta homocinética


A) Desmontagem do anel elástico de retenção do anel externo do rolamento do montante.

B) Desmontagem na prensa do anel externo do rolamento do montante.


Montante completo.

Verificar se as superfícies internas não apresentam traços de engripamento, se os braços não sofreram choques visíveis e se não apresentam sinais de rompimentos; caso contrário, o montante completo deverá ser substituído.


Rolamento no Montante - Tempra SW
A montagem pode ser efetuada, já seja na prensa, ou utilizando a ferramenta 1870007000.

Montar em seguida o anel elástico de retenção do rolamento.


Montagem na prensa, do cubo no rolamento no montante.

Colocar o anel interno do rolamento mediante um
cilindro (1) de diâmetro adequado.




Peças e Componentes - Tempra SW
PEÇAS COMPONENTES DA SUSPENSÃO DIANTEIRA, FORNECIDAS COMO REPOSIÇÃO

Peças de fixação superior do amortecedor
Verificar se as peças não apresentam anomalias tais a prejudicar sua eficiência.

Amortecedor
Encontrando anomalias no amortecedor, o mesmo deve ser substituído integralmente.

Mola helicoidal
Certificar-se de que não apresenta rachaduras e deformações tais a prejudicar sua eficiência.

NOTA: As molas helicoidais são subdivididas mediante uma faixa de tinta sobre a
espira central de cor amarela ou verde. A montagem deve ser feita com molas da mesma categoria.

Braço oscilante
Verificar se o braço oscilante não está deformado, se o terminal esférico não apresenta folga excessiva, se a coifa de proteção não está danificada e se as buchas elásticas não estão deterioradas, sob pena de substituição do braço oscilante completo.

1. Amortecedor
2. Mola helicoidal
3. Suporte de união do amortecedor à carroceria
4. Espaçador
5. Tampão de borracha
6. Batente e tampão de fim de curso
7. Montante
8. Braço oscilante
9. Junta homocinética
10. Anel elástico de retenção do rolamento (11)
11. Rolamento a esfera
12. Cubo da roda
13. Porca de retenção do cubo da roda

Cubo da Roda - Tempra SW
Operar da seguinte maneira para uma correta montagem:

1. utilizar sempre uma porca nova;
2. fazer uma cuidadosa limpeza da ponta roscada do semi-eixo, mediante escova metálica e ar comprimido;
3. limpar as partes roscadas da nova porca e da ponta roscada do semi-eixo, com papel absorvente (descartável) umedecido com álcool ou eptana;
4. colocar a nova porca, apertando-a no torque prescrito.



Cravação da porca de fixação dos cubos das rodas dianteiras.
Para a cravação da porca:

1. cravar a porca mediante o punção indicado na figura 1 (o punção deve ser construído no local, respeitando as quotas indicadas no desenho, obtendo-o do artigo USAG 362 ou similar);


2. o rebatimento do colarinho deve ser efetuado no entalhe do cubo do lado oposto ao do aperto da porca, de forma que a ponta de segurança torne-se mais resistente ao desparafusamento acidental (ver a fig. 2).

Fazer também : ajuste das rodas dianteiras




Suspensão Dianteira - Tempra SW