Calota do Cubo da Roda - Tempra SW
NOTA: Antes da montagem, passar graxa TUTELA
MR3 na borda da calota.
A) Desmontagem-montagem da porca da ponta de
eixo e fixação do cubo da roda.
Toda vez que for feita a desmontagem da porca de
fixação do cubo, é necessário substituí-la por uma
nova.
NOTA: O torqueamento da porca de fixação do cubo
da roda efetua-se com o eixo rígido traseiro
montado no veículo.
B) Controle da ponta do eixo
A ponta do eixo não deve apresentar rachaduras,
deformações ou sinais de desgaste, caso contrário,
deverá ser substituída.
C) Controle do cubo
A substituição do rolamento da roda (indicado pela
seta),devido a rumorosidade ou folga excessiva,
implica necessariamente na substituição do cubo
completo.
Cubo da Roda Traseira - Tempra SW
Montagem da suspensão traseira e torqueamento dos
parafusos de fixação à carroceria.
Torqueamento de porca de eixo e fixação do cubo
da roda.
Devendo colocar a ferramenta 1857170000 na chave
dinamométrica, varia o torque de aperto nominal em
base à formula descrita abaixo:
comprimento da chave torque de aperto
diâmetro (A) X nominal (C) =
--------------------------------------------------------------------------------- =
comprimento da chave comprimento da
dinamométrica (A) + ferramenta (B)
A x C 0,8m x 28 kgfm
= ----------- = ------------------------------- = 24,9 kgfm
A + B 0,8 m + 0,1m
24,9 kgfm = torque real de aperto
Seção longitudinal do conjunto do tambor do freio e
cubo traseiro
1. Tambor do freio
2. Porca de fixação da roda ao cubo
3. Calota do cubo da roda
4. Rolamento de esferas
5. Ponto de eixo