Imprimir
Calota do Cubo da Roda - Tempra SW
NOTA: Antes da montagem, passar graxa TUTELA MR3 na borda da calota.


A) Desmontagem-montagem da porca da ponta de eixo e fixação do cubo da roda.
Toda vez que for feita a desmontagem da porca de fixação do cubo, é necessário substituí-la por uma nova.

NOTA: O torqueamento da porca de fixação do cubo
da roda efetua-se com o eixo rígido traseiro montado no veículo.

B) Controle da ponta do eixo
A ponta do eixo não deve apresentar rachaduras, deformações ou sinais de desgaste, caso contrário, deverá ser substituída.

C) Controle do cubo
A substituição do rolamento da roda (indicado pela seta),devido a rumorosidade ou folga excessiva, implica necessariamente na substituição do cubo completo.


Cubo da Roda Traseira - Tempra SW
Montagem da suspensão traseira e torqueamento dos parafusos de fixação à carroceria.

Torqueamento de porca de eixo e fixação do cubo da roda.
Devendo colocar a ferramenta 1857170000 na chave dinamométrica, varia o torque de aperto nominal em base à formula descrita abaixo:

comprimento da chave torque de aperto
diâmetro (A) X nominal (C) =
--------------------------------------------------------------------------------- =
comprimento da chave comprimento da
dinamométrica (A) + ferramenta (B)

A x C 0,8m x 28 kgfm
= ----------- = ------------------------------- = 24,9 kgfm
A + B 0,8 m + 0,1m

24,9 kgfm = torque real de aperto


Seção longitudinal do conjunto do tambor do freio e cubo traseiro
1. Tambor do freio
2. Porca de fixação da roda ao cubo
3. Calota do cubo da roda
4. Rolamento de esferas
5. Ponto de eixo