Imprimir
Eletroventilador da caixa de ar - Tempra MY 95
REMOÇÃO

Retirar a parede de serviço completa, sendo necessário antes drenar o sistema de arrefecimento e descarregar o sistema.
Retire as fixações da tampa do eletroventilador (SETAS).


Retirar os parafusos de fixação do motor (B e C), após retirar a tampa (D) e o tubo de resfriamento (A).


Soltar o conector elétrico e deslocar o eletroventilador.

RECOLOCAÇÃO

Seguir processo inverso.


Eletroventilador - Teste - Tempra MY 95
Reconhecer o conector do ventilador.

Conector.


Checar a continuidade do ventilador com um aparelho Ohmímetro, conforme figura.


Se não existir continuidade trocar o ventilador.

Se a continuidade estiver OK , verificar o funcionamento do ventilador conectando uma fonte de 12V.

NOTA: Observar os cuidados de segurança com as partes móveis.



Resistor do eletroventilador - Tempra MY 95
REMOÇÃO

Retirar a grade do mecanismo limpador de pára-brisa.

Deslocar a parede de serviço retirando suas fixações da carroçeria.


Soltar os parafusos de fixação da tampa do resistor (A e B). Retirar o resistor após soltar os parafusos de fixação de sua base (SETAS).

Soltar o conector elétrico.


Recolocação

Seguir processo inverso.


Resistor do eletroventilador - Teste - Tempra MY 95
Reconhecer o conector do resistor, que está no corpo da peça.

Checar a continuidade dos pontos HI e LO para verificar se não há interrompimento das resistências (pois estão todas em série),auxiliado pelo aparelho Ohmímetro.


Se não existir continuidade trocar o resistor.

Pode-se checar também o valor da resistência, fazendo o mesmo procedimento com um aparelho Ohmímetro, checando o diagrama com os valores.


Amplificador (conjunto relé) - Tempra MY 95
(SISTEMA AUTOMÁTICO)

O amplificador (Conjunto Relé) tem a função de controlar os movimentos do Servo Motor Modo e Ar Externo/Recírculo. Está fixado na parede de serviço do veículo, perto do reservatório d'água do limpador de pára-brisa.


REMOÇÃO

Retirar o mecanismo do limpador de pára-brisa para facilitar a remoção da proteção plástica que recobre o amplificador. Retirar o parafuso de fixação (SETA) e soltar a caixa protetora.


Soltar as fixações (SETAS) do suporte na parede de serviço após soltar os conectores elétricos.

RELÉS DE PROGRAMA

No suporte do amplificador estão fixados dois relés que compõem o conjunto para remoção. Desconectar os mesmos de suas bases junto ao suporte do amplificador.

RECOLOCAÇÃO

Seguir processo inverso.


Teste do amplificador - Tempra MY 95
Reconhecer o conector.


Conector.



Checar a tensão (V) nos pontos conforme a tabela abaixo e com o auxílio do aparelho Multímetro.


Verificar a continuidade com auxílio da tabela abaixo e do aparelho Ohmímetro, aplicando tensão de 12V.


Verificar a continuidade, com auxílio da tabela abaixo e do aparelho Ohmímetro, e a resistência sem aplicar tensão.


Caixa de ar - Sistema automático - Tempra MY 95
(SISTEMA AUTOMÁTICO)

1. Servomotor ar-mix.
2. Válvula d'água do aquecedor.
3. Servomotor modo.
4. Resistor do eletroventilador.
5. Eletroventilador.
6. Servomotor recírculo/ar externo.


REMOÇÃO
Para remoção da caixa de ar é necessário primeiro:
* descarregar o gás do sistema;
* drenar o sistema de arrefecimento do motor conforme instruções do grupo 104;
* retirar o coletor de admissão conforme instruções do grupo 101 (Tempra l6V);
* retirar o corpo de borboleta. (Tempra SPI).

Remover o painel porta-instrumentos conforme instruções do grupo 701.

Retirar o duro de ar para os pés, removendo as fixa
ções (SETAS).


Retirar as fixações internas da caixa de ar.


Para retirar as fixações externas da caixa de ar, solte os componentes fixados ao longo da parede de serviço.


Desconectar a tubulação de alimentação do radiador do aquecedor da caixa de ar.


Desconectar a mangueira de sucção (A) e o tubo (B) que liga o filtro secador.

Desconectar somente a conexão próximo a caixa de ar.


Desconectar a conexão com a caixa de ar e filtro secador.


Retirar a parede de serviço soltando as fixações conforme indicado (SETAS).


Após a remoção da parede de serviço, retirar os dois parafusos de fixação da caixa à carroçeria (A e B).

Logo após, soltar as conexões elétricas da caixa de
ar com o chicote do veículo e extrair a mesma em direção ao motor.


Caixa de ar - Sistema manual - MY 95

RECOLOCAÇÃO

(SISTEMA MANUAL)

POSICIONAMENTO DO CABO DE CONTROLE DO DIRECIONAMENTO DE AR

Para a montagem da caixa no veículo, colocar o mecanismo na posição "pára-brisa", encaixando o pino (SET PIN) na posição (A). Após a caixa ser montada no veículo, retirar o pino (SET PIN) da posição (A) "pára-brisa" e posicionar em "pés" deslocando até a
posição (B) e colocando o pino (SET PIN).


A posição do botão de direcionamento do fluxo de ar do painel controle manual estará na posição "pés".
Fixar o cabo na alavanca.


REMOÇÃO

Retirar o mecanismo limpador do pára-brisa, para ter acesso à válvula d'água.


Após drenado o sistema de arrefecimento, proceder como a seguir:

Retirar a presilha de fixação da mangueira.


Retirar as fixações indicadas, e a haste de fixação.