Eletroventilador da caixa de ar - Tempra MY 95
REMOÇÃO
Retirar a parede de serviço completa, sendo necessário antes drenar o sistema de arrefecimento e descarregar o sistema.
Retire as fixações da tampa do eletroventilador
(SETAS).
Retirar os parafusos de fixação do motor (B e C), após
retirar a tampa (D) e o tubo de resfriamento (A).
Soltar o conector elétrico e deslocar o eletroventilador.
RECOLOCAÇÃO
Seguir processo inverso.
Eletroventilador - Teste - Tempra MY 95
Reconhecer o conector do ventilador.
Conector.
Checar a continuidade do ventilador com um aparelho Ohmímetro, conforme figura.
Se não existir continuidade trocar o ventilador.
Se a continuidade estiver OK , verificar o funcionamento do ventilador conectando uma fonte de 12V.
NOTA: Observar os cuidados de segurança com as
partes móveis.
Resistor do eletroventilador - Tempra MY 95
REMOÇÃO
Retirar a grade do mecanismo limpador de pára-brisa.
Deslocar a parede de serviço retirando suas fixações
da carroçeria.
Soltar os parafusos de fixação da tampa do resistor
(A e B). Retirar o resistor após soltar os parafusos
de fixação de sua base (SETAS).
Soltar o conector elétrico.
Recolocação
Seguir processo inverso.
Resistor do eletroventilador - Teste - Tempra MY 95
Reconhecer o conector do resistor, que está no corpo
da peça.
Checar a continuidade dos pontos HI e LO para verificar se não há interrompimento das resistências (pois
estão todas em série),auxiliado pelo aparelho Ohmímetro.
Se não existir continuidade trocar o resistor.
Pode-se checar também o valor da resistência, fazendo o mesmo procedimento com um aparelho Ohmímetro, checando o diagrama com os valores.
Amplificador (conjunto relé) - Tempra MY 95
(SISTEMA AUTOMÁTICO)
O amplificador (Conjunto Relé) tem a função de controlar os movimentos do Servo Motor Modo e Ar Externo/Recírculo. Está fixado na parede de serviço do
veículo, perto do reservatório d'água do limpador de
pára-brisa.
REMOÇÃO
Retirar o mecanismo do limpador de pára-brisa para
facilitar a remoção da proteção plástica que recobre
o amplificador. Retirar o parafuso de fixação (SETA)
e soltar a caixa protetora.
Soltar as fixações (SETAS) do suporte na parede de
serviço após soltar os conectores elétricos.
RELÉS DE PROGRAMA
No suporte do amplificador estão fixados dois relés
que compõem o conjunto para remoção. Desconectar
os mesmos de suas bases junto ao suporte do amplificador.
RECOLOCAÇÃO
Seguir processo inverso.
Teste do amplificador - Tempra MY 95
Reconhecer o conector.
Conector.
Checar a tensão (V) nos pontos conforme a tabela
abaixo e com o auxílio do aparelho Multímetro.
Verificar a continuidade com auxílio da tabela abaixo
e do aparelho Ohmímetro, aplicando tensão de 12V.
Verificar a continuidade, com auxílio da tabela abaixo e do aparelho Ohmímetro, e a resistência sem aplicar tensão.
Caixa de ar - Sistema automático - Tempra MY 95
(SISTEMA AUTOMÁTICO)
1. Servomotor ar-mix.
2. Válvula d'água do aquecedor.
3. Servomotor modo.
4. Resistor do eletroventilador.
5. Eletroventilador.
6. Servomotor recírculo/ar externo.
REMOÇÃO
Para remoção da caixa de ar é necessário primeiro:
* descarregar o gás do sistema;
* drenar o sistema de arrefecimento do motor conforme instruções do grupo 104;
* retirar o coletor de admissão conforme instruções
do grupo 101 (Tempra l6V);
* retirar o corpo de borboleta.
(Tempra SPI).
Remover o painel porta-instrumentos conforme instruções do grupo 701.
Retirar o duro de ar para os pés, removendo as fixações (SETAS).
Retirar as fixações internas da caixa de ar.
Para retirar as fixações externas da caixa de ar, solte os componentes fixados ao longo da parede de
serviço.
Desconectar a tubulação de alimentação do radiador
do aquecedor da caixa de ar.
Desconectar a mangueira de sucção (A) e o tubo (B)
que liga o filtro secador.
Desconectar somente a conexão próximo a caixa de
ar.
Desconectar a conexão com a caixa de ar e filtro secador.
Retirar a parede de serviço soltando as fixações conforme indicado (SETAS).
Após a remoção da parede de serviço, retirar os dois
parafusos de fixação da caixa à carroçeria (A e B).
Logo após, soltar as conexões elétricas da caixa de
ar com o chicote do veículo e extrair a mesma em
direção ao motor.
Caixa de ar - Sistema manual - MY 95
RECOLOCAÇÃO
(SISTEMA MANUAL)
POSICIONAMENTO DO CABO DE CONTROLE DO
DIRECIONAMENTO DE AR
Para a montagem da caixa no veículo, colocar o mecanismo na posição "pára-brisa", encaixando o pino
(SET PIN) na posição (A). Após a caixa ser montada
no veículo, retirar o pino (SET PIN) da posição (A)
"pára-brisa" e posicionar em "pés" deslocando até a
posição (B) e colocando o pino (SET PIN).
A posição do botão de direcionamento do fluxo de ar
do painel controle manual estará na posição "pés".
Fixar o cabo na alavanca.
REMOÇÃO
Retirar o mecanismo limpador do pára-brisa, para
ter acesso à válvula d'água.
Após drenado o sistema de arrefecimento, proceder
como a seguir:
Retirar a presilha de fixação da mangueira.
Retirar as fixações indicadas, e a haste de fixação.