Imprimir
Ar condicionado - 8V

ATENÇÃO: Antes de efetuar qualquer operação que possa provocar o vazamento de FREON 12, descarregar o sistema de ar condicionado.
__________________________________________________________________________

Durante a operação de descarga do equipamento, deve-se ter a precaução de proteger-se do contato com o gás refrigerante pelos danos que este pode causar; por esta razão deve-se utilizar luvas e óculos especiais.

Compressor - 8V
REMOÇÃO

Após remover o alternador, proceder como descrito a seguir:
- Desconectar o borne negativo da bateria.
- Desconectar os tubos de entrada e saída A no compressor.
- Desligar a conexão elétrica B da embreagem eletromagnética.
- Afrouxar os parafusos (->) que fixam a parte superior do compressor ao suporte fixado ao motor.


- Levantar o veículo e retirar a roda dianteira direita.
- Remover o anteparo de proteção retirando os parafusos(->).



- Retirar os parafusos que fixam o compressor pela parte inferior ao respectivo suporte.
- Deslocar convenientemente o compressor até poder desacoplar as correias do alternador e da bomba d'água.


- Retirar os parafusos anteriormente afrouxados e extrair pela parte superior do vão do motor o compressor, puxando-o no sentido indicado pela seta.


NOTA: Para evitar a perda de óleo e a entrada de pó e umidade no compressor e nas mangueiras, deve-se tampar a entrada e saída dos condutos


RECOLOCAÇÃO


Inverter as operações descritas para a remoção, tendo presente que, antes de apertar os parafusos, deve-se posicionar corretamente o compressor de modo que a correia de comando esteja perfeitamente tensionada.


Eletroventilador - 8V
NOTA: Para retirar os eletroventiladores, não é necessário descarregar o sistema de ar condicionado


REMOÇÃO
- Soltar a mangueira de aspiração de ar quente.


- Retirar a tampa de proteção A do eletroventilador esquerdo, soltando os parafusos (->) de fixação da mesma.
- Desligar as conexões elétricas de alimentação dos eletroventiladores e da resistência da primeira velocidade.


- Retirar as porcas que fixam o convergedor ao radiador.


- Retirar o conjunto pela abertura existente entre o motor e o painel frontal.


RECOLOCAÇÃO

Inverter as operações descritas para a remoção.


Condensador
REMOÇÃO

NOTA: Para remoção do condensador, é necessário descarregar o sistema de ar condicionado.


- Soltar o conjunto dos eletroventiladores como descrito anteriormente.
- Desligar a conexão elétrica do interruptor termostático.
- Drenar o sistema de arrefecimento do motor, conforme instruções no grupo 104.
- Soltar os dois parafusos de fixação do radiador à travessa superior.


- Soltar as mangueiras na saída da válvula termostática e a mangueira inferior do radiador.
- Remover o radiador.


- Soltar as conexões dos tubos de entrada e saída condensador.


- Retirar os parafusos que fixam o condensador à travessa superior.


- Levantar e extrair o condensador do vão motor, através do espaço existente entre o motor e a travessa superior.

NOTA: Antes de proceder a montagem do condensador, verificar se todas as aletas se encontram limpas e em bom estado; se necessário, endireitar as aletas deformadas mediante uma pinça chata.



RECOLOCAÇÃO

Inverter as operações descritas para a remoção, prestando atenção nos calços elásticos colocados na parte inferior do condensador, para que estes estejam corretamente inseridos em suas respectivas sedes.


Filtro secador - 8V
REMOÇÃO

NOTA: Para retirar o filtro secador, é necessário descarregar o sistema de ar condicionado.


- Remover a moldura anterior central do pára-brisa, conforme instruções no grupo 555-15.
- Desacoplar as conexões 1 da tubulação que liga o filtro secador à saída do evaporador.

- Desacoplar a conexão 2 da tubulação que liga o filtro secador ao compressor.
- Desligar as conexões elétricas de alimentação do pressostato 3 e removê-lo do filtro secador.


- Afrouxar a porca (->) que une as duas extremidades da abraçadeira e retirar o filtro secador do respectivo suporte.

RECOLOCAÇÃO

Inverter as operações descritas para remoção.


Regulador da marcha lenta - 8V
Tempra 8V - Carburado
- A regulagem da marcha lenta deve ser efetuada primeiramente com o ar condicionado desligado, conforme instruções no grupo 102-04, na rotação de 850 a 950 rpm.
- Logo após ligar o aparelho na posição MAX A/C e a ventilação interna na 3 velocidade.
- Caso a rotação da marcha lenta caia, atuar no parafuso do compensador pneumático do carburador (->), até que a marcha lenta se estabilize na rotação indicada acima.


Eletroválvula de compensação da marcha lenta - 8V
REMOÇÃO

- Retirar a conexão elétrica e os tubos de vácuo da eletroválvula.
- Retirar a porca(->)que fixa a eletroválvula na parede de serviço e removê-la.

RECOLOCAÇÃO

Inverter as operações descritas para a remoção.


Reservatório de vácuo - 8V
REMOÇÃO
- Remover a moldura anterior central do pára-brisa, conforme instruções no grupo 555-15.
- Desconectar os tubos de vácuo e retirar as porcas (->) que fixam o reservatório de vácuo na parede de serviço.

RECOLOCAÇÃO

Inverter as operações descritas para a remoção.


- Soltar com cuidado a guarnição 1 que está pregada perimetralmente sobre um lado do evaporador.
- Retirar a guarnição 2 dos tubos de entrada e saída do evaporador.


Central de comando do ar condicionado - 8V
REMOÇÃO

- Remover a bateria soltando primeiramente o terminal negativo e em seguida o positivo.
- Soltar os três parafusos de fixação da central e removê-la.


- Remover os conectores de alimentação da central, sendo que para remover o conector de sete vias, utilizar uma chave de tenda para facilitar sua retirada.


NOTA: Durante a recolocação dos conectores, atentar para o correto posicionamento dos mesmos, observando suas cores, com as respectivas indicações na base da central de comando do ar condicionado.


RECOLOCAÇÃO

Inverter as operações descritas para a remoção.