Ar condicionado - 8V
ATENÇÃO: Antes de efetuar qualquer operação que possa provocar o vazamento
de FREON 12, descarregar o sistema de ar condicionado.
__________________________________________________________________________
Durante a operação de descarga do equipamento, deve-se ter a precaução de proteger-se do contato com o gás refrigerante pelos danos que este pode causar; por
esta razão deve-se utilizar luvas e óculos especiais.
Compressor - 8V
REMOÇÃO
Após remover o alternador, proceder como descrito
a seguir:
- Desconectar o borne negativo da bateria.
- Desconectar os tubos de entrada e saída A no compressor.
- Desligar a conexão elétrica B da embreagem eletromagnética.
- Afrouxar os parafusos (->) que fixam a parte superior
do compressor ao suporte fixado ao motor.
- Levantar o veículo e retirar a roda dianteira direita.
- Remover o anteparo de proteção retirando os parafusos(->).
- Retirar os parafusos que fixam o compressor pela
parte inferior ao respectivo suporte.
- Deslocar convenientemente o compressor até poder
desacoplar as correias do alternador e da bomba
d'água.
- Retirar os parafusos anteriormente afrouxados e
extrair pela parte superior do vão do motor o compressor, puxando-o no sentido indicado pela seta.
NOTA: Para evitar a perda de óleo e a entrada de pó
e umidade no compressor e nas mangueiras,
deve-se tampar a entrada e saída dos condutos
RECOLOCAÇÃO
Inverter as operações descritas para a remoção, tendo
presente que, antes de apertar os parafusos, deve-se
posicionar corretamente o compressor de modo que a
correia de comando esteja perfeitamente tensionada.
Eletroventilador - 8V
NOTA: Para retirar os eletroventiladores, não é necessário descarregar o sistema de ar condicionado
REMOÇÃO
- Soltar a mangueira de aspiração de ar quente.
- Retirar a tampa de proteção A do eletroventilador
esquerdo, soltando os parafusos (->) de fixação da
mesma.
- Desligar as conexões elétricas de alimentação dos
eletroventiladores e da resistência da primeira velocidade.
- Retirar as porcas que fixam o convergedor ao radiador.
- Retirar o conjunto pela abertura existente entre o
motor e o painel frontal.
RECOLOCAÇÃO
Inverter as operações descritas para a remoção.
Condensador
REMOÇÃO
NOTA: Para remoção do condensador, é necessário
descarregar o sistema de ar condicionado.
- Soltar o conjunto dos eletroventiladores como descrito anteriormente.
- Desligar a conexão elétrica do interruptor termostático.
- Drenar o sistema de arrefecimento do motor, conforme instruções no grupo 104.
- Soltar os dois parafusos de fixação do radiador à travessa superior.
- Soltar as mangueiras na saída da válvula termostática e a mangueira inferior do radiador.
- Remover o radiador.
- Soltar as conexões dos tubos de entrada e saída
condensador.
- Retirar os parafusos que fixam o condensador à
travessa superior.
- Levantar e extrair o condensador do vão motor, através do espaço existente entre o motor e a travessa
superior.
NOTA: Antes de proceder a montagem do condensador, verificar se todas as aletas se encontram
limpas e em bom estado; se necessário, endireitar as aletas deformadas mediante uma
pinça chata.
RECOLOCAÇÃO
Inverter as operações descritas para a remoção, prestando atenção nos calços elásticos colocados na parte
inferior do condensador, para que estes estejam corretamente inseridos em suas respectivas sedes.
Filtro secador - 8V
REMOÇÃO
NOTA: Para retirar o filtro secador, é necessário descarregar o sistema de ar condicionado.
- Remover a moldura anterior central do pára-brisa,
conforme instruções no grupo 555-15.
- Desacoplar as conexões 1 da tubulação que liga o
filtro secador à saída do evaporador.
- Desacoplar a conexão 2 da tubulação que liga o
filtro secador ao compressor.
- Desligar as conexões elétricas de alimentação do
pressostato 3 e removê-lo do filtro secador.
- Afrouxar a porca (->) que une as duas extremidades
da abraçadeira e retirar o filtro secador do respectivo suporte.
RECOLOCAÇÃO
Inverter as operações descritas para remoção.
Regulador da marcha lenta - 8V
Tempra 8V - Carburado
- A regulagem da marcha lenta deve ser efetuada primeiramente com o ar condicionado desligado, conforme instruções no grupo 102-04, na rotação de 850
a 950 rpm.
- Logo após ligar o aparelho na posição MAX A/C e a
ventilação interna na 3 velocidade.
- Caso a rotação da marcha lenta caia, atuar no parafuso do compensador pneumático do carburador
(->), até que a marcha lenta se estabilize na rotação
indicada acima.
Eletroválvula de compensação da marcha lenta - 8V
REMOÇÃO
- Retirar a conexão elétrica e os tubos de vácuo da
eletroválvula.
- Retirar a porca(->)que fixa a eletroválvula na parede
de serviço e removê-la.
RECOLOCAÇÃO
Inverter as operações descritas para a remoção.
Reservatório de vácuo - 8V
REMOÇÃO
- Remover a moldura anterior central do pára-brisa,
conforme instruções no grupo 555-15.
- Desconectar os tubos de vácuo e retirar as porcas
(->) que fixam o reservatório de vácuo na parede de
serviço.
RECOLOCAÇÃO
Inverter as operações descritas para a remoção.
- Soltar com cuidado a guarnição 1 que está pregada
perimetralmente sobre um lado do evaporador.
- Retirar a guarnição 2 dos tubos de entrada e saída
do evaporador.
Central de comando do ar condicionado - 8V
REMOÇÃO
- Remover a bateria soltando primeiramente o terminal negativo e em seguida o positivo.
- Soltar os três parafusos de fixação da central e removê-la.
- Remover os conectores de alimentação da central,
sendo que para remover o conector de sete vias,
utilizar uma chave de tenda para facilitar sua retirada.
NOTA: Durante a recolocação dos conectores, atentar
para o correto posicionamento dos mesmos,
observando suas cores, com as respectivas indicações na base da central de comando do ar
condicionado.
RECOLOCAÇÃO
Inverter as operações descritas para a remoção.