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Sisitema de ar condicionado MY 95 (T.T.)
SISTEMA AUTOMÁTICO/MANUAL

CENTRAL DE COMANDO
(SISTEMA AUTOMÁTICO)

REMOÇÃO
Com auxílio de uma chave de fenda, retirar a moldura.


Soltar os parafusos de fixação (SETAS).


Puxar a central e retirar os conectores elétricos.


Sensor de temperatura interna MY 95(TT)
Este sensor, consiste de um termistor (A) e de um aspirador (B) que detecta a temperatura interna da cabine e envia um sinal para o amplificador.

A. Termistor
B. Motor aspirador
C. Dutor de ar


Componentes do ar condicionado (Sensor temp) MY 95(TT)
REMOÇÃO

Para remover o conjunto ou componentes separados, proceder como a seguir:
- remover a central do ar condicionado; para remover o aspirador, solte os dois parafusos de fixação (A e B) e remova o dutor de ar e o conector elétrico;
- para remover o termistor, solte a fixação (C), o conector elétrico e o duto de ar.


RECOLOCAÇÃO

Seguir o processo inverso.


Teste do sensor de temperatura interna MY 95(TT)
Reconhecer o conector do sensor.


Checar a continuidade e a resistência do sensor, com o auxílio do aparelho Ohmímetro e do gráfico para determinar o valor da resistência em função da temperatura ambiente.


Teste do motor aspirador MY 95 (TT)
Reconhecer o conector do motor.

Conector.



Checar a continuidade, com auxílio do aparelho Ohmímetro conforme figura.
Se não há continuidade, trocar o motor aspirador.


Se a continuidade estiver OK, verificar o funcionamento do motor conectando uma fonte de 12V.


Sensor de raios solares MY 95 (TT)
O sensor solar possui um fotodiodo que detecta a intensidade de radiação solar e envia um sinal para o amplificador. Está localizado sobre o painel porta instrumentos.

REMOÇÃO
Retirar a tampa plástica para ter acesso ao sensor.


Para remover a conexão elétrica do sensor é necessário remover as fixações do painel porta instrumentos conforme instrumentos do grupo 701 e deslocá-lo.

RECOLOCAÇÃO

Seguir processo inverso.


Reconhecer o conector do sensor.

Conector.


Checar a continuidade do sensor, com auxílio do aparelho Ohmímetro, conforme a ilustração. Se não houver continuidade trocar o sensor.


Teste do sensor de raios solares MY 95 (TT)
O sensor de temperatura externa detecta a temperatura do ambiente e envia um sinal para o amplificador. O sensor é montado junto ao condensador.

REMOÇÃO
Retirar a grade do radiador. Remover a fixação
(SETA) do termistor.
Soltar o conector elétrico.

RECOLOCAÇÃO

Seguir processo inverso.


Sensor de temperatura externa MY 95 (TT)
Reconhecer o conector do sensor.

Conector.


Teste do sensor de temperatura externa - MY 95 (TT)
Checar a continuidade e a resistência do sensor, com auxílio do aparelho Ohmímetro e do gráfico para determinar o valor da resistência em função da temperatura ambiente.

Se não existir continuidade e a resistência não for a específica trocar o sensor.


Servomotor Ar-Mix MY 95 (TT)
(SISTEMA AUTOMÁTICO)

Este servomotor controla a abertura do damper (portinhola) do aquecedor e comanda as velocidades da ventuinha.


REMOÇÃO

Remover o conjunto limpador de pára-brisa e respectivo reservatório d'água conforme instruções do grupo 555.
Remover as fixações da capa protetora do servo-motor.


Retirar os parafusos de fixação do servomotor.

RECOLOCAÇÃO

Seguir processo inverso.


Teste do servomotor Ar-mix MY 95 (TT)
Reconhecer o conector.


Checar se o motor do servomotor está funcionando.
De posse do aparelho Ohmímetro, checar se há continuidade entre os pontos (a) e (b).

Se a continuidade estiver OK, checar as posições do servomotor, conforme a tabela abaixo e a figura onde se mostra as posições.
Checar as continuidades e a resistência dos pontos (g) e ( f ) com o aparelho Ohmímetro.


Servomotor de ar externo/recírculo - autom. - MY 95 (TT)
(SISTEMA AUTOMÁTICO)

Este servomotor controla o fechamento e abertura da passagem do fluxo de ar externo para o interior do
veículo. Permite apenas a circulação do ar no interior do veículo.


REMOÇÃO

Após remover a caixa de ar condicionado, retirar os parafusos de fixação da tampa de proteção do servomotor.


Retirar os dois parafusos de fixação (SETAS).


NOTA: Na reposição do servomotor na caixa de ar, atentar para colocação da bucha deslizante (SETA).



Teste do servomotor MY 95 (TT)
Reconhecer o conector.


Checar se o motor do servomotor está funcionando. De posse do aparelho Ohmímetro checar se há continuidade entre os pontos (a) e (b).
Se a continuidade estiver OK, checar as posições do servomotor conforme a tabela abaixo e a figura que mostra as posições, com alimentação de 12V.


Servomotor de ar externo/recírculo - ar manual - MY 95 (TT)
(SISTEMA MANUAL)

Este servomotor tem a mesma função do sistema automático.

REMOÇÃO
Após a remoção da caixa de ar condicionado, retirar a capa de proteção do servomotor, e as fixações indicadas.


Teste do servomotor - manual - MY 95 (TT)

Reconhecer o conector. Após remover o módulo de controle, pressionar a base do interruptor. Verificar se o motor do servomotor está funcionando. De posse do aparelho Ohmímetro, verificar se há continuidade, conforme a tabela:


Se a continuidade estiver OK, verificar as posições do servomotor, conforme figura que mostra as posições e a tabela ao lado, com alimentação 12V.


Servomotor Modo - Autom. - MY 95 (TT)
(SISTEMA AUTOMÁTICO)

Este servomotor controla as posições do fluxo de ar (face, dois níveis, pés/pára-brisa e pára-brisa).


REMOÇÃO

Após remover a tampa plástica, retirar os 2 parafusos de fixação indicados.

RECOLOCAÇÃO

Seguir processo inverso.


Teste do servomotor Modo - AUtom. _ MY 95 (TT)
Reconhecer o conector.

Conector.


Checar se o motor do servomotor está funcionando.

De posse do aparelho Ohmímetro checar se há continuidade entre os pontos (a) e (b).
Se a continuidade estiver OK, checar as posições do servomotor.


Fazendo alimentação (12V) nos pontos indicados e ligando-os conforme figura ao lado e tabelas a seguir, onde se mostra cada posicionamento (face, dois níveis, pés, pés/pára-brisa e pára-brisa), é possível verificar se o servomotor está sem problemas.


Válvula d'água - MY 95 (TT)
REMOÇÃO

Retirar o mecanismo limpador do pára-brisa, para ter acesso à válvula d'água.


Após drenado o sistema de arrefecimento, proceder como a seguir:

Retirar a presilha de fixação da mangueira.


Retirar as fixações indicadas, e a haste de fixação.


Ajuste da haste da válvula d'água - MY 95 (TT)
(SISTEMA MANUAL)

Para montagem da válvula d'água, deslocar o registro da válvula até a posição de máximo frio, conforme figura.

1- Set Pin
2 - Posição MÁX. FRIO (Montagem da haste)
3 - Set Pin "A"
4 - Posição PÁRA-BRISA (Transporte da caixa de ar)
5 - Haste
6 - Válvula d'água totalmente fechada
7 - Caixa de ar condicionado


A haste que está acoplada na alavanca da válvula, deve ser fixada no mecanismo do damper (portinhola) que fecha e abre a passagem do ar quente. A fixação desta haste é mostrada na figura.

1- Set Pin
2 - Posição MÁX. FRIO (Montagem da haste)
3 - Haste
4 - Válvula d'água totalmente fechada
5 - Fixação da haste
6 - Retirada da haste


(SISTEMA MANUAL)

Na montagem do cabo, posicionar a válvula na posição máximo quente e montar o cabo. O botão do controle da mistura de ar deverá estar na posição máximo quente, conforme figura.

1- Set Pin
2 - Posição MÁX. QUENTE (Montagem dos cabos)
3 - Set Pin "B"
4 - Posição Pés (montagem dos cabos)
5 - Haste
6 - Válvula d'água totalmente aberta
7 - Caixa de ar condicionado



(SISTEMA AUTOMÁTICO)

No sistema automático, as alavancas (A) e (B) são substituídas pelo servomotor (C) e (D).


1- Set Pin
2 - Posição MÁX. FRIO (Montagem da haste)
3 - Haste
4 - Válvula d'água totalmente fechada
5 - Fixação da haste
6 - Retirada da haste
7 - Servomotor

Pontos de fixação da haste na válvula d'água e na alavanca.


Pressostato - MY 95 (TT)
REMOÇÃO

Drenar o gás do sistema. Mediante chave de boca de 27 mm, retire o pressostato após soltar o conector elétrico.

TESTE DO PRESSOSTATO
Após verificar outros pontos não encontrando falhas, e o compressor não estiver acionando, é necessário verificar o pressostato.
Instalar o conjunto de manômetros.

Soltar o conector do interruptor de pressão.

Funcionar o motor.


Inspecionar o funcionamento do interruptor de
pressão, conforme os gráficos de pressão apresentados a seguir.


Controle do ventilador do condensador - MY 95 (TT)

OBS.: Para realizar ligação direta no pressostato, deve-se interligar no conector do chicote os pontos 1 e 2 referentes no pressostato. Este procedimento simula a ausência do pressostato.

Na troca do pressostato, será necessário retirar todo o gás refrigerante e ao recolocá-lo seguir os procedimentos de carregamento.


CONTROLE DA EMBREAGEM MAGNÉTICA

Conectar a ponta positiva (+) de um Ohmímetro ao terminal 2 e a ponta negativa ( - )ao terminal 1. Verificar a continuidade entre os terminais quando a pressão do refrigerante é alterada conforme mostrado.

Se o funcionamento não é o especificado, substituir o pressostato.


Conectar a ponta positiva (+) de um Ohmímetro ao terminal 3 e a ponta negativa (-) ao terminal 4.

Verificar a continuidade entre os terminais quando a
pressão do refrigerante é alterada conforme mostrado
Se o funcionamento não é o especificado, substituir o pressostato.