Sisitema de ar condicionado MY 95 (T.T.)
SISTEMA AUTOMÁTICO/MANUAL
CENTRAL DE COMANDO
(SISTEMA AUTOMÁTICO)
REMOÇÃO
Com auxílio de uma chave de fenda, retirar a moldura.
Soltar os parafusos de fixação (SETAS).
Puxar a central e retirar os conectores elétricos.
Sensor de temperatura interna MY 95(TT)
Este sensor, consiste de um termistor (A) e de um aspirador (B) que detecta a temperatura interna da cabine
e envia um sinal para o amplificador.
A. Termistor
B. Motor aspirador
C. Dutor de ar
Componentes do ar condicionado (Sensor temp) MY 95(TT)
REMOÇÃO
Para remover o conjunto ou componentes separados,
proceder como a seguir:
- remover a central do ar condicionado; para remover
o aspirador, solte os dois parafusos de fixação (A e
B) e remova o dutor de ar e o conector elétrico;
- para remover o termistor, solte a fixação (C), o conector elétrico e o duto de ar.
RECOLOCAÇÃO
Seguir o processo inverso.
Teste do sensor de temperatura interna MY 95(TT)
Reconhecer o conector do sensor.
Checar a continuidade e a resistência do sensor, com
o auxílio do aparelho Ohmímetro e do gráfico para
determinar o valor da resistência em função da temperatura ambiente.
Teste do motor aspirador MY 95 (TT)
Reconhecer o conector do motor.
Conector.
Checar a continuidade, com auxílio do aparelho
Ohmímetro conforme figura.
Se não há continuidade, trocar o motor aspirador.
Se a continuidade estiver OK, verificar o funcionamento do motor conectando uma fonte de 12V.
Sensor de raios solares MY 95 (TT)
O sensor solar possui um fotodiodo que detecta a intensidade de radiação solar e envia um sinal para o
amplificador. Está localizado sobre o painel porta
instrumentos.
REMOÇÃO
Retirar a tampa plástica para ter acesso ao
sensor.
Para remover a conexão elétrica do sensor é necessário remover as fixações do painel porta instrumentos
conforme instrumentos do grupo 701 e deslocá-lo.
RECOLOCAÇÃO
Seguir processo inverso.
Reconhecer o conector do sensor.
Conector.
Checar a continuidade do sensor, com auxílio do aparelho Ohmímetro, conforme a ilustração. Se não houver continuidade trocar o sensor.
Teste do sensor de raios solares MY 95 (TT)
O sensor de temperatura externa detecta a temperatura do ambiente e envia um sinal para o amplificador. O sensor é montado junto ao condensador.
REMOÇÃO
Retirar a grade do radiador. Remover a fixação
(SETA) do termistor.
Soltar o conector elétrico.
RECOLOCAÇÃO
Seguir processo inverso.
Sensor de temperatura externa MY 95 (TT)
Reconhecer o conector do sensor.
Conector.
Teste do sensor de temperatura externa - MY 95 (TT)
Checar a continuidade e a resistência do sensor, com
auxílio do aparelho Ohmímetro e do gráfico para
determinar o valor da resistência em função da temperatura ambiente.
Se não existir continuidade e a resistência não for a
específica trocar o sensor.
Servomotor Ar-Mix MY 95 (TT)
(SISTEMA AUTOMÁTICO)
Este servomotor controla a abertura do damper (portinhola) do aquecedor e comanda as velocidades da
ventuinha.
REMOÇÃO
Remover o conjunto limpador de pára-brisa e respectivo reservatório d'água conforme instruções do
grupo 555.
Remover as fixações da capa protetora do servo-motor.
Retirar os parafusos de fixação do servomotor.
RECOLOCAÇÃO
Seguir processo inverso.
Teste do servomotor Ar-mix MY 95 (TT)
Reconhecer o conector.
Checar se o motor do servomotor está funcionando.
De posse do aparelho Ohmímetro, checar se há continuidade entre os pontos (a) e (b).
Se a continuidade estiver OK, checar as posições do
servomotor, conforme a tabela abaixo e a figura onde
se mostra as posições.
Checar as continuidades e a resistência dos pontos (g)
e ( f ) com o aparelho Ohmímetro.
Servomotor de ar externo/recírculo - autom. - MY 95 (TT)
(SISTEMA AUTOMÁTICO)
Este servomotor controla o fechamento e abertura da
passagem do fluxo de ar externo para o interior do
veículo. Permite apenas a circulação do ar no interior do veículo.
REMOÇÃO
Após remover a caixa de ar condicionado, retirar os
parafusos de fixação da tampa de proteção do servomotor.
Retirar os dois parafusos de fixação (SETAS).
NOTA: Na reposição do servomotor na caixa de ar,
atentar para colocação da bucha deslizante
(SETA).
Teste do servomotor MY 95 (TT)
Reconhecer o conector.
Checar se o motor do servomotor está funcionando.
De posse do aparelho Ohmímetro checar se há continuidade entre os pontos (a) e (b).
Se a continuidade estiver OK, checar as posições do
servomotor conforme a tabela abaixo e a figura que
mostra as posições, com alimentação de 12V.
Servomotor de ar externo/recírculo - ar manual - MY 95 (TT)
(SISTEMA MANUAL)
Este servomotor tem a mesma função do sistema
automático.
REMOÇÃO
Após a remoção da caixa de ar condicionado, retirar
a capa de proteção do servomotor, e as fixações indicadas.
Teste do servomotor - manual - MY 95 (TT)
Reconhecer o conector. Após remover o módulo de
controle, pressionar a base do interruptor. Verificar
se o motor do servomotor está funcionando. De posse
do aparelho Ohmímetro, verificar se há continuidade,
conforme a tabela:
Se a continuidade estiver OK, verificar as posições do
servomotor, conforme figura que mostra as posições e
a tabela ao lado, com alimentação 12V.
Servomotor Modo - Autom. - MY 95 (TT)
(SISTEMA AUTOMÁTICO)
Este servomotor controla as posições do fluxo de ar
(face, dois níveis, pés/pára-brisa e pára-brisa).
REMOÇÃO
Após remover a tampa plástica, retirar os 2 parafusos
de fixação indicados.
RECOLOCAÇÃO
Seguir processo inverso.
Teste do servomotor Modo - AUtom. _ MY 95 (TT)
Reconhecer o conector.
Conector.
Checar se o motor do servomotor está funcionando.
De posse do aparelho Ohmímetro checar se há continuidade entre os pontos (a) e (b).
Se a continuidade estiver OK, checar as posições do
servomotor.
Fazendo alimentação (12V) nos pontos indicados e
ligando-os conforme figura ao lado e tabelas a seguir,
onde se mostra cada posicionamento (face, dois níveis, pés, pés/pára-brisa e pára-brisa), é possível verificar se o servomotor está sem problemas.
Válvula d'água - MY 95 (TT)
REMOÇÃO
Retirar o mecanismo limpador do pára-brisa, para
ter acesso à válvula d'água.
Após drenado o sistema de arrefecimento, proceder
como a seguir:
Retirar a presilha de fixação da mangueira.
Retirar as fixações indicadas, e a haste de fixação.
Ajuste da haste da válvula d'água - MY 95 (TT)
(SISTEMA MANUAL)
Para montagem da válvula d'água, deslocar o registro
da válvula até a posição de máximo frio, conforme
figura.
1- Set Pin
2 - Posição MÁX. FRIO (Montagem da haste)
3 - Set Pin "A"
4 - Posição PÁRA-BRISA (Transporte da caixa de ar)
5 - Haste
6 - Válvula d'água totalmente fechada
7 - Caixa de ar condicionado
A haste que está acoplada na alavanca da válvula,
deve ser fixada no mecanismo do damper (portinhola)
que fecha e abre a passagem do ar quente. A fixação
desta haste é mostrada na figura.
1- Set Pin
2 - Posição MÁX. FRIO (Montagem da haste)
3 - Haste
4 - Válvula d'água totalmente fechada
5 - Fixação da haste
6 - Retirada da haste
(SISTEMA MANUAL)
Na montagem do cabo, posicionar a válvula na posição máximo quente e montar o cabo. O botão do
controle da mistura de ar deverá estar na posição
máximo quente, conforme figura.
1- Set Pin
2 - Posição MÁX. QUENTE (Montagem dos cabos)
3 - Set Pin "B"
4 - Posição Pés (montagem dos cabos)
5 - Haste
6 - Válvula d'água totalmente aberta
7 - Caixa de ar condicionado
(SISTEMA AUTOMÁTICO)
No sistema automático, as alavancas (A) e (B) são
substituídas pelo servomotor (C) e (D).
1- Set Pin
2 - Posição MÁX. FRIO (Montagem da haste)
3 - Haste
4 - Válvula d'água totalmente fechada
5 - Fixação da haste
6 - Retirada da haste
7 - Servomotor
Pontos de fixação da haste na válvula d'água e na
alavanca.
Pressostato - MY 95 (TT)
REMOÇÃO
Drenar o gás do sistema. Mediante chave de boca de
27 mm, retire o pressostato após soltar o conector elétrico.
TESTE DO PRESSOSTATO
Após verificar outros pontos não encontrando falhas,
e o compressor não estiver acionando, é necessário
verificar o pressostato.
Instalar o conjunto de manômetros.
Soltar o conector do interruptor de pressão.
Funcionar o motor.
Inspecionar o funcionamento do interruptor de
pressão, conforme os gráficos de pressão apresentados a seguir.
Controle do ventilador do condensador - MY 95 (TT)
OBS.: Para realizar ligação direta no pressostato, deve-se interligar no conector do chicote os
pontos 1 e 2 referentes no pressostato. Este procedimento simula a ausência do pressostato.
Na troca do pressostato, será necessário retirar
todo o gás refrigerante e ao recolocá-lo seguir
os procedimentos de carregamento.
CONTROLE DA EMBREAGEM MAGNÉTICA
Conectar a ponta positiva (+) de um Ohmímetro ao
terminal 2 e a ponta negativa ( - )ao terminal 1. Verificar a continuidade entre os terminais quando a pressão do refrigerante é alterada conforme mostrado.
Se o funcionamento não é o especificado, substituir o
pressostato.
Conectar a ponta positiva (+) de um Ohmímetro ao
terminal 3 e a ponta negativa (-) ao terminal 4.
Verificar a continuidade entre os terminais quando a
pressão do refrigerante é alterada conforme mostrado
Se o funcionamento não é o especificado, substituir o
pressostato.