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Vidro Traseiro Fixo - Substituição - Tempra SW

Desligar o terminal negativo da bateria.
Proceder como descrito a seguir:
- abaixar o encosto do banco traseiro;
- retirar o bagagito;

Retirada dos revestimentos internos
- Agindo nas molduras indicadas, retirar o revestimento interno do vão da roda sobressalente;




A) - desligar o tirante elástico da roda sobressalente e remover o conjunto porta-ferramentas e macaco;

B) - soltar a luva de fixação e remover a roda sobressalente;




A) Afastar ligeiramente o revestimento inferior e em seguida soltar os parafusos de fixação do suporte do bagagito;

B) - desencaixar a máscara de cobertura da fixação do cinto de segurança traseiro (ver detalhe);
- soltar o parafuso de fixação do cinto de segurança traseiro;
- abaixar o cinto de segurança e ao mesmo tempo apoiar o suporte do bagagito no encosto do banco traseiro;




- soltar os parafusos de fixação indicados e retirar o revestimento perimetral do vidro.




Retirada do vidro do veículo

- Soltar o parafuso de fixação da moldura lateral do teto;
- retirar a moldura, fazendo-a deslizar em direção à tampa traseira;




A) - cobrir com uma fita adesiva, uma área de proteção na borda de alojamento do vidro para evitar danos à pintura da carroceria durante a operação de corte do sigilante;
- refilar a borda saliente da guarnição no lado traseiro do vidro;

B) Proteger com uma capa a s partes que poderiam ser danificadas durante as operações de corte do sigilante do vidro fixo.

- Introduzir a lâmina da faca térmica através do sigilante, iniciando pelo lado traseiro do vidro;
- fazer o corte com a faca térmica ao longo do perímetro lateral e superior, prestando particular atenção nos ângulos onde será necessário o uso de uma lâmina diferente;




A) - continuar o corte do sigilante do lado inferior do vidro, operando pelo interior do veículo como ilustrado na figura;
- utilizando ventosas, retirar o vidro do veículo.

B) Operações preliminares de montagem - Nivelar utilizando a faca térmica e a lâmina adequada, o cordão de sigilante restante na sede do vidro no veículo;

NOTA: As marcas do velho sigilante não prejudicam a sucessiva colagem; no entanto, é necessário, para evitar o risco de infiltrações de água, que a espessura seja o mais uniforme possível na altura e continuidade.

- limpar a zona com um jato de ar comprimido




A) - limpar e desengraxar a fundo a sede do vidro mediante papel descartável embebido em heptana;

B) - limpar e desengraxar cuidadosamente o vidro utilizando papel descartável embebido em heptana;




A) - limpar e desengraxar a zona serigrafada mediante papel descartável embebido em promotor de adesão desengraxante;

B) Aplicar o promotor de adesão na zona de aplicação do sigilante mediante uma bucha de algodão;
Aplicar o promotor de adesão por uma largura de pelo menos 3 cm e somente na zona serigrafada do vidro;

NOTA: Deixar secar o promotor de adesão a temperatura ambiente por pelo menos 15 minutos ou em um período de tempo não superior a 24 horas.




- Aplicar o sigilante no vidro lateral mediante pistola;

NOTA: Cortar o bico cônico de plástico de modo adequado para obter após a aplicação, um cordão de sigilante das dimensões indicadas na ilustração;

O cordão de adesivo não deve ser excessivo nem insuficiente, e não deve apresentar descontinuidade; a parte terminal deve encontrar-se com a inicial formando assim um anel de vedação; eventuais irregularidades do cordão podem ser corrigidas mediante o uso apropriado de um pedaço de papelão.



Montagem do vidro no veículo

A) - Colocar o vidro na sede mediante ventosas;
- Alinhar o vidro em relação ao vão de alojamento;


A colocação do vidro deve ocorrer improrrogavelmente dentro de 15 minutos após a aplicação do sigilante;

B) - Manter o vidro sob pressão, como representado na figura;

É necessário esperar pelo menos 3 horas para a normal movimentação do veículo na oficina.
Para a entrega ao cliente é necessário esperar 24 horas, uma vez que particulares condições de utilização do veículo em estradas irregulares pode danificar a colagem.

- após a secagem do sigilante, retirar os elementos de pressão e as capas de proteção;
- completar a remontagem do veículo, procedendo em ordem inversa da desmontagem.