Cárter de Óleo
CÁRTER - MELHORIA
NO SISTEMA DE VEDAÇÃO
Intervenção em produção
Visando otimizar o
sistema de vedação do cárter nos motores
FIASA 1.000cc e 1500cc, foram
implementadas algumas melhorias no sistema de
fixação, torque e junta do cárter.
1- Fixação
Adotadas nas tampas
dianteiras e traseiras do
virabrequim, prisioneiros, em substituição aos
parafusos, consequentemente foram alterados os
torques nos prisioneiros das tampas.
A partir do chassi
5443164, 8414540 de 14/03/95.
Intervenção no campo
TORQUES DOS PRISIONEIROS
DAS TAMPAS DE
FIXAÇÃO DO CÁRTER
Torque com parafuso
Torque com prisioneiro
1,1 kgm 1,0 kgm
11 Nm 10 Nm
Atenção:
- nos parafusos do
cárter, o torque permanece com
11 Nm/1,1 kgm;
- para os motores
que possuem parafusos nas
tampas, adotar o torque 1,1 kgm/11 Nm.
2- Cárter e junta
Intervenção em produção
A partir do chassi
5611759, 8447392 em 10/95 adotada
uma nova junta de cortiça emborrachada
com limitadores de torque incorporados em conjunto
com um novo cárter sem as buchas limitadoras de
torque.
Intervenção em produção
Desenho antigo Desenho
atual Cárter*
7676078 50007618
Junta do cárter ** 7669585 50005585
* Vide norma de reposição
- 480, para reposição do
cárter antigo que não será fornecido.
** A junta antiga
será fornecida para utilização no
cárter antigo.
Atenção:
1- A nova junta não
é intercambiável com o cárter
anterior à modificação; a utilização da nova
junta só é possível no cárter novo. O uso incorreto
da junta nova no cárter antigo ou vice-versa
acarretará vazamentos.
2- Devido a uma camada
emborrachada
microvedadora da nova junta, a mesma pode
aderir às superfícies do cárter e do motor. Todo
cuidado deverá ser tomado durante a limpeza
das superfícies a fim de não deixar qualquer
resíduo.