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Cárter de Óleo

CÁRTER - MELHORIA NO SISTEMA DE VEDAÇÃO

Intervenção em produção
Visando otimizar o sistema de vedação do cárter nos motores FIASA 1.000cc e 1500cc, foram implementadas algumas melhorias no sistema de fixação, torque e junta do cárter.

1- Fixação
Adotadas nas tampas dianteiras e traseiras do virabrequim, prisioneiros, em substituição aos parafusos, consequentemente foram alterados os torques nos prisioneiros das tampas.
A partir do chassi 5443164, 8414540 de 14/03/95.
Intervenção no campo
TORQUES DOS PRISIONEIROS DAS TAMPAS DE FIXAÇÃO DO CÁRTER
Torque com parafuso Torque com prisioneiro 1,1 kgm 1,0 kgm 11 Nm 10 Nm
Atenção:
- nos parafusos do cárter, o torque permanece com 11 Nm/1,1 kgm;
- para os motores que possuem parafusos nas tampas, adotar o torque 1,1 kgm/11 Nm.

2- Cárter e junta
Intervenção em produção
A partir do chassi 5611759, 8447392 em 10/95 adotada uma nova junta de cortiça emborrachada com limitadores de torque incorporados em conjunto com um novo cárter sem as buchas limitadoras de torque.
Intervenção em produção
Desenho antigo Desenho atual Cárter* 7676078 50007618 Junta do cárter ** 7669585 50005585
* Vide norma de reposição - 480, para reposição do cárter antigo que não será fornecido.
** A junta antiga será fornecida para utilização no cárter antigo.
Atenção:
1- A nova junta não é intercambiável com o cárter anterior à modificação; a utilização da nova junta só é possível no cárter novo. O uso incorreto da junta nova no cárter antigo ou vice-versa acarretará vazamentos.
2- Devido a uma camada emborrachada microvedadora da nova junta, a mesma pode aderir às superfícies do cárter e do motor. Todo cuidado deverá ser tomado durante a limpeza das superfícies a fim de não deixar qualquer resíduo.