Tensor da correia - todos os modelos
Intervenção no campo
As modificações implementadas
no sistema de distribuição,
NÃO SÃO INTERCAMBIÁVEIS com a situação
anterior á modificação. Para obter os novos
números de desenho
das peças modificadas, deverá ser
consultada a IPG(Índice de Peças Genuínas) número
003/96 de 25/01/96. Com a modificação
implementada no percurso
da correia, foi alterado também
o posicionamentodo peso na ferramenta 60745/3/4,
passando para os motores 1000cc a ser
125mm e 1500cc a 200mm.
NOTA:
A correia de distribuição,
seja qual for o seu passo, não
deverá ser retensionada(esticada ou afrouxada) por
qualquer motivo, inclusive rumorosidade, sob
pena de ter comprometida
sua vida útil.
Tensionamento da Correia
Dentada "passo 8mm"
-Motores 994cc e 1500cc
FIASA a partir dos chassis
5666007 e 8461517 de 13/12/95-motor nº 4489331
modelos 92.
Procedimento:
-Posicionar o peso
padrão da ferramenta A-60475/1
de modo que este fique a uma distância de 125 mm
para veículos de 1000cc e 200mm para veículos de
1500cc da barra milimétrica;
-Verificar o fasamento do motor.
-Remover as velas;
-Instalar a ferramenta
A-60475/3 na barra, de modo
que a mesma fique virada no sentido do peso
(conforme fig.1) e instalar no tensor,de modo que a
barra milimetrada fique na posição horizontal;
-Girar o motor por
2 ou 3 voltas no sentido contrário a
rotação do motor até que a marca da polia coincida
com a marca de 0° (zero grau) do motor.
-Verificar se a barra
milimetrada está na posição
horizontal. Se isto não ocorrer posicioná-la
horizontalmente atuando na fixação da ferramenta
A-60475/3/4;
-Girar novamente o
motor por 2 ou 3 voltas no sentido
contrário à rotação do motor até que a marca da
polia coincida com a marca de 0° (zero grau) do
motor;
-Verificar se a barra
milimetrada está na posição
horizontal. Se isto não ocorrer, posicioná-la
horizontalmente atuando na fixação da ferramenta
A 60745/3/4;
- Girar novamente
o motor por 2 ou 3 voltas no
contrário à rotação do motor até que a marca da
polia coincida com a marca "0°" (zero grau) do
motor.
ATENÇÃO:
- Se após os giros
finais a marca da polia ultrapassar
a marca de "0°" (zero grau) continuar girando até
que elas coincidam;
- Nunca fazer giro
de retorno para fazer as marcas
coincidirem;
- Logo após fixar
o tensor, aplicar na porca o torque
especificado, tomando o cuidado da na hora do
aperto, a chave não tocar na ferramenta A 60745/3/
4, o que eventualmente modificaria a tensão.
OBSERVAÇÃO:
No posicionamento
da ferramenta A 60745/3/4 deixar
a escala da mesma voltada para o lado do câmbio.