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REMOÇÃO DO BOCAL DE INTRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEL

Remoção do bocal de introdução de combustível

Fig.1
Retirar a tampa de combustível. Com uma chave tubular de 10mm, retirar a porca de fixação do bocal à carroceria.

Fig.2
Retirar a braçadeira plástica de fixação da extremidade do bocal à carroceria.

Fig.3
Retirar a guarnição da extremidade do bocal de introdução de combustível. Remover o bocal.

NOTA:
Quando da montagem do bocal no veículo, certificar do perfeito acoplamento/acabamento da guarnição da extremidade superior do bocal à carroceria.


DIAGNOSE DO RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL E TUBULAÇÕES

01- A junção (solda) dos semicorpos item 10 item 02 possui vazamentos?

02- A superfície dos semicorpos item 10 item 03 (inferior/superior) possui vazamentos?

03- O tubo de gargalo possui item 12 item 04 vazamento?

04- O tubo de respiro possui item 19 item 05 vazamento?

05- A bucha possui vazamento? item 29 item 06

06- O mangote possui vazamento? item 36 item 07

07- A bóia possui vazamento? item 37 item 08

08- O tubo de conexão do tubo de item 45 item 09 respiro possui vazamento?

09- O reservatório apresenta item 46 item 53 barulho/vibração na região interna?

10- Existe deformação na região item 11 item 54 do vazamento, causada por acidente do usuário?

11- O usuário é o responsável? item 53

12- O aperto da abraçadeira de item 13 item 15 fixação é deficiente?

13- Apertar a abraçadeira item 14

14- Vazamento corrigido? item 53 item 15

15- Existe deformação no mangote? item 16 item 18

16- Trocar o mangote e/ou item 17 posicioná-lo corretamente


17- Vazamento corrigido? item 53 item 18

18- O vazamento existe no item 54 item 12 próprio tubo de gargalo

19- O aperto da abraçadeira de item 20 item 22 de fixação é suficiente?

20- Apertar a abraçadeira item 21


21- Vazamento corrigido? item 53 item 22

22- Existe deformação na item 23 item 25 mangueira?

23- Trocar a mangueira e/ou posicioná-la item 24 corretamente

24- Vazamento corrigido? item 53 item 25

25- Existe deformação no item 26 item 28 no mangote?

26- Trocar o mangote e/ou posicioná-lo item 27 corretamente

27- Vazamento corrigido? item 53 item 28

28- Existe vazamento no item 54 item 19 próprio tubo de respiro?

29- Existe vazamento na item 30 item 31 mangueira?

30- Trocar a mangueira e/ou posicioná- item 35 la corretamente

31- Existe vazamento na válvula item 32 item 33 de respiro?

32- Trocar a válvula de respiro item 35

33- A montagem da válvula item 54 item 34 de respiro e da mangueira se encontram em condições de conformidade?

34- Corrigir a montagem item 35

35- Vazamento corrigido? item 53 item 29

36- Trocar o mangote e/ou posicioná-lo item 53 corretamente

37- Os parafusos de fixação da item 40 item 38 bóia estão devidamente apertados?

38- Apertar as porcas item 39

39- Vazamento corrigido? item 53 item 40

40- Existe anomalia na junta de item 41 item 43 borracha de fixação da bóia?

41- Trocar a junta item 42

42- Vazamento corrigido? item 53 item 43

43- Os tubos de saída e retorno item 44 da bóia apresentam vazamentos?

44- Substituir a bóia e enviá-la à FIAT.

45- Trocar o tubo de conexão item 54

46- A fixação do reservatório na item 48 item 47 carroceria está firme?

47- Aperte os parafusos item 52

48- Os componentes estão item 50 item 49 montados corretamente?

49- Ajustar os componentes e ir ao 52.

50- Falta o calço (carroceria item 51 item 54

51- Montar o calço item 52

52- Barulho corrigido? item 53 item 46

53- NÃO TROCAR O RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL EM GARANTIA.

54- SUBSTITUIR O RESERVATÓRIO E LEVÁ-LO PARA ANÁLISE.

SISTEMA ANTIEVAPORAÇÃO

Seguindo as normas do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a FIAT AUTOMÓVEIS adotou nos veículos a gasolina de sua fabricação um sistema para reduzir as emissões dos vapores de combustível nocivos à saúde.
Neste sistema estão incluídos o circuito de alimentação, circuito de controle de saída de vapores de gasolina do reservatório de combustível e circuito de
aproveitamento de gases formados no bloco do motor.
É importante lembrar que o circuito de aproveitamento de gases do bloco do motor já existe nos veículos FIAT desde 1976 e o controle das emissões no circuito de alimentação também já existia desde os veículos 89, sendo porém adequado nos modelos 90, segundo as especificações do CONAMA.

CIRCUITO DE SAÍDA DOS VAPORES DE GASOLINA DO RESERVATÓRIO DE
COMBUSTÍVEL
Este circuito visa controlar a vazão dos vapores de combustível do reservatório, não permitindo que os mesmos atinjam a atmosfera.

CIRCUITO DE SAÍDA DE VAPORES DE GASOLINA DO RESERV. DE COMBUSTÍVEL





SEPARADOR DE VAPOR DE COMBUSTÍVEL

FUNCIONAMENTO DOS COMPONENTES

Os vapores de combustível provenientes do reservatório entram no separador de vapor pelas três conexões (1) e passam pelos discos cônicos que
possuem pequenos furos (3). Nos discos, parte do vapor se condensa e as gotas de combustível retornam ao reservatório, por gravidade, pelos mesmos tubos que enviam o vapor. O vapor remanescente sai pelo conduto central (4) e vai em direção à válvula de ventilação.


VÁLVULA DE VENTILAÇÃO

Sua função é controlar o fluxo de vapores do reservatório de combustível para o caníster e vice-versa. Quando existe uma pressão no sistema (lado reservatório) superior a 29,4 a 53,9 hPA (29,4 a 53,9 mbar), o disco (1) pressiona o corpo (2), vence a carga da mola (3) e abre a passagem dos
vapores (conforme indicado pelas setas) para que os mesmos possam ir para o caníster (Fig. G).
Caso haja uma depressão no reservatório o disco, vencendo a carga da mola (4), abre o furo de passagem de ar proveniente do caníster para o
reservatório de combustível (Fig. H).


ATENÇÃO: foi adotada uma faixa vermelha nos tubos rígidos de vapor de combustível para determinar o limite mínimo de introdução nas respectivas conexões com os tubos flexíveis.

Chassi: Uno, Prêmio, Elba: a partir 3718701 (06/06/91)
Comerciais: a partir 8194907(06/06/91)

Nos veículos cujos tubos rígidos não tenham a faixa vermelha, fazer com que estes penetrem nos tubos flexíveis, aproximadamente 25 mm medidos após a
nervura do mesmo.


FILTRO DE VAPOR DE COMBUSTÍVEL - CANÍSTER

Sua principal função é filtrar os vapores de gasolina, separando-os do ar que será lançado a atmosfera (Fig. I). É constituído de grãos de carvão ativado (4) que retém os vapores de combustível que entram pela conexão (5). Quando o motor está sendo acelerado, o ar aquecido proveniente do compartimento do mesmo, entra pelo respiro (2) atravessando o filtro de espuma (3) e passa pelos grãos de carvão ativado indo até a conexão (1) ocorrendo a regeneração do filtro.

NOTA
O ar entra pelo respiro (2) pode também ser diferenciado para a conexão (5) quando há depressão no reservatório de combustível.

A divisão (6) assegura que o ar proveniente do vão do motor passe por todo carvão ativado, dirigindo-o, fazendo que todo o filtro seja regenerado.

As molas (7) tem a função de permitir uma dilatação dos grãos quando a pressão interna entre eles aumenta.


VÁLVULA INTERCEPTADORA DE VAPORES

Sua função é de interceptar o fluxo de vapores de gasolina em algumas condições de funcionamento do sistema para impedir um excessivo enriquecimento da mistura.
A válvula é comandada pela depressão proporcionada pelo venturi através da posição da abertura da borboleta do carburador.

Com o motor desligado ou em regime de marcha lenta não há depressão circuito.

Com isso a mola (2) pressiona a membrana (3) impedindo a passagem dos vapores pela válvula (Fig. J).

Com a abertura da borboleta do carburador, a depressão puxa a membrana, vencendo a carga da mola, permitindo a passagem dos vapores do filtro de
vapor (canister) para o coletor de admissão (Fig. L)


SEPARADOR DE VAPOR


VÁLVULA DE SEGURANÇA


VÁLVULA INTERCEPTADORA DE VAPORES


CANÍSTER


VÁLVULA DE VENTILAÇÃO


SISTEMA ANTIEVAPORATIVO

Modelos: Uno com motorização 994cc electronic

Informamos que foi adotado no sistema anti-evaporativo dos veículos em referência, a partir, do chassi 5247084/8362691, um segundo filtro de retenção de partículas por melhoria de qualidade.

Chamamos a atenção para quando da passagem dos veículos em referência, com chassis inferiores a 5247084/8362691, verificar a existência do 2º filtro de retenção de partículas, efetuar a seguinte intervenção:

- Soltar o tubo da válvula delay(de ligação do coletor à válvula Ford).
- Retirar os parafusos de fixação do suporte do canister ao suporte do coxim lateral lado caixa de mudanças.
- Retirar o tubo de ligação do filtro de vapor ao carburador 7523493.
- Separar o tubo rígido da mangueira de borracha do tubo de ligação do filtro de vapor ao carburador e cortar 90mm na extremidade do tubo rígido.





O princípio de funcionamento do sistema anti-evaporativo dos veículos MILLE ELECTRONIC é o mesmo utilizado nos veículos UNO/PREMIO/ELBA/FIORINO
até modelos 92.

Porém o sistema, que também está sendo adotado para veículos modelo 93, possui uma diferença quanto a eliminação da parte condensada de combustível que não pode ir para o canister.

Para isto o sistema utiliza uma VÁLVULA COM FLUTUADOR que têm a mesma função do ELIMINADOR DE VAPOR que fica na parte lateral traseira esquerda
do veículo.
SISTEMA ANTIEVAPORATIVO-TUBULAÇÕES


VÁLVULA COM FLUTUADOR

Esta válvula está localizada junto ao bocal de abastecimento do reservatório de combustível.

Portanto o reservatório não possui os três tubos para captação de vapores no reservatório.
Esta válvula tem função de permitir somente a passagem de vapores de combustível para o filtro de vapor(canister) evitando que a parte condensada
o atinja.

Funcionamento:

Quando os vapores de combustível atintem a válvula passam através dos orifícios (3) e (4) e seguem através da folga entre os flutuados e o corpo da válvula até atingirem o tubo que os direciona para o canister.
- (fig. A).

No caso de combustível (líquido) atingir a válvula, ele fará com que o flutuador 1, ajudado pela mola 2, bloqueie a passagem para o filtro de vapor (canister) e consequentemente o atinja.
- (fig. B).


INTERRUPTOR INERCIAL DE SEGURANÇA

Com o objetivo de aumentar o grau de segurança para os ocupantes do veículo em caso de colisão,este está equipado com um interruptor inercial situado dentro do mesmo.

Este interruptor reduz a possibilidade de incêncio (devido a vazamento de combustível do sistema de alimentação) desativando a eletrobomba que alimenta o circuito de injeção.

O interruptor é composto de uma esfera de aço montada em um alojamento (sede de forma cônica) e mantida nesta posição através da força de atração
de um imã permanente.

Em caso de impacto violento do veículo, a esfera solta-se do bloqueio magnético e abre o circuito elétrico normalmente fechado (N.F.), interrompendo a
ligação à massa da eletrobomba de combustível e, consequentemente, a alimentação do sistema de injeção.

Para restabelecer a ligação à massa da eletrobomba, é necessário apertar o interruptor até perceber o estalido de ligação.

NOTA:
Depois de um impacto, mesmo que aparentemente de pouca gravidade, se sentir cheiro de combustível ou notar perdas do sistema de alimentação, não apertar o interruptor, mas primeiro procurar o problema e resolvê-lo, para evitar riscos de incêndio.



REMOÇÃO-RECOLOCAÇÃO CONJUNTO ELETROBOMBA

O conjunto está localizado no reservatório; para extraí-lo é necessário:


1-Abrir a tampa do porta-malas, remover a chapeleira e rebater o banco traseiro; a seguir, remover os botões de fixação e afastar o revestimento sob o
banco.

2-Soltar os parafusos de fixação e remover o anteparo de poeira.

3-4-Desligar as conexões elétricas relativas ao indicador de nível do combustível (1) e à eletrobomba (2). Separar as tubulações de distribuição (3) e de retorno (4) do combustível. Soltar os parafusos de fixação e remover o conjunto.

NOTA:
Durante a montagem não é possível inverter as conexões elétricas e as tubulações de combustível diferentes.