REMOÇÃO DO BOCAL DE INTRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEL
Remoção do bocal de
introdução de combustível
Fig.1
Retirar a tampa de
combustível. Com uma chave tubular
de 10mm, retirar a porca de fixação do bocal à
carroceria.
Fig.2
Retirar a braçadeira
plástica de fixação da extremidade
do bocal à carroceria.
Fig.3
Retirar a guarnição
da extremidade do bocal de introdução
de combustível. Remover o bocal.
NOTA:
Quando da montagem
do bocal no veículo, certificar do
perfeito acoplamento/acabamento da guarnição da
extremidade superior do bocal à carroceria.
DIAGNOSE DO RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL E TUBULAÇÕES
01- A junção (solda)
dos semicorpos item 10 item 02
possui vazamentos?
02- A superfície dos
semicorpos item 10 item 03
(inferior/superior) possui
vazamentos?
03- O tubo de gargalo
possui item 12 item 04
vazamento?
04- O tubo de respiro
possui item 19 item 05
vazamento?
05- A bucha possui vazamento? item 29 item 06
06- O mangote possui vazamento? item 36 item 07
07- A bóia possui vazamento? item 37 item 08
08- O tubo de conexão
do tubo de item 45 item 09
respiro possui vazamento?
09- O reservatório
apresenta item 46 item 53
barulho/vibração na
região interna?
10- Existe deformação
na região item 11 item 54
do vazamento, causada por
acidente do usuário?
11- O usuário é o responsável? item 53
12- O aperto da abraçadeira
de item 13 item 15
fixação é deficiente?
13- Apertar a abraçadeira item 14
14- Vazamento corrigido? item 53 item 15
15- Existe deformação no mangote? item 16 item 18
16- Trocar o mangote
e/ou item 17
posicioná-lo corretamente
17- Vazamento corrigido? item 53 item 18
18- O vazamento existe
no item 54 item 12
próprio tubo de gargalo
19- O aperto da abraçadeira
de item 20 item 22
de fixação é suficiente?
20- Apertar a abraçadeira item 21
21- Vazamento corrigido? item 53 item 22
22- Existe deformação
na item 23 item 25
mangueira?
23- Trocar a mangueira
e/ou posicioná-la item 24
corretamente
24- Vazamento corrigido? item 53 item 25
25- Existe deformação
no item 26 item 28
no mangote?
26- Trocar o mangote
e/ou posicioná-lo item 27
corretamente
27- Vazamento corrigido? item 53 item 28
28- Existe vazamento
no item 54 item 19
próprio tubo de respiro?
29- Existe vazamento
na item 30 item 31
mangueira?
30- Trocar a mangueira
e/ou posicioná- item 35
la corretamente
31- Existe vazamento
na válvula item 32 item 33
de respiro?
32- Trocar a válvula de respiro item 35
33- A montagem da
válvula item 54 item 34
de respiro e da mangueira
se encontram em
condições de conformidade?
34- Corrigir a montagem item 35
35- Vazamento corrigido? item 53 item 29
36- Trocar o mangote
e/ou posicioná-lo item 53
corretamente
37- Os parafusos de
fixação da item 40 item 38
bóia estão devidamente
apertados?
38- Apertar as porcas item 39
39- Vazamento corrigido? item 53 item 40
40- Existe anomalia
na junta de item 41 item 43
borracha de fixação da bóia?
41- Trocar a junta item 42
42- Vazamento corrigido? item 53 item 43
43- Os tubos de saída
e retorno item 44
da bóia apresentam
vazamentos?
44- Substituir a bóia e enviá-la à FIAT.
45- Trocar o tubo de conexão item 54
46- A fixação do reservatório
na item 48 item 47
carroceria está firme?
47- Aperte os parafusos item 52
48- Os componentes
estão item 50 item 49
montados corretamente?
49- Ajustar os componentes e ir ao 52.
50- Falta o calço (carroceria item 51 item 54
51- Montar o calço item 52
52- Barulho corrigido? item 53 item 46
53- NÃO TROCAR O RESERVATÓRIO
DE COMBUSTÍVEL
EM GARANTIA.
54- SUBSTITUIR O RESERVATÓRIO
E LEVÁ-LO PARA ANÁLISE.
SISTEMA ANTIEVAPORAÇÃO
Seguindo as normas
do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a FIAT
AUTOMÓVEIS adotou nos veículos a gasolina de sua fabricação um sistema para
reduzir as emissões dos vapores de combustível nocivos à saúde.
Neste sistema estão
incluídos o circuito de alimentação, circuito de controle de
saída de vapores de gasolina do reservatório de combustível e circuito de
aproveitamento de
gases formados no bloco do motor.
É importante lembrar
que o circuito de aproveitamento de gases do bloco do motor
já existe nos veículos FIAT desde 1976 e o controle das emissões no circuito de
alimentação também já existia desde os veículos 89, sendo porém adequado nos
modelos 90, segundo
as especificações do CONAMA.
CIRCUITO DE SAÍDA DOS VAPORES DE GASOLINA DO RESERVATÓRIO DE
COMBUSTÍVEL
Este circuito visa
controlar a vazão dos vapores de combustível do reservatório, não
permitindo que os mesmos atinjam a atmosfera.
CIRCUITO DE SAÍDA DE VAPORES DE GASOLINA DO RESERV. DE COMBUSTÍVEL
SEPARADOR DE VAPOR DE COMBUSTÍVEL
FUNCIONAMENTO DOS COMPONENTES
Os vapores de combustível
provenientes do reservatório
entram no separador de vapor pelas três
conexões (1) e passam pelos discos cônicos que
possuem pequenos furos
(3). Nos discos, parte do vapor
se condensa e as gotas de combustível retornam
ao reservatório, por gravidade, pelos mesmos
tubos que enviam o vapor. O vapor remanescente
sai pelo conduto central (4) e vai em direção
à válvula de ventilação.
VÁLVULA DE VENTILAÇÃO
Sua função é controlar
o fluxo de vapores do reservatório
de combustível para o caníster e vice-versa.
Quando existe uma pressão no sistema (lado
reservatório) superior a 29,4 a 53,9 hPA (29,4
a 53,9 mbar), o disco (1) pressiona o corpo (2), vence
a carga da mola (3) e abre a passagem dos
vapores (conforme
indicado pelas setas) para que os
mesmos possam ir para o caníster (Fig. G).
Caso haja uma depressão
no reservatório o disco, vencendo
a carga da mola (4), abre o furo de passagem
de ar proveniente do caníster para o
reservatório de combustível (Fig. H).
ATENÇÃO: foi adotada
uma faixa vermelha nos tubos
rígidos de vapor de combustível para determinar
o limite mínimo de introdução nas
respectivas conexões com os tubos flexíveis.
Chassi: Uno, Prêmio, Elba: a partir 3718701 (06/06/91)
Comerciais: a partir 8194907(06/06/91)
Nos veículos cujos
tubos rígidos não tenham a faixa vermelha,
fazer com que estes penetrem nos tubos flexíveis,
aproximadamente 25 mm medidos após a
nervura do mesmo.
FILTRO DE VAPOR DE COMBUSTÍVEL - CANÍSTER
Sua principal função
é filtrar os vapores de gasolina, separando-os
do ar que será lançado a atmosfera (Fig.
I). É constituído de grãos de carvão ativado (4) que
retém os vapores de combustível que entram pela conexão
(5). Quando o motor está sendo acelerado, o ar
aquecido proveniente do compartimento do mesmo,
entra pelo respiro (2) atravessando o filtro de espuma
(3) e passa pelos grãos de carvão ativado indo
até a conexão (1) ocorrendo a regeneração do filtro.
NOTA
O ar entra pelo respiro
(2) pode também ser diferenciado
para a conexão (5) quando há depressão no
reservatório de combustível.
A divisão (6) assegura
que o ar proveniente do vão do motor
passe por todo carvão ativado, dirigindo-o, fazendo
que todo o filtro seja regenerado.
As molas (7) tem a
função de permitir uma dilatação dos
grãos quando a pressão interna entre eles aumenta.
VÁLVULA INTERCEPTADORA DE VAPORES
Sua função é de interceptar
o fluxo de vapores de gasolina
em algumas condições de funcionamento do
sistema para impedir um excessivo enriquecimento da
mistura.
A válvula é comandada
pela depressão proporcionada pelo
venturi através da posição da abertura da borboleta
do carburador.
Com o motor desligado
ou em regime de marcha lenta não
há depressão circuito.
Com isso a mola (2)
pressiona a membrana (3) impedindo
a passagem dos vapores pela válvula (Fig.
J).
Com a abertura da
borboleta do carburador, a depressão
puxa a membrana, vencendo a carga da mola,
permitindo a passagem dos vapores do filtro de
vapor (canister) para
o coletor de admissão (Fig. L)
SEPARADOR DE VAPOR
VÁLVULA DE SEGURANÇA
VÁLVULA INTERCEPTADORA DE VAPORES
CANÍSTER
VÁLVULA DE VENTILAÇÃO
SISTEMA ANTIEVAPORATIVO
Modelos: Uno com motorização 994cc electronic
Informamos que foi
adotado no sistema anti-evaporativo dos veículos em referência,
a partir, do chassi 5247084/8362691, um segundo filtro de retenção de
partículas por melhoria
de qualidade.
Chamamos a atenção
para quando da passagem dos veículos em referência, com chassis
inferiores a 5247084/8362691, verificar a existência do 2º filtro de retenção
de partículas,
efetuar a seguinte intervenção:
- Soltar o tubo da válvula delay(de ligação do coletor à válvula Ford).
- Retirar os parafusos
de fixação do suporte do canister ao suporte do coxim lateral
lado caixa de mudanças.
- Retirar o tubo de ligação do filtro de vapor ao carburador 7523493.
- Separar o tubo rígido
da mangueira de borracha do tubo de ligação do filtro de
vapor ao carburador e cortar 90mm na extremidade do tubo rígido.
O princípio de funcionamento
do sistema anti-evaporativo dos veículos MILLE
ELECTRONIC é o mesmo utilizado nos veículos UNO/PREMIO/ELBA/FIORINO
até modelos 92.
Porém o sistema, que
também está sendo adotado para veículos modelo 93, possui
uma diferença quanto a eliminação da parte condensada de combustível
que não pode ir para o canister.
Para isto o sistema
utiliza uma VÁLVULA COM FLUTUADOR que têm a mesma função
do ELIMINADOR DE VAPOR que fica na parte lateral traseira esquerda
do veículo.
SISTEMA ANTIEVAPORATIVO-TUBULAÇÕES
VÁLVULA COM FLUTUADOR
Esta válvula está
localizada junto ao bocal de abastecimento do reservatório de
combustível.
Portanto o reservatório
não possui os três tubos para captação de vapores no
reservatório.
Esta válvula tem função
de permitir somente a passagem de vapores de combustível
para o filtro de vapor(canister) evitando que a parte condensada
o atinja.
Funcionamento:
Quando os vapores
de combustível atintem a válvula passam através dos orifícios
(3) e (4) e seguem através da folga entre os flutuados e o corpo
da válvula até atingirem o tubo que os direciona para o canister.
- (fig. A).
No caso de combustível
(líquido) atingir a válvula, ele fará com que o
flutuador 1, ajudado pela mola 2, bloqueie a passagem para o filtro de
vapor (canister) e consequentemente o atinja.
- (fig. B).
INTERRUPTOR INERCIAL DE SEGURANÇA
Com o objetivo de
aumentar o grau de segurança para os
ocupantes do veículo em caso de colisão,este está equipado
com um interruptor inercial situado dentro do
mesmo.
Este interruptor reduz
a possibilidade de incêncio (devido
a vazamento de combustível do sistema de alimentação)
desativando a eletrobomba que alimenta o
circuito de injeção.
O interruptor é composto
de uma esfera de aço montada
em um alojamento (sede de forma cônica) e
mantida nesta posição através da força de atração
de um imã permanente.
Em caso de impacto
violento do veículo, a esfera solta-se
do bloqueio magnético e abre o circuito elétrico
normalmente fechado (N.F.), interrompendo a
ligação à massa da
eletrobomba de combustível e, consequentemente,
a alimentação do sistema de injeção.
Para restabelecer
a ligação à massa da eletrobomba, é
necessário apertar o interruptor até perceber o estalido
de ligação.
NOTA:
Depois de um impacto,
mesmo que aparentemente de pouca
gravidade, se sentir cheiro de combustível ou notar
perdas do sistema de alimentação, não apertar o interruptor,
mas primeiro procurar o problema e resolvê-lo,
para evitar riscos de incêndio.
REMOÇÃO-RECOLOCAÇÃO CONJUNTO ELETROBOMBA
O conjunto está localizado
no reservatório; para extraí-lo
é necessário:
1-Abrir a tampa do
porta-malas, remover a chapeleira
e rebater o banco traseiro; a seguir, remover os
botões de fixação e afastar o revestimento sob o
banco.
2-Soltar os parafusos
de fixação e remover o anteparo
de poeira.
3-4-Desligar as conexões
elétricas relativas ao
indicador de nível do combustível (1) e à
eletrobomba (2). Separar
as tubulações de distribuição (3) e de retorno (4)
do combustível. Soltar os parafusos de fixação e remover
o conjunto.
NOTA:
Durante a montagem
não é possível inverter as conexões
elétricas e as tubulações de combustível diferentes.