SISTEMA DE ANTIEVAPORAÇÃO DE COMBUSTÍVEL
FUNCIONAMENTO
-
Motor parado ou em marcha lenta
Após
uma parada prolongada do veículo, a temperatura do combustível (não sendo
resfriada pela ventilação
do veículo em marcha) aumentada, determinando assim um
aumento da pressão interna do reservatório de combustível, os vapores de
combustível atravessam
a válvula galleggiante (3) impedindo a passagem das gotas do
líquido, fazendo com que retornem ao tanque de combustível.
Os
vapores assim tratados atingem a válvula de ventilação (5) que se abre
permitindo aos vapores
passarem do reservatório de combustível (1) ao filtro de combustível
(6), onde são absorvidos pelo carvão ativado.
- Motor em funcionamento (Aspiração Normal)
Durante
o funcionamento do motor, a válvula de ventilação (5) se abre e a válvula
interceptadora de
vapor (7) que está ligada ao coletor de admissão (8) é acionada pela
depressão, fazendo com que o ar ambiente penetre no filtro de vapor de
combustível (6) através
de um orifício e seja enviado ao coletor de admissão (8), sendo
admitido pelo motor e regenerando o carvão ativo.
- Motor em funcionamento (Superalimentação)
Nesta
condição, o coletor de admissão (8) encontra-se sob pressão, causada pelo
compressor, provocando
o fechamento da válvula interceptadora de vapor (7). Porém,
a depressão verificada após o debímetro prova a abertura da válvula de
ventilação (5), que
como no caso do motor em funcionamento com aspiração normal,
permite a entrada do ar ambiente no filtro de vapor de combustível (6) e o
envio diretamente
após o debímetro, sendo admitido pelo motor e regenerando o carvão
ativo. O bocal de abastecimento é ligado, através de uma tubulação a uma
válvula segurança
(4) do reservatório de combustível (1), que se abrirá no caso de excessiva
pressão como medida de segurança. A válvula de segurança (4) poderá se
abrir no sentido contrário, caso haja depressão no reservatório de combustível.
VÁLVULA GALLEGIANTE
FILTRO DE CARVÃO ATIVADO
É constituído de carvões
ativados (4) que retêm os vapores
de gasolina que entram pela tomada (5). O
ar quente de lavagem que entra pela tomada (1) através
do filtro de papel (3), passa pelos grãos de carvão,
retirando os vapores de gasolina para transportá-los
em direção à saída (2), e desta em direção
à válvula interceptadora. O
ar, entrando pela tomada (2), pode também ser chamado
pela depressão no reservatório realizando a ventilação
no mesmo. A
divisão (6) assegura que o ar quente de lavagem aspirado,
possa lamber todos os grãos de carvão favorecendo
o desprendimento dos vapores de gasolina
em direção ao coletor de aspiração. Existem também
duas molas (7), que permitem uma dilatação da
massa dos grãos quando a pressão aumenta.
VÁLVULA DE RESPIRO E VÁLVULA INTERCEPTADORA