Imprimir
SISTEMA DE ANTIEVAPORAÇÃO DE COMBUSTÍVEL


FUNCIONAMENTO

- Motor parado ou em marcha lenta
Após uma parada prolongada do veículo, a temperatura do combustível (não sendo resfriada pela ventilação do veículo em marcha) aumentada, determinando assim um aumento da pressão interna do reservatório de combustível, os vapores de combustível atravessam a válvula galleggiante (3) impedindo a passagem das gotas do líquido, fazendo com que retornem ao tanque de combustível.
Os vapores assim tratados atingem a válvula de ventilação (5) que se abre permitindo aos vapores passarem do reservatório de combustível (1) ao filtro de combustível (6), onde são absorvidos pelo carvão ativado.

- Motor em funcionamento (Aspiração Normal)
Durante o funcionamento do motor, a válvula de ventilação (5) se abre e a válvula interceptadora de vapor (7) que está ligada ao coletor de admissão (8) é acionada pela depressão, fazendo com que o ar ambiente penetre no filtro de vapor de combustível (6) através de um orifício e seja enviado ao coletor de admissão (8), sendo admitido pelo motor e regenerando o carvão ativo.

- Motor em funcionamento (Superalimentação)
Nesta condição, o coletor de admissão (8) encontra-se sob pressão, causada pelo compressor, provocando o fechamento da válvula interceptadora de vapor (7). Porém, a depressão verificada após o debímetro prova a abertura da válvula de ventilação (5), que como no caso do motor em funcionamento com aspiração normal, permite a entrada do ar ambiente no filtro de vapor de combustível (6) e o envio diretamente após o debímetro, sendo admitido pelo motor e regenerando o carvão ativo. O bocal de abastecimento é ligado, através de uma tubulação a uma válvula segurança (4) do reservatório de combustível (1), que se abrirá no caso de excessiva pressão como medida de segurança. A válvula de segurança (4) poderá se abrir no sentido contrário, caso haja depressão no reservatório de combustível.
VÁLVULA GALLEGIANTE



FILTRO DE CARVÃO ATIVADO

É constituído de carvões ativados (4) que retêm os vapores de gasolina que entram pela tomada (5). O ar quente de lavagem que entra pela tomada (1) através do filtro de papel (3), passa pelos grãos de carvão, retirando os vapores de gasolina para transportá-los em direção à saída (2), e desta em direção à válvula interceptadora. O ar, entrando pela tomada (2), pode também ser chamado pela depressão no reservatório realizando a ventilação no mesmo. A divisão (6) assegura que o ar quente de lavagem aspirado, possa lamber todos os grãos de carvão favorecendo o desprendimento dos vapores de gasolina em direção ao coletor de aspiração. Existem também duas molas (7), que permitem uma dilatação da massa dos grãos quando a pressão aumenta.


VÁLVULA DE RESPIRO E VÁLVULA INTERCEPTADORA