FILTRO DE AR THERMAC
FILTRO DE AR-SECO
Para substituir o
elemento do filtro de ar seco, soltar as
porcas (1) e retirar a tampa (2).
NOTA
O elemento do filtro
de ar seco deve ser substituído a cada
10.000 km. Se o veículo operar em regiões muito poeirentas,substituir
o filtro a cada 5.000 km.
1-Porcas de fixação e arruelas
2-Tampa do filtro
3-Elemento
FILTRO DE AR THERMAC
Filtro utilizado nos
veículos a álcool e a gasolina. A cada
10.000 km, substituia o elemento do filtro de ar.
Para tanto, solte as porcas da tampa e retire-a.
NOTA
Em regiões poeirentas
substitua o elemento a cada 5.000
km.
O filtro de ar "THERMAC"possui
uma tomada dupla de
ar (quente e frio) com uma válvula para dosagem da
quantidade de ar quente e frio é aspirado pelo
motor. Esta válvula
é acionada por vácuo (em alguns veículos,
é acionada por um sensor de cera interno à tomada
de ar) e comandada através de um sensor de temperatura
colocado no interior da tomada de ar do carburador.
NOTA: Quando houver
necessidade de alguma intervenção
nos tubos de vácuo do sistema, atentar para
a colocação correta dos mesmos nas conexões.
1-Sensor térmico
2-Tomada para coletor
3-Tomada para Thermac
OBS.: No conector
de PLÁSTICO (2) ligar o tubo que vem
do coletor de admissão. No conector METAL (3) ligar
o tubo que faz a ligação com o Thermac.
FUNCIONAMENTO
Motor frio (fig. 1)
Quando o motor entra
em funcionamento, os bimetálicos
do sensor estão sem deformação. Desde que
o motor não seja acelerado ao máximo, o vácuo é
suficiente para fazer
a válvula de tomada de ar fechar a
entrada de ar frio, e o motor aspira somente o ar quente
(da tomada de ar quente do coletor de
escapamento).
Se o motor for acelerado
ao máximo, a válvula da tomada
de ar não fecha a entrada de ar quente, pois a válvula
unidirecional retém o vácuo contido na
tubulação do sensor
à tomada dupla de ar.
CIRCUITO DE ADMISSÃO DO AR
TUBO CONVERGEDOR DE AR QUENTE-MODIFICAÇÃO
MODELOS: UNO/FIORINO/PICK-UP
COM MOTORIZAÇÃO994CC
E 1500CC
INTERVENÇÃO EM PRODUÇÃO
Modificado o material
do tubo convergedor de ar quente,
passando de tubo aluminizado emborrachado à
base de silicone e polyester, a partir dos chassis
5156170 de 31/01/94 e 8337384 de 31/01/94.
INTERVENÇÃO NO CAMPO
Nos veículos anteriores
aos chassis mencionados, que estiverem
em garantia e que por qualquer motivo entrarem
na concessionária, deverá ser verificado o tubo
convergedor de ar quente. Caso o veículo possua o
tubo aluminizado, o mesmo deverá ser substituído pelo
novo (tubo em borrachado).
TUBO CONV. DES. ANTIGO
DES. ATUAL AR
QUENTE
Veículos de passeio 7730155 50000636
Serviço pesado 7756567 50000637
Abraçadeira 7739844
OBS.: A ABRAÇADEIRA
DEVERÁ FIXAR O TUBO AO
SUPORTE DO MOTOR, A FIM DE EVITAR A
INTERFERÊNCIA COM O MESMO. SOMENTE AS
PEÇAS MODIFICADAS SERÃO FORNECIDAS
POR PEÇAS E ACESSÓRIOS.