Imprimir
CUT-OFF

CARBURADOR - PROCEDIMENTO DE TESTE E FUNCIONAMENTO DOS SOLENÓIDES

Modelos: Mille Eletronic e ELX.

FUNCIONAMENTO

O solenóide do carburador é uma válvula eletromagnética que tem como finalidade bloquear ou dar passagem, conforme a sua aplicação.

É composto, na maioria das vezes, de um corpo metálico onde contém uma bobina que tem como núcleo um êmbolo (bastão de metal), peça esta que faz a parte funcional do solenóide. Ao se aplicar uma tensão de 12V nos terminais do solenóide, cria-se um campo magnético no núcleo da bobina que irá atrair o êmbolo, fazendo com que bloqueie ou dê passagem, conforme sua construção e utilização. Após ser desenergizado, o êmbolo retorna à sua posição original através de uma mola.

PROCEDIMENTO DE TESTE

Solenóide de Marcha Lenta:

- remover o solenóide do carburador;
- aterrar a carcaça do solenóide e aplicar uma tensão de 12V (utilizar a própria bateria do carro);
- acionar o êmbolo levemente, a fim de vencer o "curso morto" inicial;
- verificar se o funcionamento elétrico está acontecendo, observando quanto à existência de provável mal contato.

Solenóide de Aeração do Carburador:

- remover o solenóide;
- testar conforme descrito acima para a solenóide de marcha lenta.
TROCA INDEVIDA DA BÓIA DO CARBURADOR

REGULAGEM MARCHA-LENTA/ÍNDICE DE CO
Antes de inciar a operação deverá ser verificado o seguinte.

1- Que não há vazamento na tubulação de descarga.
A entrada adicional de oxigênio mascara o valor indicado no display do equipamento.
2- O afogador deverá estar desacionado bem como o sistema de ar condicionado e aquecimento interno do habitáculo.
3- O motor deverá estar na temperatura normal de funcionamento. Para tal faça uma rodagem com o veículo até que o eletroventilador entre em funcionamento por pelo menos duas vezes.
4- O motor deverá estar como o avanço inicial de ignição, velas e demais componentes conforme as especificações.
5- Não deverá haver indícios que queima de óleo (fumaça na descarga).

Após feitas estas verificações proceder da seguinte maneira:

- Colocar o analisador de CO em condições de trabalho conforme instruções dos BAV's específicos de apresentação dos equipamentos e instalar a sonda na saída do escapamento.

Para os veículos com CONVERSOR CATALÍTICO, a sonda deverá ser instalada no adaptador com "by pass", construído conforme BAV ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO DO PRODUTO nº 20, que deverá estar rosqueado no lugar do parafuso existente na tubulação de descarga entre o motor e o conversor
catalítico.

OBS.:
informações sobre o Conversor Catalítico podem ser obtidas no BAV ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO DO PRODUTO nº 035.

- Regular a rotação de marcha lenta de acordo com o tipo de motor em análise, quando o motor do eletroventilador estiver desligado, atuando no parafuso de abertura da borboleta do carburador.

- Atuar no parafuso da mistura, existente na base do carburador até que o índice de CO indicado pelo analisador estabilize entre 1,0 a 2,0.

ESTE ÍNDICE SOMENTE PODERÁ SER LIDO/REGISTRADO QUANDO O ELETROVENTILADOR ESTIVER DESLIGADO POIS O FUNCIONAMENTO DELE PROVOCA UM DESCONTROLE NO ÍNDICE DE CO.

- Ao se atuar no parafuso de mistura para corrigir o índice de CO poderá haver uma modificação na rotação de marcha lenta. Se isto ocorrer atue novamente no parafuso de abertura da borboleta do carburador para correção da rotação e depois atue no parafuso de correção do índice de CO.
Estas operações deverão ser efetuadas até que se tenha a rotação de marcha lenta e o índice de CO dentro dos limites especificados.

- Após a regulagem da marcha lenta e correção do índice de CO, lacrar o parafuso da mistura com o lacre nº 4387683 (cor azul).

ATENÇÃO:
Enunciamos a seguir algumas operações que, se executadas, provocarão danos irreparáveis ao CONVERSOR CATALÍTICO.

- Desligar um cabo de vela ou de bobina durante o funcionamento do motor ou qualquer outro procedimento que provocar uma queima incompleta de combustível.
- Forçar o motor a iniciar o funcionamento empurrando ou rebocando o veículo com engate simultâneo do câmbio (TRANCO).
- Desligar a chave de ignição com o veículo engrenado e em movimento.

DADOS NECESSÁRIOS PARA REGULAGEM DO MOTOR:

a- Motor 1500cc E201 - gasolina

Avanço inicial................................8°
Rotação de marcha lenta..............800 +/- 50 rpm
Velas de ignição......BPR5ES(NGK)-WR7DC(BOSCH)

Abertura eletrodos das velas.........0,7 - 0,8 mm

b- Motor 1500cc E201 - álcool

Avanço inicial................................10°
Rotação da marcha lenta.............. 800 +/- 50 rpm
Velas de ignição......BPR7ES(NGK)-WR6DC(BOSCH)
Abertura eletrodos das velas.........0,7 - 0,8 mm


PARTICULARES DO CARBURADOR

O carburador mencionado na tabela seguinte, possui um novo sistema que auxilia no controle do índice de emissãode poluentes deniminado DASH POT.
Este sistema atua durante as desacelerações, na fase de aquecimento do motor, funcionando como um amortecedor da borboleta de aceleração do carburador.
O sistema é comandado através de uma eletroválvula identificada pelo número (2) no desenho esquemático para ligação da tubulação do sistema Ecobox; por duas Válvulas Delay, identificadas no mesmo desenho pelos números (5) e (16) e por uma cápsula pneumática licalizada no carburador, identificada pelo número (9) no desenho esquemático.
A eletroválvula (2) é comandada pela centralina eletrônica Microplex (13), que libera a passagem de vácuo para o sistema.
A Válvula Delay (5) determina através da entrada de ar no sistema, em que regime de funcionamento do motor, deverá entrar em funcionamento o sistema DASH POT e a válvula Delay (16) determina o tempo de atuação da válvula pneumática do carburador (Dash Pot).
PARTICULARES DO CARBURADOR


CUT-OFF

ATENÇÃO:

1- caso o veículo seja solicitado em regime de carga, ou seja, acelerador acionado aproximadamente até a metade de seu curso por tempo superior a 1 minuto e meio, o sistema poderá entrar em funcionamento, mesmo com o veículo já aquecido.
Mantendo o mesmo acelerado por alguns segundos e retornando em seguida, ao regime de marcha lenta (ao subir uma serra, com o veículo carregado, por exemplo).

2- Para a regulagem da cápsula pneumática (9) no carburador - Dash pot, o carburador deverá ser retirado do veículo e deverá ser medida a folga existente entre a borboleta do acelerador e o corpo do carburador, com a válvula acionada. Esta folga deverá ser de 1,25 até 1,45 mm.

3- Para as demais regulagens do carburador, deve-se atuar da mesma forma que nos carburadores dos veículos com o motor 1600cc (altura da bóia; curso da bóia; etc..)

Outra particularidade existente neste carburador é relativa a abertura do 2º corpo.
Uma vez acionado o afogador (fase de aquecimento) a luz do mesmo, no painel, alimenta eletricamente a eletroválvula identificada pelo nº (1) no desenho
esquemático de ligação da tubulação do sistema Ecobox e a mesma "corta" a passagem de vácuo para a cápsula pneumática de abertura do 2º corpo. Uma vez desacionado o afogador, o sistema volta a funcionar como no carburador dos veículos com o motor 1600cc.


FILTRO DE AR

ALIMENTAÇÃO - ADEQUAÇÃO DE SISTEMA PARA OTIMIZAR A PARTIDA A QUENTE DOS MOTORES.

Modelos: Uno c/ motores a gasolina

A- Motor 1300cc-modelos até MY.90 (inclusive)

A adequação consiste em instalar o kit desbolhador nº 7075328 no sistema de alimentação, equiparando-se ao sistema adotado em produção a partir do MY.91.

- Tempo M.O.- 1029990

B- Motores 1500cc SEVEL

A adequação consiste em:
B.1 - Reabrir os furos da tampa do carburador e recortar a guarnição de borracha da tomada de ar para adequá-la aos furos reabertos (fig. I);
- Recortar a junta da tampa do carburador; conforme fig. II, deixando a cuba totalmente descoberta.

B.2 - Instalar o kit desbolhador nº 7075328 no circuito de alimentação.

- Tempo M.O. 1,5h
- Nº operação M.O - 1029907.



IMPORTANTE
Não é necessária a substituição da bomba elétrica pela bomba mecânica.

- Tempo M.O. - 3,0h.
- Número operação M.O.- 1029908

D- Motor 1500 E201 com carburador duplo corpo:

A adequação consiste em adotar o carburador monocorpo, em substituição ao duplo corpo.

ATENÇÃO
Existem 2 situações:

D.1- Veículos com bomba de combustível mecânica e sem dispositivo anti-evaporação.

Adequar o carburador monocorpo a ser utilizado da seguinte forma:

- obstruir com o tampão (4466612), a tomada de vácuo identificada com um anel amarelo, existente na base do carburador;
- retirar os 2 solenóides existentes na tampa do carburador e obstruir a sede dos mesmos, instalando o suporte do gicleur de marcha lenta (gicleur sem a ponta calibrada) juntamente com o anel o' ring.

Obtruir com o tampão (4466612) a tomada de vácuo existente no coletor de admissão.
Solicitar as peças relacionadas e proceder à montagem das mesmas.

OBSERVAÇÃO
1- O retorno de combustível ao tanque será feito a partir do reservatório de eliminação de vapor.

2- No tubo oposto ao de entrada de combustível no carburador monocorpo, deverá ser ligada a tubulação de saída de vapor de combustível.

D.2- Veículo com bomba de combustível elétrica e com dispositivo anti-evaporação.

Adequar o carburador monocorpo, a ser usado, da seguinte forma:
- retirar o solenóide situado próximo ao tubo de saída de vapor da cuba e obstruir o furo, instalando no lugar do solenóide, um suporte de gicleur de marcha lenta (gicleur sem a ponta calibrada), juntamente com anel o' ring (nº 7073931);
- retirar o solenóide situado próximo ao tubo de entrada de combustível e instalar em seu lugar, a conexão (nº 7075339), ligando a ela o tubo de retorno de combustível ao tanque;

Substituir o canister do veículo pelo nº 7574065.

Solicitar as peças relacionadas, e ligar o tubo de saída de vapor de combustível da cuba ao canister.