CUT-OFF
CARBURADOR - PROCEDIMENTO DE TESTE E FUNCIONAMENTO DOS SOLENÓIDES
Modelos: Mille Eletronic e ELX.
FUNCIONAMENTO
O solenóide do carburador
é uma válvula eletromagnética que tem como finalidade
bloquear ou dar passagem, conforme a sua aplicação.
É composto, na maioria
das vezes, de um corpo metálico onde contém uma bobina que
tem como núcleo um êmbolo (bastão de metal), peça esta que faz a parte
funcional do solenóide.
Ao se aplicar uma tensão de 12V nos terminais do solenóide,
cria-se um campo magnético no núcleo da bobina que irá atrair o êmbolo,
fazendo com que bloqueie ou dê passagem, conforme sua construção e utilização.
Após ser desenergizado, o êmbolo retorna à sua posição original através
de uma mola.
PROCEDIMENTO DE TESTE
Solenóide de Marcha Lenta:
- remover o solenóide do carburador;
- aterrar a carcaça
do solenóide e aplicar uma tensão de 12V (utilizar a própria
bateria do carro);
- acionar o êmbolo levemente, a fim de vencer o "curso morto" inicial;
- verificar se o funcionamento
elétrico está acontecendo, observando quanto à
existência de provável mal contato.
Solenóide de Aeração do Carburador:
- remover o solenóide;
- testar conforme descrito acima para a solenóide de marcha lenta.
TROCA INDEVIDA DA BÓIA DO CARBURADOR
REGULAGEM MARCHA-LENTA/ÍNDICE DE CO
Antes de inciar a
operação deverá ser verificado o seguinte.
1- Que não há vazamento na tubulação de descarga.
A entrada adicional
de oxigênio mascara o valor
indicado no display do equipamento.
2- O afogador deverá
estar desacionado bem como o
sistema de ar condicionado e aquecimento interno
do habitáculo.
3- O motor deverá
estar na temperatura normal de
funcionamento. Para tal faça uma rodagem com o
veículo até que o eletroventilador entre em
funcionamento por pelo menos duas vezes.
4- O motor deverá
estar como o avanço inicial de
ignição, velas e demais componentes conforme as
especificações.
5- Não deverá haver
indícios que queima de óleo
(fumaça na descarga).
Após feitas estas
verificações proceder da seguinte maneira:
- Colocar o analisador
de CO em condições de
trabalho conforme instruções dos BAV's específicos
de apresentação dos equipamentos e instalar a
sonda na saída do escapamento.
Para os veículos com
CONVERSOR CATALÍTICO, a sonda
deverá ser instalada no adaptador com "by pass",
construído conforme BAV ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO
DO PRODUTO nº 20, que deverá estar
rosqueado no lugar do parafuso existente na tubulação
de descarga entre o motor e o conversor
catalítico.
OBS.:
informações sobre
o Conversor Catalítico podem ser
obtidas no BAV ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO DO
PRODUTO nº 035.
- Regular a rotação
de marcha lenta de acordo com o
tipo de motor em análise, quando o motor do
eletroventilador estiver desligado, atuando no
parafuso de abertura da borboleta do carburador.
- Atuar no parafuso
da mistura, existente na base do
carburador até que o índice de CO indicado pelo
analisador estabilize entre 1,0 a 2,0.
ESTE ÍNDICE SOMENTE
PODERÁ SER LIDO/REGISTRADO
QUANDO O ELETROVENTILADOR ESTIVER
DESLIGADO POIS O FUNCIONAMENTO DELE PROVOCA
UM DESCONTROLE NO ÍNDICE DE CO.
- Ao se atuar no parafuso
de mistura para corrigir o
índice de CO poderá haver uma modificação na
rotação de marcha lenta. Se isto ocorrer atue
novamente no parafuso de abertura da borboleta
do carburador para correção da rotação e depois
atue no parafuso de correção do índice de CO.
Estas operações deverão
ser efetuadas até que se
tenha a rotação de marcha lenta e o índice de CO
dentro dos limites especificados.
- Após a regulagem
da marcha lenta e correção do
índice de CO, lacrar o parafuso da mistura com o
lacre nº 4387683 (cor azul).
ATENÇÃO:
Enunciamos a seguir
algumas operações que, se executadas,
provocarão danos irreparáveis ao CONVERSOR
CATALÍTICO.
- Desligar um cabo
de vela ou de bobina durante o
funcionamento do motor ou qualquer outro
procedimento que provocar uma queima incompleta
de combustível.
- Forçar o motor a
iniciar o funcionamento
empurrando ou rebocando o veículo com engate
simultâneo do câmbio (TRANCO).
- Desligar a chave
de ignição com o veículo
engrenado e em movimento.
DADOS NECESSÁRIOS
PARA REGULAGEM DO MOTOR:
a- Motor 1500cc E201 - gasolina
Avanço inicial................................8°
Rotação de marcha lenta..............800 +/- 50 rpm
Velas de ignição......BPR5ES(NGK)-WR7DC(BOSCH)
Abertura eletrodos das velas.........0,7 - 0,8 mm
b- Motor 1500cc E201 - álcool
Avanço inicial................................10°
Rotação da marcha lenta.............. 800 +/- 50 rpm
Velas de ignição......BPR7ES(NGK)-WR6DC(BOSCH)
Abertura eletrodos das velas.........0,7 - 0,8 mm
PARTICULARES DO CARBURADOR
O carburador mencionado
na tabela seguinte, possui um novo sistema que auxilia no
controle do índice de emissãode poluentes deniminado DASH POT.
Este sistema atua
durante as desacelerações, na fase de aquecimento do motor, funcionando
como um amortecedor da borboleta de aceleração do carburador.
O sistema é comandado
através de uma eletroválvula identificada pelo número (2) no
desenho esquemático para ligação da tubulação do sistema Ecobox; por duas
Válvulas Delay, identificadas
no mesmo desenho pelos números (5) e (16) e por uma cápsula
pneumática licalizada no carburador, identificada pelo número (9) no desenho
esquemático.
A eletroválvula (2)
é comandada pela centralina eletrônica Microplex (13), que libera
a passagem de vácuo para o sistema.
A Válvula Delay (5)
determina através da entrada de ar no sistema, em que regime de
funcionamento do motor, deverá entrar em funcionamento o sistema DASH POT
e a válvula Delay
(16) determina o tempo de atuação da válvula pneumática do carburador
(Dash Pot).
PARTICULARES DO CARBURADOR
CUT-OFF
ATENÇÃO:
1- caso o veículo
seja solicitado em regime de carga,
ou seja, acelerador acionado aproximadamente
até a metade de seu curso por tempo superior a
1 minuto e meio, o sistema poderá entrar em
funcionamento, mesmo com o veículo já aquecido.
Mantendo o mesmo
acelerado por alguns
segundos e retornando em seguida, ao regime de
marcha lenta (ao subir uma serra, com o veículo
carregado, por exemplo).
2- Para a regulagem
da cápsula pneumática (9) no
carburador - Dash pot, o carburador deverá ser
retirado do veículo e deverá ser medida a folga
existente entre a borboleta do acelerador e o
corpo do carburador, com a válvula acionada. Esta
folga deverá ser de 1,25 até 1,45 mm.
3- Para as demais
regulagens do carburador, deve-se
atuar da mesma forma que nos carburadores dos
veículos com o motor 1600cc (altura da bóia; curso
da bóia; etc..)
Outra particularidade
existente neste carburador é relativa
a abertura do 2º corpo.
Uma vez acionado o
afogador (fase de aquecimento) a
luz do mesmo, no painel, alimenta eletricamente a eletroválvula
identificada pelo nº (1) no desenho
esquemático de ligação
da tubulação do sistema Ecobox
e a mesma "corta" a passagem de vácuo para a
cápsula pneumática de abertura do 2º corpo. Uma vez
desacionado o afogador, o sistema volta a funcionar
como no carburador dos veículos com o motor
1600cc.
FILTRO DE AR
ALIMENTAÇÃO - ADEQUAÇÃO
DE SISTEMA PARA OTIMIZAR A PARTIDA A QUENTE DOS
MOTORES.
Modelos: Uno c/ motores a gasolina
A- Motor 1300cc-modelos até MY.90 (inclusive)
A adequação consiste
em instalar o kit desbolhador nº 7075328 no sistema de alimentação,
equiparando-se ao sistema adotado em produção a partir do MY.91.
- Tempo M.O.- 1029990
B- Motores 1500cc SEVEL
A adequação consiste em:
B.1 - Reabrir os furos
da tampa do carburador e recortar a guarnição de borracha
da tomada de ar para adequá-la aos furos reabertos (fig. I);
- Recortar a junta
da tampa do carburador; conforme fig. II, deixando a cuba
totalmente descoberta.
B.2 - Instalar o kit desbolhador nº 7075328 no circuito de alimentação.
- Tempo M.O. 1,5h
- Nº operação M.O - 1029907.
IMPORTANTE
Não é necessária a substituição da bomba elétrica pela bomba mecânica.
- Tempo M.O. - 3,0h.
- Número operação M.O.- 1029908
D- Motor 1500 E201 com carburador duplo corpo:
A adequação consiste
em adotar o carburador monocorpo, em substituição ao
duplo corpo.
ATENÇÃO
Existem 2 situações:
D.1- Veículos com
bomba de combustível mecânica e sem dispositivo anti-evaporação.
Adequar o carburador monocorpo a ser utilizado da seguinte forma:
- obstruir com o tampão
(4466612), a tomada de vácuo identificada com um anel
amarelo, existente na base do carburador;
- retirar os 2 solenóides
existentes na tampa do carburador e obstruir a sede dos
mesmos, instalando o suporte do gicleur de marcha lenta (gicleur sem a ponta
calibrada) juntamente
com o anel o' ring.
Obtruir com o tampão
(4466612) a tomada de vácuo existente no coletor de admissão.
Solicitar as peças relacionadas e proceder à montagem das mesmas.
OBSERVAÇÃO
1- O retorno de combustível
ao tanque será feito a partir do reservatório de
eliminação de vapor.
2- No tubo oposto
ao de entrada de combustível no carburador monocorpo,
deverá ser ligada a tubulação de saída de vapor de combustível.
D.2- Veículo com
bomba de combustível elétrica e com dispositivo anti-evaporação.
Adequar o carburador monocorpo, a ser usado, da seguinte forma:
- retirar o solenóide
situado próximo ao tubo de saída de vapor da cuba e obstruir o
furo, instalando no lugar do solenóide, um suporte de gicleur de marcha lenta
(gicleur sem a ponta
calibrada), juntamente com anel o' ring (nº 7073931);
- retirar o solenóide
situado próximo ao tubo de entrada de combustível e instalar
em seu lugar, a conexão (nº 7075339), ligando a ela o tubo de retorno de
combustível ao tanque;
Substituir o canister do veículo pelo nº 7574065.
Solicitar as peças
relacionadas, e ligar o tubo de saída de vapor de combustível da cuba
ao canister.